8ª Conferência Mundial de Enoturismo acontece de 11 a 13 de setembro na Arménia
“Herança em cada garrafa: Criando experiências autênticas de Enoturismo” é o tema da 8ª Conferência Mundial do Turismo da ONU sobre Enoturismo, que terá lugar entre os dias 11 e 13 de setembro, em Yerevan, Armênia.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Esta conferência anual representa uma oportunidade única para especialistas de todo o crescente campo do enoturismo trabalharem juntos para encontrar soluções concretas para tornar o turismo um facilitador do caminho em direção a um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente para as comunidades.
Nos últimos anos, a interligação do enoturismo com o património cultural tem emergido como um forte valor para destinos e empresas de enoturismo. Esta fusão não só celebra as ricas tradições vinícolas, mas também serve como veículo para preservar e revitalizar o património cultural, os valores comunitários e criar uma ligação mais forte entre vinho, turismo e cultura, observa o Turismo da ONU, organizar da conferência.
O enoturismo oferece uma oportunidade única de mergulhar nas histórias, costumes e rituais profundamente enraizados na história da vinificação, ajudando a promover e salvaguardar as culturas ancestrais, particularmente nas zonas rurais onde as tradições são fundamentais para a atratividade da região, ao mesmo tempo que enriquecem as experiências de enoturismo, indica ainda do Turismo da ONU, lembrando que os destinos vitivinícolas enfrentam o duplo desafio de atrair visitantes e, ao mesmo tempo, preservar o seu património cultural.
Navegando pelos delicados equilíbrios entre modernização e tradição, as competências e ferramentas práticas desempenham um papel crucial no sucesso dos destinos de enoturismo, questões que serão examinadas nesta 8ª Conferência Mundial.
Desde experiências narrativas imersivas até tecnologias digitais inovadoras, as vinícolas devem empregar um conjunto de estratégias para atrair e engajar visitantes. Além disso, a promoção eficaz das rotas de vinho exige esforços coordenados entre todas as partes envolvidas na cadeia de valor do enoturismo. Ao promover a colaboração e comunicação, estas partes interessadas podem maximizar o impacto do enoturismo nas economias locais e comunidades.
A 8ª Conferência Mundial de Turismo da ONU sobre Enoturismo pretende responder a algumas das questões, e que passam por como reforçar as ligações entre o vinho, o turismo e a cultura como forma de revitalizar e promover tradições, como incorporar eficazmente as tradições na experiência do enoturismo, e comunicar tradições no enoturismo.