IATA promove simpósio dedicado à sustentabilidade em outubro
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) vai promover, a 3 e 4 de outubro, em Madrid, Espanha, o IATA World Sustainability Symposium (WSS), iniciativa dedicada à sustentabilidade e que vai debater o caminho para a descarbonização da indústria da aviação até 2050.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) vai promover, a 3 e 4 de outubro, em Madrid, Espanha, o IATA World Sustainability Symposium (WSS), iniciativa dedicada à sustentabilidade e que vai debater o caminho para a descarbonização da indústria da aviação até 2050.
“Com os governos agora alinhados com o compromisso da indústria de descarbonizar a aviação até 2050, este simpósio facilitará discussões críticas em sete áreas principais”, anuncia a IATA.
Entre os temas em debate, destaque para a estratégia para atingir a neutralidade carbónica até 2050 com a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação, mas também para o papel dos governos e do apoio político aos objetivos de descarbonização e para a implementação efetiva de medidas de sustentabilidade.
Em debate vai estar ainda o financiamento para a transição energética, assim como as formas de medir, rastrear e relatar as emissões, assim como as emissões não-CO2 e a importância das cadeias de valor.
“Em 2021, as companhias aéreas comprometeram-se com emissões líquidas zero até 2050. No ano passado, os governos fizeram o mesmo compromisso através da Organização Internacional de Aviação Civil. Agora, o WSS reunirá a comunidade global de especialistas em sustentabilidade do setor e governos para debater e discutir os princípios facilitadores para a descarbonização bem-sucedida da aviação, o nosso maior desafio de todos os tempos”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA, que será um dos intervenientes no simpósio da sustentabilidade.
O WSS pretende oferecer uma plataforma especificamente adaptada para profissionais de sustentabilidade de companhias aéreas, reguladores e responsáveis políticos, bem como todas as partes interessadas na cadeia de valor do setor.
Patrick Healy, presidente da Cathay Pacific; Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group; Robert Miller, professor de tecnologia aerotérmica e diretor do Laboratório Whittle da Universidade de Cambridge; Suzanne Kearns, diretora fundadora do Waterloo Institute for Sustainable Aviation (WISA); Andre Zollinger, gerente de políticas do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL), do Massachusetts Institute of Technology MIT; e Marie Owens Thomsen, vice-presidente senior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA, são alguns dos nomes já confirmados.
Todas as informações sobre o WSS, assim como o registo para o evento, estão disponíveis aqui.