Brasil reintroduz visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
A partir de 10 de janeiro, os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália voltam a necessitar de visto turístico para entrar no Brasil, obrigatoriedade que regressa depois de ter estado suspensa ao longo de cinco anos.
De acordo com o jornal brasileiro Folha, o visto turístico para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália vai poder ser solicitado online, através do website brazil.vfsevisa.com, e terá um custo de 80,90 dólares, sendo válido por 10 anos para os cidadãos americanos, bem como de cinco anos para canadianos e australianos.
O jornal brasileiro recorda que a obrigatoriedade de visto turístico para visitar o Brasil tinha sido suspensa há cinco anos, durante o mandato do Presidente Jair Bolsonaro, que deixou cair a exigência de visto para incrementar o turismo entre estes países e o Brasil.
No entanto, cinco anos passado e já com um novo presidente eleito, o Brasil volta a a exigir que os cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália possuam visto turístico para visitar o país, uma vez que esta é uma medida baseada no princípio da reciprocidade e nenhum destes países deixou de exigir visto turístico nas visitas de cidadãos brasileiros.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados no princípio da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, afirma o governo brasileiro, numa nota divulgada pela Folha.
Recorde-se que os EUA são o segundo mercado emissor de turistas para o Brasil, apenas atrás da vizinha Argentina, que ocupa a primeira posição. Até outubro de 2023, o Brasil recebeu 530.690 turistas americanos, que representaram 11% do total de turistas internacionais recebidos pelo país.
Já o Canadá foi responsável pela visita de 66.338 turistas ao Brasil, o que tornou este no 16.º mercado para o país até outubro do ano passado, enquanto a Austrália somou 38.544 turistas no Brasil, no mesmo período, afirmando-se como o 17.º mercado internacional para o Brasil.