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Transportes

Princess Cruises promove cruzeiros pelo Japão em junho e julho

A Princess Cruises está a promover dois cruzeiros de 10 noites pelo Japão no navio Diamond Princess, cujas saídas decorrem a 22 de junho e 1 de julho, e que apresentam preços desde 654 euros por pessoa, incluindo taxas.

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Princess Cruises promove cruzeiros pelo Japão em junho e julho

A Princess Cruises está a promover dois cruzeiros de 10 noites pelo Japão no navio Diamond Princess, cujas saídas decorrem a 22 de junho e 1 de julho, e que apresentam preços desde 654 euros por pessoa, incluindo taxas.

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A Princess Cruises está a promover dois cruzeiros pelo Japão, ambos a bordo do navio Diamond Princess, cujas saídas decorrem a 22 de junho e 1 de julho, informou o operador, que representa a Princess Cruises em exclusivo no mercado português.

A primeira opção destina-se ao itinerário “Ilhas do Sul”, que tem partida de Yokohama (Tóquio) a 22 de junho, numa viagem de 10 dias, que visita Taipei e Hualien, em Taiwan, assim como Ishigaki e Okinawa, no Japão. Este itinerário tem preços desde 654 euros por pessoa, incluindo taxas.

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Já o outro itinerário da Princess Cruises pelo Japão, denominado “Rodeando o Japão”, conta igualmente com partida de Yokohama (Tóquio), que decorre a 1 de julho, visitando Akita, Toyama, Tsuruga, Sakaiminato, Busan (Coreia do Sul), e Kagoshima, também ao longo de 10 dias. Os preços para este itinerário começam também nos 654 euros por pessoa.

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Os preços mais baixos aplicam-se a alojamento em cabines interiores, sendo que o valor final já inclui taxas de 375 euros por pessoa.

 

 

 

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APAVT critica opções estratégicas da TAP e lamenta pagamentos em prestações só na venda direta

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acusa a TAP de ter criado “distorções de mercado” com o novo sistema que permite pagamentos de bilhetes em três prestações e que está apenas disponível na venda direta, excluindo as agências de viagens.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) veio esta quarta-feira, 23 de abril, criticar as opções estratégicas que a TAP tem vindo a tomar, a exemplo da mais recente parceria que a companhia aérea estabeleceu com a Klarna e que permite pagamentos de bilhetes em três prestações, caso sejam adquiridos através da venda direta, o que exclui as agências de viagens.

Num comunicado enviado à imprensa, a APAVT dizer ficado “surpreendida” com esta campanha da TAP, pelo facto desta “opção comercial apenas ser aceite na venda direta, não sendo permitido o mesmo sistema quando o comprador se trata de uma agência de viagens”.

“Ou seja, uma vez mais, a TAP preferiu criar distorções de mercado, impedindo a liberdade de escolha do consumidor, diminuindo as opções do cliente final quanto à entidade emissora, aquando da compra de um bilhete de avião”, acusa a associação, que diz nem ter sido informada da “implementação junto do mercado” deste novo sistema de pagamento.
Para a APAVT, isto “representa uma óbvia opção estratégica de afastamento e até mesmo de conflito com as agências de viagens, que merecerá da parte da Associação uma resposta”, nomeadamente ao nível do relacionamento que as duas instituições vinham a manter.
A APAVT queixa-se também do facto deste novo sistema de pagamentos ser adotado numa altura “em que as companhias aéreas impuseram às agências de viagens, em Portugal, uma redução de 10 dias, nos tempos médios de pagamento”, o que representa uma “dualidade de critérios” que a associação considera ser “intolerável e indesculpável”.
“Infelizmente, a TAP prefere traçar um caminho de confrontação e de exclusão, afastando o seu melhor cliente, as agências de viagens. Acresce que, da parte da APAVT, a TAP só teve, ao longo dos últimos tempos, lealdade, espírito de cooperação e honestidade. Não creio que esta atitude beneficie alguém, no final vamos ficar todos pior”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.
A associação diz ainda que, num futuro próximo, vai clarificar “a natureza da relação” com a TAP, mas adianta que vai manter uma “atitude construtiva”, apesar de exigir sempre “igualdade de tratamento”.
“Para as agências de viagens, será sempre o consumidor que está em causa, e quando não há igualdade de tratamento, é a liberdade de escolha do consumidor que está em causa”, conclui o comunicado divulgado pela associação.
Recorde-se que, a 17 de abril, a TAP anunciou uma parceria com a rede de pagamentos e comércio Klarna, que passa a permitir o pagamento de bilhetes de avião em três prestações, através de uma plataforma baseada em inteligência artificial. Os pagamentos podem ser feitos até três prestações iguais e sem juros.
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Emprego e Formação

Inscrições abertas para formação executiva Reservas da Biosfera Portuguesas e Turismo

Estão abertas as inscrições para a primeira formação executiva gratuita Reservas da Biosfera Portuguesas e Turismo, que decorrera de 5 a 16 de maio, entre as 14h30 às 17h30, em formato online.

O Turismo de Portugal, em colaboração com o Comité Nacional MaB e a Rede Nacional de Reservas da Biosfera, apresentam uma nova oferta formativa, tendo por objetivo dotar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e orientar os visitantes e turistas, assim como estimular o desenvolvimento de serviços turísticos nos territórios das reservas da biosfera.

Os objetivos desta iniciativa é dotar os formandos de conhecimento técnico relacionado com o património natural e cultural e valores diferenciadores das Reservas da Biosfera portuguesas, consciencializar para a conservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, e ainda reconhecer a importância de valorizar e preservar a identidade, tradições, património natural e cultural de cada território, anuncia o Turismo de Portugal na sua página oficial.

Por outro lado, os formandos ficam ainda munidos de ferramentas que estimulem o desenvolvimento de experiências turísticas alinhadas com os valores diferenciadores das Reservas da Biosfera e com os princípios do Turismo Sustentável.

Podem inscrever-se profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras da atividade turística nos territórios.

A obtenção de certificado está sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

A inscrição efetua-se na Academia Digital do Turismo de Portugal​​, onde está, também, disponível mais informação e conteúdo programático.

 

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Destinos

Guimarães promove-se em Espanha na ‘Expocidades’ e ‘Expovacaciones’

No âmbito da estratégia de promoção turística internacional, Guimarães vai estar presente na ‘VIII Expocidades’, que decorre de 2 a 4 de maio em Sarria, e na ‘Expovacaciones’, agendada para os dias 9 a 11 de maio em Bilbau (ambas em Espanha).

Na ‘Expocidades – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico’, marcará presença com stand próprio, levando aos visitantes ações de charme que incluem degustações de doces conventuais e vinhos verdes locais, e uma experiência imersiva em ‘Realidade Virtual 360º’ que permite explorar os principais atrativos da cidade. Este evento, promovido pelo Eixo Atlântico, visa reforçar o turismo de proximidade entre cidades do Norte de Portugal e da Galiza.

Por sua vez, a presença em Bilbau, na ‘Expovacaciones’, uma das principais feiras de turismo ibéricas, permitirá dar continuidade à sua missão de aumentar a notoriedade e atratividade junto do público do País Basco, com enfoque na cultura, gastronomia e inovação tecnológica. A participação decorrerá integrada no espaço institucional da entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O município revela que estas iniciativas se assumem como uma oportunidade estratégica para Guimarães se afirmar enquanto destino autêntico e sustentável, promovendo produtos turísticos diferenciadores como o enoturismo, o turismo industrial, criativo e de experiências, além do património natural e histórico.

Através do contacto direto com o público e com agentes turísticos, a cidade vimaranense pretende continuar a consolidar a sua posição nos mercados ibéricos, apostando na proximidade, inovação e qualidade da oferta.

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Destinos

Istambul mantém liderança de turismo na Turquia

Em termos de pontos de entrada, a cidade de Istambul mantém-se como o principal destino da Turquia para visitantes estrangeiros, seguida por Edirne, Antália, Artvin e Hakkari.

A Turquia recebeu mais de 4,3 milhões de turistas estrangeiros nos primeiros dois meses de 2025, com visitantes do Irão, Rússia e Alemanha classificados como os três principais países de origem, de acordo com o Ministério da Cultura e Turismo do país. Istambul mantém a liderança no que toda a visitantes internacionais.

Dados oficiais mostram que um total de 56,97 milhões de turistas estrangeiros visitaram a Turquia ao longo de 2024 e no combinado dos dois primeiros meses de 2025.

Durante janeiro e fevereiro de 2025, o Irão foi o principal emissor de visitantes estrangeiros, com 463.865 viajantes. Em seguida, veio a Rússia, com 371.344, e a Alemanha, com 330.070. Bulgária e Reino Unido seguiram a Alemanha no ranking.

De acordo com estatísticas de entrada e saída de fronteiras, a Turquia recebeu 2,17 milhões de visitantes estrangeiros em janeiro e 2,17 milhões em fevereiro deste ano.

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Arabian Travel Market 2025 vai dar destaque à IA e ao seu impacto no setor do turismo

À medida que o setor de turismo global passa por uma rápida transformação digital, a edição de 2025 do Arabian Travel Market (ATM), que acontece no Dubai World Trade Centre, entre 28 de abril e 1 de maio vai dar destaque à inteligência artificial (IA) e ao seu impacto revolucionário em todo o setor de turismo.

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A Inteligência Artificial (IA) não vai ser apenas uma questão de adoção de tecnologia na edição de 2025 do Arabian Travel Market (ATM), no Dubai, mas um tema definidor do evento de viagens mais influente da região.

O ATM deste ano não será apenas uma montra de inovação em viagens, mas um fórum de liderança inovadora dedicado a explorar como a inteligência artificial está a revolucionar profundamente o turismo como o conhecemos.

De experiências hiperpersonalizadas para hóspedes e análise preditiva de dados a operações aeroportuárias inteligentes e automação do planeamento de eventos, a ATM 2025 vai refletir como a inteligência artificial está a impulsionar a evolução do setor de turismo em todos os níveis. O evento contará com palestrantes de alto nível, incluindo pioneiros em IA, cientistas de decisão, futuristas e executivos de companhias aéreas, oferecendo insights práticos sobre como a IA pode impulsionar o crescimento estratégico, a eficiência operacional e o engajamento do cliente. O propósito é preparar profissionais para a próxima onda de disrupção, transformação e crescimento em destinos globais.

À medida que o Arabian Travel Market continua a expandir a sua influência globalmente, o seu profundo foco em inteligência artificial no setor de turismo envia um sinal claro: a IA não é mais um conceito do futuro; é a espinha dorsal presente e futura das soluções inteligentes de viagens. Para as marcas de viagens, a lição é imediata: adapte-se ou fique para trás. À medida que a IA se torna mais sofisticada, as empresas que a adotarem com cuidado definirão a próxima década do turismo global.

Segundo a Statista, desde 2020, quase dois terços dos investimentos globais em tecnologia em viagens e mobilidade envolveram IA. Esta revelação por si só define o tom da narrativa centrada em IA na ATM 2025, oferecendo aos profissionais de viagens globais uma plataforma única para navegar pela disrupção e obter vantagem competitiva através de tecnologia transformadora.

O papel de Dubai como anfitrião não é acidental. O emirado está a emergir como a capital da tecnologia e do turismo do Oriente Médio, combinando infraestrutura ambiciosa, regulamentação inovadora e um ambiente de negócios favorável à inovação. A ATM 2025 capitaliza essa vantagem, reunindo mais de 150 países, milhares de expositores e dezenas de milhares de participantes sob o mesmo teto para colaborar, cocriar e comercializar o futuro das viagens globais.

 

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WTTC acusa Reino Unido de ‘sabotar’ turismo com impostos sobre passageiros aéreos

Um recente estudo do WTTC apurou que, no ano passado, os gastos turísticos no Reino Unido caíram 5,3%, para 40,3 mil milhões de libras, o que é atribuído aos aumentos de impostos e aos cortes no orçamento do VisitBritain.

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O Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC) veio esta terça-feira, 22 de abril, acusar o Reino Unido de “sabotar” o turismo com políticas de aumentos de impostos sobre os passageiros aéreos, que estão a levar a uma significativa redução dos gastos turísticos no país.

De acordo com o WTTC, os gastos turísticos no Reino Unido caíram 5,3% no ano passado, o que indica gastos de menos dois mil milhões de libras face ao período anterior à pandemia da COVID-19.

De acordo com um novo estudo do WTTC, no ano passado, os turistas que visitaram o Reino Unido realizaram gastos no valor de 40,3 mil milhões de libras, menos 5,3% do que em 2019, numa descida que, segundo o conselho, se deve às “escolhas políticas deliberadas” do governo britânico, que criaram “barreiras às viagens”.

A ausência de compras isentas de impostos, o aumento de impostos sobre passageiros aéreos e a introdução de autorizações eletrónicas de viagem são, segundo o WTTC, as principais políticas que ditaram a redução dos gastos turísticos.

“Ainda não voltamos ao ponto que precisávamos, enquanto o resto do mundo voltou”, disse Julia Simpson, presidente do WTTC, ex-assessora de Sir Tony Blair durante seu mandato como primeiro-ministro.

Segundo a responsável, o atual governo britânico está a sabotar o próprio país, uma vez o setor das viagens e turismo, que contribui para cerca de 10% do PIB do Reino Unido, não tem sido uma prioridade para o executivo.

O fim do IVA turístico é visto como uma das principais “desvantagens competitivas” para o Reino Unido, assim como o corte de mais de 40% no orçamento do VisitBritain, que conta agora com uma verba de 10,57 milhões de libras, quando no ano passado este montante tinha chegado aos 18,85 milhões de libras.

Além destas políticas, o Reino Unido decidiu também aumentar a taxa de embarque cobrada aos passageiros aéreos, bem como o preço dos vistos eletrónicos, que custam agora 16 libras, sendo que apenas os turistas irlandeses estão isentos deste pagamento.

O estudo do WTTC, que foi realizado em colaboração com a consultoria Oxford Economics, apurou ainda que a indústria das viagens e turismo contribuiu com 286 mil milhões de libras para a economia britânica em 2024, num aumento de 3,9% em relação a 2019.

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Enoturismo

The Cooking Nook chega a Matosinhos para experiências enogastronómicas

A Lazy Flavors, empresa especializada na criação de experiências gastronómicas em Portugal há mais de 10 anos, abre as portas do The Cooking Nook Matosinhos no próximo dia 29 de abril, com um Open Day das 11h às 17h, na Avenida Menéres 834.

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Este novo espaço foi pensado para acolher todos os que vivem e respiram gastronomia, sobretudo viajantes estrangeiros que querem mergulhar nos sabores autênticos de Portugal, mas no futuro também todos os foodies nacionais.

No The Cooking Nook, que só abre por marcação, vão acontecer aulas de culinária práticas e privadas, provas de vinhos, jantares vínicos temáticos, lançamentos de produtos gastronómicos e apresentação de vinhos e muito mais. A ideia é simples: criar um ponto de encontro para quem gosta de comer bem, aprender, partilhar e brindar aos bons momentos.

“Queríamos criar um espaço que fosse uma extensão natural do que temos feito com a Lazy Flavors: experiências com alma, sabor e sentido de lugar, e o The Cooking Nook é isso mesmo — um refúgio onde a cozinha é o centro e tudo acontece à volta da mesa”, partilha a equipa fundadora.

Durante o Open Day de abertura, os visitantes poderão conhecer o espaço, conversar com os anfitriões sobre as potencialidades do espaço e, claro, provar alguns petiscos e vinhos portugueses.

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Aviação

TAP lança nova promoção para viagens entre setembro e março

A nova promoção da TAP, que é válida para viagens entre 15 de setembro de 2025 e 22 de março de 2026, inclui destinos nacionais, na Europa, EUA, Brasil e África. As reservas decorrem até 4 de maio.

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A TAP lançou uma nova promoção “com preços e ofertas irrecusáveis”, que se aplica a viagens que decorram entre setembro de 2025 e março de 2026, cujas vendas tenham lugar entre 22 de abril e 4 de maio.

Segundo a companhia aérea de bandeira nacional, com esta promoção, os preços começam nos 49 euros para voos de ida e volta em Portugal e na Europa, enquanto as viagens para África apresentam valores desde 139 euros. Já os voos para os EUA têm preços desde 429 euros e o Brasil está disponível desde 619 euros.

A TAP explica que as viagens no âmbito desta promoção devem decorrer entre 15 de setembro de 2025 e 22 de março de 2026, com exceção do período entre 15 de dezembro de 2025 e 12 de janeiro de 2026.

Mas a promoção da TAP contempla também preços especiais para a bagagem, já que oferece um desconto de 15% na primeira bagagem para viagens com destinos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola e Moçambique, redução que se aplica também aos equipamentos de surf, windsurf, longboard, kitesurf e bike em viagens na Europa, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

A TAP diz ainda que, ao abrigo desta promoção, também os Boost Packs, que incluem acesso a lounges, embarque premium e fast track (nos aeroportos disponíveis), têm descontos especiais.

Todas as informações e condições da nova campanha da TAP podem ser consultadas aqui.

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Portalegre debate Turismo e Património criativo e industrial a 28 e 29 de maio

O HART – Heritage Adaptive Reuse in Tourism é um evento científico internacional que promove a reflexão sobre as intersecções entre património cultural e turismo, e que vai contar com a participação de especialistas internacionais, decorrendo em Portalegre, a 28 e 29 de maio.

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A cidade de Portalegre vai ser palco, a 28 e 29 de maio, do HART – Heritage Adaptive Reuse in Tourism, evento científico internacional que promove a reflexão sobre as intersecções entre património cultural e turismo, e que vai contar com a participação de especialistas internacionais oriundos de vários cantos do mundo.

“O programa desta primeira edição foca-se no património e turismo criativo e industrial”, indica o Turismo do Alentejo e Ribatejo, que é um dos organizadores da iniciativa, num comunicado enviado à imprensa.

O HART conta com um programa composto por diversas conferências com especialistas internacionais do Reino Unido, Grécia, Roménia, Espanha e Itália, além de sessões de showcase de boas práticas e workshops temáticos, aliando o conhecimento científico com a prática, em sessões que vão realizar-se em espaços diferentes, que remetem para as temáticas em análise.

“O Turismo e o Património são indissociáveis e vale a pena refletir sobre as abordagens de adaptação dos sítios patrimoniais às atividades turística, com a perspectiva de desenvolvimento sustentável dos ativos e das comunidades. Com este evento, pretendemos analisar e discutir os modelos atuais e refletir sobre o futuro”, adianta José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O evento destina-se a académicos, investigadores e também a profissionais dos setores do turismo e património e decisores.

O programa completo do HART pode ser consultado aqui, onde é também possível realizar as inscrições para o evento.

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Acesso ao centro histórico de Veneza volta a pagar taxa turística

Este ano, a taxa turística de Veneza vai ser cobrada ao longo de 54 dias, com um preço de cinco euros para quem reservar a visita até quatro dias antes da chegada, valor que sobe para 10 euros caso a reserva seja feita a partir do terceiro dia antes da visita.

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A Câmara Municipal de Veneza reintroduziu a taxa turística de acesso ao centro histórico da cidade italiana, cujo preço varia entre os cinco e os 10 euros consoante a antecedência da reserva da visita.

Segundo a Lusa, a taxa turística para acesso ao centro histórico de Veneza está de regresso depois de ter estado suspensa, e vai ter um preço de cinco euros para quem reservar a visita até quatro dias antes da chegada, num valor que sobe para 10 euros caso a reserva seja feita a partir do terceiro dia antes da visita.

“A medida visa definir um novo sistema de gestão dos fluxos turísticos e desincentivar o turismo quotidiano em Veneza durante determinados períodos, tendo em conta a delicadeza e a singularidade da cidade”, referiu o presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro.

A taxa turística de Veneza vai ser cobrada ao longo de 54 dias e apenas para visitar o centro histórico da cidade, não incluindo as ilhas mais pequenas, nem a Piazzale Roma, Tronchetto ou a Estação Marítima.

Os visitantes deverão registar-se numa plataforma própria criada para o efeito para obterem um código de acesso QR que deve ser apresentado em caso de controlo, sendo por isso pedido aos visitantes que mantenham o bilhete consigo, já que este certifica o pagamento da contribuição ou a condição de isenção.

A taxa visa também desencorajar o turismo diário e incentivar os visitantes a escolherem períodos de menor movimento.

A Lusa recorda que esta taxa surgiu em 2022 e foi aplicada aos turistas que visitam o centro histórico da cidade apenas por um dia, tendo sido reintroduzida no ano seguinte por um período mais longo.

No ano passado, a taxa turística de Veneza foi cobrada ao longo de 29 dias de grande fluxo turístico, entre abril e julho, prevendo-se que, este ano, se mantenha por um período de 54 dias.

A Lusa lembra ainda que, no ano passado, esta taxa turística rendeu 2,2 milhões de euros, tendo sido aplicada ao longo de um período de 29 dias.

Além da taxa, Veneza adotou várias outras medidas para reduzir o impacto do turismo no centro histórico, a exemplo da limitação da dimensão dos grupos de turistas a 25 pessoas e da proibição do uso de altifalantes.

 

 

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