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Costa Firenze navega no Norte da Europa até setembro antes de se posicionar na China

O Costa Firenze, que passou recentemente em Lisboa, vai navegar até setembro no Norte da Europa, em cruzeiros de sete noites, com partidas de Kiel (Alemanha), ou de Copenhaga (Dinamarca), antes de se posicionar na China, disse o diretor de Marketing da Costa Cruzeiros para Espanha e Portugal, Rafael Fernández.

Carolina Morgado
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Costa Firenze navega no Norte da Europa até setembro antes de se posicionar na China

O Costa Firenze, que passou recentemente em Lisboa, vai navegar até setembro no Norte da Europa, em cruzeiros de sete noites, com partidas de Kiel (Alemanha), ou de Copenhaga (Dinamarca), antes de se posicionar na China, disse o diretor de Marketing da Costa Cruzeiros para Espanha e Portugal, Rafael Fernández.

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Durante esta temporada no Norte da Europa, que decorrerá até setembro, o Costa Firenze, sairá todas as semanas de Kiel (Alemanha) ou de Copenhaga (Dinamarca) para um cruzeiro de sete noites, atracando nos Fiordes da Noruega, em Hellesylt, Geiranger, Bergen e Stavanger. Uma boa oportunidade para os portugueses que gostam de fazer cruzeiros no Norte da Europa no verão em família, segundo Rafael Fernández, diretor de Marketing da companhia de cruzeiros para Espanha e Portugal.

 

O Costa Firenze, que entrou para a frota da Costa Cruzeiros no início de 2021, esteve na última temporada na América do Sul e passou por Lisboa (onde embarcou 37 passageiros) a caminho da cidade alemã de Kiel, seguirá depois para a Ásia (mais propriamente para cruzeiros à partida da China). O navio reflete em alguns dos seus espaços públicos os gostos dos asiáticos, nomeadamente áreas generosas de shopping e de casino.

Com 135,500 de tonelagem bruta e capacidade para mais de 5.200 passageiros, o design de interiores do Costa Firenze é uma celebração da cidade toscana de Florença, berço da arte e cultura renascentistas. Os espaços comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça florentina, até na escolha das cores.

A oferta gastronómica baseia-se na cozinha mediterrânica, com uma vasta escolha de opções gastronómicas garantidas por 13 bares e sete restaurantes, com a particularidade de todos os restaurantes contarem com uma parte da esplanada aberta para o mar. Destaque para um dos restaurantes onde é possível degustar menus de três chefs internacionais renomados e com estrelas Michelin: Bruno Barbieri, Ángel León e Hélène Darroze. Para entretenimento, o Costa Firenze conta com parque aquático, parque de aventuras, Spa e várias piscinas exteriores.

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Foto crédito: Depositphotos.com

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2023 bate recordes de passageiros e aviões nos aeroportos nacionais

Dados divulgados esta quarta-feira, 14 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que, no ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 67,5 milhões de passageiros e receberam 243,8 mil aviões em voos comerciais, crescendo acima do período pré-pandemia em ambos os indicadores.

No ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 67,5 milhões de passageiros e receberam 243,8 mil aviões em voos comerciais, números que mostram que, em Portugal, o transporte aéreo já recuperou do impacto da pandemia e cresce acima dos níveis de 2019, de acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 14 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram que, no ano passado, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais ficou 18,9% acima do registado em 2022 e cresceu ainda 12,3% face 2019, o último ano antes da pandemia e que tinha trazido vários recordes ao turismo nacional, incluindo os aeroportos, que tinham movimentado, nesse ano, pouco mais de 60 milhões de passageiros.

Os aeroportos nacionais registaram ainda um recorde nos aviões aterrados no ano passado, que cresceram 12,0% face ao ano anterior e 7,0% em relação ao acumulado de 2019.

Por aeroportos, o destaque, no ano passado, foi para Lisboa, que movimentou 49,8% do total de passageiros, num número absoluto de 33,6 milhões de passageiros, que representa um aumento de 19,1% face a 2022 e de 7,9% em comparação com 2019.

No entanto, o INE diz que, “considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, o aeroporto do Porto registou o maior crescimento face a 2022 (+20,3%) e 2019 (+16,0%)”.

Quanto a países de origem e destino dos voos, o INE refere ainda que o ranking dos cinco principais países “não registou alterações face ao ano anterior”, com destaque para o Reino Unido, que se manteve como “o principal país de origem e de destino dos voos, registando crescimentos de 16,5% no número de passageiros desembarcados e 16,9% no número de passageiros embarcados”.

França e Espanha ocuparam, respetivamente, a segunda e terceira posições do ranking, seguindo-se a Alemanha que, apesar de ter registado os menores crescimentos, em ambos os sentidos, manteve a quarta posição, enquanto a Itália ocupa o quinto lugar e registou os maiores crescimentos (+31,2% e +31,0%
no número de passageiros desembarcados e embarcados, respetivamente).

Dezembro manteve tendência de 2023

A contribuir para que os números do ano passado fossem positivos esteve também o último mês de 2023, que contabilizou 4,5 milhões de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, o que representa um aumento de 9,3% face a dezembro de 2022 e de 13,7% comparativamente ao último mês de 2019.

Em dezembro de 2023, os aeroportos nacionais assistiram, em média, ao desembarque de 75,9 mil passageiros por dia, valor que, segundo o INE, foi “superior ao registado em dezembro de 2022 (69,4 mil; +9,3%) e 14,7% acima do verificado em dezembro de 2019 (66,2 mil)”.

No último mês do ano passado, os aeroportos nacionais receberam ainda 17,4 mil aeronaves em voos comerciais, crescimento de 5,5% face a mês homólogo do ano anterior e de 8,7% em comparação com dezembro de 2019.

Neste mês, acrescenta o INE, 82,2% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, que atingiu os 1,9 milhões de passageiros, num crescimento de 10,2%. A maioria destes passageiros era proveniente do continente europeu e representou 68,3% do total, o que indica uma subida de  8,9% face a dezembro de 2022.

No entanto, o INE destaca que “o continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+21,2%)” nos aeroportos nacionais, em dezembro.

No que diz respeito aos passageiros embarcados nos aeroportos nacionais, 80,5% corresponderam a tráfego internacional, o que representa 1,7 milhões de passageiros e um crescimento de 10,9%. Neste indicador, o principal destino foram os aeroportos no continente europeu, que representaram 65,1% do total, crescendo 9,7% face ao mesmo mês de 2022.

E também no que diz respeito aos passageiros embarcados o INE realça que “os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,0% do total; +18,8%)”, em dezembro, em território nacional.

 

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Inês de Matos

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COPA Airlines voa para três novos destinos  

Com a adição de Raleigh-Durham, a COPA Airlines reforça a presença nos EUA, alcançando um total de 16 destinos nesse mercado. Além disso, haverá novas rotas para Tulum (México) e Florianópolis (Brasil).

A Copa Airlines, subsidiária da Copa Holdings, S.A. e membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, anuncia o início das operações, em junho deste ano, para três novos destinos: Tulum, no México, Florianópolis, no Brasil, e Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, EUA.

Com a adição destas rotas, a Copa Airlines expande a sua rede para 85 destinos em 32 países da América Central, do Sul, do Norte e das Caraíbas.

“Continuamos firmes no nosso propósito de encurtar distâncias e facilitar as ligações, permitindo que o Panamá continue a ser a ponte que une milhares de pessoas em todo o continente, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento económico das comunidades onde operamos. Esta expansão estratégica não só promove o intercâmbio cultural na região, mas também incentiva e aprofunda o turismo e os laços comerciais nos Estados Unidos, México e Brasil. Também abre a oportunidade para mais turistas desfrutarem das maravilhas do Panamá através do programa Panama Stopover”, refere Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines.

A COPA reforça a sua oferta na América do Norte com a adição de Raleigh-Durham, a porta de entrada para o “Triângulo de Pesquisa” da Carolina do Norte, uma região conhecida pela sua proximidade a prestigiados centros de ensino superior e pela sua posição como um centro de inovação e tecnologia.

Esta nova rota junta-se aos 15 destinos servidos pela companhia aérea nos EUA e iniciará as suas operações a 21 de junho de 2024, com quatro frequências semanais às segundas, quartas, sextas e domingos, com partida às 8h56 do Panamá (hora local) e chegada ao Aeroporto Internacional de Raleigh-Durham (RDU) às 14h28 (hora local). O voo de regresso partirá nos mesmos dias de Raleigh-Durham às 16h20, chegando à Cidade do Panamá às 19h46 (hora local).

A partir de 26 de junho, a COPA Airlines ligará a cidade de Tulum, localizada no estado mexicano de Quintana Roo, ao hub das Américas no Panamá. Este destino turístico, situado no coração da Riviera Maya, nas margens do Mar das Caraíbas, é conhecido pela proximidade de praias emblemáticas como Playa del Carmen, Xcaret, Akumal e Xel-há.

Esta nova ligação torna-se o quinto destino da companhia aérea no México, juntando-se à Cidade do México, Cancun, Guadalajara e Monterrey.

O voo da COPA Airlines para Tulum será operado com quatro frequências semanais, às terças, quartas, sextas e domingos, com partida às 7h45 do Panamá (hora local) e chegada ao Aeroporto Internacional de Tulum, Felipe Carrillo Puerto, às 10h34 (hora local). O voo de regresso partirá nos mesmos dias de Tulum às 11h44, chegando ao Panamá às 14h23 (hora local).

Com o objetivo de expandir a sua conetividade no importante mercado brasileiro, a partir de 25 de junho, a COPA Airlines voará para a cidade de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

A cidade de Florianópolis passa a ser o sétimo destino da companhia aérea no Brasil. O voo da COPA Airlines para Florianópolis será operado inicialmente com três frequências semanais, às terças, quintas e domingos. A partida será às 15h23 do Panamá (horário local) e a chegada ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz será às 12h22 (horário local). O voo de retorno sairá de Florianópolis à 1h25min, chegando ao Panamá às 6h30min (horário local) às quartas, sextas e segundas-feiras.

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United Airlines liga Washington a Lisboa dois meses mais cedo, a partir de 16 de fevereiro

A United Airlines anunciou a antecipação do serviço sazonal entre Lisboa e Washington D.C., com início quase dois meses antes, a 16 de fevereiro de 2024.

A United Airlines alargou o seu serviço sazonal de Lisboa para Washington D.C. em 2024, começando quase dois meses mais cedo, a 16 de fevereiro de 2024.

A extensão do serviço sazonal vem reforçar, assim, a operação da United em Portugal, que oferece voos diários durante todo o ano de Lisboa para Nova Iorque/Newark, serviços sazonais do Porto e Ponta Delgada, Açores para Nova Iorque/Newark, além de introduzir um novo voo sazonal sem escalas, quatro vezes por semana, entre Faro e Nova Iorque/Newark, a partir de 26 de maio de 2024.

A United será, de resto, a primeira e única companhia aérea a oferecer voos diretos entre Faro e os EUA.

“Estamos muito satisfeitos por alargar o nosso serviço sazonal de Lisboa para Washington Dulles para o verão de 2024, permitindo aos nossos clientes em Portugal reservar a sua próxima viagem aos EUA ainda mais cedo”, refere José Ferreira, Country Sales Manager Portugal.

“Para o verão de 2024, a United irá operar a sua maior programação de verão transatlântica de sempre, oferecendo ainda mais opções de viagens e a possibilidade de ligação através dos nossos hubs nos EUA para outros destinos nas Américas”, adiantando ainda José Ferreira.

“Esta extensão para a época de inverno da rota da United de Washington é efetivamente importante, com Portugal a assumir-se cada vez mais como um mercado anual, com vários motivos de viagem”, salienta, por sua vez, Nuno Costa, Aero Commercial Director at ANA| VINCI Airports. “Companhias aéreas como a United Airlines aproveitam esta nova dinâmica para alargar as suas operações. Estas frequências adicionais trazem uma maior conetividade ao Aeroporto de Lisboa, acrescentando mais opções para os passageiros de ambos os lados do Atlântico viajarem entre os Estados Unidos e a Europa”, destaca ainda o responsável da ANA | VINCI Airports.

O serviço sazonal sem escalas da United de Lisboa para Washington Dulles será operado, principalmente, com aviões Boeing 767-400, com um total de 231 lugares – 34 assentos-cama com acesso a todas as coxias na classe executiva United Polaris, 24 lugares em United Premium Plus e 173 lugares em económica, incluindo 48 lugares em Economy Plus com espaço extra para as pernas e mais espaço pessoal. Algumas datas serão operadas com aviões Boeing 757-200, com um total de 176 lugares – 16 assentos-cama em classe executiva United Polaris e 160 em económica, incluindo 42 lugares em Economy Plus.

A extensão do serviço sazonal de Lisboa para Washington Dulles reforça a liderança da United entre as companhias aéreas dos EUA como a maior companhia aérea do outro lado do Atlântico, voando sem escalas a partir de 38 destinos transatlânticos durante o verão de 2024, o maior número da sua história e mais destinos do que todas as outras companhias aéreas dos EUA juntas.

A United continua a ser a única companhia aérea a ligar diretamente os EUA a Dubrovnik, Málaga, Maiorca e Tenerife. A programação de verão de 2024 da companhia aérea também inclui novos serviços de Barcelona para São Francisco e de Atenas para Chicago, a retoma do seu serviço sazonal Reykjavik-Nova York/Newark, bem como voos adicionais de Roma e Bruxelas. A United também aumentará o seu voo sazonal de verão entre Málaga e Nova Iorque/Newark para um serviço diário e iniciará o serviço mais cedo, a 3 de maio de 2024.

Além disso, a companhia aérea antecipará algumas das suas rotas sazonais mais populares como Nice, Barcelona, Roma, Milão e Nápoles para dar aos clientes mais tempo e flexibilidade para explorar destinos nos EUA e nas Américas.

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Emirates torna-se na companhia aérea oficial da NBA

A Emirates diz que se associou à NBA porque “tem sido uma apoiante de longa data do basquetebol na região há quase 30 anos”.

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A Emirates e a National Basketball Association (NBA) estabeleceram uma parceria global através da qual a transportadora do Dubai se torna na companhia aérea oficial da NBA, segundo um comunicado enviado à imprensa.

Com esta parceria, a Emirates torna-se também no parceiro inaugural da NBA Cup, anteriormente designada NBA In-Season Tournament, bem como o primeiro parceiro de emblemas de camisolas de árbitros da NBA.

“Como primeiro parceiro do título da Emirates NBA Cup, a companhia aérea será apresentada através de um logótipo conjunto da Emirates NBA Cup, com promoção de marca conjunta através da comunidade global de redes sociais da NBA e sinalização na arena durante os jogos da Semifinal e do Campeonato da Emirates NBA Cup, a partir da próxima época”, indica a Emirates, no comunicado divulgado.

O logótipo de Emirates vai passar também a estar presente em todas as camisolas dos árbitros da NBA, a começar pelo All-Star Game da NBA de 2024, que terá lugar no domingo, 18 de fevereiro.

“Estamos muito orgulhosos por estabelecer uma parceria de marketing global com a National Basketball Association para nos tornarmos a sua Companhia Aérea Oficial Global”, afirma Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor Executivo do Grupo Emirates, sublinhando que “esta colaboração também fará com que a Emirates se torne o primeiro parceiro de emblemas de camisolas de árbitros da liga e o parceiro inaugural da Taça NBA”.

De acordo com o responsável, a Emirates está entusiasmada por “trabalhar com uma das ligas profissionais mais reconhecidas e prestigiadas a nível mundial” e que é uma “adição valiosa” à carteira de patrocínios da companhia aérea, pois permite “estabelecer uma ligação com uma vasta base de fãs a nível mundial”, incluindo nos EUA, onde o basquetebol “é parte integrante da cultura desportiva do país”.

Já Mark Tatum, comissário adjunto e diretor de Operações da NBA, afirma que a Emirates é “uma companhia aérea de classe mundial”, que partilha com a NBA o “compromisso de envolver os adeptos de todo o mundo de forma inovadora e criativa”.

“Como o basquetebol continua a ser reconhecido como o desporto de mais rápido crescimento a nível global, esta colaboração irá mostrar o entusiasmo da NBA aos milhões de pessoas que voam com a Emirates todos os anos”, acrescenta o responsável da NBA.

O patrocínio vai permitir também que a Emirates esteja presente noutros eventos da liga, inclusive como parceira do NBA Crossover, um evento imersivo para fãs no NBA All-Star, e como parceira apresentadora do NBA Finals Legacy Project, que destaca a dedicação de novos Centros NBA Cares Live, Learn ou Play em cada mercado de equipas da NBA Finals.

A marca Emirates também estará presente através de sinalização virtual na arena e no topo da tabela durante os jogos da NBA transmitidos nacionalmente, começando com o NBA All-Star Game de 2024.

A companhia aérea vai ainda envolver os fãs da NBA em todo o mundo como parceira de alguns jogos globais da NBA da pré-temporada e da temporada regular e através de eventos interactivos para fãs da liga, incluindo o “NBA District” e a “NBA House”.

A bordo, acrescenta a Emirates, os “fãs terão a oportunidade de assistir a conteúdos da NBA em todos os voos da Emirates através do sistema de entretenimento a bordo da companhia aérea, incluindo documentários de longa duração, perfis de jogadores, entrevistas e muito mais”.

As lojas da Emirates vão ainda passar a vender “uma vasta gama de artigos oficiais da NBA, incluindo bolas de basquetebol, vestuário desportivo e artigos de coleção antigos”, seja na sede da Emirates no Dubai ou na loja online da companhia aérea, sendo que os membros do Emirates Skywards também podem trocar Milhas para comprar artigos desta gama.

O emblema da Emirates vai estar igualmente presente nas camisolas de todos os árbitros da Women’s National Basketball Association (WNBA), a partir da época de 2025, e da NBA G League, a liga secundária oficial da NBA, a partir da época de 2024-25.

A Emirates diz que se associou à NBA porque “tem sido uma apoiante de longa data do basquetebol na região há quase 30 anos, ajudando a estabelecer ligações com os fãs ávidos deste desporto popular nos EAU e no Líbano, e fornecendo uma plataforma para destacar as melhores e mais brilhantes estrelas”.

Por outro lado, o portfólio global de patrocínios da Emirates inclui parcerias com clubes desportivos de topo, torneios, eventos culturais de grande relevo, entre outros, pelo que a associação da Emirates com a NBA irá “apoiar os esforços da companhia aérea para alcançar uma enorme base de fãs nos EUA e em todo o mundo através de uma paixão partilhada pelo basquetebol”.

Recorde-se que Emirates oferece atualmente voos para 12 pontos de conexão nos EUA, incluindo o Aeroporto Internacional Logan de Boston (BOS), o John F. Kennedy de Nova Iorque (JFK), o de Los Angeles (LAX), o George Bush de Houston (IAH), o O’Hare de Chicago (ORD), o Dulles de Washington D. C. (IAD), Seattle Tacoma (SEA), Newark Liberty (EWR), Dallas-Fort Worth (DFW), São Francisco (SFO), Miami (MIA) e Orlando (MCO).

 

 

 

 

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Le Boat River Cruises confirmada na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

Na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorre no Porto, a 7 de março, a Le Boat River Cruises pretende contratar “profissionais para as suas bases de embarque e escritórios globais”.

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A Le Boat River Cruises, empresa de embarcações fluviais de luxo, vai marcar presença na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que vai decorrer a 7 de março, no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel, no Porto.

Num comunicado enviado à imprensa, a organização do certame indica que a Le Boat River Cruises  pretende “contratar profissionais para as suas bases de embarque e escritórios globais, para as áreas de vendas, marketing, recepção, housekeeping, manutenção náutica e mecânica de embarcações, oferecendo ainda oportunidades para estagiários e aprendizes”.

A Le Boat River Cruises conta com mais de 900 embarcações que operam em rios, lagos e canais na Europa e no Canadá, e tem escritórios no Reino Unido, Alemanha, Canadá, França, África do Sul e Índia.

“A Le Boat opera a partir de 33 bases de embarque na Europa, distribuídas por França, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Irlanda, Escócia, Alemanha, Itália – e também no Canadá”, acrescenta a organização do certame, na informação divulgada.

Recorde-se que a Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento para quem trabalha ou pretende trabalhar em cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca, aquicultura, biotecnologia, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.

A entrada na Feira de Emprego e Carreiras Azuis é gratuita mas requer inscrição prévia, que pode ser realizada aqui, e vai ter lugar no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel, no Porto.

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Emirates regressa a Portugal para recrutar tripulantes de cabine

A Emirates vai voltar a realizar uma ação de recrutamento em território nacional para encontrar tripulantes de cabine, numa nova edição dos Open Days da companhia aérea do Dubai, que decorre entre 11 e 22 de fevereiro, em quatro cidades portuguesas.

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A Emirates vai voltar a realizar uma ação de recrutamento em território nacional para encontrar tripulantes de cabine, numa nova edição dos Open Days da companhia aérea do Dubai, que decorre entre 11 e 22 de fevereiro, em quatro cidades portuguesas.

Num comunicado enviado à imprensa, a Emirates indica que “está à procura de candidatos portugueses para se juntarem à sua equipa internacional de tripulação de cabina” e, por isso, vai estar em Coimbra, Braga, Lisboa e Porto para recrutar candidatos.

A  iniciativa arranca este domingo, 11 de fevereiro, em Coimbra, onde tem lugar no Tivoli Coimbra Hotel, enquanto no dia 13 segue para Braga, onde a sessão de recrutamento vai ter lugar no Hotel Vila Galé Collection. No dia 20 de fevereiro, é a vez de Lisboa receber o Open Day da Emirates, que vai decorrer DoubleTree by Hilton, enquanto no Porto a sessão está marcada para dia 22 de fevereiro, no Hilton Porto Gaia.

“Os candidatos que pretendam desenvolver a sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o curriculum vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente”, explica a companhia aérea, indicando que, no âmbito dos Open Days, os candidatos podem também “apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente”.

Os candidatos interessados em participar nos Open Days da Emirates devem, segundo a companhia aérea, levar consigo “os documentos necessários e garantir que chegam ao local antes da hora de início”. Todos os requisitos e informação sobre o processo de seleção podem ser consultados aqui.

“A Emirates oferece aos seus candidatos excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, refere a Emirates.

Entre os benefícios oferecidos aos trabalhadores, a Emirates destaca o “pacote salarial distinto no mercado que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa para o Dubai, a partir de onde os passageiros podem voar ainda para os mais de 140 destinos que compõem a rede global da companhia aérea.

 

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Turkish Airlines lança nova forma de pagamentos e reembolsos digitais

O TK Wallet que permite fazer pagamentos e reembolsos digitais de “forma fácil e rápida” e está disponível através da app e website para os passageiros Miles&Smiles da companhia aérea turca.

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A Turkish Airlines lançou um novo serviço digital, o TK Wallet que permite pagamentos e reembolsos digitais de “forma fácil e rápida”, revela a companhia aérea de bandeira turca, em comunicado.

De acordo com a Turkish Airlines, a nova forma de pagamentos e reembolsos digitais está disponível para os passageiros Miles&Smiles, o programa de fidelização de passageiros da companhia aérea turca.

“Em linha com nossos objetivos de digitalização, continuamos a melhorar para implementar aplicações que facilitam as viagens dos nossos passageiros. Estamos a trabalhar para tornar os nossos serviços mais acessíveis e continuar a introduzir inovações que vão agregar conforto às experiências de viagem dos nossos hóspedes”, afirma Ahmet Olmuştur, diretor comercial da Turkish Airlines.

De acordo com o responsável, o novo serviço TK Wallet está acessível através da aplicação móvel da companhia aérea, assim como pelo website da transportadora, que pode ser consultado aqui.

A Turkish Airlines explica que os passageiros que utilizem o TK Wallet podem ainda ganhar TK Money além do valor do reembolso de passagens aéreas e compras de serviços adicionais feitas através da aplicação móvel e website da companhia aérea.

“O TK Money é ganho através de transações de reembolso via TK Wallet, é oferecido em quatro moedas diferentes (lira turca, euro, dólar americano e libra esterlina) através dos canais online da Turkish Airlines e pode ser usado de forma rápida e segura”, refere ainda a companhia aérea, em comunicado.

 

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MSC Cruzeiros volta a ser distinguida com Prémio Cinco Estrelas

A MSC Cruzeiros voltou a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas, galardão que é entregue à companhia de cruzeiros há sete anos consecutivos, na categoria “cruzeiros”, na qual a MSC Cruzeiros obteve uma satisfação global de 81,1%.

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A MSC Cruzeiros voltou a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas, galardão que é entregue à companhia de cruzeiros há sete anos consecutivos, de acordo com um comunicado enviado à imprensa.

O prémios foi atribuído à MSC Cruzeiros na categoria “cruzeiros”,  na qual constavam outras quatro marcas, tendo a companhia obtido uma satisfação global de 81,1%, depois da avaliação de 2254 consumidores.

“Esta distinção vem, uma vez mais, provar que as férias a bordo de um navio da MSC Cruzeiros são uma experiência única, distinguida pela qualidade e excelência. Os modernos e inovadores navios da frota da companhia oferecem uma experiência inesquecível e incomparável, com uma gastronomia autêntica e internacional, entretenimento premiado de classe mundial, alojamento confortável, bem como um excelente serviço com opções para toda a família”, congratula-se a MSC Cruzeiros.

O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os consumidores atribuem a produtos, serviços e marcas, tendo como critérios de avaliação a Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação, sendo ainda avaliadas outras cinco características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.

Na primeira fase, os candidatos passam por um Focus Group e pelo Comité de Avaliação, enquanto na fase seguinte são realizados testes de experimentação que são aplicados à medida das características de cada marca, em situação real de utilização, tendo em conta os serviços e os produtos. Já a terceira e última fase inclui a realização de um estudo de mercado à marca, sendo implementado um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população.

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Melhor ano de sempre na atividade de cruzeiros no Porto de Leixões

Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros.

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Estes resultados, divulgados pela Associação dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior. Face a 2018, que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o aumento foi de 27%.

A entidade refere ainda no seu comunicado que, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes, em 2023, a atividade de cruzeiros gerou uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região.

O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44.1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23.2%, a Alemanha com 17.9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1.6%.

De realçar as 14 escalas inaugurais registadas durante o último ano e ainda as quatro operações de ‘turnaround’ (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no Porto de Leixões).

Tendo em conta que a atividade de cruzeiros na Costa Atlântica continua a ser marcada por alguma sazonalidade e a par do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os meses mais fortes em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros). A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito, apontou a APDL.

Reconhece, por outro lado, que o ano de 2023 foi o melhor de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, fruto do esforço na promoção da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, nomeadamente do Terminal de Cruzeiros (Porto Cruise Terminal), junto das principais companhias de cruzeiro e armadores a nível mundial e com grande impacto no turismo da Região Porto & Norte de Portugal.

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Tráfego aéreo na Alemanha a recuperar mais lentamente do que na Europa

O número de voos na Europa regressou aos níveis anteriores à pandemia, mas o tráfego aéreo doméstico na Alemanha, em particular, continua em crise. De acordo com a BDL, tal deve-se em parte a uma transferência para o transporte ferroviário.

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O tráfego aéreo na Alemanha continua a recuperar muito mais lentamente do que noutros países europeus. “No ano passado, atingimos 79% da capacidade de lugares de 2019 na Alemanha, enquanto no resto da Europa a capacidade voltou aos 96%”, afirmou Jost Lammers, presidente da Associação Alemã de Aviação (Bundesverbands der Deutschen Luftverkehrswirtschaft – BDL).

Lammers criticou, em particular, os custos/taxas estatais. Na Alemanha, por exemplo, estes são cinco a dez vezes mais elevados do que noutros países europeus para um voo com um Airbus A320 Neo. “A situação vai continuar a agravar-se com novos aumentos da taxa de tráfego aéreo e das taxas de segurança aérea”, admite o mesmo.

Os custos impactam mais a oferta do que a procura, explica o diretor-geral da BDL, Matthias von Randow. “As companhias aéreas estão a reduzir os seus serviços a fim de utilizar melhor a capacidade dos aviões. Por conseguinte, os viajantes são frequentemente obrigados a mudar para destinos em países vizinhos. E dá o exemplo: “a companhia aérea low cost Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em termos de número de passageiros, evita os aeroportos alemães devido aos custos de localização”.

De acordo com Lammers, duas tendências estão a estabilizar no que diz respeito à capacidade de lugares em 2024: a recuperação do tráfego intercontinental continua, com a capacidade de lugares a crescer de 87% para 96% do nível de 2019. No tráfego europeu, a BDL espera um aumento menor para 91% do nível de 2019.

A evolução do tráfego aéreo doméstico alemão é diferente. Enquanto o número de lugares disponíveis em voos domésticos alemães através dos hubs de Frankfurt e Munique aumentou 14%, em 2023, em comparação com 2022, o número de lugares disponíveis em voos domésticos alemães que não tinham estas duas cidades como origem ou destino diminuiu 2%, de acordo com a BDL.

Segundo a associação, Frankfurt e Munique beneficiaram da recuperação do tráfego intercontinental. Em contrapartida, os chamados voos domésticos descentralizados na Alemanha estão a ser cada vez mais substituídos pela comunicação digital e pelo tráfego ferroviário, por exemplo.

Em consonância com este facto, a distância média percorrida pela Deutsche Bahn [o equivalente à nossa CP] tem crescido fortemente nos últimos anos. Em 2022, registou-se um aumento significativo para 316 quilómetros.

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