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Nortravel lança programação 2024 com novidades de destinos e produtos

A programação 2024 da Nortravel, operador turístico do grupo Ávoris, apresenta-se com novos destinos e melhorias nos que já propõe em anos anteriores. O lançamento decorreu durante um webinar para os agentes de viagens, ao que o Publituris assistiu.

Carolina Morgado
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Nortravel lança programação 2024 com novidades de destinos e produtos

A programação 2024 da Nortravel, operador turístico do grupo Ávoris, apresenta-se com novos destinos e melhorias nos que já propõe em anos anteriores. O lançamento decorreu durante um webinar para os agentes de viagens, ao que o Publituris assistiu.

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A praticamente totalidade da programação para 2024 da Nortravel acaba de ser apresentada (via webinar) aos agentes de viagens, pelo seu diretor geral Nuno Aleixo e pelo comercial Ângelo Grilo, mas já existem produtos disponíveis no site do operador turístico, seja os circuitos, seja de alguns charters. Este webinar será acompanhado por outros, no próximo com apresentações mais específicas.

A primeira novidade do operador turístico para o próximo ano é que volta a ter brochura física, já em fase de finalização, mas vai ter um conceito diferente do que havia em 2020, último ano em a Nortravel apresentou o catálogo. “Sentimos que o cliente característico dos circuitos gosta de ter brochura física, levar para casa e partilhar com a família”, anunciou Nuno Aleixo, acrescentando que as quantidades já não vão ser as mesmas do passado, não vai ter os itinerários completos. Vai apresentar os day by day das viagens e os preços desde, por épocas (baixa, média, alta). Na semana na BTL a brochura será distribuída juntamente com o jornal Expresso.

Voos especiais de Lisboa

Em relação aos voos especiais que a Nortravel disponibilizará em 2024 destacam-se Malta com saída de Lisboa às segundas-feiras, de 1 de julho a 9 de setembro, bem como o Varadero, usando o voo da Jolidey, com partidas de Lisboa, aos sábados, de 1 de junho a 21 de setembro. O operador vai propor um circuito de Cuba fazendo as zonas culturais com as características dos circuitos Nortravel, com guia exclusivo cubano a falar português, a iniciar em Havana, embora o voo seja para Varadero.

Segundo Nuno Aleixo, há a contar ainda as operações do Egipto e da Jordânia, que já tinham sido feitas em formato charter, em 2022 e 2023. São operações que já estavam previstas para a primavera, mas devido às situações complicadas naquela zona do globo, foram adiadas, para o outono, sempre condicionadas com o final da guerra. Neste caso, haverá voos de Lisboa, ao domingo para o Cairo + Luxor (Egito) a 29 de setembro, e para Aqaba + Amã (Jordânia) a 25 de outubro, ao domingo.

Voos especiais do Porto

O diretor geral da Nortravel realçou que “do Porto teremos mais oferta em voos especiais, e aqui gostaria de falar da grande novidade que é a Croácia, produto com mais oferta. Vamos ter o charter para Dubrovnik, de 23 de junho a 8 de setembro, aos domingos, que vai permitir fazer circuitos e estadas. Temos previsto dois circuitos para este produto – o nosso tradicional Croácia e Eslovénia, e outro que fará Bósnia, Montenegro e Albânia. Com este charter teremos a possibilidade de estadas para a praia para as regiões que têm hotéis Iberostar em regime do tudo incluído”.

Há ainda a novidade de duas datas, a 9 e 16 de junho, do Porto para a Catânia (Sicília) com proposta de dois circuitos, um combinado com Malta, e estadas durante sete noites. A terceira novidade é a operação do Porto para Bulgas (Bulgária), da Travelplan, sugerindo um circuito Bulgária-Roménia, de 24 de julho a 4 de setembro, às quartas-feiras. Estes três produtos, pelo facto de saírem do Porto, o operador turístico irá disponibilizar autocarros gratuitos para garantir aos clientes de Lisboa, com paragens em Leiria e Coimbra.

Para além das novidades do Porto, a Nortravel vai oferecer o Sal sendo que a primeira operação decorrerá de 31 de maio a 20 de setembro, com saídas às sextas-feiras, com reforço entre 18 de julho e 5 de setembro, às quintas-feiras, bem como a Boavista, com partidas às quintas-feiras, de 20 de junho a 12 de setembro, e ainda o Porto-Jordânia à sexta-feira, 27 de setembro.  Referindo que Cabo Verde, à partida de Lisboa está garantido com a TAP, para a Boavista duas vezes por semana, e diários para o Sal.

Circuitos na Europa

Coube a Ângelo Grilo a apresentação da programação dos circuitos exclusivos na Europa com duração de quatro dias, sendo que as novidades para 2024, são Estocolmo e Copenhaga, e Alsácia e Floresta Negra. O Melhor de Amesterdão e Países Baixos, Toscânia Clássica, Baviera Completa, Berlim e Saxónia, Paris “La Belle”, Cores de Provença e Suíça Autêntica, são repetições. “Nestes circuitos, com vista a otimizar o tempo, tentamos que os horários do avião sejam o mais cedo possível e no quarto dia que saiam ao final do dia, para que o cliente possa usufruir mais do destino, e queremos que os nossos clientes regressem o mais cansado possível porque são circuitos muito intensos”, explicou. São normalmente pacotes com três a quatro refeições,

Passando para os circuitos europeus exclusivos, agora de sete e oito dias, a Nortravel apresenta como novidades para 2024, o Benelux e Vale do Reno, o Inglaterra e País de Gales, os Fiordes da Noruega, e utilizando os voos charter do operador turístico, os Encantos da Croácia e Eslovênia, o Albânia, Bósnia e Montenegro, o Bulgária e Roménia, e ainda o Circuito na Sicília, todos com guia Nortravel.

De salientar ainda os circuitos de sete ou oito dias com Côte D’Azur, Alpes Suiços e Lagos Italianos, Grécia – O Berço da Civilização, Tesouros da Irlanda, Itália Clássica, Sul de Itália – Terra do “Mezzogiorno”, Malta a Joia do Mediterrâneo, O Melhor de Malta e Sicília, As 4 Capitais da Europa Central, Polónia – Fé e Património, Joias do Báltico, Escócia e Paisagens das Terras Altas, e Islândia do Deuses. “Em alguns destes circuitos houve uma reestruturação, sem retirar qualidade, enquanto outros, que já são programados há vários anos, têm vindo a crescer, acreditando que vai ser outra vez um grande sucesso”, assegurou Ângelo Grilo.

Cruzeiros

Quanto aos cruzeiros, a Nortravel terá no próximo ano duas novidades: o primeiro é na Itália, Grécia e Turquia, de oito dias, com partidas a 24 de maio, 7 de junho, 19 e 26 de julho, 2, 23 e 30 de agosto, e 6 de setembro, a bordo do MSC Divina, com voos TAP, mais visita a Roma, e o segundo também na Itália, Grécia e Turquia, de 10 dias, a bordo do MSC Splendida, com partidas a 17 de junho, 5 de julho, 19 de agosto e 3 de outubro, em voos TAP para Veneza e embarque e visita em Trieste.

Outro cruzeiro, que já fazia parte da sua programação é nos Fiordes da Noruega (9 dias), para saídas a 24 de maio, 7 de junho, 19 e 26 de julho, 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto, e 6 de setembro, a bordo do MSC Euribia, em voos TAP para Hamburgo, mais uma noite e visita a esta cidade alemã. Refira-se que todos os cruzeiros da Nortravel têm assistente a bordo, para além de incluírem excursões e bebidas. Os voos são sempre à saída de Lisboa.

Circuitos na Península Ibérica

Valência, Múrcia e Alicante com voos, é a novidade do operador turístico no que diz respeito aos circuitos na Península Ibérica. No entanto, nesta região haverá outros circuitos que já são feitos noutros anos: Estrada Nacional 2 – O Interior de Portugal; Terras do Minho e Gerês; Serra da Estrela e Passadiços do Mondego; Andaluzia e Pueblos Blancos; Picos da Europa e Galiza; e Rioja, Lourdes, Madrid e Terras de Castela. Estas viagens são todas em autocarros de “grande qualidade e muito confortáveis”

Ilhas portuguesas e Grandes Viagens

A Nortravel não voltou a esquecer as ilhas portuguesas. Neste âmbito, voltou a programar o Circuito da Ilha da Madeira (4 dias), Circuito da ilha da Madeira (5 dias) e Circuito das Ilhas da Madeira e Porto Santo (4 dias), enquanto para os Açores, as ofertas incidem no Circuito de São Miguel (5 dias), Circuito São Miguel e Terceira (5 dias), As 4 Ilhas do Grupo Central (5 dias), Viva a Natureza – Circuito das 6 ilhas (8 dias), Açores Maravilhoso – 4 Ilhas (8 dias) e Açores Total – Circuito das 9 ilhas (14 dias). Tanto na Madeira, como nos Açores, as refeições que serão servidas nos hotéis passam a estar incluídas águas, porque “os preços das bebidas começaram a disparar”, disseram os dois responsáveis.

Finalmente, em relação aos circuitos exclusivos Grandes Viagens, a programação para 2024 da Nortravel é vasta: Circuito à Descoberta de Cabo Verde – 4 Ilhas que é uma novidade; São Vicente, Santiago, Santo Antão e, pela primeira vez a ilha do Fogo, com três voos internos; O Melhor dos Emirados Unidos, que será outra novidade; Maravilhas do Egito, em voo especial; Maravilhas da Jordânia, em voo especial; Turquia Mágica; Uzbequistão – O Património e a Magia da Rota da Seda; A Índia dos Marajás; Indochina – Vietname, Laos e Camboja; Contrastes do Japão; Contrastes de Cuba em voo especial; e Peru Mágico.

Também “temos outros produtos regulares que já estão disponíveis no nosso site, como três circuitos em Marrocos com lugares garantidos na TAP, tanto para Marraquexe como para Casablanca com preços fixos, mas são serviços de agente local e não com o conceito totalmente da Nortravel. Em relação ao Egito e à Jordânia temos disponibilidade em voos regulares via cidades europeias. Outra novidade em termos de circuitos regulares são os quatro nos Estados Unidos. Temos lugares garantidos com a TAP nos voos diretos tanto para a Costa Este como para a Costa Oeste, com preços fixos e bastante competitivos. Assim,  queria destacar os circuitos dos Estados Unidos e Canadá; Nova Iorque, Washington e Niagara; o circuito só de Nova Iorque em cinco noites; e o Melhor do Oeste Americano”, revelou o diretor geral da Nortravel.

Como foi o 2023

“O 2023 foi muito importante para nós porque nos permitiu retomar a maioria dos produtos que caracterizam a Nortravel. É gratificante chegarmos ao final do ano com uma sensação de dever cumprido e objetivos atingidos e, acima de tudo voltarmos a ter aqueles produtos que os clientes anseiam”, acentuou Nuno Aleixo.

“Assistimos, em 2023, a um aumento generalizado de preços nos destinos europeus, onde se concentra a maioria dos nossos circuitos, o que implica que há vários conceitos que já não são possíveis restabelecer em relação a 2019. No entanto, estamos sempre atentos a esta situação, introduzindo novos produtos como fizemos em 2023 como os charters para Malta, bastante importante e com resultado positivo, bem como outros produtos noutros continentes, e uma outra Europa mais desconhecida, adaptando toda a oferta às novas realidades”, concluiu o diretor geral da Nortravel.

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January 19, 2023, Brazil. In this photo illustration, the TAAG Linhas Aéreas de Angola logo is displayed on a smartphone screen. It is the national airline of Angola, having its headquarters in Luanda

Aviação

TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé

O presidente da TAAG revelou que, entre julho e setembro, a companhia aérea de bandeira angolana vai receber novos aviões, o que permite retomar uma rota abandonada em 2016, na altura com a justificação de que as ligações não eram rentáveis.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai retomar, ainda este ano, os voos entre Luanda, capital angolana, e a cidade da Praia, em Cabo Verde, numa operação que deverá contar com escala em São Tomé e Príncipe, avança a Lusa, que cita o presidente da companhia.

“Esse é um desafio que temos, não só para a TAAG e para a TACV, mas para os dois povos, no caso os nossos três povos, Angola, São Tomé e Cabo Verde”, afirmou António dos Santos Domingos, após a reunião com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, que decorre no Mindelo, ilha de São Vicente.

A Lusa recorda que a TAAG suspendeu, no final de 2016, os voos diretos entre Luanda e a Praia, com escala em São Tomé e Príncipe, alegando que a rota não era rentável.

No entanto, agora, a TAAG vai, segundo o seu presidente, receber novas aeronaves entre julho e setembro, pelo que a partir dessa altura poderá dizer “o dia concreto” em que será retomada a operação.

António dos Santos Domingos não quis, contudo, revelar mais detalhes sobre a operação, uma vez que ainda decorrem contactos e porque serão as questões económicas a ditar a frequência de voos.

“Nós estamos em negociações com a TACV para encontrarmos a melhor frequência”, explicou, revelando que a TAAG e a TACV vão renovar o contrato de ‘leasing’ que mantêm por mais um ano.

Recorde-se que a TACV faz ligações internacionais com Lisboa (Portugal), Paris (França) e Bérgamo (Itália), com dois aviões, um deles alugado desde março de 2022 à congénere angolana TAAG.

 

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Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros

A requalificação do Miradouro do Zebro, no concelho de Oleiros, que acaba de ser inaugurado, torna o espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional e internacional, impulsionando assim a economia local através da visita de turistas.

O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (concelho de Oleiros), foi requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira e é o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.

Na inauguração estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

Na ocasião, conforme avança nota publicada na página oficial da Câmara Municipal de Oleiros, o secretário de Estado do Turismo destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.

Pedro Machado salientou, ainda, que a obra em questão “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o mundo.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno considerou que a infraestrutura “é uma mais valia para esta região, que tem características naturais ímpares e é agora um local de visita obrigatório”.

A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação. Reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros”.

Já o atual presidente da autarquia de Oleiros, sublinhou que “temos um concelho com locais com vistas maravilhosas” e está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.

O autarca demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades. Miguel Marques salientou que “se sermos rurais é estarmos aqui, naquilo que é mais genuíno e autêntico, naquilo que é o bem-receber, então podem-me chamar rural que eu fico e ficamos todos muito satisfeitos”.

Refira-se que o miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.

 

 

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Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023

Os estabelecimentos hoteleiros em Portugal faturaram 6. 021 milhões de euros o ano passado, o que representou uma subida de 20,1% face a 2022, de acordo com dados da análise setorial da Informa D&B.

Segundo a Informa D&B, cuja análise abrange  hotéis, unidades de alojamento local, aparthotéis, apartamentos turísticos, estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação, aldeamentos turísticos, Quintas da Madeira e pousadas, o valor deste setor aumentoi em todas as zonas geográficas de Portugal, com destaque para as Regiões Autónomas dos Açores (+26,2%) e da Madeira (+23,2%), bem como para as zonas de Lisboa (+24,4%) e Norte (+24,2%).

A empresa especialista no conhecimento do tecido empresarial revela ainda que o número de hóspedes rondou os 30 milhões, o que representa um crescimento de 13% face a 2022, enquanto as dormidas totalizaram cerca de 77,2 milhões, mais 11%. As dormidas dos residentes em Portugal subiram 2,1%, para os 23,4 milhões, e a dos residentes no estrangeiro crescerem 14,9%, atingindo quase 54 milhões. Os britânicos mantiveram-se como os clientes estrangeiros em maior número, representando 12,8% das dormidas totais, à frente dos alemães (7,9%) e dos espanhóis (7,1%).

No que diz respeito à capacidade hoteleira disponível em Portugal, os dados são de 2022, que dão conta de um crescimento significativo quando comparado ao ano anterior. Assim, segundo o mesmo estudo, o total de camas disponíveis em dezembro de 2022 rondava as 458 mil, mais 13,1% que no ano anterior. Ainda em dezembro de 2022, o número de estabelecimentos em atividade aumentou 13,1% face a 2021, aproximando-se dos 7.100., com a atividade hoteleira bastante concentrada nas zonas do Algarve (quase 29% das camas disponíveis), Lisboa e Norte, com cerca de 21% e 18%, respetivamente, e na zona Centro, com 14%.

No ranking das tipologias, mais de metade do total de camas correspondia, em 2022, a hotéis, seguindo-se as unidades de alojamento local, com 18,1%, os aparthotéis, com 10,1%, os apartamentos turísticos (7,7%), os estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação (6,6%), os aldeamentos turísticos (4%) e as pousadas (0,9%).

 

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Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023

Em 2023, as viagens realizadas pelos residentes em Portugal cresceram 4,6% e atingiram um total de 23,7 milhões, no entanto ainda abaixo dos registos de 2019 (-3,2%). Se no país as viagens aumentaram 2,4%, ao estrangeiro subiram 21,5%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo INE, que classifica estes de máximos históricos.

Dados do INE sobre a procura turística dos residentes referentes ao ano de 2023, publicados esta sexta-feira, revelam que o a alojamento particular gratuito, com 61,3% das preferências, aumentou a sua expressão, (+0,2 p.p. face a 2022), enquanto a duração média das viagens foi de 4,08 noites, contra 4,18 noites no ano anterior. Espanha (41,6%; +3,2 p.p.), França (10,1%, -0,7 p.p.) e Itália (6,9%, +0,2 p.p.) mantiveram-se como os principais países de destino nas deslocações dos residentes ao estrangeiro, tendo a União Europeia representado 79% do total de viagens ao estrangeiro. Na totalidade do ano de 2023 (resultados provisórios), realizaram-se 23,7 milhões de viagens, o que representa um aumento de 4,6% face a 2022 (-3,2% face a 2019).

Avança o INE que no total do ano passado, o motivo de 50,1% das viagens foi o “lazer, recreio ou férias” correspondendo a 11,9 milhões de viagens, +4,1% quando comparado com o 2022, mas -2,0% face à pré-pandemia. A “visita a familiares ou amigos” foi o segundo principal motivo para viajar (38,2%), tendo sido contabilizadas 9,0 milhões de viagens. Os motivos “profissionais ou de negócios” representaram 7,2% do total (1,7 milhões de viagens), tendo aumentado 4,9% face a 2022, mas com uma quebra de 15,5% face ao período pré-pandemia.

No período em análise, as viagens nacionais cresceram 2,4% (-4,3% face a 2019), representando 86,4% do total (-1,9 p.p.), as viagens ao estrangeiro aumentaram 21,5% (+4,1% comparando com 2019). A região Centro manteve a 1ª posição como principal destino das viagens realizadas em território nacional, concentrando 29,8% do total (-0,5 p.p. face a 2022), seguindo-se o Norte (23,7% do total), que ganhou representatividade face ao ano anterior (+2,4 p.p.).

No total do ano 2023, em 38,9% do total das viagens (+1,6 p.p. face a 2022), os residentes optaram por recorrer a serviços de marcação prévia, sendo que nas viagens ao estrangeiro esta foi a opção em 92,2% (-0,9 p.p.) das situações. O recurso à internet ocorreu em 25,7% (+0,5 p.p.) das viagens, 19,2% nas que tiveram como destino Portugal (-0,2 p.p.) e 66,9% nas viagens ao estrangeiro (-1,8 p.p.).

Só no 4º trimestre de 2023, os residentes em Portugal realizaram 5,1 milhões de viagens, o que correspondeu a um crescimento de 2,9%. As viagens em território nacional corresponderam a 86,7% das deslocações (4,5 milhões), tendo aumentado 1,5%. As viagens com destino ao estrangeiro cresceram 12,9%, totalizando 683,6 mil viagens, o que correspondeu a 13,3% do total.

O recurso à internet na organização de viagens continuou a ganhar expressão, no 4º trimestre de 2023, principalmente nas deslocações ao estrangeiro (35,3% das viagens foram efetuadas recorrendo à marcação prévia de serviços), enquanto a reserva antecipada de serviços esteve associada a 26,5% das deslocações em território nacional.

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Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio

Em 2023, a Allianz Partners registou um desempenho recorde, com crescimento em todos os segmentos de negócio. A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023.

A Allianz Partners acaba de apresentar os resultados financeiros de 2023, registando 9,3 mil milhões de euros em receitas totais e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Este é o desempenho financeiro mais forte da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registaram um crescimento sustentado, impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em mobilidade e assistência e crescimento recorde de 23,4% no negócio de saúde da Allianz Partners. Quase 73 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.

A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023. Esta evolução significativa foi impulsionada pelo crescimento na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa. A recuperação do setor das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens, na sequência do fim de todas as restrições à entrada e saída de viajantes. O desempenho das viagens na América do Norte manteve-se, contribuindo para um novo aumento dos canais offline e do negócio B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor dos serviços financeiros no Reino Unido, juntamente com as companhias aéreas e as agências de viagens em França. Com o recente lançamento da aplicação móvel Allyz, a Allianz Partners continua a sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.

 

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Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris

A Azul abriu a rota para Paris a 26 de abril de 2023 e, ao longo do primeiro ano de operação, realizou 308 voos e transportou mais de 191 mil passageiros para a capital francesa.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está a assinalar esta sexta-feira, 26 de abril, o primeiro aniversário da rota para Paris-Orly, França, período ao longo do qual a transportadora aérea realizou 308 voos para a capital francesa e transportou mais de 191 mil passageiros.

“Os resultados do nosso voo para Paris superaram todas as expectativas, mesmo sendo uma das cidades mais turísticas do mundo. Construímos as nossas operações com base na conectividade, aproximando regiões que antes estavam isoladas, e hoje estamos mais próximos da Europa. Desde o início deste mês, passamos a operar mais uma frequência semanal para garantir ainda mais opções para os nossos clientes”, congratula-se André Mercadante, diretor de Planeamento da Azul.

A Azul começou a operar a rota para Paris com seis voos por semana, número que passou, entretanto, para sete voos semanais, que partem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pelas 17h50, chegando à capital francesa às 10h20. Em sentido inverso, a partida de Paris decorre às 12h50, chegando em Campinas às 19h50.

A Azul é atualmente a única companhia aérea brasileira que voa diretamente para Paris, cidade que vai receber, este ano, os Jogos Olímpicos, aos quais a Azul também associou, sendo patrocinadora oficial da seleção brasileira e assinalando o evento com menus especiais a bordo dos seus voos.

 

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Octant Hotels promove-se nos EUA

A Octant Hotels apresentou as suas oito unidades em dois eventos nos EUA que passaram por Chicago e Boston, entre 16 e 18 de abril, e nos quais foram também dados a conhecer os pilares da marca.

A Octant Hotels promoveu, entre 16 e 18 de abril, um evento promocional nos EUA, que serviu para dar continuidade à estratégia de apresentação dos hotéis da marca no mercado internacional e que passou pelas cidades de Chicago e Boston.

Num comunicado enviado à imprensa, a Octant Hotels explica que “esta aproximação ao mercado estadunidense permitiu demonstrar a hospitalidade portuguesa e destacar as várias regiões e tradições de Portugal”.  

Além de dar a conhecer as unidades da marca, o evento serviu também para apresentar os dois pilares da Octant Hotels, concretamente o localismo e a liberdade, contando ainda com um momento gastronómico a cargo do chef Paulo Leite, chef executivo do Octant Ponta Delgada.   

O evento contou com a participação Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM); Filipe Bonina, diretor de Marketing da DHM; e Gonçalo Mexia Alves, Head of Sales da DHM.

“Cada hotel Octant é único e irrepetível e traz uma oferta inovadora, com experiências autênticas e singulares, pois não existem dois Octant iguais, pela sua localização, a sua história, as tradições e as suas gentes. Ter dado a  conhecer os nossos pilares de localismo e liberdade num mercado tão importante como o do Estados Unidos, permitiu uma aproximação às nossas raízes e à cultura portuguesa”, refere Filipe Bonina, diretor de Marketing da DHM.

Recorde-se que a Octant Hotels conta atualmente com oito unidades hoteleiras que oferecem 539 quartos em Portugal, localizando-se de norte a sul do país, incluindo a ilha de S. Miguel, nos Açores.   

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“A promoção na Europa não pode ser só Macau”

Depois de anunciar a cimeira da ECTAA em Macau, em 2025, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da DST de Macau, admitiu que a promoção de Macau terá de passar por uma maior complementaridade de destinos e não limitar-se somente a Macau”.

A promoção de Macau na Europa é uma realidade e a parceira com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) tem contribuído para esta evidência. Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, explicou isso mesma durante a abertura da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, ao frisar que “a APAVT foi um grande parceiro durante muitos anos, mesmo antes da transferência [da soberania de Macau de Portugal para a República Popular da China em 20 de dezembro de 1999] até agora e ajudou-nos, para além de Portugal, a abrir a porta para a Europa”.

A vinda do congresso da APAVT e da cimeira da ECTAA para Macau, em 2025, é, por isso, vista por Senna Fernandes como “um passo importante e que temos vindo a realizar em parceria com a APAVT tanto nas iniciativas em Portugal [Roadshow e BTL] como em Espanha [FITUR]”.

Quanto às possíveis melhorias de conectividade entre Portugal e Macau, Senna de Fernandes admitiu que “esse é o nosso grande sonho”, revelando que “ainda não há muitos avanços a este nível, mas passo a passo, espero que as ligações melhorem”.

A caminho pode estar, no entanto, um voo da Air Macau com ligação a Istambul (Turquia) que a diretora da DST espera que possa acontecer “ainda este ano de 2024” e que é considerado como “mais um passo em frente”. “Estamos sempre de braços abertos, mas claro que as companhias aéreas têm os seus cálculos e nós percebemos esta situação”.

A melhoria, ou melhor, a facilidade de ligação de Hong Kong a Macau também foi assinalada como mais um passo para atrair os turistas a visitar Macau, além de Senna Fernandes considerar que “a forma como Macau está a promover-se na Europa também terá de ser integrada com outros destinos”.

“A promoção na Europa não pode ser só Macau, porque quem faz uma viagem de longo curso não está só à procura de um destino, também quererá visitar a China, Hong Kong, a Grande Bahia, por exemplo”, concluiu a diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
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APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu

No dia da abertura da 12.ª edição da MITE, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou o papel da associação no posicionamento de Macau no mercado europeu. A organização do congresso da APAVT e cimeira da ECTAA, ambas em 2025, são consideradas boas plataformas para a promoção junto dos diversos mercados da Europa.

A 12.ª edição da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – serviu para o anúncio da cimeira da ECTAA, bem com de Macau como “Destino Preferido” para 2025.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), referiu, no discurso de abertura e deste anúncio que se trata de uma “grande oportunidade de juntar um importante mercado de origem – Europa – e os destinos turísticos de Macau, fazendo essa extensão lógica a toda a China”.

Na realidade, a APAVT, que realizará o 50.ª congresso precisamente em Macau, em 2025, teve “o papel principal”, segundo o presidente das APAVT, no que será a realização da cimeira da ECTAA em Macau, frisando Pedro Costa Ferreira que “tivemos a ideia, colocámo-la primeiramente a Macau, tentando perceber se havia interesse, e havendo todo o interesse, colocámo-la ECTAA que respondeu, desde logo, de forma positiva”.

“Sentimos que existe um estreito laço de confiança entre a APAVT e o Turismo de Macau que, como todos os laços de confiança que são fortes, demorou algum tempo a reformar-se, mas que parece estar hoje no ponto fortalecer-se”.

De resto, Pedro Costa Ferreira salientou que a relação próxima entre a APAVT e Macau passa, justamente, por “Portugal constituir uma porta de entrada para a China, mas também Portugal ser visto como porta de entrada para a Europa. Se olharmos para a China enquanto mercado emissor, é só o primeiro mercado emissor mundial. Portanto, todos terão interesse em implementar este tipo de relação”.

Quanto ao que poderia aumentar o número de turistas portugueses em Macau, o presidente da APAVT é lacónico: “comunicação, comunicação, comunicação e, depois, estruturação de oferta”.

“A comunicação é fundamental porque a verdade é que Macau, apesar de tudo, quando se fala do Oriente, não está no top of mind dos portugueses”, considera Pedro Costa Ferreira. “Depois é preciso conhecimento e não foi por acaso que apostámos [APAVT] no e-learning”, até porque, de acordo com o presidente da APAVT, “os agentes de viagens costumam vender o que conhecem e sentem-se confiantes a vender o que conhecem. Portanto, sem conhecer fica mais difícil” e, por isso, a vinda de agentes de viagens à MITE “ajuda a conhecer a oferta existente”.

Já no que toca à estruturação de produto, “Macau não deve ser visto como um destino per si para o mercado emissor europeu, nem mesmo para o português”, admite Pedro Costa Ferreira, salientando que “o português pode ter um tempo médio de estadia um pouco mais prolongado em Macau, mas o que faz sentido é juntar Macau com outras realidades, sejam elas de pura praia, quer realidades mais culturais e mais recentes do ponto de vista das tradições do turista europeu, que é a própria China”.

Para isso, é, no entanto, necessária conectividade, assinalando Pedro Costa Ferreira que “um voo direto [Portugal – Macau] ajudaria imenso”.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
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Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT

Segundo a APAVT, esta missão internacional a Macau visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

Publituris

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está a promover uma missão internacional a Macau, que conta com  o apoio do Turismo de Macau e que vai passar pela MITE-Macau International Travel Exhibition, que decorre entre 26 e 28 de abril.

Segundo um comunicado divulgado pela associação, esta missão internacional a Macau conta com uma comitiva de associados e líderes da distribuição europeia e visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

“Pela primeira vez, e por iniciativa da APAVT, a comitiva incluirá também representantes da nossa congénere espanhola, a CEAV, bem como da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, num esforço conjunto para promover o desenvolvimento das relações turísticas entre Macau e o mercado europeu. A comitiva é composta por um total de três dezenas de profissionais do setor, especialmente convidados por Macau”, detalha a APAVT.

Além da visita à feira de turismo de Macau, os participantes nesta missão internacional contam com um “intenso programa que inclui encontros B2B e outras iniciativas que visam reforçar as relações bilaterais e estabelecer novas parcerias estratégicas, com vista ao incremento do volume de turismo, nos dois sentidos”.

“É conhecida a proximidade entre a APAVT e Macau, proximidade construída através de trabalho conjunto contínuo, sempre com o objetivo de incrementar os fluxos turísticos entre Portugal , Macau e a China em geral. A atual comitiva é um passo em frente muito significativo neste trabalho conjunto, ao alargar o esforço de aproximação a duas comunidades internacionais que integramos e muito prezamos – a Aliança Ibérica, constituída pela APAVT e a espanhola CEAV, e a ECTAA”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

*O Publituris foi um dos convidados pela APAVT para integrar esta missão empresarial a Macau, sobre a qual vai ser possível saber mais nas próximas edições do jornal Publituris.

 

 

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