
admin
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
“Sentir” a história grega da Acrópole, caminhar no centro da cidade, na Syntagma Square, e visitar os inúmeros monumentos e edifícios históricos de Atenas.São estas as principais atracções do berço da democracia
É o destino onde nasceu a democracia, a filosofia e também os Jogos Olímpicos, por isso, Atenas, pode ser considerada a mãe do “mundo ocidental”.
No entanto, entrando na capital grega percebemos também que estamos perto do “denominado” Oriente. Os especialistas de política internacional dizem que a Turquia é a porta de entrada para esta região do globo, mas na Grécia já “cheira” a Oriente.
Com a Acrópole como cabeça de cartaz das atracções turísticas, Atenas oferece um autêntico banho de cultura e história por cada avenida que se atravessa. Museus, anfiteatros, estádios olímpicos, monumentos, entre muitas outras atracções dão-nos sempre a sensação que vamos encontrar alguma figura mitológica grega. A envolvência na cidade é forte, daí esse sentimento permanente de estarmos nos séculos que antecederam o nascimento de Jesus Cristo.
A cidade de Atenas não sendo de uma dimensão muito superior a Lisboa, possui cerca de 4,5 milhões de habitantes, o que lhe confere uma agitação muito grande. O número de turistas é também muito elevado. Vindos de todas as partes do mundo, atraídos pela riqueza cultural da cidade, mesmo em época baixa observamos milhares de turistas de mochilas às costas e de máquina fotográfica, pronta a registar um monumento.
Acrópole: a grande atracção
Situada 156 metros acima do nível da cidade, a Acrópole assume-se como o principal ponto de atracção turística de Atenas. O corrupio de turistas internacionais nas bilheteiras, a quantidade de fotografias e toda a azáfama que se nota à entrada do monumento é reveladora do título de maior atracção helénica.
Aqui encontramos o Anfiteatro, em recuperação, onde as tragédias gregas eram representadas. Conceitos como a catarse ou climax tiveram aqui o seu berço. Subindo mais uma escadaria e passando por um túnel, também em reconstrução, chegamos ao Parthenon, o templo mais requisitado. É neste momento que começamos a entrar na antiga história grega. Figuras mitológicas ou os conhecidos filósofos da Grécia antiga são as imagens que nos surgem em mente. Dentro da Acrópole entramos ainda num museu com várias figuras históricas do país.
O centro de Atenas
A Syntagma Square é a praça mais badalada da capital helénica. Daqui podemos aceder ao imponente edifício do Parlamento, onde estão presentes alguns soldados que chamam a atenção dos visitantes pelas suas vestes e pela forma como vão marchando.
A Syntagma Square é ainda a porta de entrada para todas as avenidas mais conhecidas da cidade. As principais embaixadas, o comércio, hotéis luxuosos e as principais multinacionais estão todos aqui situados, conferindo a esta zona da cidade um cariz mais ocidentalizado.
Ainda no centro da capital grega, podemos passear pelos Jardins Nacionais, antigamente restritos aos utilizadores do Palácio. Neste mesmo local encontramos também vários atractivos para o lazer e espaços para a prática de vários desportos.
Outra das grandes atracções de Atenas é o antigo Estádio Olímpico. Bem conservado, este local recebeu as primeiras edições dos Jogos Olímpicos, em Atenas. Este monumento histórico tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas.
Para finalizar o passeio pelo centro de Atenas, uma passagem pela Plaka é paragem obrigatória. Este local é conhecido pelo seu comércio tradicional, em várias ruelas. Os turistas que aqui estão não perdem a oportunidade para adquirir vários produtos manufacturados ali mesmo. Aqui também existem alguns restaurantes típicos, onde se podem degustar as principais delícias da cozinha deste país.
Aldeia Olímpica
A Aldeia Olímpica foi erguida por ocasião dos Jogos realizados em Atenas, no ano de 2004. Com vários pavilhões multiusos e ainda com o Estádio Olímpico completamente renovado, esta zona está para Atenas, como o Parque das Nações está para Lisboa. Com edifício modernos, estradas novas, e um centro de congressos igualmente moderno (Helexpo), a cidade consegue respirar um pouco da grande confluência do centro.