Funchal ganha nova atração cultural e turística
O Funchal acaba de ganhar nova atração cultural e turística com a reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara, monumento nacional onde também foi criado um projeto de museologia, que integra um circuito visitável.

Publituris
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
FlixBus reforça operação para a Páscoa
LATAM Airlines investe 30M$ na renovação de lounges e abertura de salas VIP
Volume de negócios no setor de viagens e turismo cai 5% no primeiro trimestre, revela a GlobalData
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que foi, recentemente, conhecer o resultado da obra, afirmou que “fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado e do nosso património móvel, disponibilizando, agora, zonas visitáveis para os madeirenses e àqueles que nos visitam e que queiram conhecer esta maravilha do nosso património nacional”.
Trata-se de um investimento do Governo Regional, agora concretizado, foi apoiado por fundos europeus e ascendeu aos 2,3 milhões de euros.
Segundo a página oficial do Governo Regional da Madeira, os trabalhos desenvolveram-se a dois níveis – implementação do projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis e a beneficiação global da Igreja e do Convento – tendo, contemplando, entre outros aspetos, conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada, conservação e restauro de azulejos do Convento e escavação arqueológica dos poços-cisterna.
O projeto museologia incluiu ainda a elaboração de um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara e a implementação de suportes gráficos, nomeadamente no circuito visitável.
O Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da região, estando classificado como Monumento Nacional desde 1940.
Construído no período manuelino (século XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos séculos XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.
Este é o único convento do século XV da região – as suas obras iniciaram-se em 1492 –, sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, e contém, no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos. Tendo, originalmente, pertencido a uma ordem religiosa de clausura, atualmente encontra-se aberto aos visitantes. Na época, o objetivo da construção destas instalações passava, então, por recolher as filhas da nobreza local.