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A vila da Ericeira, no concelho de Mafra, foi uma das premiadas | Créditos: Adam Hornyak via Unsplash

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Organização Mundial do Turismo premeia quatro vilas e aldeias de Portugal

A cerimónia de atribuição do selo decorreu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem lugar de 16 a 20 de outubro em Samarkand, no Uzbequistão. Em edições passadas já foram premiados locais como Cumeada, Castelo Rodrigo e Castelo Novo.

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A vila da Ericeira, no concelho de Mafra, foi uma das premiadas | Créditos: Adam Hornyak via Unsplash

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Organização Mundial do Turismo premeia quatro vilas e aldeias de Portugal

A cerimónia de atribuição do selo decorreu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem lugar de 16 a 20 de outubro em Samarkand, no Uzbequistão. Em edições passadas já foram premiados locais como Cumeada, Castelo Rodrigo e Castelo Novo.

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A 3.ª edição da UNWTO – Best Tourism Villages 2023 atribuiu esta quinta-feira, 19 de outubro, o selo de “Best Tourism Village” a quatro vilas e aldeias de Portugal, nomeadamente à Ericeira, no concelho de Mafra; Vila de Madalena, no concelho do Pico; Sortelha, no concelho de Sabugal e Manteigas.

Em nota de imprensa é explicado que este prémio é atribuído a destinos rurais que se destacam pela sua qualidade ambiental, cultural e patrimonial, bem como pela sua capacidade de promover o turismo de forma sustentável. Em edições passadas já foram premiados locais como Cumeada, no concelho da Sertã, Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, e Castelo Novo, no Fundão.

O selo, válido por três anos, distingue os melhores destinos rurais a nível mundial. Além de valorizar o território rural e as suas comunidades, a iniciativa da Organização Mundial do Turismo “pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional”, como apontado em comunicado.

A cerimónia de atribuição do selo decorreu à margem da Assembleia Geral e da Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem lugar de 16 a 20 de outubro em Samarkand, no Uzbequistão, e na qual Portugal participa representado pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.

Para Nuno Fazenda “esta distinção, atribuída por uma das mais relevantes entidades turísticas do mundo, enaltece a excelência do turismo nacional, do interior do país e de ofertas turísticas diferenciadoras”.

Como refere em nota de imprensa, “a atribuição destes prémios, cujos vencedores importa saudar, é um reconhecimento internacional à sustentabilidade e autenticidade do turismo português, que importa continuar a assegurar e a valorizar”.

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Dubai afirma-se como cidade preferida dos expatriados

O Dubai conquistou a posição de liderança entre as principais cidades para expatriados, consolidando-se como a cidade dos Emirados Árabes Unidos mais desejada para residentes internacionais, segundo análise da Remitly.

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O Dubai conquistou a posição de liderança entre as principais cidades para expatriados, consolidando-se como a cidade dos Emirados Árabes Unidos mais desejada para residentes internacionais, de acordo com uma análise do fornecedor de serviços financeiros, Remitly.

“Ao examinar dados de pesquisa do Google em mais de 164 países, a Remitly identificou o Dubai como a cidade líder entre 60 destinos. O relatório destacou as oportunidades de emprego, o desenvolvimento de infraestrutura e a oferta educacional como fatores-chave que impulsionaram o emirado para o topo da lista”, realça o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), em comunicado.

Segundo o DET, esta análise mostra que o Dubai é “o destino ideal para a relocação” devido às oportunidades de emprego que proporciona, assim como pela sua arquitetura moderna, vida noturna vibrante e clima ensolarado durante todo o ano.

No início de 2023, a população do Dubai ultrapassou a marca de 3,6 milhões, pela primeira vez, tendo a população da cidade crescido em quase 100 mil pessoas de 2022 para 2023, e as projeções indicam que alcançará 5,8 milhões até 2040.

 

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Madeira confirma operação da TAP entre o Funchal e Caracas no próximo verão

Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, confirmou esta quinta-feira, 16 de novembro, que a região vai contar com ligações aéreas diretas para Caracas, Venezuela, no próximo verão, numa operação realizada pela TAP, entre junho e outubro.

Inês de Matos

O secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, confirmou esta quinta-feira, 16 de novembro, que a região vai contar com ligações aéreas diretas para Caracas, Venezuela, no próximo verão, numa operação realizada pela TAP, entre junho e outubro.

“Sim, vamos ter a ligação de Caracas de junho a agosto e de agosto a outubro, a TAP montou esta operação pensando no fluxo mais procurado, dado o histórico que existe”, afirmou o governante regional, em resposta a uma questão do deputado regional do PSD, Carlos Fernandes.

Segundo Eduardo Jesus, que interveio no debate setorial no âmbito do Programa do XIV Governo Regional da Madeira, “esta não é uma operação que se possa entender da mesma forma que as operações turísticas”, uma vez que “a permanência na região para um turista é completamente diferente da permanência de um madeirense que está emigrado”, neste caso, na Venezuela.

“A operação está montada desta forma, mas não está estanque, temos o compromisso da companhia de monitorizar permanentemente a procura e, aqui, é importante que essa procura aconteça, não só para justificar este desafio que foi lançado à companhia, mas também para viabilizar a operação, que é o que vai permitir a sua continuidade no tempo ou mesmo o aperfeiçoamento para que estas datas possam ser dilatadas”, explicou Eduardo Jesus.

Até ao momento, sabe-se apenas que estes voos vão ser operados pela TAP, que vai fazer escala na Madeira na rota Lisboa-Caracas-Lisboa, tendo a operação sido já aprovada pelas autoridades venezuelanas, depois de uma negociação que arrancou em maio e que terá decorrido ao longo de vários meses.

Na sua intervenção, Eduardo Jesus afirmou que a operação deve ser “viável, principalmente numa companhia que não pode apresentar uma rota que não dê esse contributo positivo” e defendeu que, se o mercado reagir “da melhor forma”, isso significa que a operação “foi bem idealizada” e que a Madeira tem “potencial para crescer” nesta rota.

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Azul estabelece acordo técnico inédito com ANAC

Uma das principais vantagens deste acordo, que tem a duração de um ciclo completo de treino mas que pode ser renovado, passa pela segurança, contribuindo para elevar “os padrões de segurança e eficiência operacional”.

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A Azul estabeleceu um acordo técnico inédito que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, que prevê a cooperação entre as duas partes com vista à “excelência e segurança na aviação do país”, informou a transportadora aérea brasileira, em comunicado.

Este acordo, que conta também com a participação da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), “possibilita que inspetores qualificados da ANAC, com experiência como pilotos, participem de um treinamento completo na Azul”.

“O treinamento inclui não apenas as partes de instrução teórica em solo e em simuladores, mas também dá a oportunidade aos inspetores de voar nas aeronaves da Azul, acompanhados por instrutores da companhia. Esta imersão visa elevar o nível de conhecimento dos inspetores, proporcionando uma compreensão prática das operações da empresa e uma compreensão mais profunda dos desafios e benefícios da legislação vigente”, explica Guilherme Holtmann, gerente Geral de Flight Standards e Treinamentos da Azul.

Já Luiz Ricardo Nascimento, diretor da ANAC, considera que este acordo tem o “potencial de desenvolvimento de habilidades técnicas e regulatórias”, que pode “aumentar o patamar de excelência da aviação civil no Brasil, colocando o país na vanguarda da inovação no setor aéreo no mundo”.

“Estamos muito animados com esse intercâmbio em razão da ampliação do conhecimento e do ganho de eficiência técnica para a nossa aviação”, afirmou o responsável da ANAC.

Uma das principais vantagens deste acordo, que tem a duração de um ciclo completo de treino mas que pode ser renovado, passa pela segurança, uma vez que vai contribuir para elevar “os padrões de segurança e eficiência operacional”.

 

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Turismo angolano perdeu 1,7 milhões de hóspedes entre 2020 e 2021

O setor turístico angolano perdeu 1,7 milhões de hóspedes entre 2020 e 2021, comparativamente ao período homólogo, refletindo as restrições nas deslocações associadas à pandemia de covid-19, segundo uma publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

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No período em análise, os estabelecimentos turísticos angolanos registaram o alojamento, associado a deslocações turísticas, de 3,5 milhões de hóspedes, representando um decréscimo de 1,7 milhões comparativamente ao período homólogo.

Os angolanos residentes realizaram mais de 984.000 deslocações turísticas, refletindo numa variação negativa de 25,15%, ou seja, menos de 330.000, face ao biénio 2018-2019.

“Do ponto de vista da repartição por origem, os angolanos residentes, com um peso de 60,36%, representaram a maior proporção do total das dormidas no biénio, seguido dos hóspedes estrangeiros, com 39,64%”, lê-se no documento.

Relativamente ao tipo de acomodação, a procura foi maior para outros meios de alojamento (860.853), seguindo-se os hotéis (839.405).

Em termos de dormidas por província, Luanda liderou (36,36%), seguida de Benguela (14,88%), Huíla (9,20%) e Cuanza Sul (6,93%).

O Anuário Estatístico do Turismo 2020-2021, edição 2023, a que a Lusa teve hoje acesso, refere que o fluxo de hóspedes, principalmente os angolanos residentes, em todas as unidades de alojamento e a realização de diversos eventos virados para o negócio proporcionaram ao setor privado a arrecadação de mais de 314 mil milhões de kwanzas (361,4 milhões de euros).

“Em termos comparativos, as receitas no biénio representaram uma variação negativa de 0,78%, ou seja, menos de 26,7 mil milhões de kwanzas (30,7 milhões de euros) em relação ao biénio homólogo, cujas receitas atingiram o montante de 340 mil milhões de kwanzas (391,4 milhões de euros)”, refere-se na publicação.

O INE refere que, em 2021, as unidades turísticas de alojamento, restaurantes e similares e agências de viagens e turismo empregaram 183.000 pessoas, representando uma variação positiva de 0,6%, isto é, mais de 1.086 novos postos de trabalho, em comparação ao ano de 2020.

Em 2021, verificou-se que os restaurantes e similares empregaram mais pessoas, ao atingir 49,53% do total dos empregos, liderando a capital angolana, Luanda, com 61,1% do total de postos de trabalho no setor em todo o país, seguindo-se Benguela (10,1%), Huíla (7,6%) e Cuanza Sul (6,5%).

Excecionalmente, esta edição apresenta informações estatísticas referentes aos anos 2020 e 2021 devido à descontinuidade da sua produção, determinada pela pandemia da covid-19 nos dois anos em referência.

As viagens por motivos de serviço representaram 61,4% das chegadas internacionais a Angola, enquanto as por trânsito ocuparam o segundo lugar, com 15%, seguindo-se as por férias com 13,1%.

O documento indica que os turistas dos dez países que mais desembarcaram em Angola no período em análise totalizaram um peso de 70,44%, liderados por Portugal (47,3%), seguidamente pelo Brasil (10,0%) e a França (9,6%).

O INE sublinha que a comparação com os dados de 2018-2019 permitiu analisar os efeitos da pandemia no comportamento dos indicadores do turismo, nomeadamente nas chegadas de turistas a Angola por via área, principais motivos das viagens, empregabilidade, disponibilidade e ocupação das unidades de alojamento, bem como as receitas e despesas turísticas.

Angola teve as suas fronteiras fechadas entre março e setembro de 2020, tendo mantido várias medidas restritivas até 16 de maio de 2022, altura em que foi declarado o fim da situação de calamidade pública.

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Christmas Wine Experience regressa ao The Yeatman

Nos dias 1 e 2 de dezembro, o The Yeatman recebe o seu mais emblemático evento vínico. A 12.ª edição do Christmas Wine Experience juntará mais de 100 parceiros vínicos, com cerca de 200 referências disponíveis para prova, petiscos portugueses confecionados pelo Chefe Ricardo Costa e ainda um Bazar de Natal para antecipar a lista de presentes.

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Nos dias 1 e 2 de dezembro, todos os caminhos vão dar ao The Yeatman Hotel, onde o Christmas Wine Experience, evento vínico que junta os melhores vinhos portugueses e petiscos tradicionais, marca a época mais mágica do ano nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Durante dois dias é possível conhecer, provar e adquirir mais de 200 vinhos nacionais, apresentados pelos produtores e enólogos parceiros do The Yeatman, numa seleção cuidadosamente pensada em parceria com a Diretora de Vinhos do hotel, Elisabete Fernandes. Entre referências clássicas e outras mais recentes, destacam-se em prova o Principal Grande Reserva 2012, Chryseia 2021, Quinta da Leda 2019 Magnum, Batuta 2021, Casa da Passarella Villa Oliveira Edição Comemorativa 125 Anos 2014 e Azores Wine Company Arinto dos Açores Solera. Sendo esta a época de excelência de vinho do Porto e licorosos, também estará disponível uma seleção de vinhos icónicos, entre os quais Taylor’s Very Very Old Tawny Port, Graham’s Single Harvest Port 1997 e Barão de Vilar Colheita Tawny Port 1963.

A experiência ficará ainda mais completa com a degustação dos sabores tradicionais da época, graças aos petiscos tipicamente portugueses confecionados pelo Chefe Ricardo Costa. Queijos, compotas, enchidos e presunto de porco preto, laminado ao momento, fazem-se acompanhar por uma seleção de azeites e pães variados, como o tradicional pão com chouriço, pão de queijo, broa de milho, pão de trigo ou focaccia caseira.

A viagem gastronómica continua com algumas receitas de conforto, capazes de aconchegar o estômago. Do caldo verde à canja de galinha, passando pelo prego de vitela, com presunto e queijo da Serra, sem esquecer as bifanas à moda do Porto, as mini francesinhas, os pastéis de bacalhau, os croquetes de arroz de pato com molho aioli ou as sanduíches de leitão e porco bísaro. Há ainda saladas coloridas compostas por ingredientes como tofu, abacate, lavagante, frango, queijo mozarela, batata-doce, camarão ou gengibre apresentadas em várias sugestões e combinações. Nas tentadoras mesas de sobremesas não podem faltar as castanhas assadas, mas também uma grande variedade de doçaria portuguesa, como rabanadas, filhoses de abóbora, bolo-rei, pão de ló de Ovar, pudim Abade de Priscos, torta de abóbora, ovos-moles de Aveiro e Morgado do Bussaco, entre outras receitas elaboradas, como o pavé de café, Ópera de chocolate e avelã, os éclairs ou o bolo de champagne com citrinos.

No Christmas Wine Experience também é possível antecipar as compras de Natal, seja para rechear a mesa da consoada ou para oferecer a quem mais gosta. Entre um vasto leque de vinhos disponíveis em prova no evento e outras referências que integram a premiada garrafeira do The Yeatman, há ainda um Bazar de Natal dedicado a marcas portuguesas com produtos originais e criativos. As sugestões de presentes passam pelas peças de joalharia, loiças, lenços, gravatas, chapéus, mantas de lã, sabonetes, cremes, velas e difusores.

A 12ª edição do Christmas Wine Experience acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, sexta-feira e sábado, tem início marcado para as 15h00 e termina pelas 19h00. A entrada para o evento tem o custo de 85€ por pessoa e por dia ou 150€ por pessoa para os dois dias. Os grupos com mais de oito pessoas beneficiam de uma redução, totalizando o valor de 75€ por pessoa. Até dia 17 de novembro, os bilhetes individuais também estarão disponíveis pelo preço especial de 75€ (regime early bird). As reservas são limitadas e podem ser feitas através do site de eventos do Hotel.

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FITUR 2024 prevê 9.000 empresas e mais de 150.000 participantes profissionais

Prevê-se que a FITUR 2024 atinja uma ocupação de mais de 140.000 m2 em nove pavilhões e que reúna mais de 9.000 empresas e 150.000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países.

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Organizada pela IFEMA MADRID, a 44.ª edição da FITUR será realizada de 24 a 28 de janeiro de 2024. As previsões de crescimento absoluto da feira em todos os parâmetros são um claro indicador da força do setor turístico e colocam a FITUR na vanguarda das grandes feiras internacionais de turismo. Neste sentido, tudo aponta para que a FITUR ocupe um total de mais de 140.000 m2, em nove pavilhões, e reúna mais de 9.000 empresas e mais de 150.000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países. Estima-se também que cerca de 100.000 pessoas visitem a FITUR durante o fim de semana.

De acordo com Jose Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da IFEMA MADRID, “é importante o papel desempenhado pela IFEMA MADRID como um dos grandes atores e impulsionadores do turismo internacional, bem como o peso especial que a FITUR tem, tornando-se o principal embaixador da IFEMA MADRID no mundo e uma referência importante da Marca Espanha”.

E acrescenta, “estamos muito orgulhosos da liderança mundial da FITUR, a única feira de turismo que não viu a sua realização interrompida durante a pandemia, superando em participação e assistência profissional qualquer outra grande feira de turismo do circuito internacional”.

FITUR pelo desenvolvimento sustentável
Com uma sólida orientação empresarial, o fio condutor das grandes propostas de empresas e destinos, bem como das secções especializadas e atividades da FITUR, será o desenvolvimento sustentável, nos eixos económico, social e ambiental, bem como a inovação e todos os conteúdos de vanguarda que vão marcar o desenvolvimento do setor turístico. A FITUR continua também a avançar na sua linha de especialização, ajudando a promover os diferentes setores industriais que têm impacto no turismo e que desenvolveram toda uma estratégia turística em redor da sua atividade.

Para além deste vasto leque de atividades do Observatório de sustentabilidade da FITUR, a FITUR Next, que este ano se centra na forma como o turismo pode contribuir para a revitalização dos territórios, desenvolve um programa completo de apresentações e atribui prémios às melhores iniciativas turísticas que, em consonância com os ODS, contribuam para atenuar o despovoamento com o objetivo de promover o emprego e o consumo local, reduzir as desigualdades nas zonas rurais e promover o equilíbrio entre o rural, o urbano e a sustentabilidade.

Equador país parceiro da FITUR 2024
O Equador será o “País Parceiro da FITUR 2024”. A ligação entre Espanha e Equador manteve uma forte presença com quase 75.000 visitantes anuais até 2023, e o ministro do Turismo do Equador, Niels Olsen, afirmou que “a FITUR 2024 é uma oportunidade única para mostrar ao mundo todas as maravilhas que o Equador tem para oferecer”. E salientou que “o nosso compromisso é com as famílias equatorianas que vivem do turismo, com a nossa riqueza natural e cultural e, claro, com os nossos visitantes”.

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ACI Europe contradiz IATA e diz que tarifas aéreas europeias sobem muito acima da inflação

Depois de a IATA ter avançado que, em junho, as tarifas aéreas médias na UE registaram menor evolução que o índice médio de preços ao consumidor, a ACI Europe diz exatamente o contrário.

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A ACI EUROPE refutou as alegações feitas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association, IATA, sigla em inglês) de que o aumento das tarifas aéreas na Europa está abaixo da inflação, enquanto as taxas aeroportuárias teriam aumentado acima dos níveis da inflação.

Embora a IATA afirme que as tarifas aéreas na Europa aumentaram apenas 16% em junho deste ano em comparação com 2019, dados independentes e oficiais da RDC mostram que esse aumento se situa na verdade em 38% durante os meses de pico do verão (3.º trimestre) – quase duas vezes o aumento do índice médio de preços ao consumidor (+20,8%2).

De resto, a ACI Europe refere que outubro “confirmou esta tendência, com as tarifas aéreas a aumentar ainda mais em 47% quando reservadas com três meses de antecedência”.

A afirmação da IATA de que as taxas aeroportuárias “têm aumentado continuamente acima da inflação também não resiste a um exame minucioso, uma vez que se baseia em dados errados de apenas dois aeroportos”, afirma a ACI Europe, em comunicado.

Assim, a ACI Europe avança que “as taxas aeroportuárias na Europa aumentaram este ano 13,6%4, muito abaixo das pressões inflacionistas que atingem os aeroportos, e muito menos que as tarifas aéreas.

Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI Europe, refere que, “confrontados com dados imprecisos e enganosos, é crucial esclarecer a forma como as tarifas aéreas e as taxas aeroportuárias realmente evoluíram. As companhias aéreas não só conseguiram refletir as pressões inflacionistas no que cobram aos consumidores, como também conseguiram exercer um poder de fixação de preços significativo graças às pressões da oferta e à disciplina de capacidade”.

Por outro lado, Jankovec considera que “muitos aeroportos ainda não refletiram totalmente as pressões inflacionistas nas suas taxas de utilização, com os reguladores muitas vezes alheios a estas pressões e à forma como a dívida acumulada através da COVID está a prejudicar as suas capacidades de investimento.”

Além disso, frisa que “é também intrigante ouvir a IATA afirmar que a recuperação do mercado europeu da aviação está a trazer condições ainda mais competitivas, com mais companhias aéreas e mais rotas por onde escolher, contrapondo que, na realidade, “a conectividade aérea recuperou a um ritmo mais lento do que o volume de passageiros”.

Assim, os dados da ACI Europe revelam que, em junho, a conectividade aérea dos aeroportos europeus permanecia 17% abaixo dos níveis pré-pandemia (2019), enquanto o tráfego de passageiros se situava em -5,9%.

Por isso, Jankovec assinala que, “além de pagarem tarifas aéreas muito inflacionadas, os consumidores tendem a ter menos opções de escolha”.

O diretor-geral da ACI Europe conclui que o mercado “mudou estruturalmente durante a pandemia e a recuperação, sendo crucial que os decisores políticos e os reguladores vejam agora estas mudanças e o que está por vir”

E destaca, em particular, “a aceleração da consolidação das companhias aéreas, juntamente com o facto de os aeroportos atingirem limites de capacidade que desafiará o nosso mercado único europeu da aviação e a evolução da conectividade aérea. É aqui que os reguladores económicos deveriam recuar, uma vez que o domínio atual das companhias aéreas torna obsoleta a regulação de preços dos aeroportos. É também aqui que a regulamentação da UE sobre faixas horárias nos aeroportos, com 30 anos de existência, exige uma revisão urgente.”

Foto crédito: Depositphotos.com
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Madeira admite rever Plano de Ordenamento Turístico mas nega excesso de carga turística

Eduardo Jesus, secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, interveio esta quinta-feira, 16 de novembro, no debate setorial no âmbito do Programa do XIV Governo Regional da Madeira.

Inês de Matos

O secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, admitiu esta quinta-feira, 16 de novembro, a revisão do Plano de Ordenamento Turístico (POT) mas nega que a região tenha excesso de carga turística.

De acordo com o governante regional, que interveio no debate setorial no âmbito do Programa do XIV Governo Regional da Madeira, o POT “tem a previsibilidade de ser atualizado, desde que se verifiquem determinadas condições”.

Eduardo Jesus, que respondia ao deputado regional do Partido Socialista (PS) Sérgio Gonçalves, considerou que a Madeira “está bem estruturada sob o ponto de vista dos equilíbrios” necessários para o setor do turismo e o POT “é exatamente um desses instrumentos”.

Nas questões colocadas ao secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira, o deputado regional socialista quis saber se o Governo Regional da Madeira está disponível para alterar o POT, como está previsto no próprio documento, caso se confirme a norma que diz que isso deverá acontecer se o Alojamento Local (AL) registar um crescimento superior a 3% em mais de três anos consecutivos, assim como devido ao excesso de carga turística.

Na resposta, Eduardo Jesus foi direto e afirmou que “se o AL, em 2023, completar um ciclo de três anos consecutivos em que cresce 3% ao ano, sim, o POT terá de ser revisto”.

Em relação ao excesso de carga turística também denunciado por Sérgio Gonçalves, Eduardo Jesus mostrou-se mais crítico, defendendo que esse é um problema que não se coloca na Madeira.

“Temos carga turística num determinado local e num determinado espaço temporal, mas outra coisa é termos carga nesse mesmo local durante todo o dia, que é uma coisa que não acontece na Madeira”, disse o governante, explicando que “o problema está perfeitamente localizado” e que a sua “solução passa por uma gestão daquele território relativamente à afluência”.

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Um Natal Real que aposta na personalização

Hotéis de Cascais, Oeiras, Lisboa e Algarve preparam experiências à medida de cada equipa, família ou grupo de amigos.

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Com a chegada do outono, começam também os preparativos para as Festas de Natal que se querem cada vez mais memoráveis. Este ano, o Real Hotels Group propõe fazer magia e proporcionar jantares onde a personalização é a palavra-chave, em Cascais, Oeiras, Lisboa e Algarve.

Em qualquer um dos espaços, pode sempre optar-se pelos menus à la carte ou pelos buffets, ambos com sugestões cuidadosamente planeadas para satisfazer todos os gostos, desde o cabrito assado, ao bacalhau, ao peru e ao polvo, sem esquecer as tradicionais sobremesas natalícias.

Mas o que transforma as festas de Natal do Real Hotels Group em algo fora do habitual é o nível de personalização que pode ser feito. Tudo pode ser adaptado de acordo com os desejos e imaginação de quem celebra, desde a decoração natalícia à animação, passando pelas surpresas que podem surgir a qualquer momento.

Os mais aventureiros e criativos podem ainda transformar as festas natalícias em festas temáticas que celebram génio de Fellini e que recordam os tempos áureos da Cinecittá, ou até mesmo o Mont Olympe onde todos são semi-deuses, sem esquecer The Great Gatsby nos loucos anos 20. O resultado é sempre fruto da imaginação de cada um e ideias para festas temáticas não faltam ao Real Hotels Group.

Os espaços são transformados em cenários perfeitos para as celebrações, com o compromisso de criar memórias que são lembradas por muitos anos. Os hotéis que têm esta oferta disponível são o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Cascais), Real Oeiras (Oeiras), Real Palácio (Lisboa), Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa (Albufeira), Real BellaVista Hotel & Spa (Albufeira) e Real Marina Hotel & Spa (Olhão).

Preços a partir de 28€/adulto.

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Vista Alegre abre PopUp store no Aeroporto de Lisboa em parceria com a Portugal Duty Free

A partir de novembro, a Vista Alegre passa a marcar presença no Aeroporto Internacional de Lisboa.

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Trazida pela mão da Portugal Duty Free, empresa responsável pela gestão de espaços comerciais nos aeroportos nacionais, a quase bicentenária marca portuguesa Vista Alegre inaugura uma PopUp Store, onde terá disponíveis coleções icónicas.

Foram selecionadas, em conjunto com a Portugal Duty Free, peças da marca Vista Alegre numa ampla variedade de coleções de porcelana, cristal e têxtil para que os passageiros possam levar consigo uma recordação de Portugal. Entre estas coleções destacam-se as jarras de cristal e vidro desenvolvidas em parceria com Claudia Schiffer, e muitas peças criadas com a mestria e savoir-faire da Vista Alegre.

Para Nuno Barra, Administrador da Vista Alegre, “A presença num espaço onde passam diariamente pessoas de todo o mundo é importante não só como montra para a marca como também é demonstrativo de que Portugal tem produtos de excelência em muitas áreas”.

“Este espaço comercial, resulta de uma parceria entre a Portugal Duty Free e a Vista Alegre no sentido de promover as marcas que melhor representam o nosso país no que toca a qualidade, design e originalidade”, acrescenta Alain Brun, CEO da Portugal Duty Free.

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