Atividade de negócios global no setor do turismo cai 38,8% no primeiro semestre de 2023
Segundo as contas da GlobalData, a atividade de negócios no setor do turismo a nível global continua a cair. Nos primeiros seis meses de 2023, a queda foi de quase 39% face a igual período de 2022.

Publituris
Conselho de Ministros aprova resolução para “mitigar constrangimentos operacionais no AHD”
Lisboa sobe ao 6.º lugar no movimento de passageiros na Europa em 2022
Turismo de Portugal com novas vertentes de atuação
Conflito Israel/Gaza afeta percepção de segurança em todos os países árabes e muçulmanos, apura estudo
Nova promoção da Binter tem preços desde 60,55 euros para voar entre a Madeira e as Canárias
Governo Regional dos Açores suspende privatização da Azores Airlines devido a instabilidade política
AHETA: Taxa de ocupação por quarto no Algarve volta a subir em novembro deste ano
Turkish Airlines cresce 4,1% e transporta seis milhões de passageiros em novembro
MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2026
Nova Edição: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga
A atividade de negócios global no setor do turismo a nível global registou nos primeiros seis meses de 2023, um total de 365 negócios (fusões e aquisições, private equity e negócios de financiamento de risco), o que representa uma queda de 38,8% em comparação com 596 negócios anunciados durante o mesmo período do ano anterior, revela a GlobalData.
A análise da GlobalData revela, igualmente, que todos os tipos de negócios sob cobertura testemunharam um declínio na atividade de negócios. O número de fusões e aquisições (M&A), private equity e negócios de financiamento de risco diminuíram 41,6%, 33,3% e 30,4%, respetivamente, na comparação anual – primeiro semestre de 2023 vs primeiro semestre de 2022.
Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, refere que “várias economias globais estão a enfrentar atividades de negócios difíceis no setor do turismo e viagens. Existem vários fatores que afetam a atividade do negócio e, entre eles, destacam-se o aumento das taxas de juros, o medo iminente de uma recessão e as tensões geopolíticas em andamento”.
A região da Europa representou a maior parcela do número de negócios anunciados no setor do turismo globalmente, seguida pela Ásia-Pacífico, América do Norte, Médio Oriente e África e América do Sul e Central.
Enquanto a Europa testemunhou um declínio anual de 46% no volume de negócios, as regiões Ásia-Pacífico, América do Norte, Médio Oriente e África e América do Sul e Central registaram declínios no volume de negócios em 19%, 47,6%, 20% e 23,1%, respetivamente, em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Vários mercados importantes registaram uma desaceleração na atividade de negócios relacionados ao setor do turismo durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre de 2022. EUA, Reino Unido, Índia, Austrália, França, Coreia do Sul, Japão e Espanha testemunharam declínios no volume de negócios em 47,7%, 44,8%, 21,4%, 21,1%, 33,3%, 20%, 62,1% e 69,2%, respetivamente, durante o primeiro semestre de 2023 face ao primeiro semestre de 2022.
Já a China emergiu como uma exceção notável à tendência de queda e registou um crescimento de 18,2% no anúncio de negócios no setor do turismo durante o primeiro semestre de 2023.