Sintra acolhe congresso sobre Cidades Património Mundial
Entre os dias 8 e 11 de Novembro de 2011, Sintra vai receber o XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), subordinado ao tema “As Cidades Património […]

Sónia Gomes Costa
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Entre os dias 8 e 11 de Novembro de 2011, Sintra vai receber o XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), subordinado ao tema “As Cidades Património Mundial e as Alterações Climáticas”. Este congresso contará com a coordenação científica de Filipe Duarte Santos, do Projecto SIAM – Scenarios, Impacts and Adaptation Measures e com a colaboração da Unesco, Getty Institute e outras entidades ligadas ao Património Mundial.
Recorde-se que Sintra foi eleita anfitriã do Congresso das Cidades Património, na cidade de Quito, Equador, em Setembro de 2010, aquando da realização do X Congresso. Pela primeira vez na história da OCPM registou-se um empate entre duas cidades, Sintra e Varsóvia, tendo Sintra ganho numa segunda volta por uma esmagadora maioria de votos das cidades Património Mundial dos países da Europa Ocidental, do Sul e Mediterrâneo, de África e Médio Oriente, América Latina, Caribe e Ásia.
A OCPM é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1991, que integra 227 cidades de todo o mundo e actua junto das Nações Unidas, da UNESCO, do Banco Mundial e do Conselho da Europa com o objectivo de colaborar com estas entidades no sentido de preservar as cidades históricas. A OCPM organiza, de 2 em 2 anos, desde 1993, um Congresso mundial subordinado a diferentes temas que se prendem à gestão e reabilitação de Cidades Património Mundial, classificadas pela UNESCO.