EXPLORIAL: App que permite explorar cada cidade de forma única e divertida
A EXPLORIAL, uma app que permite explorar uma cidade de forma única e divertida, já está também disponível em Portugal com nove rotas de norte a sul do país prontas a serem exploradas, anunciou esta terça-feira, André Jacques, Country Manager da empresa, num encontro com jornalistas, em Lisboa.

Carolina Morgado
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
André Jacques, Country Manager da EXPLORIAL em Portugal, deu a conhecer aos jornalistas os objetivos desta aplicação, que tem origem na Suíça e que chegou recentemente ao nosso país, e a forma como funciona. “Consiste num jogo a ser feito a pé e em grupo, com o principal objetivo de oferecer experiências inovadoras, didáticas e culturais”, disse, acrescentando que esses percursos, que cada visitante pode fazer ao seu ritmo, percorrem locais emblemáticos de cada cidade carregada na aplicação, “apresentando uma modalidade interativa de fazer turismo” e “revolucionando uma experiência de tour e de guia turístico”.
Segundo André Jacques “visitar cidades de forma emocionante e divertida é a proposta da EXPLORIAL, que aposta num conceito revolucionário de transformar o turismo num jogo interativo”, permitindo aos utilizadores descobrirem as cidades caminhando através de diferentes rotas, e dando aos participantes a possibilidade de ganhar pontos ao completar diferentes tarefas e desafios. Os desafios podem ser direcionados para todo o grupo ou para cada indivíduo, sendo atribuídos pontos a cada um dos participantes.
A Explorial está atualmente presente em 15 países, apresenta agora nove rotas de norte a sul de Portugal prontas a serem exploradas. Estes percursos estão divididos entre Porto, Sintra, Óbidos, Évora, Lisboa (dois tours diferentes: Baixa e Belém) Cascais, Braga e Coimbra e, segundo o responsável pelo projeto no nosso país, estão mais quatro desenhados para o Algarve, pretendendo chegar a um total de dois mil diferentes tipos de tours em todo o mundo nos próximos dois anos.
De acordo com o responsável, a app que estava em fase de testes desde outubro passado em Portugal, tem tido um feedback bastante interessante, e utilizada maioritariamente por pessoas entre 35 e 45 anos e mais do Centro da Europa. Aconselha, igualmente, a sua utilização por empresas para ações de team building. Nos 15 países onde está presente, esta ferramenta reúne mais de 50 mil downloads em todo o mundo, e disponibiliza 93 rotas para fazer em todo o mundo.
Para desfrutar desta aventura “fácil e acessível” é só necessário ter um smartphone com conexão à internet. É preciso comprar um “bilhete” que custa sete euros por pessoa e por percurso, através do site da empresa, e após baixar a aplicação, cada jogador está apto para começar o desafio, cujo objetivo global é que todos os participantes vivam a experiência.
O Country Manager assegurou que a aplicação utiliza tecnologia de ponta para disponibilizar percursos personalizados que normalmente têm entre uma hora e meia e duas de duração, adaptados aos interesses e preferências de cada utilizador.
Em cada local de interesse são apresentadas perguntas com imagens desafiadoras que exigem criatividade e habilidade. Os jogadores conhecem os locais através de introduções sobre o contexto histórico e cultural das localizações. Em seguida as respostas vão entregando mais informações de interesse.
O Country Manager de EXPLORIAL contou que, durante uma viagem a Praga, os fundadores Olivier Alther e Levin Germann procuraram uma forma interativa de conhecer a cidade. Depois de descartarem as visitas guiadas convencionais, tentaram um Escape Room, mas ficaram desapontados porque tudo era feito à porta fechada.
Esta experiência inspirou a criação da EXPLORIAL, combinando jogos interativos com a procura de locais turísticos, proporcionando experiências em cada local visitado, através de um jogo interativo e desafiador cujo objetivo é obter o maior número de pontos em cada grupo.