Portugal, Espanha e França querem criar modelo de agroturismo sustentável no Sudoeste Europeu
O projeto AgroTour SUDOE realizou uma reunião de consórcio em Lerma, Burgos, reunindo representantes das entidades participantes, dos quais fazem parte Portugal, através da CIM Viseu Dão Lafões e da Comunidade Intermunicipal do Ave, Espanha e França.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
O evento teve como objetivo avançar na criação de um modelo de agroturismo sustentável no Sudoeste Europeu, abrangendo várias regiões de França, Espanha e Portugal para promover o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial.
A reunião incluiu apresentações do progresso na identificação de atores-chave e boas práticas no agroturismo, bem como a definição dos próximos passos para as experiências-piloto do projeto. Além disso, foi discutida a estratégia de comunicação para garantir a visibilidade e o impacto do AgroTour SUDOE.
No âmbito do programa, foi efetuada uma visita técnica para dar aos participantes uma visão prática das iniciativas de desenvolvimento do agroturismo na zona. Este encontro foi fundamental para reforçar a cooperação transnacional e promover soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico e a proteção do ambiente no território SUDOE.
O projeto AgroTour SUDOE visa promover um modelo de agroturismo sustentável na região SUDOE, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e a proteção do ambiente. Através da cooperação entre múltiplos atores, procura gerar experiências-piloto que promovam a coesão entre o ambiente urbano e rural, bem como a valorização dos produtos agro-alimentares locais.
Além da CIM Viseu Dão Lafões, o projeto conta com a colaboração de uma vasta parceria que inclui entidades como a Chambre d’Agriculture Dordogne (França), o Comité Régional du Tourisme et des Loisirs de la Région Occitanie (França), a Chambre d’Agriculture de l’Ariège (França), a Sociedad para el Desarrollo de la Provincia de Burgos (Espanha), o Consorcio Reserva Biosfera Ordesa Viñamala (Espanha), a Fundación Ávila (Espanha), a Universidad de Salamanca (Espanha) ou a Comunidade Intermunicipal do Ave (Portugal).
Além disso, o projeto, financiado pelo Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu (SUDOE), é apoiado por uma série de parceiros associados, incluindo organizações de turismo, desenvolvimento rural e autoridades locais nos países participantes.