Organização Mundial do Turismo premeia quatro vilas e aldeias de Portugal
A cerimónia de atribuição do selo decorreu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem lugar de 16 a 20 de outubro em Samarkand, no Uzbequistão. Em edições passadas já foram premiados locais como Cumeada, Castelo Rodrigo e Castelo Novo.

Publituris
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
A 3.ª edição da UNWTO – Best Tourism Villages 2023 atribuiu esta quinta-feira, 19 de outubro, o selo de “Best Tourism Village” a quatro vilas e aldeias de Portugal, nomeadamente à Ericeira, no concelho de Mafra; Vila de Madalena, no concelho do Pico; Sortelha, no concelho de Sabugal e Manteigas.
Em nota de imprensa é explicado que este prémio é atribuído a destinos rurais que se destacam pela sua qualidade ambiental, cultural e patrimonial, bem como pela sua capacidade de promover o turismo de forma sustentável. Em edições passadas já foram premiados locais como Cumeada, no concelho da Sertã, Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, e Castelo Novo, no Fundão.
O selo, válido por três anos, distingue os melhores destinos rurais a nível mundial. Além de valorizar o território rural e as suas comunidades, a iniciativa da Organização Mundial do Turismo “pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional”, como apontado em comunicado.
A cerimónia de atribuição do selo decorreu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem lugar de 16 a 20 de outubro em Samarkand, no Uzbequistão, e na qual Portugal participa representado pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.
Para Nuno Fazenda “esta distinção, atribuída por uma das mais relevantes entidades turísticas do mundo, enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”.
Como refere em nota de imprensa, “a atribuição destes prémios, cujos vencedores importa saudar, é um reconhecimento internacional à sustentabilidade e autenticidade do turismo português, que importa continuar a assegurar e a valorizar”.