Nova edição dezembro: Entrevista a Paula Sequeira, Consultancy & Valuation Director da Savills Portugal
Na última edição do ano da Publituris Hotelaria o destaque vai para as branded residences em Portugal, um setor “dominado pelas marcas hoteleiras”, de acordo com Paula Sequeira, Consultancy & Valuation Director da Savills Portugal.

Carla Nunes
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Em território nacional, se os primeiros projetos de branded residences surgiram no Algarve, destinados a compradores e utilizadores internacionais, “este segmento tem vindo a expandir-se para outras regiões do país, conquistando mercados mais rurais”, de acordo com Paula Sequeira. Nesta entrevista, a profissional explica como é que este segmento tem crescido em Portugal e a sua interligação ao ramo hoteleiro.
Nos “Indicadores” deste mês, a análise da Guestcentric apresenta os mais recentes dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal. Os valores são referentes a cerca de 300 hotéis, partilhados numa lógica de comparação homóloga de 2019 a 2022.
Já no capítulo “Fala-se” fique a conhecer a primeira edição do Global Revenue Forum em Portugal, que se realiza a 30 de janeiro do próximo ano no EPIC SANA Marquês, em Lisboa. Se numa fase inicial a organização contava com um limite de 75 a 100 participantes, o interesse na adesão a este evento dedicado a Revenue Management na hotelaria levou a que a capacidade fosse aumentada para um máximo de 150 participantes.
Nesta edição conversámos ainda com Segundo López Vázquez, diretor regional de operações em Portugal do NH Hotel Group – a marca hoteleira que este ano registou um aumento de 15% de ocupação e de 40% de receita face a 2019.
Após um dossier de “Cozinhas”, onde as empresas dão a conhecer a sua oferta para o setor e as preferências dos hoteleiros neste segmento, fique com uma entrevista ao diretor da Ambiente, uma feira dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração que terá lugar em Frankfurt de 26 a 30 de janeiro de 2024 e que conta já com a participação de 98 empresas.
Na rubrica “Palavra de Chef” deste mês vamos até ao Hotel Casa Palmela, cujo restaurante é chefiado por Mauro Álison. Dono dos destinos da cozinha do restaurante Zimbral, Mauro Álison faz questão de utilizar os produtos que provêm da horta local. Entrou no universo da cozinha “tarde”, mas reconhece que uma vez descoberto o gosto, “sabia o que queria”.
Ainda a sul do Rio Tejo, mostramos-lhe que o descanso da aldeia vive-se no Independente Comporta, a mais recente unidade hoteleira do grupo Independente que abriu portas a 1 de agosto deste ano.
Por fim, brindamos com as sugestões de James Tojal, escanção e responsável de F&B no grupo From Portugal With Love.
*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.