Aeroporto de Lisboa e TAP entre os melhores no tratamento de bagagem
Segundo dados da AirHelp, o Aeroporto de Lisboa e a TAP destacam-se pela performance positiva no tratamento de bagagens, figurando na 10.ª e 42.ª posições, respetivamente, entre as infraestruturas aeroportuárias e companhias aéreas com melhor desempenho neste indicador.
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O Aeroporto de Lisboa perde ou danifica apenas 0,16% das bagagens e está na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens, figurando na 10.ª posição, avança a AirHelp, que também coloca a TAP entre as companhias aéreas com melhor performance neste indicador.
Os resultados, indica a AirHelp, constam de um relatório sobre gestão de bagagens produzido com base em dados da SITA e de outros sites de perda de bagagem, e mostram que, 2023, “um total de 36,1 milhões de malas foram perdidas, atrasadas ou danificadas a nível mundial, afetando mais de 5,2 mil milhões de passageiros em todo o mundo”.
“Trata-se de um ligeiro aumento em relação a 2022, quando 26 milhões de malas não chegaram como deveria ter acontecido”, diz a AirHelp, considerando que “apesar dos avanços na automatização do manuseamento de bagagens e da introdução de novas tecnologias, o número de incidentes continua a ser elevado”.
Quanto às causas, as mais comuns estiveram relacionadas com “o atraso na chegada da bagagem aos aeroportos de destino, sendo os erros de transferência responsáveis por quase metade dos problemas (77%), seguido por malas danificadas (18%) ou perda permanente (5%)”.
No entanto, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, apresentou uma performance positiva, já que apenas 0,16% das bagagens registadas foram “perdidas, atrasadas ou danificadas, o que significa que apenas uma em cada 609 malas sofre um incidente”.
“Este é, de resto, o único aeroporto português que aparece no ranking de gestão de bagagens”, destaca a empresa especialista na defesa dos passageiros aéreos.
Entre as companhias aéreas, também a TAP apresentou uma performance positiva, figurando na 42.ª posição, “com uma em cada 287 malas a sofrer algum incidente (0,35%)”.
A AirHelp lembra que os passageiros afetados por problemas na bagagem podem receber uma compensação, que pode chegar aos 1.385 euros em caso de quebra ou de atraso da bagagem. Os direitos dos passageiros em caso de perda ou quebra de bagagem podem ser consultados aqui.