Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Receitas turísticas voltam a bater novo recorde em abril

As receitas da atividade turística voltaram a bater recordes e somaram, em abril, 1.942,12 milhões de euros, num aumento de 22,5% face ao apurado em igual mês do ano passado e de 40,6% face a abril de 2019, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 19 de junho, pelo Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos
Destinos

Receitas turísticas voltam a bater novo recorde em abril

As receitas da atividade turística voltaram a bater recordes e somaram, em abril, 1.942,12 milhões de euros, num aumento de 22,5% face ao apurado em igual mês do ano passado e de 40,6% face a abril de 2019, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 19 de junho, pelo Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos
Sobre o autor
Inês de Matos
Artigos relacionados
Costa Cruzeiros lança novos itinerários no Japão e sudeste asiático para o inverno 2025-26
Transportes
TAP lança promoção para assinalar 60.º aniversário de voos para a Madeira
Aviação
Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” abre em fevereiro de 2025
Destinos
INE confirma que atividade turística superou níveis de 2019 no ano passado
Alojamento
“As tecnologias e aplicações que estão já disponíveis são muitas, mas ainda muito pouco expressivas em relação ao que aí vem”
Tecnologia
CEO da Iberia mostra interesse na TAP e espera aprovação da compra da Air Europa
Aviação
Madeira e TAP assinalam 60.º aniversário dos voos entre Lisboa e a região
Destinos
Pedro Machado homenageia “os verdadeiros músculos” da atividade turística
Eventos Publituris
“Acelerar a Economia” é ”muito positivo” para o Turismo, considera CTP
Turismo
Governo quer “acelerar economia” com quase duas dezenas de medidas para o turismo
Turismo

As receitas provenientes da atividade turística voltaram a bater recordes e somaram, em abril, 1.942,12 milhões de euros, num aumento de 22,5% face ao apurado em igual mês do ano passado e de 40,6% em comparação com abril de 2019, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira, 19 de junho, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, em abril, as receitas turísticas ficaram 357,05 milhões de euros acima do que tinha sido apurado em abril do ano passado, quando este indicador somava 1.585,07 milhões de euros, enquanto numa comparação com abril de 2019, antes da chegada da pandemia, o crescimento é de 560,97 milhões de euros, uma vez que no quarto mês de 2019 as receitas turísticas totalizavam 1.381,15 milhões de euros.

No comunicado que acompanha os números, os BdP destaca que, “em abril de 2023, as exportações de viagens e turismo totalizaram 1942 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de abril”.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo aumentaram 10% em comparação com o mesmo mês do ano passado, somando 544,29 milhões de euros, quando em igual mês de 2022 estavam nos 494,99 milhões de euros. Face a igual mês do período pré-pandemia, o crescimento é de 14,9%, uma vez que, em abril de 2019, as importações do turismo tinham chegado aos 473,77 milhões de euros.

No saldo, o mês de abril também trouxe notícias positivas, uma vez que este indicador chegou aos 1.397,83 milhões de euros, o que representa um aumento de 28,2% face aos 1.090,08 milhões de euros apurados no mesmo mês do ano passado. Face a abril de 2019, o crescimento é de 54,1%, uma vez que, nessa altura, o saldo da rubrica viagens e turismo não ultrapassava os mil milhões de euros, ficando-se pelos 907,37 milhões de euros.

Acumulado também bate recordes

A tendência positiva mantém-se no acumulado do ano, uma vez que, desde janeiro, as receitas turísticas somam já 6.087,42, valor que fica 38,6% acima dos 4.392,26 milhões de euros apurados até abril de 2022. Em comparação com o acumulado do último ano pré-pandemia, o crescimento é ainda mais assinalável e chega aos 43%, uma vez que, entre janeiro e abril de 2019, este indicador tinha somado 4.257,86 milhões de euros.

A tendência positiva mantém-se também no que diz respeito às importações do turismo, uma vez que, até abril, este indicador soma 1.434,3 milhões de euros, 23,5% acima dos 1.161,77 milhões contabilizados até abril de 2022 e 8,2% além do que tinha sido registado nos primeiros quatro meses de 2019, quando as importações turísticas tinham somado 1.325,85 milhões de euros.

No saldo da rubrica viagens e turismo, as notícias são igualmente animadoras, uma vez que, nos quatro primeiros meses de 2023, este indicador soma 4.653,12 milhões de euros, valor que fica 44,0% acima dos 3.230,49 milhões de euros apurados em igual período do ano passado e 58,7% além dos 2.932 milhões de euros contabilizados entre janeiro e abril de 2019.

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Artigos relacionados
Costa Cruzeiros lança novos itinerários no Japão e sudeste asiático para o inverno 2025-26
Transportes
TAP lança promoção para assinalar 60.º aniversário de voos para a Madeira
Aviação
Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” abre em fevereiro de 2025
Destinos
INE confirma que atividade turística superou níveis de 2019 no ano passado
Alojamento
“As tecnologias e aplicações que estão já disponíveis são muitas, mas ainda muito pouco expressivas em relação ao que aí vem”
Tecnologia
CEO da Iberia mostra interesse na TAP e espera aprovação da compra da Air Europa
Aviação
Madeira e TAP assinalam 60.º aniversário dos voos entre Lisboa e a região
Destinos
Pedro Machado homenageia “os verdadeiros músculos” da atividade turística
Eventos Publituris
“Acelerar a Economia” é ”muito positivo” para o Turismo, considera CTP
Turismo
Governo quer “acelerar economia” com quase duas dezenas de medidas para o turismo
Turismo
PUB
Destinos

Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” abre em fevereiro de 2025

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, novo polo cultural e turístico que vai abrir as Gares Marítimas do Porto de Lisboa ao turismo, tem inauguração prevista para fevereiro de 2025.

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, novo polo cultural e turístico que vai abrir as Gares Marítimas do Porto de Lisboa ao turismo, tem inauguração prevista para fevereiro de 2025, informaram os promotores do projeto.

“Localizado na Gare Marítima de Alcântara, este Centro Interpretativo irá proporcionar ao visitante extensa informação ao longo de nove salas do piso 0, bem como a possibilidade de visita aos murais de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara e na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos”, lê-se num comunicado conjunto da Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e Associação Turismo de Lisboa.

Este novo espaço cultural vai permitir o acesso às pinturas murais de Almada Negreiros, o maior conjunto de pintura mural do século XX, ficando integrado na oferta do eixo Alcântara-Belém e focando-se nos 14 painéis de pintura mural das Gares pintados por Almada Negreiros, seis dos quais na Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos e oito painéis na Gare Marítima de Alcântara, assim como “na importância da construção das Gares Marítimas e no papel histórico e social do Porto de Lisboa desde os anos 40 até aos dias de hoje”.

No piso 0 da are Marítima de Alcântara, os visitantes vão poder “conhecer o contexto de construção e decoração dos Terminais de Navegação, a relação entre o arquiteto Pardal Monteiro e o artista Almada Negreiros, os estudos de Almada Negreiros para as pinturas murais nas Gares Marítimas e os diferentes momentos políticos e históricos que atravessaram o funcionamento das Gares, incluindo a II Guerra Mundial, a emigração, as partidas para a Guerra Colonial e o processo de descolonização com o regresso dos portugueses das ex-colónias”.

O contexto da encomenda das obras ao artista e a polémica gerada à época com o resultado final, distante dos objetivos propagandísticos da ditadura, são também temas destes centro interpretativo, que expõe ainda a “presença artística de Almada Negreiros na cidade de Lisboa, bem como a sua documentação sobre as Gares Marítimas, nomeadamente depoimentos, entrevistas, notas, fotografias e reproduções de obras e documentos”.

O novo Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” vai contar ainda com restaurante, concebido e decorado de forma a integrar-se perfeitamente no seu ambiente, e, durante os próximos meses, os visitantes poderão ainda assistir, ao vivo, ao processo de restauro dos murais, financiado pelo World Monuments Fund.

Já a coordenação de conteúdos do Centro Interpretativo está a cargo de Mariana Pinto dos Santos, historiadora da arte e curadora independente e investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

O projeto contou com a colaboração da família de Almada Negreiros, do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso (NOVA FCSH), do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, do Laboratório HERCULES, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da RTP, do Arquivo Municipal de Lisboa e do Museu Nacional de Arte Antiga.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Madeira e TAP assinalam 60.º aniversário dos voos entre Lisboa e a região

Além do aniversário da abertura dos voos da TAP entre Lisboa e a Madeira, a região está também a comemorar os 60 anos da inauguração do Aeroporto da Madeira.

A Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) e a TAP estão a assinalar esta segunda-feira, 8 de julho, o 60.º aniversário da abertura dos voos entre Lisboa e a região, efeméride que está a ser assinalada com um celebração no Aeroporto de Lisboa e ofertas especiais para os passageiros a bordo.

“A companhia portuguesa fez a primeira ligação para o Aeroporto de Santa Catarina naquele ano de 1964, utilizando um avião “Lockheed L- 1049G Super Constellation” (operado pela TAP, de 1955 a 1967), pilotado pelo Comandante Pereira, que inauguraria a pista madeirense (na altura com 1.600 metro de comprimento), ao aterrar pelas 11h24”, recorda a AP-Madeira.

Além dos 60 anos da abertura dos voos entre Lisboa e a Madeira, a região está também a comemorar os 60 anos da inauguração do Aeroporto da Madeira, que foi construído na zona de Santa Catarina, em Santa Cruz, após estudos técnicos sobre a sua localização.

O aniversário foi assinalado com uma cerimónia invocativa no Aeroporto de Lisboa, que contou com uma área decorada para o efeito na zona das partidas da infraestrutura aeroportuária, onde houve bolo e bebidas para os passageiros, que receberam ainda algumas ofertas alusivas à ocasião.

O voos de regresso a Lisboa também assinalou o aniversário dos 60 anos desde a abertura dos voos da TAP para a Madeira, tendo os passageiros sido igualmente presenteados com algumas ofertas alusivas à celebração.

“A construção desta infraestrutura foi essencial para o desenvolvimento da Região, já que abriu a Madeira ao mundo e permitiu que o mundo tivesse uma outra porta de entrada à ilha, até então limitada ao Porto do Funchal”, recorda Eduardo Jesus,  secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da AP-Madeira.

Segundo o responsável, a “TAP desempenhou um papel preponderante nas ligações a Portugal continental e a outras paragens na Europa e no Mundo, sendo que, atualmente, continua a ser um importante parceiro da Região no que respeita a conectividade aérea”.

“Celebrar o 60.º aniversário do primeiro voo entre Lisboa e Funchal é celebrar uma relação entre a Região e a TAP, que tem sido fundamental e que se pretende continuamente reforçada”, conclui Eduardo Jesus.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Transportes em queda provocam descida na constituição de novas empresas no 1.º semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

Inês de Matos

O setor dos Transportes foi o grande responsável pela descida verificada na constituição de novas empresas no primeiro semestre do ano, apurou o relatório Business by Data da Informa D&B.

De acordo com esta pesquisa, divulgada esta sexta-feira, 5 de julho, nos primeiros seis meses do ano o número de empresas constituídas desceu 3,0%, num total de 27 263 novas empresas, com o setor dos Transportes a liderar a descida verificada.

“Depois do aumento acentuado nos últimos anos, a atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros cai pelo 7º mês consecutivo, sendo responsável por grande parte da descida do semestre (-899; -32% constituições de empresas)”, lê-se na informação divulgada.

Tal como os Transportes, também o setor das Atividades imobiliárias está em queda há quatro semestres consecutivos, “com menos 179 constituições de empresas (-6,7% constituições) do que no período homólogo”.

Em sentido contrário encontra-se a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais), que foi “a atividade com o maior número de constituições de novas empresas no semestre (2 049 constituições de empresas), registando igualmente o maior crescimento face ao semestre homologo (+188; +10% constituições de empresas)”.

“Além da Construção (+258; +8,3% constituições), os setores dos Serviços gerais (+118; +3,0% constituições), Tecnologias da informação e comunicação (+85; +5,1% constituições) e Retalho (+77; +3,1% constituições) contrariam também a tendência geral e registam um aumento no número de constituições de empresas”, refere ainda o comunicado da Informa D&B.

Insolvências aumentam e Transportes lideram encerramentos

Nos primeiros seis meses do ano, também o número de insolvências aumentou, subindo 11% face ao primeiro semestre do ano anterior, num total de 1 074, o que representa um aumento de 110 processos de insolvência.

“Este aumento não é transversal a todos os setores, estando maioritariamente concentrado nas Indústrias de Têxtil e Moda. No acumulado do semestre, este subsetor registou 196 empresas em insolvência (+110; +128% processos de insolvência)”, explica a Informa D&B.

Já os encerramentos desceram 5,3% no primeiro semestre do ano, num total de 6 022 empresas, mas subiram no acumulado dos últimos 12 meses, num aumento de 0,9% ou mais 137 encerramentos face aos 12 meses anteriores, atingindo um total de 15 020 empresas.

No caso dos encerramentos, o destaque volta a ir para o setor dos Transportes, com a atividade de Transporte Ocasional de Passageiros a liderar nesta indicar, com um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores.

“A atividade do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros é, também nos encerramentos, a principal responsável pelo aumento dos últimos 12 meses, registando neste período 477 encerramentos, o que corresponde a um aumento de 41% face aos 12 meses anteriores (+139 encerramentos)”, refere a Informa D&B.

Nos restantes setores e também nos últimos 12 meses, destaca-se o aumento do número de encerramentos de empresas nos Serviços empresariais (+9,0%; +192 encerramentos) e no Alojamento e restauração (+4,7%; +78 encerramentos).

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Destinos

Valladolid recebe 6ª edição da FINE entre 5 e 6 de março de 2025

A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid

Publituris

A 6ª Edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo vai decorrer entre 5 e 6 de março de 2025, com o certame a regressar à cidade espanhola de Valladolid, informou a Feria de Valladolid, em comunicado.

Dirigida exclusivamente a profissionais, a FINE oferece aos participantes a “oportunidade de participar num mercado internacional onde se encontram adegas emblemáticas, hotéis e rotas do vinho para apresentar os seus produtos, propostas e inovações para a temporada de 2025”, indica a organização do certame.

Durante a FINE, volta a decorrer um mercado de contratação, que no ano passado contou com a participação de 140 adegas, rotas e hotéis e 84 compradores que operam em 23 países.

A agenda do FINE inclui ainda um programa de conferências, mesas redondas e workshops em que especialistas mundiais analisam as tendências do enoturismo.

Mais informações aqui.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Tailândia cresce 35% em visitantes internacionais até 30 de junho

O governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões de turistas internacionais em 2019, antes da pandemia.

Publituris

Entre janeiro e 30 de junho, a Tailândia recebeu um total de 17,5 milhões de visitantes, número que traduz um aumento de 35% face ao ano passado, segundo o ministro do Turismo e Desporto da Tailândia, Sermsak Pongpanich.

De acordo com o portal NationThailand, os mais de 17,5 milhões de turistas internacionais que a Tailândia recebeu desde o início do ano geraram receitas de cerca de 21 mil milhões de euros no país.

Por mercados, o destaque foi para a China, que voltou a ser o principal mercado internacional emissor de turistas para a Tailândia, com perto de 3,5 milhões de turistas, seguindo-se a Malásia com outros cerca de 2,5 milhões de turistas e a Coreia do Sul, que contabilizou cerca de 935 mil turistas.

A Rússia (920.989), o Laos (618.782), Taiwan (533.280), os Estados Unidos (507.251), o Vietname (501.895) e o Reino Unido (485.093) são os restantes mercados internacionais que maior número de turistas enviaram para a Tailândia até 30 de junho.

Segundo o governante tailandês, o início das férias de verão na Europa e as celebrações do orgulho gay, em junho, ajudam a explicar o forte incremente de turistas externos que o país tem vivido nos últimos meses.

Além disso, também a isenção de vistos para turistas da China, Índia, Taiwan e Cazaquistão, juntamente com o aumento dos voos para estes países, ajudaram a aumentar a facilidade de viajar para a Tailândia e atraíram potenciais visitantes.

Recorde-se que o governo tailandês pretende receber 36,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, aproximando-se do recorde de quase 40 milhões que visitaram o país em 2019, antes da pandemia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Anneaux JO Troca

Aviação

Air France estima perda de 180M€ devido a Jogos Olímpicos de Paris

A existência de multidões em Paris, assim como um expectável aumento de preços nos hotéis e restaurantes da capital francesa durante os Jogos Olímpicos de 2024, estão a afastar os turistas da cidade e a ditar uma perda de receita para a Air France.

Publituris

A Air France estima uma perda de 180 milhões de euros devido aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, competição desportiva que arranca a 26 de julho na capital francesa e que está a afastar os turistas da cidade de Paris e do país.

Segundo a EuroNews, a Air France está a assistir a uma diminuição das reservas aéreas para o período dos Jogos Olímpicos de 2024, uma vez que os turistas estão a adiar as suas viagens, já que se espera que, durante o decorrer da competição, além de grandes multidões, também os hotéis e restaurantes da capital francesa aumentem os preços.

A EuroNews diz que as reservas da Air France para Paris estão “significativamente mais baixas do que outras principais cidades europeias”, chegando mesmo a serem “decepcionantes” durante o decorrer dos Jogos Olímpicos.

Por isso, entre junho e agosto, a Air France estima que as vendas do grupo caiam entre 160 e 180 milhões de euros, uma vez que os mercados internacionais, assim como os turistas franceses, estão a evitar as viagens para Paris.

“Os mercados internacionais estão a evitar significativamente Paris. As viagens entre a cidade e outros destinos também estão abaixo da média habitual de junho-agosto, já que os residentes em França parecem estar a adiar as suas férias para depois dos Jogos Olímpicos ou a considerar planos de viagem alternativos”, indica a Air France, num comunicado divulgado pela EuroNews.

A Air France diz, no entanto, esperar que “as viagens de e para França se normalizem após os Jogos Olímpicos, com níveis encorajadores de procura projetados para o final de agosto e o mês de setembro”.

Recorde-se que as previsões da Air France têm vindo a ser alteradas à medida que a data de arranque dos Jogos Olímpicos de Paris se aproxima, uma vez que, no início de junho, a companhia aérea ainda se mostrava otimista quanto ao número de reservas para esse período, esperando mesmo que a procura de verão de 2024 regressasse aos níveis pré-pandemia.

Além dos Jogos Olímpicos de Paris, também as eleições em França parecem estar a ter impacto na procura por viagens aéreas, com a EuroNews a revelar que a turbulência causada pelo ato eleitoral também está a ser apontada como uma das razões pelas quais os visitantes planeiam manter-se afastados de Paris.

Recorde-se que a segunda volta das eleições francesas está marcada para este domingo, 7 de julho, o que poderá voltar a ditar novos protestos e motins após os resultados finais das eleições, o que também tem diminuído as esperanças de um bom desempenho turístico da capital francesa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Posto de Turismo de Odemira reabre em nova localização

O Posto de Turismo de Odemira reabriu ao público com nova localização, num espaço moderno, apelativo e interativo, com acesso Wi-Fi. As novas instalações situam-se agora na Zona Ribeirinha de Odemira, mais propriamente, na Travessa da Quinta da Estrela, nº 3, de terça-feira a sábado, no horário 09h00/13h00 e 14h00/17h00.

Publituris

Com o objetivo de prestar um melhor serviço de atendimento e potenciar a oferta turística do concelho, o município decidiu promover a relocalização do Posto de Turismo de Odemira para novas instalações na Zona Ribeirinha. O Posto de Turismo de Odemira funciona agora na Travessa da Quinta da Estrela, nº 3, de terça-feira a sábado, no horário 09h00/13h00 e 14h00/17h00, e com os contactos 283 320 986 / [email protected].

A reconfiguração do Posto de Turismo de Odemira segue a linha de investimentos municipais que incidiram na construção do novo Posto de Turismo do Almograve, remodelação dos espaços de Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes e reabertura do Posto de Turismo de Santa Clara-a-Velha, numa estratégia de valorização do território e de qualificação dos serviços turísticos, com vista à afirmação de Odemira como destino de qualidade.

Aproveitando a época alta de verão, a abertura do novo Posto de Turismo aconteceu esta terça-feira, dia 2 de julho, assinalada com a visita do presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e membros do executivo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Cabo Verde quer posicionar-se como plataforma no turismo e no hub aéreo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o país tem “elevado potencial” para se posicionar como plataforma no turismo, no hub aéreo, na praça financeira e na economia digital, oferecendo bens e serviços para África e ao resto do mundo.

Publituris

Ulisses Correia e Silva fez essas observações na cerimónia de abertura do fórum “Cabo Verde Investment Forum 2024 Boston (CVI F2024 Boston)”, organizado pela Cabo Verde TradeInvest (CVTI), que reuniu parceiros internacionais, decisores, empreendedores e executivos.

“A localização e a proximidade geopolítica na Tri África, Europa e Estados Unidos da América são fatores relevantes de Cabo Verde”, disse, citado pela Inforpress, apontando a ligação do país com a União Europeia, com a construção desde 1998, de uma economia baseada na ligação escudo cabo-verdiano ao euro.

Mencionou ainda, de acordo com a mesma fonte, face à localização estratégica, a ligação do país com a comunidade da CEDEAO, um espaço de intervenção regional de Cabo Verde em África, assim como a ligação à Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, um espaço de confluência linguística com forte potencial de crescimento económico.

Cabo Verde como um pequeno país, realçou o chefe do Governo, “está consciente que a sua pequenez no mercado interno pode e deve ser ultrapassada com atração e investimento direto com a diáspora, com condições atrativas de financiamento externo para o estado e as empresas e com acesso ao mercado externo para exportação de bens e serviços com valor acrescentado nacional incluindo o turismo”.

Neste sentido, conforme avançou a Inforpress, o chefe do governo defendeu que Cabo Verde está aberto ao mundo e que o objetivo é reforçar a inserção do país em espaços dinâmicos que permitam o acesso e atração de investimento marcados pela tecnologia, conhecimento e segurança, visando acelerar o crescimento económico e assegurar a sustentabilidade.

“Um outro objetivo estratégico é tornar Cabo Verde mais resiliente e menos exposto a choques externos económicos, ambientais, climáticos e pandémicos e reduzir os riscos. A alta prioridade do Governo é a implementação de políticas governativas e investimentos aéreos, conectividades aéreas e marítima, transição energética, estratégica de água, ação climática e saúde”, apontou.

Ainda durante o evento, o primeiro-ministro destacou que o turismo continuará a desenvolver-se como o setor mais dinâmico do país, alegando a existência de um aumento da procura externa e salientado que o desafio é aumentar as ofertas e criar condições para responder à procura crescente a partir do mês de outubro com os voos low cost e easyJet.

Neste sentido apontou a necessidade de trazer turistas norte-americanos a Cabo Verde e anunciou que até ao final do ano a companhia aérea cabo-verdiana irá retomar voos para os EUA, apesar de apelar a uma maior cooperação com as companhias aéreas norte-americanas para atrair os turistas americanos

No seu discurso, Ulisses Correia e Silva fez um retrato do país exposto a graves crises durante a covid-19 e a invasão da Rússia à Ucrânia. “O turismo teve uma forte quebra em 2020 e 2021, mas recuperamos no ano passado, registamos mais de um milhão de turistas e as perspetivas para este ano são boas”, disse.

Para o chefe do executivo, de acordo ainda com a notícia da Inforpress, o bom desempenho do país inspira confiança, pelo que só tem a oferecer aos investidores estabilidade macroeconómica, estabilidade política e social, boa governança e instituições que funcionam com base na lei, baixo nível de corrupção, elevado nível de liberdade económica e bons incentivos ao investimento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

APAL com novas ações promocionais até final do ano

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, que realizou uma sessão pública para apresentar o balanço do primeiro semestre de 2024, deu também a conhecer aos associados as próximas atividades promocionais agendadas até ao final do ano.

Publituris

A APAL deu a conhecer algumas atividades agendadas até ao final de 2024, nomeadamente a presença na Feira IFTM – Internacional & French Travel Market, em setembro; a realização de uma famtrip focada no mercado britânico, prevista para outubro; e a organização de uma conferência, agendada para novembro. A apresentação do novo website do VisitAlbufeira, a divulgação do estudo encomendado à Universidade Algarve sobre a APAL e a implementação de campanhas de marketing digital, para impulsionar a época baixa, Natal e Fim de Ano foram também referenciados.

Durante a iniciativa, que teve lugar na sede da AHETA, Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, sublinhou que “este é um ano importante para a Associação, não só porque comemora o seu 20.º aniversário, como também porque temos procurado crescer em dimensão e em relevância, agregando associados e procurando implementar ações e estratégias que valorizem Albufeira e os negócios aqui existentes”.

Por sua vez, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu-se à necessidade de haver uma maior exigência junto de todos os que vivem do setor turístico, recordando que Albufeira não pode perder a reputação de excelência conseguida ao longo dos anos. O autarca salientou, ainda, a importância de integrar a estratégia da APAL no novo Plano de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas, documento orientador que o município apresentou em abril.

Para Carla Simões, representante do Turismo de Portugal, a implementação de ações promocionais, em parceria com agentes do setor, entidades públicas, privadas ou associativas, deve obedecer a uma lógica de coordenação entre todos, pois a valorização dos territórios ganha com uma estratégia comum.

Olhando para o primeiro semestre, Desidério Silva destacou a nova imagem institucional da APAL, que resultou num novo posicionamento para reforçar a comunicação desta entidade junto dos associados e parceiros. Também nesse sentido, a APAL apresentou um novo website, onde dá conta do trabalho realizado. Na mesma data, foi apresentada a identidade visual do ‘VisitAlbufeira’, marca promocional da APAL, cujo novo website será lançado ainda durante este ano.

Realizado no dia 15 de fevereiro, o Dia de Albufeira em Sevilha foi outro dos momentos destacados. Esta ação contemplou um conjunto de iniciativas promocionais na capital andaluza, tendo reunido mais de 150 participantes, entre agências, operadores, imprensa e representantes locais.

A presença da APAL na BTL foi igualmente mencionada. Para o dirigente, este continua a ser um ponto de encontro importante para o setor, tendo esta presença servido de suporte para muitos dos associados que ali promoveram os seus negócios. Foi possível desenvolver, num novo stand, várias ações promocionais relacionadas com o destino Albufeira. O certame acolheu também o lançamento do novo vídeo da APAL, focado nas potencialidades de Albufeira fora da época balnear.

Outro dos pontos apresentados foi o anuário da APAL – ‘Destino Albufeira’ -. Esta publicação dá a conhecer as atividades realizadas em 2023 pela Associação, bem como alguns dos projetos mais recentes implementados em Albufeira. São os casos da exposição subaquática ‘Art Reef by VHILS’, do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, ou da candidatura do território Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

A comemoração dos 20 anos da APAL, que decorreu a 19 de abril, teve uma referência especial. Refira-se que nesse dia a Associação juntou centenas de participantes à volta de uma mostra de associados, e da conferência sobre os ‘Caminhos do Turismo’, marcada pela presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Esta celebração terminou com um jantar que juntou dirigentes, associados e parceiros. Um dos pontos altos da efeméride foi a criação da Bolsa de Estudo Carlos Silva e Sousa, em homenagem ao falecido autarca, que visa apoiar um estudante da Licenciatura de Turismo.

Ainda em abril, Desidério Silva destacou a famtrip direcionada ao mercado irlandês, que contou com a presença de 20 agentes de viagens e operadores da República da Irlanda e Irlanda do Norte.

Em maio, a Associação apostou no mercado do Porto e Norte de Portugal, através de um workshop realizado na Alfândega do Porto, com a presença de mais de 250 participantes.

Foi também em maio que mais de duas dezenas de associados acompanharam a ação promocional realizada nos Estados Unidos, através de um roadshow com paragem para workshops em Boston e Nova Iorque, com o objetivo de reforçar a aposta num mercado que valoriza a cultura e a natureza.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Portugal ganha Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

Publituris

Portugal vai passar a contar com uma Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, iniciativa que foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é constituída pelo Turismo de Portugal, que esteve representado no evento pelo presidente, Carlos Abade, assim como pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente, concretamente Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.

“No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo”, lê-se num comunicado divulgado pela Turismo Centro de Portugal, cujo Observatório do Turismo Sustentável (OSTCP) é um dos fundadores da nova rede.

Os parceiros da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade contam vir a “colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável”.

Segundo a informação divulgada, a rede INSTO é “uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo” e que tem como objetivo “auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia”.

Durante a cerimónia de lançamento da rede, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, apresentou o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede, explicando que este organismo constitui um “apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território”.

“A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, acrescenta Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

Recorde-se que o OTSCP – Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, contando com um Conselho Técnico-Científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.