Foto: Depositphotos.com
Statista: Indústria hoteleira deverá crescer 9% em 2024
De acordo com dados da Statista, apresentados pela Stocklytics.com, a indústria hoteleira a nível mundial vai crescer 9%, atingindo os 446,5 mil milhões de dólares em 2024. Espera-se que este valor cresça até aos 50 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos.
Publituris
Portugal regressa à IFTM TOP RESA de Paris
Consórcio espanhol promove SAF como projeto nacional para liderar o transporte aéreo sustentável
Vai nascer empreendimento turístico de 50 milhões de euros em serra de São Brás de Alportel
Wine & Books Hotels Porto passa a integrar portefólio da Small Luxury Hotels of the World
Tour10 apresenta nova edição do “Format10” em Portugal
Como combinar inovação e herança cultural foi destaque da Conferência Mundial sobre Enoturismo
LATAM investe 360 milhões de dólares em renovação de cabinas de aviões
easyJet em “saldos” durante uma semana
Air France liga Paris a Manila
Expedia TAAP leva primeiro Roadshow a quatro cidades portuguesas
Utilizando dados de um inquérito da Statista, a Stocklytics.com refere que o ano passado os turistas gastaram 411 mil milhões de dólares em alojamento hoteleiro, mais 41 mil milhões de dólares do que no último ano antes da pandemia por COVID-19. A previsão é a de que este valor tenha um crescimento de quase 9%, chegando assim aos 446,5 mil milhões de dólares ainda este ano.
Como a Stocklytics.com refere, “apesar de a taxa de crescimento anual diminuir nos próximos anos” neste setor, é esperado que a receita da indústria hoteleira aumente, em média, 15 mil milhões de dólares por ano, resultando num volume de mercado de 508,8 mil milhões de dólares em 2028.
Prevê-se que o mercado asiático se mantenha como a região que mais gasta no setor hoteleiro, esperando-se que em 2028 gere 192 mil milhões de dólares para a indústria, ou seja, 37% das receitas totais do mercado previstas para esse ano.
Já o mercado norte-americano representará cerca de 30% das receitas totais em 2028, ou seja, 147 mil milhões de dólares, seguindo-se o mercado europeu, com uma previsão de 121,6 mil milhões de dólares em despesas hoteleiras.
O inquérito da Statista citado pela Stocklytics.com também revelou que o setor hoteleiro irá registar um aumento considerável de hóspedes nos próximos anos. Em 2024 é esperado que mais de 1,26 mil milhões de pessoas utilizem alojamentos e serviços hoteleiros, com a Statista a indicar que está prevista a entrada de mais de 130 milhões de hóspedes no mercado nos próximos quatro anos – elevando assim o número de hóspedes para quase 1,4 mil milhões.
Apesar das perspetivas positivas do mercado e de uma avaliação estimada em meio bilião de dólares até 2028, as ações dos maiores grupos hoteleiros sofreram uma desvalorização nos últimos meses de acordo com a Stocklytics.com.
Este é o caso da Marriott International, cujo preço das ações caiu 8 mil milhões de dólares nos últimos dois meses. Em março, a capitalização bolsista deste grupo hoteleiro era de 73,8 mil milhões de dólares, situando-se agora nos 65,8 mil milhões de dólares.
As estatísticas mostram que o preço das ações da Hilton Worldwide também diminuiu, passando de 53,8 mil milhões de dólares para 50,1 mil milhões de dólares em dois meses. Também a Oriental Land registou a maior descida do valor das ações neste período, caindo quase 12 mil milhões de dólares, para 46,7 mil milhões de dólares, na semana passada.