ONU Turismo vai abrir Escritório Temático em Marrocos
O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, durante uma conferência de imprensa na sequência de uma reunião, em Rabat, com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita.

Publituris
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Destacando os esforços envidados pelo governo marroquino e por todas as partes interessadas para o desenvolvimento do setor do turismo, nomeadamente através de uma oferta e serviços de elevada qualidade, Zurab Pololikashvili especificou que esta visão de desenvolvimento e esta abordagem inovadora convenceram a ONU a abrir um Escritório Temático da Organização em Marrocos, contribuindo assim para o estabelecimento de um ecossistema sólido e sustentável no país.
O secretário-geral da ONU Turismo que a promoção do turismo de Marrocos permitiu, após a pandemia de Covid-19 e o terremoto de Al-Haouz, colocar os números do turismo do destino numa trajetória crescente, com mais de 17 milhões de visitantes em 2024, uma meta que muitos países não conseguiram alcançar nos últimos quatro anos”.
Esta visão, sublinhou, permitiu nomeadamente a Marrocos assegurar a organização de eventos desportivos de grande dimensão continental e global, nomeadamente o Campeonato Africano das Nações de 2025 e o Campeonato do Mundo de 2030, dois eventos que certamente aumentarão o número de visitantes e turistas no Reino.
“O Mundial de Futebol é uma oportunidade excecional para promover o turismo e ter cada vez mais visitantes no país”, explicou Pololikashvili, acrescentando que a ONU Turismo está ao lado de Marrocos para alcançar cada vez mais sucessos nesta área.
Por sua vez, Bourita destacou a parceria estratégica entre Marrocos e a ONU Turismo, baseada em prioridades partilhadas e numa visão comum para o futuro do turismo global, destacando o papel fundamental do Reino na promoção do turismo sustentável numa escala global.
Saudou também a decisão da ONU Turismo de abrir um escritório temático da Organização em Marrocos, explicando que esta estrutura servirá de plataforma de cooperação entre o Reino, a ONU Turismo e os países membros da Organização, no quadro de uma abordagem consistente com a visão do Rei Mohammed VI para uma cooperação sul-sul ativa, unida e pragmática.
Recorde-se que o Reino de Marrocos é atualmente membro do Conselho Executivo da ONU Turismo para o período 2022-2025 e apresenta oficialmente a sua candidatura para ocupar um dos lugares atribuídos à região de África no Conselho para o período 2025-2029.