Emirates começa esta semana a eliminar cartões de embarque em papel
A Emirates começou, esta semana, a pedir aos passageiros que partem do Dubai que utilizem um cartão de embarque digital em vez da versão em papel.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A Emirates vai eliminar, de forma gradual, a impressão de cartões de embarque em papel e, esta semana, já começou a pedir aos passageiros que partem do Dubai que utilizem um cartão de embarque digital em vez da versão em papel, informou a companhia aérea, em comunicado.
De acordo com a transportadora do Dubai, a partir desta semana, os passageiros que “efetuarem o check-in no Terminal 3 receberão o seu cartão de embarque digital por e-mail ou SMS”, enquanto os passageiros que fizerem o check-in online podem carregar o cartão de embarque na Apple Wallet ou Google Wallet, ou ainda através da aplicação da Emirates.
“O recibo da bagagem despachada também é enviado diretamente por e-mail aos passageiros ou está disponível na App da Emirates”, acrescenta ainda a companhia aérea do Dubai.
A Emirates considera que esta iniciativa vai “reduzir significativamente o desperdício de papel, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de check-in digital mais rápida”, contribuindo ainda para reduzir “o risco de perda ou extravio dos cartões de embarque, proporcionando mais tranquilidade aos passageiros durante a viagem”.
“O cartão de embarque digital pode ser utilizado durante toda a viagem – no Dubai Duty Free, na segurança e no embarque, bastando mostrar o cartão de embarque no telemóvel. Os assistentes da Emirates e os colaboradores do aeroporto irão simplesmente ler o código QR no cartão de embarque digital à medida que os passageiros se deslocam pelo aeroporto e entram no avião”, explica ainda a Emirates.
Apesar da eliminação gradual dos cartões de embarque, a Emirates reconhece que alguns passageiros ainda vão continuar a necessitar de possuir um cartão de embarque físico, a exemplo dos passageiros que viajam com bebés e menores não acompanhados, mas também dos passageiros que necessitam de assistência especial e passageiros com voos de ligação noutras companhias aéreas, assim como todos os passageiros em voos para os EUA.
“A opção de imprimir um cartão de embarque está disponível mediante pedido aos assistentes da Emirates nos balcões de check-in e apenas nos casos em que o passageiro não tenha um dispositivo móvel, ou não consiga aceder à informação nos seus dispositivos por razões como: ficar sem bateria, uma avaria ou falha no sistema, atraso na entrega de mensagens, ou incapacidade de aceder a WIFI, rede ou pacote de dados”, refere ainda a transportadora.
Além dos cartões de embarque digitais, a Emirates lembra que o aeroporto do Dubai está ainda a apostar na biometria e já conta com máquinas biométricas e portões inteligentes para passar por várias estações do aeroporto.
“Os residentes dos EAU podem registar-se para utilizar as portas inteligentes no Terminal 3 da Emirates e passar rapidamente pela Imigração sempre que regressarem ao Dubai. Os cidadãos e residentes dos EAU podem utilizar o seu passaporte, cartão de embarque ou um documento de identificação válido dos EAU, enquanto os cidadãos do CCG ou os visitantes elegíveis para visto à chegada podem passar pelas portas inteligentes com um passaporte biométrico”, explica ainda a Emirates.