Secretário de Estado do Turismo promove enoturismo e turismo literário portugueses nos EUA
A visita de Nuno Fazenda aos EUA inclui a participação no Financial Times Weekend Festival, onde Portugal foi o país convidado e no qual o governante promoveu o enoturismo e o turismo literários portugueses.
Publituris
Nova parceria comercial na formação de pilotos
Heathrow apoia a adoção de SAF com um incentivo de 86 milhões de libras às companhias aéreas
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, deslocou-se este fim-de-semana aos EUA, onde, entre outras iniciativas, participou no Financial Times Weekend Festival, evento que decorreu em Washington, no sábado, 20 de maio, e na qual Portugal foi o país convidado.
“A promoção turística, o conhecimento e a cooperação em torno do turismo cultural” foram, de acordo com um comunicado do Ministério da Economia e Mar, os temas que marcaram a agenda da visita do governante.
Segundo a informação divulgada, Nuno Fazenda deslocou-se à capital estado-unidense “para reforçar a cooperação e a notoriedade de Portugal nos EUA – mercado estratégico para o turismo nacional”.
No Financial Times Weekend Festival, evento que funcionou como “uma plataforma para mostrar o turismo português junto de líderes de opinião, operadores turísticos e agentes de viagens do mercado norte americano”, Nuno Fazenda participou também na promoção do enoturismo e do turismo literário portugueses.
No caso do enoturismo, foi promovida durante o evento uma prova comentada de vinhos portugueses, que contou com a participação de Jancis Robinson, considerada uma das maiores referências mundiais na crítica de vinhos.
Em destaque esteve ainda a oferta nacional de turismo literário, uma vez que o espaço dedicado a Portugal tinha como protagonistas dois dos maiores autores portugueses, concretamente Fernando Pessoa e José Saramago.
Os principais escritores nacionais estiveram ainda em destaque na livraria do Financial Times Weekend Festival, que contou com sete títulos de livros de autores portugueses.
Durante esta visita aos EUA, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços realizou ainda um Seminar [aula aberta] na Universidade George Washington, numa sessão aberta à comunidade académica, profissionais do setor e empresários.
“Neste âmbito, será impulsionado um processo de cooperação para a partilha de conhecimento entre a esta Universidade e o Turismo de Portugal, tendo em vista aprofundar informação sobre o mercado norte americano”, acrescenta o comunicado divulgado.
Nuno Fazenda reuniu ainda com o Museu Smithsonian para “explorar formas de cooperação em torno da história comum relacionada com a diáspora africana e as suas influências em ambos os países”, numa ação em que foi acompanhado pelo Turismo de Portugal e que visa “facilitar a troca de conhecimento e de abordagem, promovendo uma compreensão mais profunda do património cultural compartilhado entre Portugal e os Estados Unidos”.
Recorde-se que, no ano passado, os EUA foram o quarto mercado emissor de turistas para Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), apresentando crescimentos de 27% e 52% em dormidas e receitas face a 2019.
.