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Transportes

CTI entrega avaliação de curto prazo da atual infraestrutura do aeroporto Humberto Delgado ao Governo

A Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa entregou ao Governo, no início deste mês, uma avaliação de curto prazo do aeroporto Humberto Delgado, incluindo medidas para melhorar a eficiência da infraestrutura.

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CTI entrega avaliação de curto prazo da atual infraestrutura do aeroporto Humberto Delgado ao Governo

A Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa entregou ao Governo, no início deste mês, uma avaliação de curto prazo do aeroporto Humberto Delgado, incluindo medidas para melhorar a eficiência da infraestrutura.

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A coordenadora da CTI, Rosário Partidário, indicou que a entidade realizou “durante o mês de agosto, uma avaliação do aeroporto Humberto Delgado” de “curto prazo, porque identifica uma série de medidas e ações que podem ser tomadas para aliviar a situação com que o aeroporto Humberto Delgado se confronta neste momento”.

Esse relatório “já foi entregue ao Governo no início de setembro” para que o executivo, “conforme entenda, possa desde já começar a iniciar medidas no sentido de aliviar o aeroporto Humberto Delgado”, indicou à Lusa.

A responsável destacou, no entanto, que esse relatório, que deverá ser divulgado para a semana, “é integrante do relatório final” de avaliação das localizações para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.

Rosário Partidário destacou que este relatório é “muito técnico”, mas que “naturalmente” a CTI está recetiva a qualquer comentário que possa ser enviado. A coordenadora não quis divulgar as medidas propostas, mas destacou que muitas são de “gestão”, para tentar aliviar “a sobrecarga que existe no aeroporto”.

A comissão disponibilizou um outro relatório, de fatores críticos para a decisão, que estabelece o quadro de avaliação estratégica “onde estão definidos os fatores críticos, os critérios e os indicadores” a usar na avaliação das opções estratégicas para a escolha da solução.

Este relatório começou a ser elaborado em maio, tendo sido sujeito a consulta pública, e recebeu cerca de 230 comentários, sendo que, destes, 63% eram sobre aspetos que a CTI não tinha considerado e que ajudaram no trabalho da comissão, adiantou.

Estes fatores críticos são a segurança aeronáutica, a acessibilidade do território, a saúde humana e viabilidade ambiental, a conectividade e desenvolvimento económico e o investimento público e o modelo de financiamento, lembrou.

Questionada sobre o peso de cada um destes fatores, Rosário Partidário disse que esta é uma metodologia que, selecionando apenas cinco fatores, “já os designa como prioritários”.

A coordenadora da CTI reiterou, no entanto, que a decisão final é do decisor, ou seja, do Governo, recordando que a comissão técnica independente tem “um mandato para avaliar opções estratégicas” que passa por “avaliar, entregar ao decisor a informação, as orientações, os conselhos, as recomendações” para a tomada da decisão.

“Se o decisor nessa altura, quiser dar mais valor à segurança aeronáutica” ou “ao investimento público e o modelo de financiamento ou à saúde e a viabilidade ambiental, naturalmente que é livre de o fazer”, explicou.

Em 27 de abril, a comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo mais Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.

Uma resolução do Conselho de Ministros, aprovada no ano passado, definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.

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Aberto caminho para adoção final de novas regras do AL em toda a UE

No âmbito dos esforços em curso para promover um ecossistema turístico equilibrado na UE, o Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório sobre um projeto de regulamento relativo à recolha e partilha de dados para serviços de aluguer de alojamento de curta duração.

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A proposta de regulamento visa aumentar a transparência no domínio do arrendamento de alojamento de curta duração e ajudar as autoridades públicas a regular este segmento cada vez mais importante do setor do turismo. O desenvolvimento dos serviços online e da economia cooperativa impulsionou o aluguer de quartos e residências por curtos períodos de tempo, muitas vezes através de plataformas online.

Embora as reservas de alojamento de curta duração ofereçam benefícios tanto para os anfitriões como para os turistas, podem ser motivo de preocupação para algumas comunidades locais que lutam com a falta de habitação a preços acessíveis, por exemplo, refere comunicado do Conselho Europeu.

As novas regras introduzem requisitos de registo harmonizados para anfitriões e propriedades de aluguer de curta duração, incluindo a concessão de um número de registo único a ser exibido em websites imobiliários, com o objetivo de melhorar a recolha e partilha de dados de anfitriões e plataformas online. Os dados gerados serão partilhados entre as administrações públicas em toda a UE, alimentando as estatísticas do turismo e permitindo às administrações lutar contra as ofertas ilegais. Globalmente, esta decisão contribuirá para um ecossistema turístico mais sustentável que apoia a sua transição digital.

O acordo provisório apoia os principais objetivos do regulamento, mas introduz uma série de melhorias. Os colegisladores concordaram em alinhar o novo regulamento com as disposições pertinentes da Lei dos Serviços Digitais e da Diretiva Serviços.

As plataformas serão obrigadas a transmitir dados de atividade às autoridades públicas mensalmente. As pequenas e micro plataformas de aluguer de curta duração online transmitirão a atividade trimestralmente.

Os Estados-Membros criarão pontos de entrada digitais únicos para a recolha e troca contínua de informações.

O novo regulamento deverá ser aplicável 24 meses após a sua entrada em vigor. No entanto, o acordo provisório alcançado com o Parlamento Europeu necessita agora de ser aprovado e formalmente adotado por ambas as instituições.

O novo regulamento cria, assim, um conjunto único e fácil de regras de informação para as plataformas e facilita os procedimentos de registo dos anfitriões. Mais transparência aumentará a confiança dos viajantes e ajudará as autoridades a conceber melhores políticas de turismo, para garantir a sustentabilidade social e ambiental, ajudando ao mesmo tempo a controlar as atividades ilegais, indica o mesmo comunicado.

Recorde.se que o aluguer de apartamentos, casas ou quartos por curtos períodos de tempo tornou-se uma forma comum de alojamento para turistas e viajantes. As plataformas online impulsionaram a utilização destes serviços, que representam atualmente quase um quarto do alojamento turístico total na UE. Alguns Estados-Membros implementaram sistemas de registo que diferem no âmbito, nos requisitos a apresentar pelos anfitriões ou nas plataformas em linha e no nível de administração a que o registo é gerido (nacional, regional ou local).

Em 7 de novembro de 2022, a Comissão publicou a sua proposta de regulamento sobre serviços de aluguer de alojamento de curta duração. A proposta, sobre a qual o Conselho e o Parlamento Europeu chegaram agora a acordo de princípio, limita-se à criação de um sistema de registo fácil de utilizar, com disposições comuns para o estabelecimento de procedimentos de registo, e não se destina a regular o acesso ao mercado sobre essas atividades.

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Mercado das Viagens chega ao sul do país com nova loja em Faro

A marca Mercado das Viagens chega ao sul do país, com a abertura, no passado sábado, dia 18 de novembro, de uma nova agência em Faro, dando continuidade à expansão prevista para o corrente ano.

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Dando continuidade à sua estratégia de expansão, a rede de agências Mercado das Viagens anunciou a abertura, no passado sábado, dia 18 de novembro, de uma nova agência na capital da região do Algarve Faro.

A formação e a procura da inovação da rede é, segundo nota de imprensa do Mercado das Viagens, cada vez mais uma aposta futura para dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelos balcões.

A rede Mercado das Viagens, tem definida uma estratégia de crescimento sustentável e previsto um limite máximo de entradas.

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Companhia aérea de David Neeleman nos EUA pede slots para voar para Lisboa

A JetBlue, companhia aérea do antigo acionista da TAP David Neeleman nos EUA, solicitou slots para voar para o aeroporto de Lisboa no próximo verão, naquele que poderá vir a ser o quinto destino da companhia aérea americana na Europa.

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A JetBlue, companhia aérea do antigo acionista da TAP David Neeleman nos EUA, solicitou slots para voar para o aeroporto de Lisboa no próximo verão, naquele que poderá vir a ser o quinto destino da companhia aérea americana na Europa.

De acordo com a imprensa internacional, a JetBlue pediu slots para realizar dois voos diários para a capital portuguesa, que seriam utilizados em voos para Lisboa realizados com um avião Airbus A321LR.

Numa publicação no X, antiga rede social Twitter, a Ishrion Aviation avança que, no total, a JetBlue solicitou slots para a realização de 840 voos, o que permite a realização de dois voos diários, que poderão ter partidas de Boston ou Nova Iorque.

De acordo com a informação avançada, o objetivo da JetBlue é entrar em rotas que atualmente não têm grande concorrência e que a transportadora dos EUA possa realizar com um avião Airbus A321LR, de forma a ter menos custos e oferecer tarifas mais atrativas.

A publicação diz, no entanto, que a JetBlue ainda não recebeu uma resposta positiva por parte do aeroporto da capital portuguesa, pelo que a companhia aérea não confirmou ainda a intenção de vir a voar para Lisboa.

Recorde-se que a JetBlue voa atualmente para Paris e Amesterdão e já anunciou que, no verão de 2024, vai iniciar também operação para Dublin e Edimburgo, na Irlanda e Reino Unido, em rotas sazonais com partidas de Boston e Nova Iorque.

 

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Assembleia Geral da RTA reúne-se para apreciar e aprovar plano de atividades e orçamento 2024

A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve, marcada para esta terça-feira, 21 de novembro, às 14h00, em Faro, vai apreciar e aprovar o plano de atividades e o orçamento da entidade para 2024, bem como a quarta proposta de alteração aos estatutos da RTA.

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A revisão do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve, para responder ao desafio de manter o turismo a crescer num contexto macroeconómico internacional marcado pela incerteza; a implementação de um sistema de informação de suporte às atividades do Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve; ou a estruturação de um portfolio diversificado de produtos turísticos que valorizem a oferta regional estão entre as muitas ações planeadas para o próximo ano.

A participação em feiras de turismo, o marketing digital e a sustentabilidade da oferta turística são outros tópicos que constam do plano de atividades que vai ser apreciado pelos membros da Assembleia Geral da RTA, órgão composto pelos 16 municípios da região, principais associações representativas do setor na região, sindicatos e representante do Governo.

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“Impulsionar o Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo: acelerar a mudança” é tema de debate em Évora

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promove a conferência “Impulsionar o Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo: acelerar a mudança” agendada para a próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, nas instalações do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora.

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No âmbito da apresentação pública do PREST – Plano Regional do Ecoturismo e da Sustentabilidade do Alentejo e do Ribatejo, a Entidade Regional realiza, em parceria com a Biosphere Portugal, uma conferência intitulada “Impulsionar o Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo: acelerar a mudança”.

Agendada para a próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, nas instalações do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, a iniciativa visa ainda dar a conhecer as medidas operacionais que podem ajudar a alavancar investimentos de sucesso do setor privado alinhados com o Portugal 2030, assim como os programas do Turismo de Portugal, duas importantes ferramentas para acelerar o investimento regional, com incidência nas áreas da transição climática e digital.

No decorrer dos trabalhos vão ter lugar os painéis “Planos e Programas: da estratégia aos resultados” e “Linhas de apoio para financiar o Turismo Sustentável e a construção de projetos vencedores”; uma apresentação com o tema “A urgência da medição: da retórica à prática”; e a entrega de Certificados Biosphere Sustainable Lifestyle às empresas do setor do turismo da NUT II Alentejo.

“Em linha com as orientações de entidades como a Organização das Nações Unidas, Organização Mundial do Turismo ou o Global Sustainable Tourism Council, temos vindo a fazer um caminho rumo às boas práticas na gestão dos destinos”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, para acrescentar que, neste sentido, o Plano Regional do Ecoturismo e da Sustentabilidade do Alentejo e do Ribatejo que vai apresentar “é um instrumento fundamental no percurso que devemos seguir no âmbito da transição climática e digital”.

Segundo José Manuel Santos, a conferência visa também “contribuir ativamente para a geração de projetos vencedores que acelerem a mudança do território e dos seus agentes rumo a um Alentejo e Ribatejo mais competitivos e mais sustentáveis”.

Recorde-se que, nos últimos anos, a Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a promover as boas práticas dos destinos, nomeadamente através da estruturação e dinamização de vários produtos, como o Walking, o Cycling, as Áreas de Serviço para Autocaravanas ou os Caminhos de Santiago e, simultaneamente, atribuiu Certificados Biosphere Responsible Tourism a várias unidades de alojamento do território que concluíram o processo de implementação de medidas que visam um comportamento sustentável ao nível da gestão do negócio; da preservação do património cultural; da participação no desenvolvimento económico e social e da utilização eficiente dos recursos e do ambiente.

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Cidades icónicas, praias e destinos tropicais são as categorias Airbnb mais reservadas pelos portugueses

Aveiro, Portimão e Guarda estão entre os destinos domésticos mais procurados pelos portugueses, e quando toca ao estrangeiro, as preferências vão para cidades icónicas, praias e destinos tropicais, revela a Airbnb.

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A Airbnb, que acaba de revelar as tendências de viagem de inverno, indica que Aveiro, Portimão, Ferrel, Maia, Oliveira do Hospital, Lousã, Carcavelos, Vila Nova de Gaia, Bragança e Guarda são os destinos em Portugal mais procurados pelos hóspedes nacionais, enquanto Angra dos Reis, Vigo e Porto Seguro estão no topo dos destinos internacionais.

“Com os «Favoritos dos hóspedes», será mais fácil encontrar um lugar que se adapte às necessidades de cada pessoa. Esta coleção tem dois milhões de alojamentos que triunfam pelas suas classificações, comentários e fiabilidade, e estão localizados em todo o tipo de lugares, desde paisagens com neve a aldeias à beira-mar”, diz Monica Casañas, diretora geral da Airbnb Marketing Services SL.

A Airbnb destaca ainda que, a nível global, as reservas internacionais cresceram 17% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. À medida que as viagens internacionais continuam a recuperar, não é surpresa que os destinos ensolarados da América do Sul (com algumas das melhores praias do mundo) estejam entre as preferências para viagens internacionais nesta temporada de inverno.

Assim, fora de Portugal, os destinos como Vigo, Porto Seguro, Boston, Donostia-San Sebastián, Angra dos Reis, Brasília, Colmar (França), Cabo Frio (Brasil), Fortaleza, e Basel (Suíça) têm um crescimento mais rápido na plataforma.

A Airbnb considera, por outro lado, que os hóspedes portugueses estão a recorrer às categorias para descobrir grandes cidades ou desfrutar de atividades ao ar livre, como passeios em família em parques nacionais ou uma leitura relaxante na praia. As categorias Airbnb permitem que os hóspedes descubram uma miríade de lugares únicos para ficar em todo o mundo.

Para aqueles que ainda não escolheram um destino para os próximos meses e querem experimentar uma escapadinha de alta qualidade, a Airbnb revela algumas das vilas e cidades mais hospitaleiras de Portugal, de acordo com a maior concentração de avaliações de cinco estrelas na plataforma: Ponte de Lima, Amarante, Ponta do Sol (Madeira), Torres Vedras, Guimarães, Grândola, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Vila Franca do Campo (Açores), e Peso da Régua.

Mais de 80% dos hóspedes em Portugal que deixaram uma avaliação tiveram pelo menos uma estadia de cinco estrelas no ano passado. E desde o início da Airbnb, os hóspedes deixaram mais de 370 milhões de comentários sobre as suas estadias, permitindo que outros hóspedes escolham o alojamento certo.

 

 

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Jordi Hereu é o novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha

O novo governo de Pedro Sánchez tem Jordi Hereu como ministro da Indústria e Turismo. O homem que foi presidente da Câmara de Barcelona entre 2006 e 2011 substitui nesta pasta Héctor Gómez, que teve uma breve passagem pelo governo espanhol.

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O novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha terá de deixar a presidência da Hispasat, operadora de telecomunicações em que esteve até agora e cujo cargo assumiu em 2020.

Jordi Hereu é o terceiro ministro à frente do Turismo desde que Pedro Sánchez chegou ao governo em 2018. Substitui Héctor Gomez, que foi diretor da Turespaña de 2018 a 2019 e que, por sua vez, substituiu Reyes Maroto depois de deixar o ministério para concorrer a presidente da Câmara de Madrid nas eleições de 28 de maio.

O novo ministro trabalhou em estreita colaboração com o setor do turismo. Na verdade, foi presidente da comissão organizadora do Shopping & Quality Tourism Summit Spain, evento focado no turismo de compras que se realizou vários anos consecutivos até antes da pandemia. Também, segundo o jornal Hosteltur, participou de outros fóruns relacionados com o turismo.

Com vasta experiência em gestão pública, mas também em gestão empresarial, a imprensa espanhola destaca que é um firme defensor da colaboração público-privada na promoção de projetos e políticas. Hereu nasceu em Barcelona a 14 de junho de 1965, e é formado em Administração e Gestão de Empresas pela UPC e mestre em Administração e Gestão de Empresas pela ESADE.

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Tenerife acolhe Assembleia Geral de outono da ETC

Tenerife (Canárias) acolhe esta quarta e quinta-feira a European Travel Commission (ETC), que celebra na ilha a sua 106ª Assembleia Geral e o seu 110º Conselho de Administração, bem como o 75º aniversário da sua criação em 1948.

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Durante dois dias, as autoridades das organizações nacionais de turismo europeias e representantes de empresas europeias relevantes associadas à organização irão debater a necessidade de promover a sustentabilidade desta indústria, o compromisso europeu com os destinos de longo curso, a inteligência turística aplicada à promoção, a intercâmbio de melhores práticas e relações institucionais entre destinos e o setor turístico internacional, entre outros temas.

Especialmente relevantes no âmbito desta assembleia serão dois painéis, um dedicado à liderança do turismo no futuro – com a presença de altas autoridades da Comissão Europeia, OMT, WTTC, ETOA e ETC – e outro centrado no domínio da sustentabilidade.

O encontro de Tenerife, que coincide com a presidência espanhola da União Europeia (UE), reunirá 33 países europeus e cerca de 100 personalidades do setor turístico do continente, bem como importantes empresas membros associados, incluindo MMGY Global, CrowdRiff, Google e Sojern.

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Consolidador.com encerra o ano com o “Bright Night” para agentes de viagens

O Consolidador.com promove um jantar especial para agentes de viagens – o “Bright Night”, que terá lugar no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 19 horas na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

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O “Bright Night by Consolidador.com” será realizado no dia 6 de dezembro, das 19h às 23h30, na Ordem dos Médicos, em Lisboa. Este evento reunirá agentes de viagens de todo o país e contará com apresença das seguintes companhias aéreas: Air Europa, Air France KLM, Air Transat, Emirates, EuroAirlines, Latam, Royal Air Maroc e TAP Portugal.

Este será o último grande evento do ano e é exclusivo para clientes do Consolidador.com. A noite promete uma experiência única de confraternização entre agentes de viagens, companhias aéreas e profissionais do setor de viagens.

A diretora geral do Consolidador.com, Anabela Almeida, destacou que “o evento é uma oportunidade especial para celebrar, agradecer e partilhar momentos únicos com todos aqueles que fizeram parte desta jornada incrível ao longo do ano”.

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Campanha Blue Weeks da TUI Portugal com descontos exclusivos

Com o mote ‘Há um destino para todos’, o operador turístico TUI Portugal propõe ofertas e descontos exclusivos, com destinos e preços para todos os estilos de viajantes.

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A TUI Portugal está de volta com a oferta Blue Weeks, que inclui condições especiais para agentes de viagens e descontos até 55% para o cliente final.

Com início esta segunda-feira, serão duas semanas de campanha, que inclui uma seleção de produtos TUI – tanto dinâmico como regular – disponíveis para reserva nas agências de viagens parceiras até 3 de dezembro.

As mais recentes novidades do operador, como o Brasil, México e os EUA, também estarão incluídos na campanha Blue Weeks, assim como os best sellers Maldivas, Maurícia, Zanzibar e Seychelles, com preços especiais e descontos exclusivos.

Com ‘destinos para todos’, a TUI sugere uma seleção de destinos propostos por patamares de preço, com ofertas a partir de 150€ por pessoa, que reforçam o portefólio de ofertas do operador no mercado português. Com sugestões para férias até 500€, por exemplo, estão incluídos destinos como Cabo Verde, Marrocos, Croácia, Paris, Mercados de Natal na Europa e outros para consulta em pt.tui.com. Os restantes patamares incluem ofertas até 1.000€, 2.000€, 3.000€ e acima de 3.000€.

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