AdC dá luz verde à compra da Groundforce pela Menzies Aviation
A Autoridade da Concorrência considera que a venda da Groundforce à Menzies Aviation “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A Autoridade da Concorrência (AdC) autorizou a compra da Groundforce pela Menzies Aviation, numa decisão tomada na passada quinta-feira, 15 de junho, e publicada no website da AdC.
No comunicado divulgado, a AdC diz que o seu Conselho de Administração decidiu “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração”, uma vez que esta “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.
Em causa está a aquisição do controlo exclusivo da SPdH (que opera serviços de assistência em escala, conhecidos como ‘handling’, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal, Faro e Porto Santo, através da marca Groundforce) pela Menzies Aviation – Portugal, Serviços de Carga.
Recorde-se que a Menzies Aviation presta serviços logísticos de terra e ar e é controlada pelo grupo Agility, que até há pouco tempo prestava serviços de aviação através sua subsidiária National Aviation Servisses (NAS).
O acordo entre a TAP e a Menzies Aviation para a compra da Groundforce tinha sido anunciado em abril, mas estava ainda a dependente da obtenção das necessárias autorizações e consentimentos, incluindo por parte da AdC.
Segundo dizia a TAP na altura, este acordo representa um “passo decisivo para a recuperação da Groundforce” e vem reforçar “a confiança de todos os seus stakeholders no futuro desta empresa, sendo também um marco significativo para reforçar a capacidade de handling, com impacto em toda a economia nacional”.
Depois da luz verde por parte da AdC, o acordo deverá ainda ser submetido pelos Administradores de Insolvência à apreciação, discussão e aprovação pela Assembleia de Credores da Groundforce.