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terraEspecial é o mais recente lançamento da Sonhando para programar México. A operação é feita em linha regular com a Iberia, tendo saídas de Lisboa e do Porto para circuitos de nove a 12 dias. A novidade integra programas como “Mosaico Colonial”, com partidas aos sábados; “Encanto Colonial” (às quartas-feiras), “México Express” (segundas-feiras), “Terra Maya”… Continue reading terras lançam México

Liliana Cunha
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terraEspecial é o mais recente lançamento da Sonhando para programar México. A operação é feita em linha regular com a Iberia, tendo saídas de Lisboa e do Porto para circuitos de nove a 12 dias. A novidade integra programas como “Mosaico Colonial”, com partidas aos sábados; “Encanto Colonial” (às quartas-feiras), “México Express” (segundas-feiras), “Terra Maya”… Continue reading terras lançam México

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terraEspecial é o mais recente lançamento da Sonhando para programar México.

A operação é feita em linha regular com a Iberia, tendo saídas de Lisboa e do Porto para circuitos de nove a 12 dias.

A novidade integra programas como “Mosaico Colonial”, com partidas aos sábados; “Encanto Colonial” (às quartas-feiras), “México Express” (segundas-feiras), “Terra Maya” (terças-feiras), “Do Vale ao Pacífico” (quartas) e “México Arqueológico” (sábados).

Esta programação é válida até finais do mês de Outubro.

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Destinos

Museu do Romantismo na Madeira deverá abrir ao público em 2024

O Museu do Romantismo, no Monte, deverá ficar concluído no final do ano e abrir ao público em 2024. As obras estão já numa fase final e o investimento ascende a cerca 3,3 milhões de euros, 85% dos quais suportados pelo FEDER.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que visitou no início da semana a antiga casa do Imperador da Áustria, no Monte, garantiu que até ao final do ano o Governo Regional vai devolver o local à comunidade abrindo o Museu do Romantismo.

Na ocasião, Miguel Albuquerque disse, segundo notícia publicada na página oficial do Governo Regional, tratar-se de dinheiro “muito bem investido”, porque quando estiver pronto o Museu vai permitir, aos visitantes, “ter uma amostragem viva da História da Madeira nos últimos dois séculos”.

O líder madeirense explicou que “estarão aqui várias das personalidades que marcaram a história da Madeira, os nossos visitantes mais emblemáticos, enfim tudo o que está ligado à história do cosmopolitismo madeirense”, salientando ainda que “ali estará também plasmada a nossa intrínseca identidade, a interação muito forte entre a modernidade e os tempos mais antigos”.

Miguel Albuquerque destacou ainda as ótimas condições do jardim do Museu do Romantismo, sublinhando que o mesmo “tem ótimas condições para realizar um conjunto de eventos”. Neste sentido, anunciou que “a ideia será organizar, todos os anos, aqui, um festival de Música Romântica, bem como abrir a Quinta a um conjunto de eventos culturais”.

O investimento envolve a reconstrução integral da Quinta e do espaço envolvente e de todas e as pequenas construções que ali existem. O imóvel foi adquirido pelo Governo Regional nos anos oitenta.

Recorde-se que o Museu do Romantismo da Madeira tem por objetivo dar a conhecer a Madeira do século XIX, desde a formação do seu destino turístico, aos viajantes ilustres que pela ilha passaram e ao modo particular da vivência da cultura romântica europeia, que descobre na Madeira exotismos, perfeitamente integráveis no seu contexto temporal.

O museu vai, assim, desenvolver um programa científico, baseado no conceito da reconstituição de uma grande casa ou quinta madeirense do século XIX, com todas as suas valências, funcionais e estéticas, muito próximas ao gosto inglês, então dominante, e na origem da própria casa, e de uma estética desenvolvida pelos designados Wine Merchants, assim como da arte no tempo do Madeira Wine Trade.

A Quinta do Monte é atualmente conhecida por Quinta dos Jardins do Imperador referência ao Imperador Carlos de Áustria, último Imperador da Áustria-Hungria que ali viveu com a sua família, exilado entre 1921 e 1922, acabando por ali falecer.

As primeiras referências a esta propriedade datam de 1784, estando registado como um prédio rústico de aproximadamente seis hectares.

De referir que a Quinta desde sempre foi uma referência pela sua vegetação exuberante, património edificado e foi motivo para a realização de diversos trabalhos artísticos de variadas áreas.

 

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Transportes

easyJet já reabriu a base de Faro e conta com 21 rotas para o verão

A base da easyJet em Faro vai operar até final de outubro, contando com um total de nove aviões A320, incluindo quatro baseados no Algarve e outros cinco não baseados na região, que totalizam 2,1 milhões de lugares.

A easyJet reabriu este domingo, 26 de março, a base de Faro, na qual vai disponibilizar 21 rotas para o verão, informou a companhia aérea low cost em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela transportadora, a base de Faro vai operar até final de outubro, contando com um total de nove aviões A320, incluindo quatro baseados no Algarve e outros cinco não baseados na região, que totalizam 2,1 milhões de lugares.

Segundo a easyJet, a capacidade disponibilizada, este verão, na base de Faro representa um aumento de 15% em comparação com o verão de 2022, numa oferta que conta com “destinos diversificados”.

“A easyJet vai ligar Faro a diferentes destinos europeus, como Barcelona, Berlim, Milão e Paris, proporcionando aos seus clientes várias rotas para viajar em lazer ou trabalho”, destaca a easyJet no comunicado enviado à imprensa.

A oferta disponibilizada pela easyJet para o verão de 2023 em Faro conta, assim, com rotas para Amesterdão, Barcelona, Berlim, Milão, Basileia e Genebra (Suíça), Belfast (Irlanda), Birmingham, Bristol e Manchester (Inglaterra), Londres (Gatwick, Luton, Southend), Glasgow (Escócia), Lyon, Nantes, Bordéus, Paris (Charles de Gualle e Orly) e Toulouse (França).

“Estamos muito ansiosos para reiniciar a temporada e estar de volta aos céus do Algarve. Em 2021, fizemos um dos nossos maiores investimentos em Portugal, com a reabertura da base aérea de Faro, o que contribuiu de forma significativa para a recuperação da economia e do turismo na região do Algarve. Este investimento da easyJet originou mais de 130 contratos diretos, aumentando a empregabilidade local”, sublinha José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Recorde-se que a base da easyJet em Faro foi inaugurada em 2021 e, este verão, conta com mais duas rotas, num total de 21, disponibilizando aos clientes da transportadora low cost britânica “mais possibilidades para viajar, seja em trabalho ou lazer”.

A easyJet opera em Portugal desde julho de 1998 e, desde então, já transportou mais de 70 milhões passageiros de/para o país através de mais de 89 rotas.

Atualmente, a easyJet conta com três bases em território nacional, sendo que, além de Faro, dispõe também de bases em Lisboa e no Porto, num total de 30 aviões baseados em Portugal. Além das bases, em Portugal, a easyJet voa ainda para o Funchal e para o Porto Santo.

 

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Hotelaria

Hotelaria de Luanda dá sinais de recuperação com aumento dos fluxos do turismo de negócios

O aumento dos fluxos do turismo de negócios em Angola está a contribuir para a recuperação do mercado hoteleiro de Luanda, com a taxa de ocupação dos hotéis a subir 5 pontos percentuais, em 2022, fechando o ano nos 30%, um pouco acima dos indicadores de 2021, quando a taxa atingiu os 25%, mas a 10 pontos percentuais dos 40% do período pré-pandémico de 2020.

Os dados da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), citados pela Angonotícias, indicam um ligeiro crescimento da taxa de ocupação global média/quarto, comparativamente a igual período de 2021.

Com base nos indicadores da AHRA, a situação continua difícil no resto do país interior, onde as taxas de ocupação diárias oscilam entre os 10% e 15%.

A mesma fonte destaca que, ao nível dos preços, registaram-se aumentos em quase todas os segmentos hoteleiros e serviços.

Entretanto, a recuperação do mercado hoteleiro na capital, segundo as fontes do Expansão e citados pela angonotícias, é justificada com o aumento do movimento do turismo de negócios e receções governamentais em 2022, um indicador que anima o mercado hoteleiro, fundamentalmente na gama cinco estrelas.

Os investimentos na indústria extrativa, nomeadamente nos petróleos e diamantes, estão a aquecer os fluxos de turismo de negócios em Angola e isto é visto como impulsionador da atividade hoteleira do país. Se a taxa de ocupação em Luanda aumentou, em termos anuais, os preços das dormidas também não ficaram para trás.

Assim, no final de 2022, um turista, nacional ou estrangeiro, para passar uma noite num hotel de cinco estrelas na capital angolana, poderia desembolsar em média 475 dólares, um valor superior, em 36%, aos 350 dólares pagos em igual período do ano anterior.

Embora os números estejam muito distantes dos registados no início da crise económica e financeira, o presidente da AHRA, Ramiro Barreiro, está, segundo notícia do jornal angolano, mais otimista e afirma que os indicadores macroeconómicos e o ambiente de negócios são muito animadores para o setor e os operadores hoteleiros e turísticos olham para 2023 como o ano da estabilidade.

O setor do turismo em Angola registou, no final de 2022, um índice de confiança de 26%, a mais alta desde que começou a ser medido o indicador no primeiro trimestre de 2011. Especialistas avançam que 2022 foi um ano positivo para o setor, ou seja, no ano passado, depois de seis anos de um elevado pessimismo, os operadores voltaram a acreditar na evolução dos negócios no curto prazo.

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Figuras

Héctor Gómez é o novo ministro da Indústria, Comercio e Turismo de Espanha

Héctor Gómez, o novo ministro espanhol da Indústria, Comércio e Turismo, assegurou o propósito de colocar a Espanha na “vanguarda” mundial e dar “continuidade” ao trabalho iniciado pela ministra anterior, Reyes Maroto.

Na transferência de pasta realizada esta terça-feira, o novo governante destacou três pontos fundamentais: agradeceu ao Presidente do Governo a sua “confiança”, reconheceu o trabalho “extraordinário” de Reyes Maroto nestes cinco anos, com um resultado “excecional” e, por fim, garantiu que encara o desafio com “humildade” e com uma vontade “infinita” e capacidade de “sacrifício” para atingir todos os objetivos a que se propõe, apesar de reconhecer que “os desafios são muitos”.

Por sua vez, Reyes Maroto, que irá se dedicar integralmente à campanha da sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Madrid,  garantiu que o balanço do seu ministério é “positivo”, para acrescentar que “deixo-vos um bom cenário, mas temos muitas incertezas, a que mais nos preocupa é a inflação”.

Héctor Gómez ganhou projeção mediática nacional com a sua nomeação como porta-voz do PSOE no Congresso dos Deputados, cargo que acabou por ocupar durante menos de um ano, de setembro de 2021 a julho de 2022, ocupou ainda o cargo de presidente da Comissão Constitucional da Câmara dos Deputados.

É licenciado em Ciências do Trabalho e em Direito e diplomado em Turismo, tendo começado a desenvolver a sua carreira profissional na área das reservas de estabelecimentos turísticos. Além disso, Gómez trabalhou no hospital do NHS em Surrey (Reino Unido) e como técnico de projetos no departamento de Desenvolvimento da Câmara Municipal de sua cidade natal, Guía de Isora, em Tenerife.

Ingressou na política municipal através das listas do PSOE de Guía de Isora nas eleições municipais de 2003, mandato em que foi vereador do Desenvolvimento Local e Juventude. Quatro anos depois, nas eleições de maio de 2007, renovou o cargo de vereador e assumiu a direção do Departamento de Emprego e Desenvolvimento Local e Turismo, tendo, nas eleições regionais de maio de 2015, eleito deputado do Parlamento das Canárias. Entre outros cargos políticos e profissionais que exerceu, destacam-se o de diretor do Instituto Espanhol de Turismo (Turespaña) no final de junho de 2018, que deixou em março do seguinte ano.

 

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Alojamento

Cuba fecha hotéis devido a pouca procura

Devido à menor afluência de turistas do que o esperado, apesar de nos primeiros dois meses do ano o fluxo tenha aumentado, vários hotéis em Cuba estão a fechar portas por alguns meses.

“A alta temporada turística (novembro-abril) não apresentou uma recuperação suficiente para manter os hotéis e instalações abertos e agora as esperanças são colocadas no turismo dos emigrantes cubanos no verão”, disse um funcionário do Ministério do Turismo (MINTUR) citado pelo reportur.com.

Em janeiro e fevereiro, Cuba recebeu menos de meio milhão de turistas, o que compromete a previsão de três milhões de visitantes para 2023, valor que representa metade dos resultados acumulados no mesmo período de 2019, enquanto os destinos concorrentes na região, como Cancun ou Punta Cana, já estão a superar os números pré-pandémicos.

Ainda segundo o mesmo jornal, o ano passado os hotéis de Cuba tiveram uma ocupação média de 15%, em comparação com 75% em Cancun e na República Dominicana.

Cuba, cujos principais destinos são Varadero, Havana e Cayos, pretendia chegar a três milhões de turistas este ano, embora essa cota continue abaixo dos quatro milhões de turistas no período antes da pandemia. Em 2022, a ilha acolheu 1.614.087 visitantes, dos quais 532.487 eram provenientes do Canadá.

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Novas rotas, mais capacidade e estreia de companhias aéreas marcam verão no aeroporto do Porto

Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas.

Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas, números que, segundo a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, tornam o Porto “cada vez mais uma porta de entrada essencial para o turismo regional e nacional”.

“A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, ao atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional”, indica a gestora dos aeroportos nacionais, num comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de março.

Com a entrada na temporada de verão, o aeroporto do Porto passou a contar, este mês de março, com 14 novas rotas, com destaque para as novas ligações a três novos países, concretamente Islândia, Letónia e Israel.

Paralelamente, foi também reforçada a conetividade com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique, Telavive, existindo ainda um aumento das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes.

A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports destaca ainda o aumento dos voos diretos de longo curso para Luanda, em Angola, bem como dos voos charter para Cancun e Punta Cana.

De destacar é ainda a estreia de seis novas companhias aéreas no aeroporto do Porto, concretamente da airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or.

A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports refere ainda que “o aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha, os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal”.

A gestora dos aeroportos nacionais indica ainda que o investimento na infraestrutura permitiu uma “forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior”.

O investimento no aeroporto do Porto permitiu ainda alcançar diversos prémios, a exemplo da recente distinção da ACI – Airport Council Internacional, que reconheceu a infraestrutura como a melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality).

O aeroporto do Porto está ainda incluído no plano de ação ambiental da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, ao abrigo do qual  já alcançou o objetivo de zero resíduos para aterro e está empenhado em atingir as emissões NetZero (âmbitos 1 e 2) até 2030. 

“A implementação de projetos de eficiência energética está em curso, como é exemplo a substituição de iluminação convencional por LED e também o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Deste modo, toda a frota de veículos está a ser renovada para veículos com baixas emissões”, acrescenta a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports.

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eDreams diz que portugueses voltam a escolher Paris para viagens na Páscoa

Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa, segundo dados recolhidos pela agência de viagens online, eDreams. Entre as restantes cidades mais reservadas encontram-se Funchal, Ponta Delgada, Barcelona, Londres e Amesterdão.

Uma pesquisa levada a cabo pela plataforma da eDreams, que analisou os resultados das reservas de viagens a realizar durante o período da Páscoa de 2023, revela que Paris é o destino predileto dos portugueses, tal como aconteceu no ano passado.

Entre os destinos preferidos encontram-se ainda Funchal (Madeira), Ponta Delgada (Açores), Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido) e Amesterdão (Países Baixos).

A eDreams indica, por outro lado, que este ano se verificou um aumento de 30% na procura de viagens para a Páscoa por parte dos portugueses, em comparação com o ano passado.

Já no que diz respeito aos turistas que vão chegar a Portugal neste período, virão maioritariamente da França, Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.

As reservas analisadas pela empresa foram efetuadas entre 1 de setembro de 2022 e 15 de março de 2023.

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Transportes

KLM aumenta em 28% capacidade em Portugal no verão

Além do aumento de 28% de capacidade em Portugal, que implica um crescimento de 56% nos lugares oferecidos no Porto, a KLM vai voar, este verão, para um total de 165 destinos, 96 europeus e 69 intercontinentais.

A KLM vai aumentar em 28% a capacidade disponibilizada em Portugal no verão face a igual período de 2019, com destaque para o Porto, que vai ter um aumento de 56% em assentos, informou a companhia aérea dos Países Baixos em comunicado.

Este verão, a KLM vai contar com operação nos dois principais aeroportos nacionais, concretamente Lisboa e Porto, onde vai disponibilizar mais 28% de oferta do que tinha disponibilizado em 2019, antes da pandemia da COVID-19.

A oferta da KLM para Amesterdão-Schiphol é complementada pelos voos da Air France, que, este verão, conta com operação desde Lisboa, Porto e Faro para Paris-CDG, assim como da Delta Air Lines, que disponibiliza voos diretos este verão de Lisboa para Nova Iorque-JFK e Boston, em codeshare com a KLM.

Além das rotas portuguesas, a KLM vai disponibilizar, este verão, voos para 165 destinos, 96 europeus e 69 intercontinentais, com destaque ainda para os planos da transportadora para a Ásia, que deverá duplicar o número de voos.

Na Ásia, a KLM vai operar serviços para 16 destinos, este verão, oferta que duplica o número de voos para a região face a 2022 e que inclui voos diários para Pequim e Xangai, e que inclui ainda os três voos semanais para Hong Kong e dois voos semanais para Taipé via Incheon (Coreia do Sul), que a KLM já voltou a operar.

No Japão, a KLM a disponibiliza ainda dois voos por semana para Osaka via Incheon (Coreia do Sul), aos quais se juntam ainda outros três voos por semana para o Aeroporto de Tóquio-Narita, também via Incheon. Paralelamente, está ainda prevista uma rota com dois voos por semana para Tóquio, que aumenta para cinco ligações por semana em setembro.

Na Ásia, a KLM voa ainda para os destinos indonésios de Denpasar e Jacarta via Singapura, enquanto Manila, nas Filipinas, vai contar com cinco voos por semana via Kuala Lumpur (Malásia). Já na Índia, vai estar disponível um serviço diário para Deli e Mumbai, assim como cinco voos semanais para Bangalore.

Na Europa, a KLM vai disponibilizar uma nova rota para Nantes, em França, que vai contar com três voos diários, estando ainda prevista outra rota diária para Rennes, capital regional da Bretanha, a partir do início do programa de verão.

Na América do Norte, KLM opera serviços para 18 destinos, com destaque para os EUA, onde a transportadora assegura rotas para Nova Iorque, Atlanta, Austin, Washington, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles.

Este verão, a KLM vai ainda aumentar a oferta para o Canadá, disponibilizando 13 voos por semana para Toronto, aumento de três ligações por semana face ao verão passado, estando ainda previstas operações para as cidades canadianas de Edmonton, Montreal e Vancouver.

No Médio Oriente, a KLM vai ter um serviço diário a operar para o Dubai e Telavive, sendo a rota israelita operada num avião Boeing 777 wideboy. Além destes destinos, a KLM opera ainda um serviço diário para o Kuwait, que conta com quatro voos por semana em combinação com o Bahrein e três ligações por semana em combinação com Mascate (Omã).

Nas Caraíbas, a KLM está a operar serviços diários para Curaçao este verão, que conta com até 10 voos por semana em julho e agosto, estando ainda previsto um serviço diário para as ilhas de Aruba e Bonaire. Já Paramaribo vai receber seis voos semanais, com a KLM a operar ainda três voos semanais para Port of Spain e Saint Maarten.

Na América do Sul, a KLM já disponibiliza voos para 10 destinos, incluindo voos diários para São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e a Cidade do Panamá (Panamá). Já para a Costa Rica a transportadora vai disponibilizar, até meados de maio, três voos semanais para San José em combinação com a Libéria (Costa Rica).

Em África, a KLM disponibiliza ainda 10 destinos este verão, com Zanzibar a contar servido com dois voos semanais em combinação com Dar es Salaam na Tanzânia, estando ainda previstos serviços diários para Nairóbi, Cidade do Cabo e Joanesburgo.

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Mais viagens e mais gastos marcam tendências dos viajantes em 2023

Um relatório da American Express Travel aponta as tendências de viagens que marcam o 2023. 75% dos viajantes reconhecem que as redes sociais os inspiraram a viajar para um destino específico; as viagens com motivações em gastronomia estão a ganhar popularidade entre os viajantes mais jovens; Oito em cada dez querem apoiar as comunidades locais nas férias este ano.

Mais de 50% das pessoas pesquisadas pela American Express Travel dizem que farão mais viagens em 2023 do que no ano passado e 50% planeiam gastar mais dinheiro.

Oito em cada dez jovens da Geração Z e Millennials preferem investir numas férias de sonho do que num bem de luxo e são quatro as tendências que vão marcar as festas de fim de ano este ano.

O relatório é baseado em pesquisas com viajantes dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Japão, Índia e Reino Unido.

Filmes, programas de TV e medias sociais populares estão a inspirar as pessoas a viajar para lugares que veem no ecrã. Assim, 64% concordam que se sentiram inspirados a viajar para um destino depois de vê-lo na TV, no noticiário ou em um filme, e o percentual sobe para 70% no caso da Geração Z e Millennials.

Por outro lado, 75% dos viajantes entrevistados concordam que as redes sociais os inspiraram a viajar para um destino específico, enquanto 46% da Geração Z e Millennials reconhecem que foram influenciados pelo Instagram. No geral, 48% das pessoas querem viajar para um lugar que possam exibir nas redes sociais.

Outra tendência que se observa este ano é a escolha de destinos com base na gastronomia, seja para visitar os melhores restaurantes ou para fazer aulas de cozinha. De facto, 81% dos entrevistados dizem que experimentar comidas e culinárias locais é a parte da viagem que eles mais desejam.

A pesquisa da American Express Travel revela que 85% dos viajantes desejam visitar lugares onde possam realmente experimentar a cultura local e 78% estão interessados ​​em apoiar as comunidades locais nas suas férias de 2023.

Uma grande maioria (89%) quer viajar para destinos que nunca visitou antes e 68% querem visitar lugares pouco conhecidos antes de se tornarem populares.

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Arábia Saudita quer lançar nova companhia aérea até 2025

A Arábia Saudita conta lançar, até ao início de 2025, uma nova companhia aérea, a Riyadh Air, que deverá contar com sede na capital do país e que pretende voar para 100 destinos até 2030.

A Arábia Saudita conta lançar, até ao início de 2025, uma nova companhia aérea, a Riyadh Air, que deverá contar com sede na capital do país e que pretende voar para 100 destinos até 2030.

De acordo com informação publicada pelo website Nikkei Asia, a Riyadh Air é a mais recente aposta do governo saudita para diversificar a economia do país, muito centrada nos negócios ligados ao petróleo, e pretende captar uma parte significativa do mercado asiático.

Para arrancar com as operações, a Riyadh Air encomendou já 39 aviões Boeing Dreamliners, contando com opção para adquirir mais 33 aparelhos, e deverá gerar mais de 200 mil postos de trabalho no país e contribuir com 20 mil milhões de dólares para o PIB não petrolífero saudita.

A nova companhia aérea vai ser 100% pública, sendo controlada através do fundo soberano do governo saudita e tem já planos para vir a voar para o extremo asiático, para onde, segundo Tony Douglas, CEO da nova companhia aérea, não existe grande oferta à partida da Arábia Saudita.

“O Reino Saudita não tem sido muito bem conectado à Ásia com voos diretos”, disse o responsável à Nikkei Asia, dando como exemplo o Japão, para onde existe “uma enorme lacuna no mercado”, que não permite um fácil acesso dos residentes na Arábia Saudita à Ásia e ao Extremo Oriente.

Segundo o responsável, a “localização geográfica” da Arábia Saudita permite que a companhia aérea ligue três continentes e, apesar de não confirmar os planos para a abertura de voos para o Japão, admite que essa é uma hipótese “altamente provável”, a par da China, Coreia do Sul e Austrália.

Além do extremo asiático, a Riyadh Air pretende afirmar-se também como uma opção para os muçulmanos de países asiáticos que fazem a peregrinação a Meca, o Hajj, uma vez que, como diz Tony Douglas, “as viagens religiosas ao Reino cresceram significativamente e tornaram-se mais fáceis com a conectividade”.

“Adicionar uma operadora extra dará às pessoas mais opções e a possibilidade de os muçulmanos asiáticos se conectarem via Riade e não apenas via Jeddah”, explica o responsável.

Recorde-se que a Arábia Saudita já conta com uma companhia aérea de bandeira nacional, a Saudia, antiga Saudi Arabian Airlines, que tem sede em Jeddah.

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