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Tarifa Simple disponível em todas as rotas da Azores Airlines

O Grupo SATA anunciou que a tarifa Simple, a preço reduzido e com direito a bagagem de cabine, vai passar a estar disponível em todas as rotas operadas pela Azores Airlines.

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A companhia aérea Azores Airlines passa a disponibilizar a tarifa Simple em todas as suas rotas, com vista à oferta de bilhetes a preços reduzidos e mais apelativos para os seus passageiros, independentemente do seu destino de viagem.

A Simple representa os bilhetes com o valor de aquisição mais baixo da classe económica da Azores Airlines e inclui o transporte de uma bagagem de mão até 8kg, tendo sido concebida para quem pretende viajar apenas com bagagem de cabine. A companhia aérea refere que esta tarifa concorre num segmento de mercado que dá primazia ao preço, em detrimento de outros atributos, e que tem sido alvo de crescente procura”.

A tarifa Simple integra-se no modelo tarifário lançado, pela Azores Airlines, no início do corrente ano, que assenta numa estrutura idealizada para colocar no passageiro a decisão do produto que necessita para a sua viagem de longa, média ou curta duração, em trabalho, em lazer ou em família.

Este modelo, constituído por seis famílias tarifárias distintas, distribuídas em duas classes de serviço – Classe Económica e Classe Conforto (comumente apelidada de Classe Executiva), responde às tendências de consumo dos viajantes que indicam que, cada vez mais, as necessidades, expetativas e prioridades dos passageiros diferem de acordo com o propósito e o momento em que realizam a viagem.

 

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Conselho de Ministros aprova resolução para “mitigar constrangimentos operacionais no AHD”

No último Conselho de Ministros do XXIII Governo, liderado por António Costa, foi aprovada a resolução que determina a adoção de um conjunto de medidas para mitigar os constrangimentos operacionais no Aeroporto Humberto Delgado (AHD).

Durante a apresentação do “Relatório de Avaliação de Opções Estratégicas para o Aumento da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa”, pela Comissão Técnica Independente (CTI), o primeiro-ministro, António Costa, já tinha avançado que no último Conselho de Ministros iriam ser aprovadas algumas medidas relacionadas com o Aeroporto Humberto Delgado.

Neste último Conselho de Ministros (CM) do XXIII Governo foi aprovada a resolução que determina a adoção de um conjunto de medidas para mitigar os constrangimentos operacionais no Aeroporto Humberto Delgado (AHD).

Considerando a necessidade de otimizar a operação do AHD até à efetiva operacionalização de uma futura solução aeroportuária para a região de Lisboa, lê-se que foram aprovadas medidas que deverão levar a “uma gestão mais eficiente do tráfego aéreo, através da futura implementação do novo sistema da Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E., para melhoria da sequenciação das aeronaves, atualmente em curso”.

Além disso, o CM determina “a reorganização e otimização de toda a área aeroportuária, obrigando à implementação de uma estratégia de melhoria operacional do AHD”, bem como “a obras para a melhoria operacional do sistema de pista, a viabilização da obra de ampliação do terminal, a cargo da concessionária ANA Aeroportos, S.A. (ANA)”.

De resto, o comunicado refere “a realização, pela ANA, dos investimentos prioritários que se encontram por realizar”, bem como “a transferência de grande parte da aviação executiva do AHD para o Aeródromo Municipal de Cascais ou outros aeródromos, libertando espaço para a operação para aeronaves com maior capacidade de passageiros por movimento”.

O comunicado termina a referir que “torna-se ainda necessário proceder à desafetação de uma parcela de terreno do domínio público militar que integra o perímetro do Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1), disponibilizando a área da placa de estacionamento de aeronaves para a operação civil”.

Na conferência de imprensa após a última reunião do Conselho de Ministros deste Governo, que entra em gestão na sexta-feira, 8 de dezembro, o secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, referiu que “o Aeroporto Humberto Delgado tem fortes constrangimentos operacionais, constrangimentos ao conforto dos passageiros que por lá têm que passar todos os dias, também é sabido que, desde que o contrato de concessão começou a ser executado, tem tido um crescimento de tráfego e procura bastante superior ao que era inicialmente previsto”.

Segundo o governante, o regulador da aviação civil e o Estado, enquanto concedente no contrato de concessão dos aeroportos, entendem que o investimento da ANA “tem sido inferior ao que estava previsto”.

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Lisboa sobe ao 6.º lugar no movimento de passageiros na Europa em 2022

No ano 2022, o número total de passageiros a viajar na União Europeia ascendeu a 820 milhões, um aumento de 119% face a 2021. Portugal aparece com mais de 57 milhões de passageiros (7.º lugar), enquanto Lisboa está na 6.ª posição a nível europeu.

820 milhões de passageiros. Foi este o número de passageiros movimentado pelos aeroportos na Europa no ano de 2022, correspondendo a uma subida de 119% face aos 374 milhões de 2021, depois de uma quebra de 73%, em 2020, face a 2019.

Portugal surge no ranking do Eurostat em 7.º lugar com mais de 57 milhões de passageiros a passar pelos aeroportos portugueses, ficando Portugal somente atrás da Espanha (199 milhões), Alemanha (155 milhões), França (136 milhões), Itália (132 milhões), Países Baixos (61 milhões) e Grécia (57,8 milhões).

De resto, os aeroportos portugueses mais do que duplicaram o número de passageiros, passando de 22, 3 milhões, em 2021, para os já referidos 57 milhões, em 2022.

Em termos de crescimentos, os países que registaram maiores evoluções, face a 2021, foram Irlanda (+256%), Eslováquia e Finlândia (ambos com +203%).

Já os menores aumentos registaram-se em Chipre (´69%), Bulgária (+74%) e Grécia (+80%).

No que diz respeito ao fluxo de passageiros e sua origem, os dados do Eurostat indicam que 47% do total de passageiros foi extra-UE, com 37% a ser intra-UE e 16% passageiros domésticos. Relativamente a 2021, os números mostram crescimentos de 8 e 1 pontos percentuais nos dois primeiros e um decréscimo de 7 pontos percentuais nos passageiros domésticos.

Aeroporto de Lisboa sobe para 6.º
No que diz respeito aos aeroportos mais movimentados, em 2022, as cinco primeiras posições mantêm-se inalteradas, face a 2021, com Paris Charles de Gaulle no primeiro lugar com 57,5 milhões de passageiros (+119%). Nas posições seguintes surgem, por ordem, Amsterdão/Schiphol (52,5 milhões, +106%), Madrid/Barajas (49,8 milhões, +115%), Frankfurt/Main (48,8 milhões, +97%) e Barcelona/El Prat (41,2 milhões, +123%).

Lisboa surge logo a seguir, em 6.º lugar, com 34,6 milhões de passageiros, registando o maior aumento no Top 10 dos aeroportos analisados na Europa, com um crescimento de 184% face a 2021.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Turismo de Portugal com novas vertentes de atuação

A orgânica do Instituto do Turismo de Portugal passa a corporizar novas vertentes de atuação mais ajustadas ao desenvolvimento e implementação do Plano Estratégico para o Turismo – a Estratégia Turismo 2027.

A Portaria n.º 413/2023, aprovada em Conselho de Ministros de 7 de dezembro, o último do XXIII Governo, dá conta de novas vertentes de atuação mais ajustadas ao desenvolvimento e implementação do Plano Estratégico para o Turismo – a Estratégia Turismo 2027 – do Turismo de Portugal.

No texto da portaria pode ler-se que, “em resultado e por forma a alcançar plenamente os objetivos decorrentes das prioridades definidas nesse documento estratégico, importa corporizar e estruturar uma nova área de atuação no Turismo de Portugal, I. P., a Direção de Redes e Conectividade, a qual terá como principal missão garantir a competitividade das acessibilidades ao e no destino Portugal”.

Além disso, a portaria refere que se “identifica, ainda, a necessidade de reforçar a área de Gestão de Conhecimento com a incorporação da componente de planeamento estratégico e acompanhamento e monitorização das estratégias nacionais definidas para o setor do Turismo”.

Assim, as duas novas vertentes de atuação do Instituto impõem, por sua vez, “a necessidade de uma reformulação da atual organização interna do Turismo de Portugal, de modo a adaptá-la a formas de gestão dos processos e procedimentos cada vez mais ágeis e flexíveis, considerando os recursos existentes, e com maior foco na concretização da estratégia nacional definida para o setor, reforçando a aproximação do Turismo de Portugal às várias entidades desse mesmo setor”.

Adicionalmente, e nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, que aprovou o “Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, estabeleceu-se que “as equipas de turismo atualmente sedeadas na rede externa da AICEP, deviam ser convertidas em serviços descentralizados do Turismo de Portugal, no estrangeiro, e integrados nas respetivas representações diplomáticas, com o intuito de dotar estas delegações de maior flexibilidade, agilidade e autonomia”.

A portaria conclui que este objetivo “foi concretizado através do Decreto-Lei n.º 51/2023, de 3 de julho, o qual, alterando a orgânica do Turismo de Portugal, veio, entre outras soluções, determinar o funcionamento em rede das equipas de turismo no estrangeiro, as quais se passam a reger pelos Estatutos do Turismo de Portugal, mais determinando que o recrutamento e exercício de funções dos membros destas equipas, bem como o regime de acreditação junto das missões diplomáticas e postos consulares portugueses, é regulado em diploma autónomo”.

Assim, a organização interna dos serviços do Instituto do Turismo de Portugal passa a integrar as seguintes áreas de atuação: “Planeamento; Negócio; e Suporte”.

Desta forma, as áreas de atuação organizam-se nas seguintes unidades orgânicas de 1.º grau, designadas por direções: Área de atuação de planeamento (Direção de Estratégia e Gestão do Conhecimento); Área de atuação de negócio (Direção de Redes e Conectividade, Direção de Recursos e Oferta, Direção de Competitividade das Empresas, Direção de Marketing e Mercados, Direção de Gestão de Competências e Capacitação e Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos);Área de atuação de suporte (Direção de Pessoas e Talento, Direção Financeira e de Tecnologias e Direção Jurídica”.

No que concerne Direção de Redes e Conectividade, compete a esta “garantir a competitividade das acessibilidades internacionais ao destino Portugal; definir e implementar a estratégia de captação da operação turística e aérea internacional para Portugal; alargar e reforçar rotas aéreas ao longo do ano e captar operações de homeport e de turnaround de cruzeiros; bem como promover a melhoria dos sistemas de mobilidade rodoferroviária e de navegabilidade nacional, em articulação com os interlocutores especializados e oferta turística nacional”.

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Conflito Israel/Gaza afeta percepção de segurança em todos os países árabes e muçulmanos, apura estudo

O Índice de Percepção de Segurança da Mabrian Technologies apurou que todos os países árabes e de influência muçulmana viram o sentimento de segurança cair significativamente entre os viajantes, independentemente da proximidade ao conflito armado.

Todos os países árabes e de influência muçulmana viram a percepção de segurança cair significativamente com o conflito armado entre Israel e Gaza, apurou um recente estudo da empresa de travel intelligence Mabrian Technologies.

“A principal conclusão do estudo é uma queda significativa no Índice de Percepção de Segurança para todos os destinos que poderiam ser vagamente definidos como “árabes”, independentemente da distância do conflito”, indica a Mabrian, num comunicado que acompanha os dados do Índice de Percepção de Segurança.

A Jordânia e o Egito, pela proximidade ao território onde decorrem os combates armados, são os destinos que mais perdem na percepção de segurança, registando quebras de 20% e 28% no sentimento de segurança, face ao que se registava na semana anterior a 7 de outubro, data do ataque terrorista do Hamas a Israel.

“As viagens são uma das primeiras indústrias a sentir o peso de um conflito”, alerta Carlos Cendra, CMO da Mabrian, considerando que a segurança é um dos fatores mais importantes e decisivos para os turistas.

“De que serve um clima excelente ou uma boa relação custo-benefício se um destino não é visto, certa ou erradamente, como seguro?”, questiona o responsável, sublinhando que, no caso da guerra entre Israel e o Hamas, houve “uma queda dramática na percepção de segurança nos destinos circundantes à área de conflito”.

No entanto, não é apenas nos destinos mais próximos aos combates que a percepção de segurança foi afetada, já que este estudo da Mabrian apurou que também a Arábia Saudita foi afetada e viu este índice cair 6%, tal como aconteceu nos Emirados Árabes Unidos e ainda de forma mais intensa no Qatar, que registou uma quebra de 18%, apesar de serem destinos que se localizam a cerca de dois mil quilómetros de distância do conflito.

Mais distantes ficam países como a Tunísia e a Turquia, que também viram a percepção de segurança cair 9% e 6%, respetivamente, apesar de, como realça a Mabrian, este não serem países árabes, mesmo que a religião predominante seja a muçulmana, como acontece também no Egito.

A religião poderá ser o fator que explica a diferença, por exemplo, em relação à Grécia que, apesar de estar mais próxima da zona de conflito, não viu o sentimento de segurança afetado, uma vez que não é um país muçulmano.

Para reverter a situação, sugere a Mabrian, estes destinos devem apostar numa “estratégia de comunicação eficiente para recuperar a confiança o mais rapidamente possível” e mostrar aos turísticas que não correm riscos.

“Por exemplo, no caso de destinos como a Tunísia, é preciso encontrar uma forma de mostrar aos viajantes que correm risco zero de serem apanhados diretamente no conflito”, refere a Mabrian.

O Índice de Segurança da Mabrian mede o nível de confiança expresso por visitantes e potenciais viajantes em relação a um destino turístico e utiliza metodologia que utiliza Inteligência Artificial para interpretar o sentimento dos viajantes com base nas interações nas redes sociais, sendo utilizado há mais de nove anos para “identificar tendências turísticas associadas a fatores de confiança”.

 

 

 

 

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Nova promoção da Binter tem preços desde 60,55 euros para voar entre a Madeira e as Canárias

A nova promoção da Binter está disponível para compras até 18 de dezembro e aplica-se a viagens que decorram entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço mais baixo para voos entre a Madeira e as Canárias. Os voos desde os Açores apresentam preços a partir de 104,10 euros.

A Binter, companhia aérea das Canárias, lançou uma nova promoção com preços desde 60,55 euros para voos entre a Madeira e estas ilhas espanholas, numa oferta que está disponível para compras até 18 de dezembro.

A promoção da Binter destina-se a viagens entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, sendo o preço apresentado válido por percurso para voos entre a Madeira e a Gran Canaria. Nesta promoção estão ainda incluídos os voos desde Ponta Delgada, nos Açores, neste caso com preços desde 104,10 euros.

Todos os bilhetes podem ser adquiridos online, através do site da companhia aérea, que pode ser consultado aqui, bem como pelo número de telefone 291 290 129 ou ainda através das agências de viagens.

Recorde-se que a Binter voa entre o Aeroporto da Madeira (FNC) e as Canárias quatro vezes por semana, incluindo voos para a Gran Canaria (LPA) às segundas e sextas-feiras, e para Tenerife (TFN) às terças e sábados.

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Governo Regional dos Açores suspende privatização da Azores Airlines devido a instabilidade política

O executivo regional justifica a decisão com a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas”.

O Governo Regional dos Açores anunciou terça-feira, 5 de dezembro, que decidiu suspender o processo de alienação, para efeitos de privatização, da Azores Airlines, companhia aérea do Grupo SATA que realiza voos internacionais.

Num comunicado publicado na página oficial do executivo regional, explica-se que a “atual situação política na Região Autónoma dos Açores, com o Orçamento Regional inviabilizado pelos partidos da oposição, e a mais do que provável futura dissolução do Parlamento Regional, com convocação de eleições legislativas regionais antecipadas, impõe, no entendimento ético democrático do Governo Regional dos Açores, a adequada decisão de suspensão dos concursos de alienação”.

Além da Azores Airlines, a instabilidade política na região ditou também a suspensão da privatização dos hotéis das Flores e Graciosa, processos que vão ficar parados “até que a situação se encontre clarificada”.

“O Governo comunicou aos Conselhos de Administração da SATA Holding S.A e da empresa Ilhas de Valor que suspendessem a tramitação dos concursos públicos, até que a situação se encontre clarificada e seja assumida decisão definitiva pelo novo Governo Regional, resultante das futuras eleições legislativas regionais. Esta é a forma mais responsável e mais conforme à ética democrática de decidir, no atual contexto, pela defesa do superior interesse dos Açores e dos açorianos”, lê-se ainda no comunicado divulgado.

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AHETA: Taxa de ocupação por quarto no Algarve volta a subir em novembro deste ano

Os mercados sueco e norueguês foram os que contribuíram com as estadias médias mais prolongadas em novembro, sendo que as regiões que verificaram as maiores subidas face ao ano passado foram Tavira, Faro e Olhão e Carvoeiro e Armação de Pêra.

No passado mês de novembro a taxa de ocupação por quarto situou-se nos 44,2%, ou seja, 1,3 pontos percentuais (pp)acima da verificada em 2022 e 0,4pp acima da registada em novembro de 2019.

Os dados provisórios foram avançados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que em nota de imprensa deu conta que os mercados que mais contribuíram para esta subida homóloga foram o britânico (mais 1,4pp que em 2022) o sueco (mais 0,9pp) e o canadiano (mais 0,6pp).

As regiões que verificaram as maiores subidas em relação ao ano passado foram Tavira (mais 9,0pp), Faro e Olhão (mais 8,7pp) e Carvoeiro e Armação de Pêra (mais 6,8pp).

A estadia média em novembro foi de 4,6 noites, 0,4 acima da verificada no mês homólogo de 2022. As estadias médias mais prolongadas couberam ao mercado sueco, com 16 noites e do mercado norueguês, com 8,9.

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Turkish Airlines cresce 4,1% e transporta seis milhões de passageiros em novembro

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6% face a igual período de 2022, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais.

A Turkish Airlines transportou, em novembro, um total de seis milhões de passageiros, num crescimento de 4,1% face a igual mês do ano passado, informou a companhia aérea turca, em comunicado.

Segundo a Turkish Airlines, em novembro, o load factor global dos voos da companhia aérea atingiu os 80,4%, incluindo 79,9% nos voos internacionais e 84,8% nos voos domésticos.

Em novembro, a Turkish Airlines alcançou também uma subida no número de passageiros internacionais transportados, indicador que cresceu 11,2% e que passou dos dois milhões no 11.º mês de 2022 para 2,2 milhões em novembro deste ano.

A companhia aérea turca disponibilizou também, em novembro, um aumento de capacidade de 12,1%, chegando aos 18.2 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

No acumulado desde janeiro, a Turkish Airlines soma já 77,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 16,6%, incluindo 27,2 milhões de passageiros internacionais, o que representa uma subida de 27,9% face a igual mês de 2022.

Desde janeiro, os voos da Turkish Airlines apresentam um load factor de 82,8%, depois de um aumento de 2,3 pontos percentuais, com destaque para o load factor dos voos internacionais, que foi de 82.6%, enquanto o load factor das ligações domésticas foi de 84.8%.

No acumulado desde janeiro, a capacidade cresceu 16,1%, chegando aos 215 mil milhões de ASK – Available seat kilometers.

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MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2026

O MSC World Cruise 2026 vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e conta com embarques em quatro portos europeus, entre 4 e 7 de janeiro de 2026, numa viagem de 119 dias, que visita 47 destinos em 32 países.

A MSC Cruzeiros anunciou a abertura das vendas para o MSC World Cruise 2026, um cruzeiro de volta ao mundo que vai decorrer a bordo do MSC Magnifica e que vai ter embarques entre 4 e 7 de janeiro de 2026.

“O novo itinerário de 119 dias visitará 47 destinos deslumbrantes em 32 países, com sete pernoitas em locais de visita obrigatória e estadias de dia inteiro em todas as outras escalas ao longo desta viagem de uma vida”, destaca a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

O MSC World Cruise 2026 vai contar com embarques em quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia (Roma, Itália), Génova (Itália), Marselha (França) e Barcelona (Espanha), que decorrem nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro de 2026, respetivamente.

No total, esta viagem vai ter uma duração de quatro meses e percorrer 36.000 milhas náuticas, cruzando o Equador duas vezes e visitando diversos destinos imperdíveis.

“Desde maravilhas naturais de cortar a respiração, a locais históricos de renome a cidades vibrantes e centros culturais, este incrível itinerário irá satisfazer o desejo de viajar dos passageiros e levá-los-á numa viagem sem paralelo, apresentando-lhes novos locais, sons, sabores e tradições dos cinco continentes”, acrescenta a companhia de cruzeiros.

Depois da Europa, onde acontece o embarque de passageiros, o MSC Magnifica vai seguir para as Caraíbas e América Central e para a Costa Oeste dos Estados Unidos da América, passando posteriormente mais de um mês no Oceano Pacífico com escalas noturnas em São Francisco, Honolulu, Auckland e Sydney.

Depois da Austrália, o navio segue para a Ásia por mais três semanas, incluindo paragens Tóquio, Xangai e Hong Kong, às quais se seguem paragens no Dubai e em Omã, antes do regresso a casa através da Grécia.

A MSC Cruzeiros sublinha que as reservas antecipadas trazem maiores benefícios aos passageiros, sendo que, no caso do MSC World Cruise 2026, os preços incluem 15 excursões em terra, pacote de bebidas às refeições para todos os passageiros, 30% de desconto na lavandaria e 5% de desconto no preço da reserva para membros MSC Voyagers Club Classic e acima.

 

 

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Nova Edição: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga

A última edição de 2023 do jornal Publituris dá destaque de capa à solução indicada pela Comissão Técnica Independente para a localização do que será o novo aeroporto para a região de Lisboa. Além disso, trazemos as novidades da bTd Travel, viajámos até Cuba e na Costa Cruzeiros, entrevistámos a diretora da FITUR e visitámos as ofertas MICE em Praga.

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50 anos após o início da discussão sobre a localização do novo aeroporto para a região de Lisboa, após quase duas dezenas de locais e com um “jamais” quanto à localização na Margem Sul pelo meio, eis que a Comissão Técnica Independente (CTI) aponta para Alcochete como a solução mais viável. A decisão cabe agora ao vencedor das eleições de 10 de março. Isto, caso o assunto não se arraste por mais alguns anos.

A solução Vendas Novas coloca-se à frente das outras seis possíveis localizações como alternativa para a construção de uma infraestrutura pela qual o setor do turismo reivindica há muito.

Pelo meio, fica o recado de Carlos Mineiro Aires, presidente da comissão de acompanhamento da CTI, “não me passa pela cabeça que este trabalho não venha a servir para nada”. A ver vamos.

Na “Distribuição”, mostramos os pontos altos do 48.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado, no Porto de 30 de novembro a 2 de dezembro. E se estava certo que, em 2025, para o 50.º congresso e 75.º aniversário da associação a viagem é feita a Macau, em 2024 será Huelva a anfitriã do evento.

Também na “Distribuição” damos a conhecer a bTd Travel que acaba de se apresentar formalmente em Portugal, como porta de entrada na Europa, uma vez que já está instalada nos EUA e no Brasil. Ao Publituris, Manoel Suhet, CEO da empresa, explicou que a bTd Travel é uma concierge de viagens exclusiva que usa a tecnologia como principal ferramenta para o crescimento, otimização de processos e agilidade, focada no cliente executivo que tem de viajar muito internacionalmente, gasta nas compras online e depois faz a viagem de luxo com a família, e também clientes de alto poder aquisitivo.

A convite do grupo MGM Muthu Hotels, o Publituris visitou a ilha de Cuba, destino que é considerado a Pérola das Caraíbas e que está de regresso ao tabuleiro do turismo internacional, depois do longo encerramento provocado pela COVID-19. Apesar de ainda nem tudo estar bem oleado, o certo é que Cuba ainda é um destino incontornável, até porque continua a contar com praias paradisíacas e com a típica hospitalidade cubana.

Nos “Transportes”, a Costa Cruzeiros promoveu, a 27 de novembro, a 27.ª edição dos Protagonistas do Mar, evento no qual a companhia de cruzeiros distingue anualmente os seus melhores parceiros e que, este ano, voltou a premiar agências de viagens e comunicação social portugueses.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Maria Valcarce, diretora da FITUR, feira que pela 44.ª vez, dá o pontapé de saída para mais um ano, no que diz respeito às feiras de turismo internacionais. Para Maria Valcarce o evento “é um espelho que reflete o que a indústria do turismo significa para a economia mundial”.

Também no “Meeting Industry”, viajámos até Praga, cidade das 100 torres, banhada pelo no Rio Vltava, que é visitada em lazer por turistas de todo o mundo e está entre as mais bonitas da Europa, mas também está a dar que falar no que diz respeito à capacidade para acolher eventos internacionais dos mais variados tipos e das mais variadas dimensões.

Além do “Pulse Report”, numa parceria com a GuestCentric, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Amaro F. Correia (docente), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Carlos Torres (jurista).

O jornal Publituris está regresso na edição em papel na primeira semana de janeiro de 2024.

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