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Turkish Airlines introduz Flight Tracker para rastreamento de voos

O Flight Tracker da Turkish Airlines está disponível para os clientes do Business Lounge da companhia aérea, permitindo o rastreamento de voos, entre outras informações.

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O Flight Tracker da Turkish Airlines está disponível para os clientes do Business Lounge da companhia aérea, permitindo o rastreamento de voos, entre outras informações.

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A Turkish Airlines anunciou o lançamento de um novo serviço, o globo digital Flight Tracker, que vai estar disponível para os clientes do Business Lounge da companhia aérea e que permite o rastreamento de voos.

De acordo com a companhia aérea turca, este novo serviço permite o rastreamento de voos em tempo real, entre outras informações, como as condições meteorológicas nos vários destinos para onde a Turkish Airlines voa, outras informações de voos e adesão ao programa de fidelização Miles&Smiles.

“Esta tecnologia, resultado de extensa pesquisa de mercado e apresentada para apreciação dos passageiros, foi lançada com informações de voo e dados de destino ao vivo, juntamente com um design de interface exclusivo da Turkish Airlines”, destaca a companhia aérea.

Segundo Ahmet Olmustur, diretor de marketing da Turkish Airlines, este novo serviço dá aos passageiros “a oportunidade de conhecerem a meteorologia dos destinos para onde irão, e também a possibilidade de criar uma adesão Miles&Smiles através do código QR”.

“Preparamos e desenvolvemos as nossas soluções de acordo com as necessidades dos nossos hóspedes com a força que a tecnologia em evolução e mudança agrega à nossa marca”, acrescenta o responsável.

 

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Tarifas aéreas na UE crescem menos que a inflação, diz IATA

Com o índice médio de preços ao consumidor na União Europeia a aumentar 20%, face ao período pré-pandémico, a IATA diz que as tarifas aéreas médias na UE, em junho, registaram uma evolução de 16%.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association, IATA, sigla em inglês) divulgou dados que mostram que os viajantes na Europa estão a beneficiar de tarifas aéreas que estão a reduzir a inflação, à medida que o mercado continua a sua recuperação pós-COVID.

Os números mais recentes do tráfego aéreo mostram que as transportadoras europeias estão apenas 3,6% abaixo do pico de 2019, indicando que os europeus continuam a viajar, apesar do ambiente inflacionário, frisando que, em junho, “as tarifas aéreas médias na Europa eram cerca de 16% mais elevadas do que antes da pandemia”. No entanto, isso está aquém do índice médio de preços ao consumidor da UE, que em junho se situava em 20% em relação à pré-pandemia.

“As viagens aéreas europeias continuam a recuperar fortemente e estão no bom caminho para ultrapassar o valor de referência de 2019 em 2024. A competitividade do mercado de transporte aéreo europeu mantém a inflação das tarifas aéreas em 16% – quatro pontos percentuais (p.p.) abaixo dos aumentos que temos visto no índice amplo de preços ao consumidor”, refere Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Walsh admite, ainda, que, considerando “a extrema volatilidade dos preços dos combustíveis de aviação e os aumentos nos salários da força de trabalho, esta é uma conquista significativa e contrasta com os preços continuamente crescentes que são cobrados pelos nossos fornecedores de infraestrutura”.

Recentemente, a Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido (Civil Aviation Authority, CAA, sigla em inglês) aprovou um aumento de 56% nas taxas no aeroporto de Heathrow, em Londres, e um aumento de 26% para o NATS, o fornecedor de serviços de navegação aérea do Reino Unido, apesar da falha do seu serviço neste Verão. Entretanto, nos Países Baixos, o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, que também sofreu falhas de serviço, obteve um aumento de 37%.

Os reguladores desempenham um papel crucial na criação das condições sob as quais a concorrência das companhias aéreas tem sido capaz de prosperar. Assim, considera a IATA, “os reguladores europeus podem receber o crédito por garantirem uma regulamentação leve do consumidor, que permitiu às companhias aéreas criar uma enorme escolha e flexibilidade para o consumidor, ao desagregar o pacote de viagem”.

A IATA salienta ainda que a regulamentação europeia sobre slots “criou um equilíbrio entre horários consistentes, ao mesmo tempo que aumentou a acessibilidade para novas companhias aéreas participantes”.

É igualmente importante que os reguladores reconheçam onde podem melhorar as condições competitivas, indicando duas áreas principais de atuação: Regulamentação mais forte dos fornecedores monopolistas de infra-estruturas, para reduzir os encargos; e Reforma do regulamento de proteção do consumidor EU261, para garantir uma aplicação mais consistente dos seus objetivos e uma partilha mais justa da responsabilidade em toda a cadeia de valor da aviação.

“A recuperação do mercado europeu de transporte aéreo está a trazer consigo condições de mercado ainda mais competitivas”, refere Willie Walsh, adiantando ainda que “os consumidores verão isso com mais rotas e mais companhias aéreas para escolher”.

“No total, no ano passado nasceram 20 novas companhias aéreas na Europa. Isto é importante porque um mercado de transporte aéreo mais competitivo tornará a Europa um local mais competitivo para fazer negócios”, concluiu Walsh.

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TAP batiza avião com o nome “Guimarães”

Num reforço da frota regional, a TAP continua a promoção das regiões de Portugal, batizando o Embraer 190 da Portugália com o nome “Guimarães”.

A TAP batizou uma aeronave da sua frota regional com o nome “Guimarães”. A histórica cidade de Guimarães, considerada a Cidade Berço de Portugal, é atualmente um dos maiores centros turísticos da região Norte do país, tendo o seu Centro Histórico sido distinguido como Património Mundial pela Unesco em 2001.

Para assinalar o batismo do “Guimarães”, o Embraer 190 da Portugália com a matrícula CS-TPZ, realizou-se uma cerimónia simbólica na Câmara Municipal de Guimarães com o presidente da autarquia, Domingos Bragança, e o diretor-geral da Portugália, Mário Lobato de Faria,

Esta é uma iniciativa da TAP que surge no seguimento do projeto “Abraçar Portugal”, apresentado em 2017, por ocasião do aniversário da companhia. A TAP estende assim a novas regiões a frota da Portugália batizada então com o nome dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas, assumindo-se, uma vez mais, como promotora do país e das suas regiões, colaborando na promoção e divulgação dos distritos e da sua cultura, gastronomia e património, e estreitando a relação com as populações de cada um dos distritos.

 

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Um em cada quatro voos na UE sofre atrasos ou cancelamentos todos os dias

De acordo com os dados registados pela AirHelp nos últimos três anos, um em cada quatro voos na União Europeia sofre atrasos ou cancelamentos todos os dias.

Nos últimos três anos um em cada quatro voos na União Europeia (UE) sofreu atrasos ou cancelamentos todos os dias, revelam os dados da AirHelp.

A organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, que se dedica essencialmente a ajudar os passageiros aéreos a obter uma indemnização por danos sofridos enquanto utilizadores de companhias aéreas, bem como a sensibilizar as pessoas para os seus direitos enquanto passageiros aéreos, refere que atingiu um marco histórico ao registar dois milhões de passageiros aéreos que reclamaram, com êxito, uma indemnização em resultado de perturbações no seu voo (atrasos e/ou cancelamentos).

Segundo refere Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp, a empresa é “pioneira na defesa dos direitos dos passageiros que tiveram um problema com os seus voos. Já dois milhões de viajantes confiaram em nós e foram indemnizados pelas suas reclamações. Investimos continuamente em informação e tecnologia de ponta para facilitar ao máximo a apresentação das reclamações dos nossos clientes e lutamos também para alterar as leis que prejudicam todos os utilizadores do transporte aéreo.”

De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização até 600€ por atrasos superiores a três horas na chegada ao destino, cancelamento do seu voo sem aviso prévio nos 14 dias antes à sua partida ou recusa de embarque devido a overbooking causado pela companhia aérea. Os passageiros aéreos que tenham sofrido interrupções têm três anos para apresentar um pedido de indemnização e podem verificar a sua elegibilidade para uma indemnização gratuita e apresentar um pedido de indemnização em questão de minutos através do formulário no site da AirHelp.

Quando o voo é cancelado ou o passageiro é impedido de embarcar, as companhias aéreas devem oferecer um voo alternativo que o passageiro pode recusar se não quiser continuar a sua viagem. Neste caso, pode ser solicitado o reembolso total do bilhete. Além disso, se durante a espera houver custos adicionais causados pela interrupção do voo (alimentação, alojamento ou perda de bagagem), a companhia aérea deve também suportar esses custos.

Condições meteorológicas adversas ou emergências médicas podem isentar a companhia aérea da obrigação de indemnização. Em caso de greve, mesmo que esta seja anunciada, os passageiros têm o direito de apresentar reclamações.

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Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal

As sessões de recrutamento da Emirates em Portugal vão passar por três cidades nacionais, concretamente Lisboa, Faro e Porto, entre 19 e 24 de novembro.

A Emirates vai voltar a realizar, este mês de novembro, ações de recrutamento de tripulantes de cabine em Portugal, numa iniciativa que vai passar por três cidades nacionais, concretamente Lisboa, Faro e Porto, entre 19 e 24 de novembro.

“A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, está à procura de candidatos portugueses para se juntarem à sua equipa internacional de tripulação de cabina”, avança a companhia aérea, revelando que as ações arrancam em Lisboa, a 19 e 26 de novembro, e passam também por Faro, no dia 21 de novembro, e ainda pelo Porto, no dia 24.

No caso de Lisboa, as sessões de recrutamento da Emirates vão decorrer no hotel Ramada by Wyndham, enquanto a iniciativa de Faro vai ter lugar no Eva Senses Hotel e, no Porto, decorre no NH Collection Porto Batalha.

“Os candidatos que pretendam desenvolver a sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o curriculum vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente. No entanto, tratando-se de Open Days, os candidatos podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente”, explica a Emirates, indicando que os requisitos para o processo de seleção podem ser consultados aqui.

A Emirates explica que os candidatos devem conseguir “liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança”, sendo que toda a tripulação da companhia aérea recebe formação nas instalações da companhia aérea no Dubai.

Além de uma tripulação composta por 160 nacionalidades, a Emirates conta com uma frota moderna de mais de 200 aviões de longo curso, sendo mesmo o maior operador global dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

Os tripulantes de cabine da Emirates têm acesso, além de formação e de uma vasta gama de programas de desenvolvimento, a “um pacote salarial distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios”, a exemplo de um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai.

A tripulação de cabine da Emirates desfruta ainda de benefícios de viagem para si e para as suas famílias e amigos, para todos os destinos para os quais a companhia aérea voa.

 

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Programa de interline da APG-IET passa a contar com a Air Côte D’Ivoire

O programa de interline APG-IET passou a contar com a Air Côte D’Ivoire, a companhia aérea nacional da Costa do Marfim, que passa a estar disponível para emissão interline com a chapa GP.

A APG Portugal anunciou que o programa de interline APG-IET passou a contar com a Air Côte D’Ivoire, a companhia aérea nacional da Costa do Marfim, que passa a estar disponível para emissão interline com a chapa GP.

Numa nota enviada à imprensa, a APG Portugal indica que a Air Côte D’Ivoire conta com sede em Abidjan (ABJ), capital da Costa do Marfim, e opera voos regionais e domésticos que incluem mais de 20 destinos em África.

A companhia aérea da Costa do Marfim conta com uma frota composta por 10 aeronaves, incluindo quatro aparelhos Bombardiers Q400, três Airbus A320 e três Airbus A319.

A APG Portugal indica ainda que, com a adição da Air Côte D’Ivoire, o APG-IET passou a contar com um total de 138 companhias aéreas, cujas emissões interline estão disponíveis nos GDS Galileo, Amadeus, Worldspan e Sabre.

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Emirates faz encomenda histórica à Boeing no valor de 52 mil milhões USD

A Emirates fez, na abertura do Dubai Airshow 2023, uma encomenda histórica de 95 aeronaves de fuselagem larga, no valor de 52 mil milhões de dólares, aumentando a carteira total de pedidos para 295 aeronaves.

Victor Jorge

No primeiro dia do Dubai Airshow 2023, a Emirates anunciou uma encomenda de Boeing 777-9, 777-8 e 787, no valor de 52 mil milhões de dólares (cerca de 48 mil milhões de euros), para impulsionar os planos de crescimento, manter uma frota moderna e eficiente e fornecer a melhor experiência de voo aos seus clientes.

Ahmed bin Saeed Al Maktoum, chairman e CEO da companhia aérea e do Grupo Emirates, revelou que, “desde o primeiro dia, o modelo de negócios da Emirates tem sido operar aeronaves de fuselagem larga modernas e eficientes, capazes de transportar um grande número de viajantes com conforto e segurança, em longas distâncias de e para Dubai”, salientando que “as encomendas de aeronaves atuais refletem essa estratégia”.

“Essas aeronaves adicionais permitirão que a Emirates conecte ainda mais cidades, apoiando a agenda económica D33 do Dubai estabelecida por Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e presidente do Conselho Executivo do Dubai, para adicionar 400 cidades ao mapa de comércio externo do Dubai durante a próxima década. No início da década de 2030, esperamos que a frota da Emirates tenha cerca de 350 aviões, ligando o Dubai a ainda mais cidades em todo o mundo”.

Aposta 777
A Emirates, que já é a maior operadora mundial de aeronaves Boeing 777, assinou uma encomenda de 55 Boeing 777-9 e 35 Boeing 777-8, aumentando a carteira de pedidos do 777-X da companhia aérea para um total de 205 unidades.

A Emirates também confirmou um pedido de 202 motores GE9X para alimentar as aeronaves 777X adicionais encomendadas, elevando o pedido total de motores GE9X para 460 unidades.

Do seu pedido anterior de 115 unidades, espera-se que o primeiro 777-9 se junte à frota da Emirates em 2025. Os pedidos adicionais agora efetuados significam que a Emirates irá incorporar novos 777-9 à sua frota até 2035.

Com este último pedido, a Emirates também deverá ser um dos primeiros clientes da variante de passageiros 777-8, com as primeiras entregas previstas para 2030.

Do lado da Boeing, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, referiu que “este pedido é um incrível voto de confiança na eficiência e versatilidade da família 777X para atender às necessidades da Emirates em viagens globais de longo curso”, admitindo que “o 777-9 e o 777-8 são os aviões perfeitos para apoiar os planos de crescimento da Emirates, melhorando o desempenho ambiental e uma capacidade de carga útil incomparável.”

O 777 continua a ser a espinha dorsal das operações da Emirates, capaz de voos de até 18 horas que permitem à companhia aérea conectar o Dubai sem escalas a cidades em seis continentes. Os novos 777-9 e 777-8 substituirão as aeronaves 777 da Emirates e servirão para os planos de crescimento futuro da companhia aérea.

A Emirates também atualizou o pedido anterior de 30 Boeing 787-9, aumentando seu compromisso com um total de 35 Dreamliners, incluindo 15 Boeing 787-10 e 20 Boeing 787-8.

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Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais mantém tendência de máximos históricos

A movimentação de passageiros nos aeroportos portugueses atingiu 6,7 milhões, em setembro de 2023, mantendo a curva ascendente para se atingir níveis históricos no final do ano. No acumulado dos primeiros nove meses, os dados do INE indicam mais de 52 milhões de passageiros a passarem pelos aeroportos nacionais.

Victor Jorge

Em setembro de 2023, os aeroportos nacionais movimentaram 6,7 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 13,5%, face a setembro de 2022. Comparando com setembro de 2019, o aumento foi de 12,3%.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, desde o início de 2023, têm-se verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais.

Assim, em setembro de 2023, registou-se o desembarque médio diário de 110,9 mil passageiros, valor superior ao registado em setembro de 2022 (97,2 mil; +14,1%) e 12,9% acima do verificado em setembro de 2019 (98,3 mil).

Entre janeiro e setembro de 2023, o número de passageiros aumentou 21,8% face a igual período de 2022, totalizando mais de 52,2 milhões, o que comparado com o mesmo período de 2019, significa um acréscimo de 11,7% face aos 46,7 milhões.

Em setembro de 2023, 81,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros, na maioria provenientes do continente europeu (68% do total), correspondendo a um aumento de 15,2% face a setembro de 2022. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,2% do total de passageiros desembarcados (+13,9%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 81,9% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros, tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (69,5% do total), registando um crescimento de 13,8% face a setembro de 2022. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,8% do total; +15,6%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 49,1% do total de passageiros (25,6 milhões), tendo crescido 22,8% quando comparado com o mesmo período de 2022 (+7,5% face a 2019). O aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total de passageiros movimentados e aumentou 23% (+16,2% comparando com 2019). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 18,7% (+5,2% face a igual período de 2019).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e setembro de 2023, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos de 18,5% no número de passageiros desembarcados e 18,8% no número de passageiros embarcados, face a igual período de 2022. França e Espanha ocuparam a segunda e a terceira posição, respetivamente, quer como país de origem, quer como país de destino dos voos.

No que diz respeito à movimentação de aeronaves, em setembro de 2023, aterraram nos aeroportos nacionais 23,6 mil aeronaves em voos comerciais. Comparando com setembro de 2019, registou-se um crescimento de 8,8% nas aeronaves aterradas (+8,8%).

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Delta Air Lines é a companhia aérea mais pontual em outubro

No mês de outubro, a Delta Air Lines ultrapassou a Avianca como companhia aérea mais pontual no mundo, segundo as estatísticas da Cirium.

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A Delta Air Lines conquistou o primeiro lugar ocupado pela SA Avianca no mês de outubro, com uma pontualidade de 90,84%, contra os 88,78% da Avianca. EM terceiro lugar surge a Qatar Airways, com uma pontualidade de 87,56%.

O Top 10 é ainda composto pela United Airlines (86,31%), Aeromexico (86,08%), American Airlines (85,53%), ANA (85,08%), Saudia (84,49%), Iberia (84,43%) e JAL (83,88%).

Na Europa, o ranking é liderado pela Norwegian Air Shuttle, com uma pontualidade de 86,10%, seguida pela Iberia Express (85,69%) e Austrian (85,57%).

Já nas companhias lowcost, a liderança pertence Safair, com uma pontualidade de 90,81%, seguida da Jetstar Japan (86,94%) e da já mencionada Norwegian Air Shuttle.

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Virgin Voyages inicia vendas em Portugal através da Mundomar Cruzeiros

A próxima fase do projeto global de expansão da Virgin Voyages traz a companhia até ao mercado português através da Mundomar Cruzeiros.

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A Virgin Voyages assinou um acordo de intenções vinculativo com a Mundomar Cruzeiros, segundo o qual a Mundomar Cruzeiros atuará como o seu agente de vendas exclusivo para Espanha e Portugal, a fim de liderar as atividades de vendas e marketing da companhia de cruzeiros nestes dois países.

A presença da Mundomar Cruzeiros no setor permitirá a distribuição imediata dos produtos da Virgin Voyages diretamente aos consumidores e agências. No âmbito deste acordo, a partir de 20 de novembro de 2023, a Mundomar Cruzeiros facilitará as vendas da companhia marítima através do seu Sistema de Reservas Online, que inclui o sistema B2B utilizado pelas Agências de Viagens, até à possibilidade de integração direta via XML ou a utilização da marca branca B2B2C nos sites das Agências de Viagens.

Este acordo de intenções vinculativo com a Mundomar Cruzeiros insere-se na próxima fase do projeto global de expansão da Virgin Voyages em Espanha e Portugal. Com o primeiro navio da linha, Scarlet Lady, partindo de Barcelona entre maio e outubro de 2024, os residentes espanhóis e portugueses poderão navegar a bordo do navio da Virgin Voyages.

Scarlet Lady oferecerá dois itinerários no próximo verão, o ‘Irresistible Med’ e as ‘French Daze & Ibiza Nights’, visitando algumas das joias costeiras da região, numa “experiência de cruzeiro reinventada e pensada exclusivamente para adultos”, refere a Mundomar Cruzeiros.

“Recentemente introduzimos novos portos na Europa para 2024 e, como parte da nossa expansão internacional, temos o prazer de lançar a Virgin Voyages em Espanha e Portugal. Com um navio em Barcelona como porto base, estes mercados de origem têm um incrível potencial inexplorado”, refere Nirmal Saverimuttu, CEO da Virgin Voyages. “Confiamos na Mundomar Cruzeiros para representar a marca Virgin Voyages e mostrar aos residentes espanhóis e portugueses porque viajar connosco é tão épico”.

“Estamos diante de uma forma de viajar nunca vista antes… é única. Basta sentir-se aventureiro e jovem de coração para desfrutar de uma viagem repleta de sensações gastronómicas, diversão e entretenimento. Estamos a falar de um novo luxo; um luxo informal, personalizado e alegre, num ambiente de diversão social”, frisa, por sua vez, Agustín Quesada, diretor-geral da Mundomar Cruzeiros.

Scarlet Lady fará mais de 25 viagens de ida e volta a sair de Barcelona entre maio e outubro de 2024, e irá parar em diversos destinos no Mediterrâneo Ocidental. Cada viagem também oferece uma escala noturna em Ibiza, onde os passageiros poderão absorver a cultura e a vida local. O segundo navio da linha, Valiant Lady, ficará a fazer cruzeiros nas Caraíbas o ano todo. Os passageiros podem embarcar em Miami ou San Juan para viagens de diferentes durações, com a maioria a parar no exclusivo Beach Club da Virgin Voyages em Bimini.

Finalmente, o mais novo navio da linha, a Resilient Lady, fará viagens de ida e volta de Atenas de maio a julho, oferece viagens de sete noites ao redor do Adriático ou das ilhas gregas. Em agosto, o navio irá para Portsmouth para oferecer uma série de cruzeiros curtos para lugares como Amsterdão e Zeebrugge (Bruges).

De referir que a Virgin Voyages estreou-se em 2021 e tem vindo a conquistar vários prémios internacionais. Só em 2023, a linha acumulou mais de 35 prémios, incluindo reconhecimento pela melhor experiência geral, bem como pela melhor gastronomia, cabines, atendimento ao passageiro e melhor custo-benefício.

 

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Tráfego aéreo continua a crescer em setembro, revelam dados da IATA

Os números da IATA apontam para um crescimento global superior a 30% no tráfego de passageiros face ao mesmo mês de setembro de 2022.

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O tráfego aéreo total manteve a sua trajetória de evolução no mês de setembro de 2023, tendo crescido 30,1% face ao mês homólogo de 2022, revela a International Air Transport Association (IATA), encontrando-se, no final do nono mês de 2023, nos 97,3% face ao registado no período pré-COVID, ou seja, faltando 2,7 pontos percentuais (p.p.) de setembro do ano passado.

O tráfego doméstico registou uma evolução de 28,3% no mês de setembro de 2023, comprando com o mesmo mês de 2022, ultrapassando, inclusivamente, os níveis do mês de setembro de 2019 em 5%.

Já o tráfego internacional subiu 31,2% quando comparado com o mesmo mês de há um ano, indicando a IATA que todos os mercados cresceram a duplo dígito na comparação anual, atingindo 93,1% dos níveis de 2019.

De acordo com Willie Walsh, diretor-geral da IATA, “o terceiro trimestre de 2023 terminou com resultados em alta, com uma procura doméstica recorde de passageiros para o mês de setembro e uma continuação do forte tráfego internacional”.

Por regiões, o tráfego de passageiros cresceu 92,6% face a setembro de 2022 na Ásia-Pacífico, continuando a ser a região que mais cresce a nível global, com a capacidade a crescer 82,1% e o load factor a subir 4,5 p.p. para 82,5%.

Na Europa, a evolução foi de 15,7% no tráfego de passageiros, com a capacidade a subir 14,9% e o load factor a aumentar 0,6 p.p. para 85,5%.

No Médio Oriente, a IATA aponta uma subida de 26,6% face a setembro de 2022, com a capacidade a crescer 23,7% e o load factor a somar mais 1,9 p.p. para 81,8%.

Nas Américas, enquanto a América do Norte o tráfego de passageiros aumentou 18,9%, com a capacidade a evoluir 18% e o load factor a crescer 1,4 p.p. para 85,8%, na América Latina, os aumentos foram de 26,8%, 24,7% e 1,4 p.p. para 85,8%, respetivamente.

Finalmente, em África, o tráfego de passageiros registou um aumento de 28,1% face a setembro de 2022, com a capacidade a crescer 29,9%, com o load factor a descer 1 p.p. para 72,6%.

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