ERT do Alentejo e Ribatejo lança “Caminho de Santiago Via Atlântico”
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo lança esta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, respetivamente, o “Caminho de Santiago Via Atlântico”, juntando 130 quilómetros ao percurso já existente.
Publituris
Abertas candidaturas à “Linha Apoio Turismo + Sustentável” com dotação de 50M€
Grupo Emirates regista lucro de 2,8 mil milhões de dólares no 1º semestre do exercício de 2024-25
Nova Edição: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+
Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+
Diretor da Travelcare nomeado membro da GBT Advisory Board da Advantage Travel Partnership
Turismo europeu regista forte desempenho no terceiro trimestre
Swiss Travel Association reúne Assembleia Geral anual no Savoy Palace
Novo aeroporto de Luanda vai permitir quadruplicar número de turistas em Angola
Pedrógão Grande é “Natural Paradises” pelos Swiss Tourism Awards
Lagoa Wine Tourism Forum regressa para a 2ª edição com o tema “Insights for Success”
Com início em Castro Verde, passagem pelos concelhos de Ourique, Odemira e Sines, e termino em Santiago do Cacém, o “Caminho de Santiago Via Atlântico” vai ser lançado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo esta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, respetivamente.
O novo percurso – que se apresenta como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar – vai ser experienciado em BTT por Operadores Turístico que, ao longo de cerca de 130 km, vão passar por Castro Verde, Garvão, Colos, Cercal, Praia do Pessegueiro e Porto Covo, ficando assim a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios.
“Desde 2018 que a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto Turismo Religioso, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”, refere Pedro Beato, vice-presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo.
Assim, aos 1.400 km de percursos já existentes, juntam-se agora os 130 km do Caminho de Santiago Via Atlântico, que, segundo Pedro Beato, “vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”.
No segundo dia do evento (13 de dezembro) realiza-se, em Porto Covo, um Colóquio intitulado “Caminho de Santiago –Via Atlântico ‘A Finisterra’ do Alentejo”, onde serão abordados temas como “O Fascínio pelo Mar: um Traço identitário comum a vários Caminhos de Santiago”, “Pontos de Convergências numa Geografia do Sagrado da Costa de Sines” e “A Ordem de Santiago e o Sistema Comendatário no Sudoeste Alentejano”. A iniciativa contempla ainda a assinatura do protocolo de Guardião do Caminho de Santiago Alentejo e Ribatejo, e a estreia do filme promocional Caminho de Santiago Via Atlântico.