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Sustentabilidade energética em debate no DMT

A relação entre as energias renováveis e o turismo vai estar em destaque nas celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo 2012, em Espanha.

Tiago da Cunha Esteves
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Sustentabilidade energética em debate no DMT

A relação entre as energias renováveis e o turismo vai estar em destaque nas celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo 2012, em Espanha.

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As celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo (DMT), a 27 de Setembro, vão ter lugar em Maspalomas, nas Canárias, Espanha, sob o tema “Turismo e Sustentabilidade Energética: Promover o Desenvolvimento Sustentável”.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado do Turismo espanhol, Isabel Borrego, na ITB Berlim. “Espanha está entre os cinco destinos que mais investem em energias renováveis em todo o mundo e 20% da energia consumida no país deriva de fontes renováveis”, disse a governante.

As celebrações oficiais vão incluir um Think Tank, no qual os sectores público e privado vão juntar-se a líderes do sector da energia para debaterem de que forma é que a energia sustentável pode ser incorporada em maior grau no turismo.

Sobre o autorTiago da Cunha Esteves

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Foto crédito: Depositphotos.com

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2023 bate recordes de passageiros e aviões nos aeroportos nacionais

Dados divulgados esta quarta-feira, 14 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que, no ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 67,5 milhões de passageiros e receberam 243,8 mil aviões em voos comerciais, crescendo acima do período pré-pandemia em ambos os indicadores.

No ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 67,5 milhões de passageiros e receberam 243,8 mil aviões em voos comerciais, números que mostram que, em Portugal, o transporte aéreo já recuperou do impacto da pandemia e cresce acima dos níveis de 2019, de acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 14 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram que, no ano passado, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais ficou 18,9% acima do registado em 2022 e cresceu ainda 12,3% face 2019, o último ano antes da pandemia e que tinha trazido vários recordes ao turismo nacional, incluindo os aeroportos, que tinham movimentado, nesse ano, pouco mais de 60 milhões de passageiros.

Os aeroportos nacionais registaram ainda um recorde nos aviões aterrados no ano passado, que cresceram 12,0% face ao ano anterior e 7,0% em relação ao acumulado de 2019.

Por aeroportos, o destaque, no ano passado, foi para Lisboa, que movimentou 49,8% do total de passageiros, num número absoluto de 33,6 milhões de passageiros, que representa um aumento de 19,1% face a 2022 e de 7,9% em comparação com 2019.

No entanto, o INE diz que, “considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, o aeroporto do Porto registou o maior crescimento face a 2022 (+20,3%) e 2019 (+16,0%)”.

Quanto a países de origem e destino dos voos, o INE refere ainda que o ranking dos cinco principais países “não registou alterações face ao ano anterior”, com destaque para o Reino Unido, que se manteve como “o principal país de origem e de destino dos voos, registando crescimentos de 16,5% no número de passageiros desembarcados e 16,9% no número de passageiros embarcados”.

França e Espanha ocuparam, respetivamente, a segunda e terceira posições do ranking, seguindo-se a Alemanha que, apesar de ter registado os menores crescimentos, em ambos os sentidos, manteve a quarta posição, enquanto a Itália ocupa o quinto lugar e registou os maiores crescimentos (+31,2% e +31,0%
no número de passageiros desembarcados e embarcados, respetivamente).

Dezembro manteve tendência de 2023

A contribuir para que os números do ano passado fossem positivos esteve também o último mês de 2023, que contabilizou 4,5 milhões de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, o que representa um aumento de 9,3% face a dezembro de 2022 e de 13,7% comparativamente ao último mês de 2019.

Em dezembro de 2023, os aeroportos nacionais assistiram, em média, ao desembarque de 75,9 mil passageiros por dia, valor que, segundo o INE, foi “superior ao registado em dezembro de 2022 (69,4 mil; +9,3%) e 14,7% acima do verificado em dezembro de 2019 (66,2 mil)”.

No último mês do ano passado, os aeroportos nacionais receberam ainda 17,4 mil aeronaves em voos comerciais, crescimento de 5,5% face a mês homólogo do ano anterior e de 8,7% em comparação com dezembro de 2019.

Neste mês, acrescenta o INE, 82,2% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, que atingiu os 1,9 milhões de passageiros, num crescimento de 10,2%. A maioria destes passageiros era proveniente do continente europeu e representou 68,3% do total, o que indica uma subida de  8,9% face a dezembro de 2022.

No entanto, o INE destaca que “o continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+21,2%)” nos aeroportos nacionais, em dezembro.

No que diz respeito aos passageiros embarcados nos aeroportos nacionais, 80,5% corresponderam a tráfego internacional, o que representa 1,7 milhões de passageiros e um crescimento de 10,9%. Neste indicador, o principal destino foram os aeroportos no continente europeu, que representaram 65,1% do total, crescendo 9,7% face ao mesmo mês de 2022.

E também no que diz respeito aos passageiros embarcados o INE realça que “os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,0% do total; +18,8%)”, em dezembro, em território nacional.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Portugal ultrapassa 30 milhões hóspedes e 77 milhões dormidas em 2023. Receitas somam recorde de 6 MM€

Os números já tinham sido avançados, mas agora chega a confirmação. Em 2023, o alojamento turístico, em Portugal, recebeu mais de 30 milhões de hóspedes e as dormidas ultrapassaram as 77 milhões. Quanto às receitas, o turismo português atingiu novo recorde: mais de seis mil milhões de euros.

Em dezembro de 2023, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes (+10,9%) e 4 milhões de dormidas (+8,2%), gerando 289 milhões de euros de proveitos totais (+13,9%) e 204,2 milhões de euros de proveitos de aposento (+15%). Comparando com dezembro de 2019, continuam a registar-se aumentos mais expressivos, +40,8% nos proveitos totais e +44,9% nos relativos a aposento, revelam os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os resultados preliminares de 2023 apontam para 30 milhões de hóspedes (+13,3%) e 77,2 milhões de dormidas (+10,7%), que terão permitido gerar mais de 6 mil milhões de euros de proveitos totais (+20,1%) e 4,6 mil milhões de euros de proveitos de aposento (+21,3%). Comparando com 2019, observaram-se aumentos mais expressivos, +40,2% e +43,0%, respetivamente.

Em dezembro, Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,3% dos proveitos totais e 38,2% dos proveitos de aposento, respetivamente), seguida pelo Norte (18,7% e 19%) e pela Madeira (15,6% e 14,9%).

Os maiores crescimentos ocorreram no Centro (+21,2% nos proveitos totais e +23% nos de aposento), no Alentejo (+18,5% e +20%) e no Algarve (+16,6% e +19,4%). Face a dezembro de 2019, destacou-se a Madeira, com +64,9% nos proveitos totais e +75,1% nos de aposento, seguida pelo Alentejo, com +54,8% e +59,6%, pela mesma ordem.

No conjunto do ano de 2023, os maiores crescimentos nos proveitos totais e de aposento ocorreram nos Açores (+25,9% e +27,7%), em Lisboa (+24,5% e +25,7%) e no Norte (+24,2% e +25,5%, respetivamente). Comparando com 2019, os maiores aumentos nos proveitos totais e de aposento verificaram-se nas regiões autónomas (Açores com +60,3% e +62,3%, respetivamente, e Madeira com +60,2% e +72,3%).

Em dezembro, registaram-se crescimentos dos proveitos nos três segmentos de alojamento. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (peso de 87% e 85% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 13,2% e 14,7%, respetivamente. Face a dezembro de 2019, registaram-se crescimentos de 38,7% e 43,1%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 9% e 11,1%, respetivamente), registaram-se aumentos de 16,5% nos proveitos totais e 14,7% nos proveitos de aposento. Comparando com dezembro de 2019, observaram-se crescimentos de 40,5% e 43,6%, respetivamente.

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,9% nos proveitos totais e de aposento), os aumentos foram de 25,1% e 21,8%, respetivamente. Face a dezembro de 2019, os proveitos neste segmento mais do que duplicaram (+112% e +110,4%, nos proveitos totais e de aposento, respetivamente).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 36,2 euros em dezembro, registando um aumento de 9,2% face a igual período de 2022 (+7,7% em novembro) e de 30,2% em comparação com dezembro de 2019.

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados na Madeira (57,4 euros) e em Lisboa (56,3 euros).

Os maiores crescimentos ocorreram no Centro (+16,9%) e no Algarve (+15,8%), tendo os Açores registado o único decréscimo (-4,9%).

No conjunto do ano 2023, o RevPAR aumentou 15,4%, atingindo 64,8 euros. Neste período, este indicador registou crescimentos de 16,5% na hotelaria, 15,7% no alojamento local e 7,1% no turismo no espaço rural e de habitação.

Lisboa concentrou 1/5 do total de dormidas registadas em Portugal em 2023
No conjunto do ano 2023, do total de 77,2 milhões de dormidas (+10,7%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 73,3% concentraram-se nos 23 principais municípios.

Em 2023, o município de Lisboa concentrou 19,6% do total de dormidas, atingindo 15,1 milhões dormidas (+13,6%; +3,5% nos residentes e +15,6% nos não residentes). Este município concentrou 23,9% do total de dormidas de não residentes registadas no país em 2023 (23,8% em 2022).

Albufeira (peso de 10,1%) registou 7,8 milhões de dormidas em 2023, refletindo um aumento de 9%, que se ficou a dever ao acréscimo de dormidas de não residentes (+14,5%), dado que as dormidas de residentes decresceram (-9,1%).

O município do Funchal representou 8,1% do total de dormidas em 2023 (6,2 milhões), o que se traduziu num crescimento de 8,8% (-5% nos residentes e +11,5% nos não residentes).

No Porto, registaram-se 5,9 milhões de dormidas em 2023 (7,6% do total), representando um acréscimo de 21,9% face a 2022 (+8,8% nos residentes e +24,7% nos não residentes).

Neste período, destacou-se ainda o crescimento registado em Ourém (+33,6%; +9,9% nos residentes e +50,9% nos não residentes) e, em sentido contrário, os decréscimos nos municípios de Vila Real de Santo António (-4,1%; -12,9% nos residentes e +3,3% nos não residentes) e Lagoa (-0,2%; -13,4% nos residentes e +3,3% nos não residentes).

Face a 2019, os maiores crescimentos registaram-se em Vila Nova de Gaia (+32,5%), Porto (+28,0%) e Funchal (+24,2%), enquanto os maiores decréscimos ocorreram em Vila Real de Santo António (-15,4%) e Albufeira (-8,8%), que continuaram abaixo dos níveis pré-pandemia.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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COPA Airlines voa para três novos destinos  

Com a adição de Raleigh-Durham, a COPA Airlines reforça a presença nos EUA, alcançando um total de 16 destinos nesse mercado. Além disso, haverá novas rotas para Tulum (México) e Florianópolis (Brasil).

A Copa Airlines, subsidiária da Copa Holdings, S.A. e membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, anuncia o início das operações, em junho deste ano, para três novos destinos: Tulum, no México, Florianópolis, no Brasil, e Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, EUA.

Com a adição destas rotas, a Copa Airlines expande a sua rede para 85 destinos em 32 países da América Central, do Sul, do Norte e das Caraíbas.

“Continuamos firmes no nosso propósito de encurtar distâncias e facilitar as ligações, permitindo que o Panamá continue a ser a ponte que une milhares de pessoas em todo o continente, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento económico das comunidades onde operamos. Esta expansão estratégica não só promove o intercâmbio cultural na região, mas também incentiva e aprofunda o turismo e os laços comerciais nos Estados Unidos, México e Brasil. Também abre a oportunidade para mais turistas desfrutarem das maravilhas do Panamá através do programa Panama Stopover”, refere Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines.

A COPA reforça a sua oferta na América do Norte com a adição de Raleigh-Durham, a porta de entrada para o “Triângulo de Pesquisa” da Carolina do Norte, uma região conhecida pela sua proximidade a prestigiados centros de ensino superior e pela sua posição como um centro de inovação e tecnologia.

Esta nova rota junta-se aos 15 destinos servidos pela companhia aérea nos EUA e iniciará as suas operações a 21 de junho de 2024, com quatro frequências semanais às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 8h56 do Panamá (hora local) e chegada ao Aeroporto Internacional de Raleigh-Durham (RDU) às 14h28 (hora local). O voo de regresso partirá nos mesmos dias de Raleigh-Durham às 16h20, chegando à Cidade do Panamá às 19h46 (hora local).

A partir de 26 de junho, a COPA Airlines ligará a cidade de Tulum, localizada no estado mexicano de Quintana Roo, ao hub das Américas no Panamá. Este destino turístico, situado no coração da Riviera Maya, nas margens do Mar das Caraíbas, é conhecido pela proximidade de praias emblemáticas como Playa del Carmen, Xcaret, Akumal e Xel-há.

Esta nova ligação torna-se o quinto destino da companhia aérea no México, juntando-se à Cidade do México, Cancun, Guadalajara e Monterrey.

O voo da COPA Airlines para Tulum será operado com quatro frequências semanais, às terças, quartas, sextas e domingos, com partida às 7h45 do Panamá (hora local) e chegada ao Aeroporto Internacional de Tulum, Felipe Carrillo Puerto, às 10h34 (hora local). O voo de regresso partirá nos mesmos dias de Tulum às 11h44, chegando ao Panamá às 14h23 (hora local).

Com o objetivo de expandir a sua conetividade no importante mercado brasileiro, a partir de 25 de junho, a COPA Airlines voará para a cidade de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

A cidade de Florianópolis passa a ser o sétimo destino da companhia aérea no Brasil. O voo da COPA Airlines para Florianópolis será operado inicialmente com três frequências semanais, às terças, quintas e domingos. A partida será às 15h23 do Panamá (horário local) e a chegada ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz será às 12h22 (horário local). O voo de retorno sairá de Florianópolis à 1h25min, chegando ao Panamá às 6h30min (horário local) às quartas, sextas e segundas-feiras.

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NAV controlou mais de 852 mil voos em 2023

A NAV Portugal controlou 852,7 mil voos no espaço aéreo português em 2023, superando pela primeira vez os registos de 2019, ano de referência pré-pandemia. Em comparação com 2022, o total de movimentos controlados pela NAV cresceu 11,9%, ou mais 90 mil voos, estabelecendo um novo recorde de tráfego aéreo controlado pela empresa.

A NAV Portugal controlou 852,7 mil voos, em 2023, tendo pela primeira vez superado o tráfego aéreo registado em 2019, ano de referência pré-pandemia, quando tinham sido controlados 816,3 mil voos.

O tráfego no ano passado marca assim a saída definitiva do período de quebras acentuadas no tráfego aéreo resultantes da pandemia, mas também um novo recorde de tráfego gerido pelos profissionais da NAV Portugal.

Para o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo, “a superação dos valores de 2019 confirma a retoma acentuada do tráfego após os difíceis anos da pandemia”.

O responsável assinala ainda que “a NAV Portugal estabeleceu um novo recorde de tráfego aéreo em 2023, antecipando em vários anos as projeções de tráfego da indústria, sem descurar os elevados níveis de segurança e eficiência, fundamentais para a indústria da aviação”.

Analisando a evolução anual do tráfego aéreo gerido pela NAV Portugal, o ano passado trouxe um crescimento de 11,9% em relação ao total de movimentos controlados em 2022, com mais 90,5 mil voos. A subida foi particularmente sentida na região de informação de voo (RIV) de Santa Maria, com uma subida de 14%. Já na RIV de Lisboa foram controlados 672 mil voos, em 2023, um crescimento de 11,4% em comparação com 2022. Olhando individualmente para cada uma das 10 Torres de Controlo da NAV Portugal, é de salientar que o tráfego (IFR – Instrument Flight Rules) superou ou igualou os níveis de 2019 em todas elas.

O destaque vai para as Torres situadas nas ilhas das Flores, Horta e Madeira, cujo tráfego situou-se 40,8%, 33,3%e 31,6% acima dos valores de 2019, respetivamente. Já em relação às duas Torres com maior tráfego, as equipas da NAV Portugal na Torre de Lisboa controlaram no ano passado 226,6 mil voos, um crescimento de 12,2% em comparação com 2022 e de 2,5% face a 2019. Já no Porto, a Torre de Controlo geriu perto de 108 mil movimentos, mais 10,9% em relação a 2022 e mais 5,6% que em 2019.

De referir que a NAV Portugal assinalou, recentemente, a passagem do marco de 14 milhões de voos controlados para assinalar o ano em que celebra o seu 25.º aniversário, data que agora fica igualmente associada a um novo recorde de tráfego aéreo gerido num só ano.

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Castro Verde tem novo guia e site de Turismo

A Câmara Municipal de Castro Verde passou a disponibilizar um novo guia e site dedicados exclusivamente à oferta turística do concelho.

O novo site e guia de turismo são um convite ao visitante para que descubra Castro Verde, o seu património, cultura e gastronomia e ambos oferecem diferentes propostas de atividades centradas nas potencialidades deste território, Reserva da Biosfera da UNESCO, indica a autarquia.

Um roteiro pelo concelho com enfoque no turismo de natureza, no birdwatching ou nas rotas do cycling e da Estrada Nacional 2, mas também na história e tradições que distinguem Castro Verde, da viola campaniça ao cante alentejano, à Batalha de Ourique e à centenária Feira de Castro.

A publicação estará disponível, gratuitamente, no posto de turismo de Castro Verde, alojamentos e restaurantes do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, sublinhou a importância destas novas ferramentas “na divulgação das potencialidades do concelho, classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO, bem como na atração de mais visitantes e turistas ao concelho”.

 

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Talkfest e Iberian Festival Awards em Granada e Lisboa a 15 e 22 de março

Granada e Lisboa acolhem o Iberian Festival Awards e o Talkfest nos dias 15 e 22 de março próximos, respetivamente. O Talkfest – Music Fest Summit é um evento da Península Ibérica dedicado a todos os temas relacionados com festivais de música.

A 12.ª edição do Talkfest realiza-se a 22 março 2024, em Lisboa, mas o evento começa no dia 15 em Granada, com os Iberian Festival Awards.

Organizado pela Aporfest (Associação Portuguesa de Festivais de Música), o Talkfest – Music Fest Summit, como avança a página oficial do Turismo de Portugal, conta com conferências, workshops, documentários, atividades de networking, concertos, entre outras.

Nesta edição, oradores nacionais e internacionais vão estar focados nos seguintes temas: inteligência artificial e como ela vai afetar o setor dos festivais; legislação e profissionalização do setor; e, ainda, otimização das ligações de contratação/booking entre festivais ibéricos.

Antes do evento principal em Lisboa, decorre a 8.ª edição dos Iberian Festival Awards, na cidade espanhola de Granada. O processo de candidaturas aos prémios registou um recorde de entradas, tendo já terminado, bem como o período de votação do público. Depois do processo de votação do júri, vão ser divulgados os finalistas de cada uma das categorias a concurso, às quais se juntam os Excellence Awards (entidade e personalidade do ano). Além disso, foram realizadas algumas alterações às categorias e há duas novidades, os Best Live Electronic Act e Best Video Coverage.

Apresentando uma programação inteiramente voltada para a atualidade dos festivais de música, segundo a mesma fonte, a 1.ª edição decorreu em 2012 com conferências, showcases e exposições. Doze edições depois, este evento é suportado em 3 clusters: Main Event, Night Event e Iberian Festival Awards.​

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United Airlines liga Washington a Lisboa dois meses mais cedo, a partir de 16 de fevereiro

A United Airlines anunciou a antecipação do serviço sazonal entre Lisboa e Washington D.C., com início quase dois meses antes, a 16 de fevereiro de 2024.

A United Airlines alargou o seu serviço sazonal de Lisboa para Washington D.C. em 2024, começando quase dois meses mais cedo, a 16 de fevereiro de 2024.

A extensão do serviço sazonal vem reforçar, assim, a operação da United em Portugal, que oferece voos diários durante todo o ano de Lisboa para Nova Iorque/Newark, serviços sazonais do Porto e Ponta Delgada, Açores para Nova Iorque/Newark, além de introduzir um novo voo sazonal sem escalas, quatro vezes por semana, entre Faro e Nova Iorque/Newark, a partir de 26 de maio de 2024.

A United será, de resto, a primeira e única companhia aérea a oferecer voos diretos entre Faro e os EUA.

“Estamos muito satisfeitos por alargar o nosso serviço sazonal de Lisboa para Washington Dulles para o verão de 2024, permitindo aos nossos clientes em Portugal reservar a sua próxima viagem aos EUA ainda mais cedo”, refere José Ferreira, Country Sales Manager Portugal.

“Para o verão de 2024, a United irá operar a sua maior programação de verão transatlântica de sempre, oferecendo ainda mais opções de viagens e a possibilidade de ligação através dos nossos hubs nos EUA para outros destinos nas Américas”, adiantando ainda José Ferreira.

“Esta extensão para a época de inverno da rota da United de Washington é efetivamente importante, com Portugal a assumir-se cada vez mais como um mercado anual, com vários motivos de viagem”, salienta, por sua vez, Nuno Costa, Aero Commercial Director at ANA| VINCI Airports. “Companhias aéreas como a United Airlines aproveitam esta nova dinâmica para alargar as suas operações. Estas frequências adicionais trazem uma maior conetividade ao Aeroporto de Lisboa, acrescentando mais opções para os passageiros de ambos os lados do Atlântico viajarem entre os Estados Unidos e a Europa”, destaca ainda o responsável da ANA | VINCI Airports.

O serviço sazonal sem escalas da United de Lisboa para Washington Dulles será operado, principalmente, com aviões Boeing 767-400, com um total de 231 lugares – 34 assentos-cama com acesso a todas as coxias na classe executiva United Polaris, 24 lugares em United Premium Plus e 173 lugares em económica, incluindo 48 lugares em Economy Plus com espaço extra para as pernas e mais espaço pessoal. Algumas datas serão operadas com aviões Boeing 757-200, com um total de 176 lugares – 16 assentos-cama em classe executiva United Polaris e 160 em económica, incluindo 42 lugares em Economy Plus.

A extensão do serviço sazonal de Lisboa para Washington Dulles reforça a liderança da United entre as companhias aéreas dos EUA como a maior companhia aérea do outro lado do Atlântico, voando sem escalas a partir de 38 destinos transatlânticos durante o verão de 2024, o maior número da sua história e mais destinos do que todas as outras companhias aéreas dos EUA juntas.

A United continua a ser a única companhia aérea a ligar diretamente os EUA a Dubrovnik, Málaga, Maiorca e Tenerife. A programação de verão de 2024 da companhia aérea também inclui novos serviços de Barcelona para São Francisco e de Atenas para Chicago, a retoma do seu serviço sazonal Reykjavik-Nova York/Newark, bem como voos adicionais de Roma e Bruxelas. A United também aumentará o seu voo sazonal de verão entre Málaga e Nova Iorque/Newark para um serviço diário e iniciará o serviço mais cedo, a 3 de maio de 2024.

Além disso, a companhia aérea antecipará algumas das suas rotas sazonais mais populares como Nice, Barcelona, Roma, Milão e Nápoles para dar aos clientes mais tempo e flexibilidade para explorar destinos nos EUA e nas Américas.

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ARPT do Alentejo “satisfeita” com reforço financeiro, mas aguarda informação sobre valor concreto

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) diz-se satisfeita com um aumento da dotação para o turismo na região, mas quer saber valor exato do aumento.

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) expressou “satisfação” com o anúncio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), através do seu presidente e presidente da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo, Ceia da Silva, sobre o reforço da dotação para o turismo no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030.

Reconhecendo que se trata de um “avanço positivo”, os responsáveis pela agência aguardam, contudo, “a divulgação do valor exato do aumento”.

“Ressaltamos a importância crucial do turismo para a economia da região do Alentejo”, pode ler-se no comunicado envio às redações. “Este setor é um motor essencial para o desenvolvimento regional, contribuindo significativamente para a geração de emprego e riqueza. A sua relevância para a sustentabilidade económica e cultural da região não pode ser subestimada”.

A agência reitera que o turismo, com o seu impacto direto e indireto na economia local, “merece um investimento adequado e proporcional à sua importância, nomeadamente ao nível do reforço para a promoção turística, o qual deverá ficar refletido nas linhas de apoio do Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (ALENTEJO 2030)”. Por isso, os responsáveis da ARPTA esperam que o aumento prometido “esteja à altura das necessidades reais do setor, assegurando assim o seu crescimento sustentável e a valorização do património cultural e natural do Alentejo”.

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Sonhando propõe El Gouna (Mar Vermelho) no verão

O operador turístico Sonhando propõe El Gouna, uma estância turística egípcia localizada no Mar Vermelho para o verão de 2024, que terá saídas semanais tanto de Lisboa como do Porto entre junho e setembro.

A Sonhando, lança no mercado duas ofertas para e verão de 2024 para El Gouna, no Egito. Nas duas sugestões, com saídas de Lisboa entre 7 de junho a 6 de setembro, e partidas do Porto, de 10 de junho a 9 de setembro, o operador turístico aponta o Hotel Sultan Bey, de quatro estrelas em regime do tudo incluído, para estadas de sete noites, a preços desde 1.246 euros por pessoa em duplo, e desde 1.204 euros por pessoa, em alojamento duplo, respetivamente. As reservas são até 29 de fevereiro.

Os serviços incluídos no preço são: Voos Fly Egipt Porto ou Lisboa / Hurghada / Porto ou Lisboa, com direito a um pacote de até 20kg de bagagem de porão, mais um até 8kg como bagagem de mão (por passageiro); transferes com assistência; sete noites de alojamento no hotel indicado, em quarto standard, no regime de tudo incluído; taxas; e seguro de viagem.

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Turismo europeu aproxima-se dos níveis pré-pandémicos em 2023. Portugal destaca-se com crescimento de 11%

As chegadas de turistas estrangeiros à Europa foram 1,6% inferiores aos valores de 2019 no último trimestre de 2023. Portugal foi dos destinos mais procurados, com um crescimento de 11%

No final de 2023, o turismo europeu continuou a sua recuperação robusta, aproximando-se dos níveis pré-pandémicos, apesar das pressões inflacionistas. Em todos os destinos analisados, as chegadas de turistas estrangeiros ficaram 1,6% abaixo dos números de 2019, com o número de noites 0,6% abaixo, mostrando uma procura resiliente em todo o continente – uma tendência que deve continuar em 2024, avança a última edição do relatório trimestral “Tendências e perspectivas do turismo europeu”, publicado pela European Travel Commission (ETC)

A recuperação é sustentada por fortes viagens intra-europeias, principalmente da Alemanha, França e Países Baixos. As chegadas de longo curso também estão a recuperar, mas a um ritmo mais lento, apresentando variações significativas entre regiões como a Ásia-Pacífico e a América do Norte.

Destinos com boa relação qualidade/preço muito procurados
As viagens europeias mantiveram-se resilientes nos últimos meses de 2023, com dois terços dos destinos a registarem uma recuperação total ou a registarem chegadas e/ou dormidas dentro de 10% dos níveis pré-pandémicos. Entre estes, os destinos do sul da Europa continuam a ser os principais, impulsionados pelo clima favorável que se estende até à época baixa. A Sérvia registou o maior aumento de chegadas (+15%), juntamente com Portugal (+11%), Montenegro (+10%), Turquia (+9%) e Malta (+8%). São também destinos populares para férias com tudo incluído e custos de viagem mais acessíveis, “o que tem sido fundamental para atrair viajantes preocupados com os preços”, salienta a ETC.

Outros países também conseguiram uma recuperação significativa em comparação com 2019, com destaque para a Islândia que registou um aumento de 12% nas chegadas, mesmo com as erupções vulcânicas, enquanto os Países Baixos aumentaram as dormidas de turistas em 16%, apesar de um aumento menor de 2% nas chegadas, indicando estadias mais longas.

Em contrapartida, os destinos da Europa Oriental que fazem fronteira com a Rússia registaram uma recuperação mais lenta, com países como a Lituânia (-32%), a Letónia (-29%), a Estónia (-27%) e a Finlândia (-24%) a ficarem para trás.

Turismo resiliente num contexto de inflação económica
“A recuperação das chegadas e das dormidas em toda a Europa está a ocorrer num contexto em que a inflação afeta tanto a indústria como os turistas”, admite o relatório da ETC. No quarto trimestre de 2023, a inflação aumentou 23% em comparação com os níveis de 2019, com aumentos particularmente pronunciados observados em despesas relacionadas com o turismo, como voos internacionais (+49%), pacotes de férias (+47%) e preços de hotéis (+35%). “Estes preços mais elevados afetaram as finanças das famílias, mas não dissuadiram a maioria das pessoas que desejam viajar”, frisa a ETC.

As pressões sobre os preços diminuíram ligeiramente nos últimos meses de 2023 em comparação com o trimestre anterior para os custos relacionados com o turismo, mas permanecem significativamente elevadas em relação aos níveis pré-pandémicos.

Recuperação desigual das viagens de longo curso para a Europa
Embora os turistas chineses tenham representado 13 % das chegadas de longo curso da Europa em 2019, o seu regresso desde a reabertura da China tem sido lento, mas constante. As chegadas de chineses, em 2023, situam-se 67% abaixo dos níveis pré-pandémicos, em comparação com a média de 22% para todos os outros mercados de origem de longo curso.

Para além dos estrangulamentos de capacidade, os viajantes chineses mantiveram-se avessos ao risco ao longo do último ano, privilegiando mais as viagens domésticas. Contudo, “os destinos europeus podem esperar uma maior recuperação deste mercado em 2024, prevendo-se que atinja 39% abaixo dos valores de 2019”, admite a ETC.

“Prevê-se também que as mudanças geracionais e as influências dos meios de comunicação social venham a remodelar cada vez mais as preferências de viagem dos chineses, provocando uma mudança para experiências de luxo e mais autênticas”, pode ler-se no relatório.

Pelo contrário, os mercados da América do Norte, como os EUA e o Canadá, registaram uma recuperação significativa. Dois terços dos destinos europeus registaram um aumento das chegadas e/ou das dormidas provenientes dos EUA, enquanto mais de metade registou o mesmo relativamente ao Canadá. Além disso, as companhias aéreas americanas e canadianas anunciaram o desenvolvimento de sistemas combinados de reserva de voos e comboios para a Europa, oferecendo uma opção de viagem mais sustentável quando se deslocam na região.

Miguel Sanz, presidente da ETC, refere que “a elevada procura de viagens registada em 2023 deu um impulso significativo às economias europeias e ajudará a melhorar os balanços das empresas de turismo, que foram duramente atingidas pelas restrições às viagens. No entanto, o regresso aos níveis pré-pandémicos também exercerá pressão para acelerar a transição sustentável do setor das viagens.”

 

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