Monumentos de Florença vão ser representados em braile
A proposta de Florença, para representar os monumentos mais famosos da cidade em braile, visa democratizar o acesso à arte por deficientes invisuais.

Publituris
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Os monumentos mais famosos de Florença, considerada a capital da arte e o berço do Renascimento no mundo, serão representados em braile de modo a tornarem-se acessíveis a deficientes visuais.
A proposta, segundo avança a ANSA (agência italiana de notícias) será concretizada após um acordo de pesquisa entre o departamento de arquitetura da Universidade de Florença e a autarquia.
O projeto poligráfico em braile sobre as principais obras florentinas estará disponível em guias, publicações e ferramentas próprias. O objetivo é valorizar o centro histórico da cidade, património da humanidade Unesco, através de um material de utilização sustentável, acessível e inclusivo.
“Com este acordo de pesquisa, renovamos o nosso compromisso com uma cidade inclusiva e acessível, tornando os principais monumentos florentinos totalmente acessíveis através de um projeto e publicações dedicadas [aos deficientes visuais]”, explica o idealizador da proposta, o secretário municipal de Desenvolvimento da Economia e do Turismo, Jacopo Vicini, citado pela mesma fonte.