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MundoVip lança brochura Fly&Cruise com Royal Caribbean

O MundoVip lançou hoje (quinta-feira), a bordo do Independence of the Seas, a brochura Fly & Cruise, em parceria com a Royal Caribbean.

Susana Leitão
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O MundoVip lançou hoje (quinta-feira), a bordo do Independence of the Seas, a brochura Fly & Cruise, em parceria com a Royal Caribbean.

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O MundoVip lançou hoje (quinta-feira), a bordo do Independence of the Seas, a brochura Fly & Cruise, em parceria com a Royal Caribbean. Os programas no folheto apresentam ao consumidor dez propostas de cruzeiros, sendo que o preço final já inclui avião, transferes e cruzeiro, e quando necessário estada no hotel. “Este é um sonho antigo, entrar no mundo dos cruzeiros. Conseguimos agora através desta parceria sólida”, disse Pedro Costa Ferreira, administrador do MundoVip.

A brochura está dividida em três grande áreas sendo que a primeira é o Mediterrâneo, com uma oferta de seis programas a bordo dos navios das classes Voyager ou Vision, em viagens de sete noites. Entre as propostas apresentadas constam a Rota dos Príncipes, com partida de Barcelona, passagem por Nápoles, Roma, Florença, Nice e Toulón. O preço mínimo é de 961 euros em cabine interior. Outras das propostas são as Ilhas Gregas e Croácia, com partida de Veneza e passagem por Split, Corfu, Atenas, Mykonos e Katakolon. O preço mínimo da viagem é 1292 euros em camarote interior.

A segunda área apresenta os cruzeiros, de sete dias, a Norte da Europa. Aqui as escolhas são duas, S. Petersburgo desde Estocolmo e S. Petersburgo desde Oslo. Os preços mínimos rondam os 1230 euros para cabines interiores. A terceira área são as Caraíbas. O operador apresenta aqui duas opções de viagem, as Caraíbas Orientais e as Ocidentais. O preço mínimo é de 1667 euros para cabine interior.

Para Costa Ferreira esta brochura, juntamente com as outras 15 apresentadas para a época de Verão, são o modelo do futuro. Entre elas contam-se os Circuitos Europeus, Espanha: praias e parques temáticos, Portugal e Festival da Nova Geração da DisneyLand Paris “É a programação de nova geração rumo a uma nova geração de agentes de viagens. Esta abordagem do produto é a abordagem do futuro, não tenho dúvidas”. Nos novos folhetos do Mundo Vip o cliente vai encontrar textos escritos por profissionais da Rotas & Destinos, graças a uma parceria entre ambas as empresas, assim como informações importantes para o consumidor, entre elas informação geográfica, clima, e conselhos práticos. Tudo para que “quando o cliente se dirige aos agentes de viagem tenha a vida facilitada. Temos de ter produtos que façam com que os consumidores nos escolham”, frisou o responsável.

Quanto resultados desta parceria entre o MundoVip e a Royal Caribbean International (RCI), Pedro Costa Ferreira escusou-se a adiantar qualquer número: “Não traçámos números nem objectivos. Mas se trabalharmos bem vamos com certeza prolongar esta parceria durante muito tempo”.

Já Francisco Teixeira, director-geral da Melair, representante da RCI em Portugal, prevê que a brochura Fly & Cruises, “atinja o público de férias em geral e não só os cruzeiristas”. O responsável estima ainda que o mercado global duplique nos próximos dez anos, ou seja, atinja os 10 milhões de passageiros. Em Portugal, o segmento dos cruzeiros é o que tem registado maior crescimento no sector do turismo.

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Turismo

“Quem vaticinou uma hecatombe, enganou-se”

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, destacou no discurso de abertura da conferência, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que “o turismo cresce e faz crescer”. Quanto à performance do setor do turismo nacional, o presidente da CTP deixou a certeza que, “quem vaticinou uma hecatombe, enganou-se”, pedindo, novamente, um alívio da carga fiscal. No que diz respeito ao aeroporto, a conclusão é simples: “decida-se já!”.

Victor Jorge

Na conferência “Turismo – Fator de Coesão Nacional”, evento organizado pela Confederação do Turismo de Portugal no âmbito do Dia Mundial do Turismo, realizada no Centro de Congressos do Algarve, Francisco Calheiros, presidente da CTP, começou por referir que “o setor voltou a superar os desafios”, deixando a “certeza de que, 2023 “será, novamente, um ano ótimo para o turismo nacional”, apesar das “incertezas da guerra e dos espartilhos da inflação”.

Considerando que a atividade turística é impactada por fatores externos, já que Portugal sofre com a crise que se vive por toda a Europa e mundo, Francisco Calheiros frisou que “também a política nacional criou expectativas que foram goradas”, fazendo referência à realidade de os portugueses “terem menos dinheiro no bolso e muitas vezes há pouco dinheiro para pensar em férias”.

“Todos pensámos que a ‘maioria’ possibilitaria reformas, temos um PRR com valores como nunca antes, um excedente orçamental e, contudo, as famílias, sentem dificuldades e com desafios para fazer face a custos básicos e ainda pensar em férias”.

“Mas o turismo resiste e contribui para esta coesão nacional que é tema desta conferência”, destacando que o turismo tem sido dos setores que “melhor se tem adaptado a esta nova realidade e desafios permanentes”, salientando, ainda, os números avançados pela Organização Mundial do Turismo que dão conta que o turismo nacional contribuirá com 40 mil milhões de euros para a economia portuguesa no presente ano.

O presidente da CTP deixou ainda a certeza de que é “preciso reforçar a estratégia para criar novas ofertas no turismo nacional”, Francisco Calheiros aproveitou ainda para salientar a importância e impacto das alterações climáticas no turismo, citando o secretário-geral da ONU, António Guterres: “agora que sabemos o quê, temos de trabalhar no como”.

Por isso, “há que minimizar o impacto das alterações climáticas e o poder central tem um papel fundamental”.

Papel fundamental tem, também, o Governo na decisão relativamente ao novo aeroporto, considerando Francisco Calheiros que “não podemos esperar mais. Sem ele o motor da economia poderá ‘gripar’”, deixando a pergunta: “que país termos se isso acontecer”.

Assim, “se a escolha recair numa nova infraestrutura criada de raiz, que levará 12 anos a construir”, o presidente da CTP frisou que se “tem de avançar já para o Montijo”.

Finalmente, Francisco Calheiros terminou a intervenção pedindo um alívio da carga fiscal para as pessoas e empresas e uma maior ajuda na recapitalização das mesmas”.

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Ministro da Economia anuncia novos apoios para o turismo e diz que não há “impossíveis” para o setor

António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, aproveitou a conferência organizada pela CTP, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, para anunciar novos pacotes de financiamento (num total de 100 milhões de euros) para o setor do turismo nacional. No seu discurso, o ministro frisou que “não há impossíveis e o setor do turismo provou-o com a performance que tem conseguido”.

Victor Jorge

António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, anunciou esta quarta-feira, dia 27 de setembro, durante a Conferência “Turismo – Fator de Coesão Nacional”, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), no âmbito do Dia Mundial do Turismo, um novo pacote de financiamento ao setor do turismo.

São 100 milhões de euros que estarão disponíveis para o setor do turismo, divididos entre 50 milhões de euros na Linha “Turismo +Sustentável” para empresas que apostem em boas práticas ao nível da sustentabilidade e em políticas de poupança de água, financiamento que atinge um máximo de 750 mil euros e que poderá ser a 20% a fundo perdido; 30 milhões de euros para a “Linha +Algarve”, desenhada para empresas que pretendam requalificar os seus ativos turísticos; e mais 20 milhões para empresas que queiram desenvolver a sua atividade e que possuam dificuldades na capitalização.

De resto, na sua intervenção, o ministro da Economia e do Mar destacou o papel das empresas como “motor central da economia portuguesa e na diversificação da mesma”, destacando neste aspeto, o contributo do setor do turismo e das suas empresas e empresários, bem como a resiliência dos mesmos.

António Costa e Silva aproveitou a presença nesta conferência para salientar o que se dizia sobre a “impossibilidade” de voltar aos números conseguidos pelo setor do turismo nacional em 2019, concluindo que, “afinal, o impossível aconteceu”.

“O setor atingiu receitas superiores a 21 mil milhões de euros no ano 2022, um crescimento de mais de 15% face a 2019, o que prova que, de facto não há impossíveis”.

Relativamente ao aeroporto para a região de Lisboa, António Costa e Silva aproveitou o discurso inaugural do presidente da CTP, Francisco Calheiros, para frisar que “não podemos viver numa sociedade da indecisão”, reforçando que “as conexões aéreas são e serão fundamentais para o setor do turismo”.

Por isso, assinalou que “o pior de tudo é não decidir”, deixando a esperança de uma “decisão para breve”.

Descrevendo os números atingidos pelo setor do turismo ao longo de 2022 e nos primeiros sete meses de 2023, o ministro da Economia e do Mar fez referência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o Turismo de Portugal, no sentido de saber “o que iremos fazer com o turismo do futuro e como atrair novos e mais turistas e como reconfigurar a oferta”.

Para tal, António Costa e Silva referiu que os “desígnios são claros: 70% das pessoas querem viajar para destinos cada vez mais sustentáveis e 43% estão dispostas a pagar mais para ter essas experiências”.

O objetivo, por isso, é “afirmar Portugal e o seu turismo com um selo de sustentabilidade que terá de estar no topo das preocupações”, admitindo que “a coesão territorial é um fator essencial para atingir os objetivos”.

Referindo ainda que “80% da população vive no litoral” e que “mais de 70% do PIB é produzido no litoral”, o ministro, que esteve em representação do primeiro-ministro, António Costa, destacou que o turismo “pode ser a grande ferramenta de desenvolvimento nacional”, já que “multiplica a economia e é transversal à mesma”.

Além da questão da coesão territorial e das políticas para o Interior, António Costa e Silva destacou ainda o papel que a digitalização deverá e terá no futuro do turismo e nesse sentido, concluiu que “a digitalização promove o desenvolvimento e cria um melhor conhecimento sobre e para o setor do turismo”.

 

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DR: Newsavia

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TAP: CEO diz ser “grande defensor da privatização”

Durante uma intervenção no World Aviation Festival, que está a decorrer em Lisboa, o CEO da TAP, Luís Rodrigues, mostrou-se confiante no sucesso da privatização da companhia aérea, cujo decreto-lei que vai detalhar a privatização deverá ser aprovado esta quinta-feira, 28 de setembro, em Conselho de Ministros.

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O CEO da TAP, Luís Rodrigues, afirmou esta quarta-feira, 27 de setembro, que é “um grande defensor da privatização” da companhia aérea de bandeira nacional, cujo processo, acredita, “vai correr bem”.

“Acho que vai correr bem. Eu sou um grande defensor da privatização, não há dúvidas disso”, afirmou Luís Rodrigues, durante uma intervenção no World Aviation Festival, que está a decorrer em Lisboa e no qual a TAP é a companhia aérea oficial.

O CEO da TAP mostrou-se confiante no sucesso da privatização da companhia aérea, cujo decreto-lei que vai detalhar a privatização deverá ser aprovado esta quinta-feira, 28 de setembro, em Conselho de Ministros.

“Amanhã [quinta-feira] deverá ser um grande dia”, acrescentou o responsável, citado pela Lusa, reconhecendo hoje que “há sempre um passo depois do outro” nesse sentido.

O responsável da empresa sublinhou que esses passos estão a ser dados e que espera que “algures no próximo ano, já tenha sido feito um bocadinho mais”.

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Egotravel e Mercado das Viagens mostram Djerba a agentes de viagens

O operador turístico Egotravel e a rede de agências de viagens Mercado das Viagens levaram, durante uma semana, um grupo de uma dezena de agentes de viagens a descobrir o potencial turístico de Djerba, na Tunísia.

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A viagem permitiu um encontro com a cultura, a história e as areias finas de praias banhadas por águas cristalinas de tons azul-turquesa que circundam esta ilha tunisina no Mediterrâneo, a mesma que inspirou Homero para a sua obra “A Odisseia”.

Em famtrip foi também uma oportunidade para dar a conhecer alguns dos mais significativos hotéis da vasta oferta hoteleira da ilha.

Sentir a adrenalina que é percorrer em 4×4 o deserto do Sahara e algumas das pistas que tornaram mundialmente famoso o mítico rally Paris-Dakar, o mesmo deserto que oferece passeios de camelo, caminhar pelo grande lago salgado de Chott el Djerid, visitar a ilha dos Flamingos, conhecer os costumes e a cultura berbere que se “esconde” nas aldeias trogloditas de Matmata, refrescar-se à sombra das palmeiras de um oásis, ou ainda sentirmo-nos atores do filme Star Wars quando chegamos ao “planeta” Tatouine, sem esquecer obviamente a agitação das compras em Hopumt Souk, a capital de Djerba, tudo isso constou da viagem.

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Porto e Norte adere a protocolo para promover turismo inclusivo e responsável

O protocolo pioneiro estabelecido entre a Associação de Turismo do Porto e Norte e a VARIAÇÕES – Associação de Turismo LGBTI+ de Portugal visa promover o turismo inclusivo e responsável na região, numa parceria que vai também potenciar a campanha “Proudly Portugal”.

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A Associação de Turismo do Porto e Norte, A.R. – Porto Convention & Visitors Bureau e a VARIAÇÕES – Associação de Turismo LGBTI+ de Portugal estabeleceram um protocolo pioneiro para promover o turismo inclusivo e responsável na região, numa parceria que vai também potenciar a campanha “Proudly Portugal”.

“A assinatura deste protocolo histórico ocorre precisamente no Dia Nacional da Sustentabilidade, reforçando o compromisso de ambas as partes em promover um turismo inclusivo e responsável”, destaca a associação, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a associação VARIAÇÕES, aliança estratégica não só antecipa o EuroPride 2025 em Lisboa, como também ressalta o Porto e Norte como pioneiros na incorporação do turismo LGBTI+ como uma prioridade estratégica, até porque esta é a primeira entidade regional a estabelecer um protocolo com esta associação e a única que é membro da IGLTA, the International LGBTQ+ Travel Association.

“A região Porto & Norte é um exemplo ímpar em termos de promoção turística LGBTI+ em Portugal. Esta proatividade inédita já está a gerar frutos, nomeadamente na atração de novos investimentos para o setor”, afirma Diogo Vieira da Silva, presidente da VARIAÇÕES.

Recorde-se que o segmento LGBTI+ apresenta um potencial económico significativo, com estudos a indicar gastos globais que ultrapassam os 200 mil milhões de euros por ano.

“O momento é mais do que oportuno, considerando que eventos de grande visibilidade, como o EuroPride 2025, estão no horizonte. No entanto, o Porto & Norte já está a fazer história, estabelecendo um padrão de excelência e mostrando o caminho para outras regiões de Portugal”, considera a associação.

A VARIAÇÕES defende ainda que esta parceria representa, “não apenas um marco para o desenvolvimento turístico do Porto e Norte, mas também um sinal subtil, porém claro, da necessidade de mais iniciativas proativas e inovadoras em todo o território nacional”.

A assinatura da parceria contou com a presença de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, bem como de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto; Jan-Erik Ringertz, diretor-geral do The Yetman Hotel; e Diogo Vieira da Silva, presidente da VARIAÇÕES.

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Autocaravanismo: Yescapa e Goboony fundem-se e passam a oferecer 30 mil veículos

A Yescapa, plataforma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, fundiu-se com a holandesa Goboony, sua congénere, passando a disponibilizar uma frota de 30 mil veículos em mais de 10 países.

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Segundo as duas empresas, o objetivo da fusão passa por ganhar poder com a atividade conjunta, posicionando-se como uma das três maiores empresas do setor a nível mundial.

Esta união cria a maior plataforma online de partilha de autocaravanas na Europa, que passa a contar com 30.000 veículos espalhados por mais de 10 países, e torna muito mais fácil planear e reservar uma escapadela num veículo de lazer em todo o território europeu.

Apesar de as plataformas continuarem a funcionar de forma independente, as empresas passam a trabalhar em estreita colaboração para prestar um serviço mais adequado às necessidades dos utilizadores.

Os quatro cofundadores da Yescapa e da Goboony, Benoit Panel, Adrien Pinson, Mark de Vos e Foppe Mijnlieff, respetivamente, serão acompanhados por Sérgio Branco, nomeado diretor geral do grupo. Com uma vasta experiência internacional no setor do turismo, este profissional integrou a liderança de vários grupos a partir da fusão de empresas, com o objetivo de contribuir para a sua consolidação e crescimento no mercado.

De acordo com o responsável, “o crescimento sustentado do turismo ao ar livre demonstra que ainda há muito espaço para crescer, particularmente no norte da Europa e em Portugal, onde acreditamos que haverá cada vez mais viajantes”

As plataformas que se avaliam em 100 milhões de euros e que cresceram 420% nos últimos quatro anos, preparam uma nova ronda de angariação de fundos, tendo recentemente recebido um investimento de 7 milhões de euros por parte da iXO Private Equity.

Refira-se que o “boom” do autocaravanismo significou para a Yescapa, em Portugal, em 2022, um crescimento de 40% do volume de reservas face ao ano transato, percentagem que ascendeu aos 58% no período compreendido entre maio e agosto. 45% das reservas foram realizadas pelas mãos de estrangeiros a viajar em Portugal, nomeadamente alemães, franceses, espanhóis e italianos. Este ano, a empresa verificou ainda um incremento de holandeses e belgas.

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Islândia introduzirá taxas turísticas para aliviar pressão sobre a “natureza intocada”

A Islândia tornou-se no mais recente país a anunciar a criação de uma taxa turística, considerando a primeira-ministra, Katrín Jakobsdóttir, que os turistas estão a “visitar a natureza intocada e, obviamente, isso cria uma pressão”.

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A Islândia anunciou que irá introduzir taxas turísticas para ajudar a gerir o impacto do turismo e, mais importante, aliviar a pressão sobre os locais populares de “natureza intocada” que os visitantes frequentam.

Os detalhes exatos da medida ainda não foram revelados, mas a medida foi anunciada pela primeira-ministra Katrín Jakobsdóttir numa entrevista à Bloomberg Television.

“O turismo cresceu exponencialmente na Islândia na última década. E isso obviamente não está apenas a criar efeitos no clima, é também porque a maioria dos nossos hóspedes está a visitar a natureza intocada e, obviamente, isso cria uma pressão”, considera a primeira-ministra islandesa.

Katrín Jakobsdóttir indicou que os impostos não serão elevados e começarão como impostos municipais, à semelhança do que outros destinos já implementam, com mais opções a serem exploradas a partir daí. “Anunciamos que vamos aumentar os impostos sobre o turismo na Islândia. Para começar, não são impostos elevados, mas estamos a falar de impostos municipais, entre outros, para as pessoas que permanecem na Islândia”.

Ao avaliar o papel que o turismo irá desempenhar no ambicioso objetivo da Islândia de alcançar a neutralidade até 2040 e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2030, Jakobsdóttir referiu que as empresas de turismo já estão a tomar medidas para se tornarem sustentáveis. “Muitas das nossas empresas que trabalham no sector do turismo estão a encontrar formas de realmente passar para a economia circular, passar para os carros elétricos, para que a mudança aconteça, mas é um desafio, é realmente um desafio”, disse a primeira-ministra à Bloomberg.

O imposto previsto não visa dissuadir os turistas de visitar a Islândia, mas antes sensibilizar para a importância do turismo responsável. Ao longo dos anos, a Islândia teve algumas das campanhas turísticas mais criativas e engenhosas, fazendo referência aos mais recentes eventos socioculturais para destacar a natureza e as paisagens inspiradoras do país.

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GuestCentric prevê um inverno promissor para a hotelaria em Portugal

A GuestCentric, marca de soluções de comércio eletrónico para hotéis, antecipa as previsões hoteleiras para o próximo inverno em Portugal, indicando que 2023 vai terminar com resultados positivos, enquanto o começo de 2024 apresenta-se promissor. As reservas de novembro apontam para uma melhoria significativa do negócio, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022, e os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação.

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Após a época alta “extraordinária” com “resultados recorde”, a GuestCentric traça alguns cenários para a hotelaria, que permitem aos profissionais do setor definir e elaborar estratégias eficazes para o próximo inverno.

Assim, segundo a empresa, os dados preliminares de mercado apontam para uma procura crescente para os restantes meses de 2023, face a 2022, estando as reservas para outubro a acelerar, atingindo já 75% dos níveis do ano passado.

Igualmente, as reservas para novembro dão sinal de uma melhoria significativa do negócio, uma vez que estão a ser feitas cerca de um mês antes daquilo que se verificou no mesmo período de 2022. Apesar de ainda ser cedo para prever com muito detalhe, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022.

De acordo com a GuestCentric, os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%. Enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, nos Estados Unidos verificou-se este ano, um decréscimo de 6% nos preços até à data.

A empresa cita dados do The Hotelier PULSE, que dão conta que a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, mantém-se a dúvida se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos seus custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.

Embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo, e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento nos custos operacionais e a inflação podem perturbar mesmo os planos mais bem elaborados, sublinha a GuestCentric, aconselhando os hotéis a focar-se sobretudo na rentabilidade do seu negócio. “Para isso, devem monitorizar e tornar absolutamente prioritária a sua receita líquida – isto é, a receita sem comissões e outros custos de distribuição”.

E lembra que, no panorama económico atual, com os custos operacionais em constante aumento, “a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024, permitindo, em paralelo, reduzir os custos de distribuição de terceiros”. Também, o foco na receita líquida, otimizando o canal de vendas diretas, é fundamental para um negócio hoteleiro rentável e sustentável do ponto de vista financeiro.

A GuestCentric reafirma que o verão de 2023 foi um período de enorme movimento para a hotelaria nacional. Cita a Reuters, que revela que só no mês de maio, Portugal recebeu um número recorde de 1,7 milhões de visitantes estrangeiros. Os dados revelaram ainda que nos primeiros cinco meses de 2023 registaram-se 6,4 milhões de visitantes internacionais – um aumento de 12% comparativamente ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, de acordo com os dados provenientes do portefólio da Small Portuguese Hotels (SPH) – uma marca da GuestCentric que representa mais de 140 unidades de alojamento – este verão verificou-se um forte aumento na procura por turistas nacionais, em relação a 2019. No mesmo período os preços na hotelaria dispararam, crescendo 10% nas estadias de turistas internacionais, enquanto os portugueses viram o preço das suas estadias em hotéis da SPH aumentar 8% face a 2022. As reservas diretas com os hotéis consolidaram-se enquanto canal preferencial – representando 67% da receita no caso dos hóspedes portugueses e 45% no caso de estadias de turistas estrangeiros.

Os dados da GuestCentric revelam que o volume de dormidas vendidas em agosto estava 12% acima dos níveis de 2022 e que, neste momento, as dormidas de setembro estão 10% acima do mesmo mês do ano anterior.

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Ryanair lança promoção de Natal com bilhetes desde 24,99 euros

A promoção de Natal da Ryanair apresenta preços desde 24,99 euros e é válida para vendas até 31 de outubro, cujas viagens decorram entre 15 de dezembro e 7 de janeiro.

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A Ryanair lançou uma nova promoção, desta vez, dedicada ao Natal, na qual está a disponibilizar preços desde 24,99 euros para viagens entre 15 de dezembro e 7 de janeiro, cujas vendas decorram até 31 de outubro, através do site da companhia aérea.

“A Ryanair tem o prazer de anunciar um presente de Natal antecipado para os nossos clientes com o lançamento da nossa alegre promoção de lugares, com tarifas disponíveis a partir de 24,99€ para viagens entre 15 de dezembro e 7 de janeiro. Na Ryanair nunca é demasiado cedo para conseguir uma pechincha de Natal”, afirma Jade Kirwan, chefe de comunicação da Ryanair.

A nova promoção da Ryanair está disponível para vendas até 31 de outubro, através do website da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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Federação Portuguesa de Golfe lança app com informação sobre campos nacionais

A nova app recorre à georreferenciação para apresentar os campos nacionais para a prática da modalidade, disponibilizando ainda os contactos e horários dos vários campos existentes de norte a sul do país.

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A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) lançou uma nova app dirigida aos jogadores nacionais e estrangeiros, que conta com informação sobre todos os campos de golfe existentes no país.

Num comunicado enviado à imprensa, a FPG explica que a nova app recorre à georreferenciação para apresentar os campos nacionais para a prática da modalidade e foi desenvolvida pela Mindshaker, o parceiro tecnológico da Federação.

“A App Golfe Portugal é um guia completo de todos os campos de golfe do país, onde é possível conhecer as suas características, contatos e horários, bem como localizá-los geograficamente de norte a sul do país e ilhas”, indica a FPG, em comunicado.
A app Golfe Portugal é gratuita e está disponível para download na Apple Store  e Google Play.
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