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2011 foi ano de crescimento pleno em Macau

No ano passado, o destino recebeu mais visitantes, que, por sua vez, gastaram mais dinheiro. O número de quartos também aumentou, assim como a taxa de ocupação.

Tiago da Cunha Esteves
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2011 foi ano de crescimento pleno em Macau

No ano passado, o destino recebeu mais visitantes, que, por sua vez, gastaram mais dinheiro. O número de quartos também aumentou, assim como a taxa de ocupação.

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A despesa do total dos visitantes de Macau atingiu no ano passado os 45,3 mil milhões de patacas (4,2 mil milhões de euros), excluindo as despesas no jogo, o que representou um aumento de 20% em relação a 2010. Os dados foram divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos.

Em 2011, o destino acolheu 28.002.279 visitantes, uma subida de 12% face a 2010. Os visitantes foram principalmente oriundos da China Continental (16.162.747 indivíduos), de Hong Kong (7.582.923), de Taiwan, China (1.215.162), da República da Coreia (398.807) e do Japão (396.023).

No fim do ano passado, existiam 95 hotéis e pensões em actividade no destino. O número de quartos disponíveis era de 22.356, tendo subido 11% em relação a 2010. Por sua vez, a taxa média de ocupação hoteleira aumentou 4,3%, atingindo 84,1%.

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AL representou 40% do total de dormidas, em 2019, e hóspedes deixaram 8MM€ na economia nacional

Num relatório preliminar que antecede um estudo aprofundado sobre o Alojamento Local em Portugal, a pedido da ALEP, a realizar pela NOVA SBE, fica clara a importância para a economia nacional.

O número de dormidas em Alojamento Local (AL) representou cerca de 40% do total de dormidas em território nacional, em 2019, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do EUROSTAT combinados, e ainda superior em alguns dos destinos nacionais como Lisboa e Porto. Esta é uma das conclusões apresentadas pela NOVA SBE na apresentação de um relatório preliminar para um estudo aprofundado sobre o alojamento local em Portugal, a pedido da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), intitulado – ‘Avaliação de Impacto do Alojamento Local em Portugal’, que está a ser desenvolvido pelos professores João Bernardo Duarte, Pedro Brinca e João Pedro Ferreira da Nova SBE.

Os dados mostram ainda que os turistas alojados em AL gastaram mais de 8 mil milhões de euros, o que representa 3,8% do PIB nacional, correspondendo ainda a mais de 8,5% das exportações totais de bens e serviços.

Na apresentação deste relatório preliminar ainda foi esclarecido que as despesas dos turistas com o alojamento só correspondem, em média, a 26% do total dos seus gastos. Ou seja, “sem o Alojamento Local, há o risco de se perder o rendimento associado ao AL, mas também os restantes 74% que é despendido por estes turistas noutros produtos e serviços, nomeadamente 5,8 mil milhões de euros de gastos em restauração e bebidas, 4,2 mil milhões de euros de gastos em transportes, onde a TAP é um dos grandes beneficiários”.

A estes valores acrescem ainda as despesas em supermercados, as margens comerciais, os 500 milhões de euros gastos em operadores turísticos diversos, serviços culturais e recreação e lazer.

Na ausência de Alojamento Local e mesmo perante o crescimento de uma taxa de ocupação dos hotéis de 15% ao longo do ano, para valores nunca vistos em termos anuais, os autores do estudo referem que “mais de 23 milhões de dormidas ficariam sem ocorrer”. Em termos diretos, a perda destas dormidas significaria também perder 4,7 mil milhões de euros das despesas dos turistas, o que corresponde à destruição de 2,2% do PIB nacional.

Outra forma de perceber a atual relevância do AL em Portugal passa por estimar o número de hotéis que seria necessário construir a fim de substituir a capacidade de alojamento do AL: “seriam precisos 1.030 novos hotéis, dos quais 168 no Porto, 169 no Algarve e mais 211 hotéis na cidade de Lisboa.

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Iberia defende voos de curta distância ao contrário da França

Ao contrário da decisão francesa, que entrou em vigor no passado dia 23 de maio, de proibir voos domésticos no país, quando existe alternativa de comboio para uma viagem de duração inferior a duas horas e meia, a Iberia revela que, até que haja uma verdadeira intermodalidade com o comboio de alta velocidade, as rotas domésticas não serão suprimidas.

A companhia aérea espanhola defendeu, esta terça-feira, a importância de manter os voos domésticos em Espanha face ao debate aberto após a sua proibição em França e alertou que suprimir as cinco principais rotas de curta distância do país teria um impacto negativo tanto no papel do aeroporto de Barajas como um hub internacional de conetividade como na própria economia espanhola.

Uma proposta que seria muito complicada neste momento em Espanha, já que a eliminação dos voos domésticos obrigaria à implantação de um sistema intermodal que transportasse dez linhas de alta velocidade por hora até Barajas T4, segundo um estudo da PwC para a Iberia.

A análise da PwC indica que as rotas domésticas contribuem para a criação de riqueza e emprego em Espanha, já que para cada milhão de passageiros que utilizam esses voos, são gerados 102 milhões de euros de PIB e 1.852 empregos em tempo integral.

Se forem consideradas as cinco principais rotas domésticas com alternativa AVE (as ligações entre Madrid e Barcelona, ​​Málaga, Sevilha, Valência e Alicante), o impacto anual é de 329 milhões de euros.

Os voos domésticos representam menos de 1% das emissões totais de CO2 em Espanha, percentagem que também está a diminuir devido aos investimentos em combustível e aviação sustentável (SAF) e na renovação da frota, refere o mesmo relatório.

O estudo da PwC indica que a chegada da alta velocidade nas cinco rotas mais movimentadas implicou uma grande perda de quota aérea e uma redução das frequências de voo, pois os viajantes têm substituído o avião pelo comboio de alta velocidade.

Assim, entre 2007 e 2019 o número de passageiros que viajaram de avião nas cinco rotas estudadas diminuiu mais de metade, passando de 8,97 para 4,06 milhões.

No entanto, a Iberia diz que, embora o número de frequências tenha diminuído em média 65% nestas cinco rotas nos últimos 20 anos, os voos de curta distância continuam a ser “essenciais” para transferir passageiros para o hub Madrid-Barajas desde onde a Espanha está conectada com destinos internacionais, especialmente com a América Latina e os Estados Unidos.

Em conferência de imprensa, Beatriz Guillén, diretora de Vendas Globais da Iberia, citada pela imprensa espanhola, destacou o impacto positivo que estas rotas têm tanto no turismo em Espanha como na satisfação das necessidades dos quatro milhões de passageiros que utilizam todos os anos o hub de Madrid para conexões de longo curso.

A proibição de voos domésticos em França, quando existe alternativa de comboio para uma viagem de duração inferior a duas horas e meia, entrou em vigor no passado dia 23 de maio, após algumas polémicas que têm como pano de fundo o combate às alterações climáticas, e numa tentativa de reduzir as emissões de carbono no país, objetivo comum em toda a União Europeia (UE).

A proibição, que não afeta os voos de ligação, aplica-se a trajetos entre as mesmas cidades dos voos e que permitam a presença de mais de oito horas por dia no destino.

As novas mudanças foram aprovadas também para a utilização de jatos particulares para viagens curtas, que também estão proibidas, à medida que o país trabalha para tornar o transporte mais ecológico e justo para a população.

Conforme o Publituris já tinha noticiado, inicialmente, a medida foi contestada pela União dos Aeroportos Franceses (UAF) e pela filial europeia do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI Europe), o que levou a Comissão Europeia a realizar uma investigação aprofundada relativamente à operacionalização do plano.

A proibição de voos de curta distância vigorará por três anos, após os quais deverá ser reavaliada pela Comissão.

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Os nomeados na categoria de “Melhor Hotel Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias. Para “Melhor Resort” há oito nomeados.

Anantara Vilamoura Algarve Resort
AP Adriana Beach Resort
Hotel RIU Madeira
Pestana Porto Santo
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
Praia do Canal Nature Resort
Santa Bárbara Eco Beach Resort
Vila Vita Parc Resort & Spa

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Conheça “Os Melhores Hotéis de Quatro Estrelas” nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, são oito os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”.

Os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”:

Aethos Ericeira
Jupiter Lisboa Hotel
NEXT Hotel
Octant Lousã
Sé Catedral Hotel Porto Tapestry Collection by Hilton
Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel
Vincci Ponte de Ferro
Vitória Stone Hotel

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Portugal mostra-se em São Paulo no maior evento sobre o destino no Brasil

Depois do sucesso das duas primeiras edições do “Portugal 360” no Rio de Janeiro, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, acolhe este fim de semana, de 9 e 11 de junho, a primeira edição do evento naquela cidade brasileira.

Durante três dias, o “Portugal 360” considerado o maior evento sobre o nosso país no Brasil, “vai promover uma mostra, em que os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades portuguesas ou participando de muito entretenimento para todas as idades”, indica o site que apresenta a vasta programação da iniciativa.

Trata-se de uma verdadeira imersão no universo português, onde a cultura, gastronomia, turismo, cinema, educação, literatura, inovação e lazer estarão em destaque.

As edições anteriores, deste evento, que visa apresentar o que de melhor Portugal pode oferecer, evidenciando o destino como um país genuíno, autêntico, diversificado e moderno, reforçar o diálogo entre Portugal e Brasil, identificando novas oportunidades e fortalecendo os laços já existentes entre os dois países, tiveram lugar em 2018 e 2019, no Rio de Janeiro.

Destinado a captar a atenção dos consumidores com elevado poder de compra, serão três dias de muitas atividades, mostra de cinema português, talks sobre viagens, cultura, educação, investimento, showcookings de gastronomia, workshops de artesanato, provas de vinhos e azeites, entre muitas outras atividades que os potenciais turistas brasileiros poderão experimentar.

O Turismo de Portugal também revela na sua página oficial que, em 2022, o Brasil foi o sétimo maior mercado da procura externa para o nosso país, com uma quota de 4,9% no que diz respeito às dormidas de estrangeiros, e o sexto maior mercado em relação a hóspedes (quota de 6,1%). No período analisado, os turistas brasileiros geraram 740 milhões de euros de receitas turísticas, posicionando-se na oitava posição com uma quota de 3,5%.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Setores ligados ao turismo lideram constituição de novas empresas no início de 2023

Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração foram os que mais novas empresas criaram nos cinco primeiros meses de 2023, avança o Barómetro Informa D&B, que identificou crescimentos de 90% e 12%, respetivamente, nestes setores ligados ao turismo.

Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração foram os que mais novas empresas criaram nos cinco primeiros meses de 2023, avança o Barómetro Informa D&B, que identificou crescimentos de 90% e 12%, respetivamente, nestes setores ligados ao turismo.

De acordo com o estudo, que foi divulgado esta terça-feira, 6 de junho, o setor dos Transportes foi mesmo o líder na constituição de novas empresas entre janeiro e maio de 2023, com um total de 1370 novas empresas criadas naquele período, o que traduz um aumento de 90% face a igual período de 2022.

Já o setor do Alojamento e Restauração, cujo crescimento na constituição de novas empresas foi de 12% nos primeiros cinco meses do ano, assistiu à criação de 243 novas empresas.

Além dos Transportes e do Alojamento e Restauração, o Barómetro Informa D&B indica que também os setores dos Serviços Gerais (+196 constituições; +6,3%) e a Construção (+100 constituições; +4,0%) se destacaram pela constituição de novas empresas no arranque de 2023.

Em sentido contrário, ou seja, com recuos na constituição de novas empresas entre janeiro e maio estiveram setores como as Atividades imobiliárias (-234 constituições; -9,5%), as Tecnologias da informação e comunicação (-111 constituições; -7,3%), as Indústrias (-92 constituições, -8,9%) e a Agricultura e outros recursos naturais (-87 constituições, -11%).

O Barómetro Informa D&B apurou que, até 31 de maio, foram criadas em Portugal 23 495 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 6,3% ou mais 1383 novas empresas face ao período homólogo.

Apesar dos resultados positivos no acumulado do ano, o estudo mostra que, em maio, houve uma queda nas constituições face a maio de 2022, indicador que desceu 8,9% e que, segundo o Barómetro Informa D&B, veio quebrar “o ciclo de crescimento do empreendedorismo que se registava há 12 meses consecutivos”.

Ainda assim, o cenário continua a ser positivo, até porque, nos primeiros cinco meses do ano, encerraram 4 832 empresas, o que representa uma descida de 7,6% ou menos 398 empresas encerradas face a igual período do ano passado.

Contudo, o estudo indica que, numa análise aos últimos 12 meses, permite perceber que “os encerramentos aumentaram em mais de metade dos setores de atividade quando comparado com os 12 meses anteriores”, com destaque para os setores das Tecnologias da informação e comunicação (+12%) e Atividades Imobiliárias (+6,5%), que registaram os maiores aumentos de empresas encerradas.

Até 31 de maio, houve ainda 803 empresas que iniciaram o processo de insolvência, mais 13% do que tinha acontecido em igual período do ano passado, o que corresponde a 91 processos de insolvência.

Entre os setores com maior crescimento nas insolvências destaca-se a Construção, com 140 empresas a iniciarem um processo de insolvência neste período, o que representa mais 63 processos que em igual período de 2022, num aumento de 82%. Ainda assim, as Indústrias mantêm-se como o setor de atividade com maior número absoluto de novos processos de insolvência, que chegaram aos 151.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Autarca de Mira formaliza candidatura ao Turismo do Centro a 19 de junho

Raul Almeida, atual autarca de Mira, indica que pretende “promover a coesão territorial em toda a região e continuar a senda do crescimento e atratividade turística regional”, motivo pelo qual vai formalizar, a 19 de junho, a candidatura à liderança do Turismo Centro de Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, vai formalizar a sua candidatura à liderança do Turismo Centro de Portugal a 19 de junho, em Aveiro, avança o Jornal do Centro, que cita uma nota do candidato.

Na informação divulgada, Raul Almeida indica que pretende “promover a coesão territorial em toda a região e continuar a senda do crescimento e atratividade turística regional”.

“Desde que assumi a minha candidatura tenho recebido um grande apoio quer por parte dos autarcas da região Centro, de empresários do turismo e das várias instituições que compõem o colégio eleitoral, pelo que estou ainda mais motivado e confiante para este desafio de consolidar e fazer continuar a crescer a região”, garante Raul Almeida.

Caso seja eleito, Raul Almeida garante que vai “trabalhar com todos e para todos” como diz ser o seu apanágio já nas “funções autárquicas”.

A candidatura de Raul Almeida conta com a participação de Pedro Machado, atual presidente da entidade regional de turismo e que está impedido de ser candidatar a um novo mandato por ter esgotado o número de mandatos previstos na lei, que integra a lista como candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral.

Raul Almeida explica ainda a escolha de Pedro Machado para candidato à Mesa da Assembleia Geral por o responsável constituir “o referencial de estabilidade e continuidade dos melhores anos de sempre para o turismo do Centro de Portugal” e ser “o garante do trajeto de crescimento e políticas regionais que deram o reconhecimento nacional e internacional para a nossa região”.

Já Pedro Machado garante que Raul Almeida tem “as qualidades humanas e a competência profissional” para assumir a presidência do Turismo do Centro e também, acreditando que o atual autarca de Mira tem também “a capacidade de unir toda a região, que enfrenta ainda o processo de recuperação de dois anos difíceis, mas onde já são visíveis indicadores muito positivos de crescimento em todas as sub-regiões”.

Recorde-se que, além de Raul Almeida, também a autarca de Tomar e presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas, já manifestou a sua intenção de ser candidatar à liderança da Turismo Centro de Portugal, apresentando-se como uma candidata de “continuidade”, uma vez que integra atualmente a Comissão Executiva do Turismo do Centro.

Anabela Freitas defende a existência de continuidade, principalmente numa altura em que se está a negociar um novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

“Acho que tenho condições para poder desempenhar este papel”, afirmou já a autarca de Tomar, invocando a sua experiência neste tipo de negociação e o facto de ter participado na elaboração da estratégia do Turismo do Centro para o próximo quadro de fundos europeus.

Anabela Freitas propõe-se atuar em cinco áreas, concretamente recursos humanos, diferenciação da oferta turística, plataformas digitais e captação de investimento para a região.

“A região Centro são 100 municípios, temos municípios do litoral e municípios do interior e é importante delinear políticas que levem à coesão de todos estes 100 territórios, não esquecendo também, que era algo que já tínhamos trabalhado, as alterações climáticas, a sustentabilidade, a coesão e a valorização territorial, até valorizando o que são o conjunto de investimentos que os municípios têm estado a efetuar”, afirmou Anabela Freitas em declarações à Lusa.

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Tiqets e Google vão mostrar como otimizar presença online para atrações turísticas e culturais

A plataforma online de venda de bilhetes para museus e atrações turísticas e culturais Tiqets, e a Google, promovem um webinar gratuito, no próximo dia 13 de junho, terça-feira, para fomentar o know-how da indústria da cultura e das viagens sobre o posicionamento no mercado digital.

No próximo dia 13 de junho, a Tiqets, em parceria com a Google, vai organizar um webinar exclusivo sobre a nova ferramenta ‘Google Things to Do’ (GTTD). A iniciativa terá lugar das 14:30 às 15:15 (hora portuguesa) e a participação é gratuita – qualquer museu, atração turística e cultural ou operador de experiências de viagens pode inscrever-se em: https://www.tiqets.com/venues/resources/google-things-to-do/?utm_source=LinkedIn&utm_medium=free_social_organic.

O objetivo principal do webinar é partilhar conhecimento especializado para ajudar os museus e as atrações do mundo inteiro a reforçar a sua visibilidade, captar potenciais visitantes e aumentar as reservas através da otimização da sua presença online. Neste webinar exclusivo, os participantes poderão descobrir o essencial sobre a ferramenta ‘Things to Do’, bem como aprender e interagir diretamente com especialistas da Google e da Tiqets.

A iniciativa contará com a presença de Julie-Anne Negiar (EMEA Regional Product Lead da Google), Lorenzo Belfiore (Online Marketing Specialist da Tiqets) e Olga Chatzidoukaki (Strategic Partnerships Development Manager da Travel Google).

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“A World for Travel” reúne-se em Sevilha para impulsionar o turismo sustentável

A edição deste ano do “A World for Travel”, que terá lugar de 17 a 19 de outubro, em Sevilha será estruturada com foco em cinco mudanças temáticas necessárias para os rumos futuros da indústria de viagens, são elas: Climáticas, Ambientais, Tecnológicas, Económicas e Sociais.

Considerado o evento internacional de referência que trabalha para transformar e desenvolver as atividades de viagens e turismo de forma sustentável, este ano, além da sua parceria de longa data com o Global Travel and Tourism Resilience Council, o “A World for Travel” (AWFT) está a anunciar uma colaboração única com o Tourism Innovation Summit (TIS). E porque Sevilha ostenta este ano o galardão de Cidade Inteligente da Europa, a organização leva a sua cimeira em 2023 a esta cidade espanhola.

Após a sua inauguração virtualmente em 2020, o AWFT teve lugar em Évora em 2021 e depois em Nimes, França, em 2022. Este ano “estamos entusiasmados por estar em Sevilha, Espanha, onde as organizações pretendem impulsionar a transformação do turismo responsável e sustentável em todo o mundo através de governos, indústrias e fornecedores ligados às viagens e ao viajante.

Ministros do Turismo, altos funcionários governamentais e líderes da indústria do setor privado, académicos, especialistas e representantes de ONG participarão nas discussões, para compartilhar iniciativas inovadoras previstas para o futuro da indústria.

Estarão associados oradores especiais a cada um dos cinco temas destas mudanças: climático, ambiental, tecnológico, económico e social. Cada um terá a tarefa de fornecer novos insights, experiências, produtos e, principalmente, novas ideias sobre liderança.

 

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Portugal entre os 10 destinos de luxo internacionais para este verão

Portugal consolida-se como um dos 10 destinos de luxo internacionais para este verão. Quem o diz é a Condé Nast Johansens que acaba de publicar os resultados de seu sexto estudo relativo aos “Hábitos de Férias do Viajante de Luxo”.

A sondagem, realizada em janeiro de 2023 entre os 63 mil assinantes da newsletter VIP deste guia global de hotéis, revela que o Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal, França, Grécia, Irlanda, Croácia, Estados Unidos e as Caraíbas, configuram a lista dos 10 destinos que vão receber predominantemente turistas de luxo.

Pelo menos 38% dos viajantes de luxo afirmam que pretendem gastar até oito mil euros por cada período de férias e por pessoa, o que pode totalizar 32 mil até ao final do ano, isto porque mantém-se a tendência de anos anteriores, em que cada vez mais viajantes de luxo dividem as suas férias em três ou quatro escapadas por ano. Exatamente 50% declaram que o farão.

Relativamente às datas preferenciais para gozar as férias de verão deste ano, a maioria dos inquiridos declarou que as tinha planeado para setembro, seguido de maio e junho.

O mesmo estudo indica ainda que, para este verão, existe uma preferência por destinos de campo e montanha, sendo os de praia escolhidos para estadias mais prolongadas, enquanto os destinos de cidade, ficam reservados para escapadinhas de poucos dias. Os cruzeiros também foram referidos pelos entrevistados entre as suas principais escolhas para o verão de 2023.

Prevê-se, igualmente, que haverá uma procura maior por pacotes de férias completos que incluem experiências de Spa e bem-estar, gastronomia e enologia, atividades ao ar livre e desportos de aventura.

As previsões apontam que serão os viajantes de luxo com mais de 55 anos que irão gozar férias, 61% contra 32% dos participantes do estudo com idade entre 35 e 54 anos. Quando questionados se pretendem passar as férias no próprio país ou visitar o estrangeiro, a escolha de um destino nacional ou internacional é praticamente a mesma.

Em relação à duração das viagens, 53% dos inquiridos asseguram que se vão ausentar entre sete e dez dias por viagem, de acordo com a  Condé Nast Johansens.

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