Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Nova Edição: dossier Alentejo, SUSTOUR, PNT, Nice e especial rent-a-car

Nesta edição, o Publituris publica um dossier dedicado ao Alentejo, com entrevistas ao atual presidente da ERT, Vítor Silva, o candidato do projeto “Nova Ambição”, José Manuel Santos, presidente da CVRA, Francisco Mateus, além de um artigo com alguns agentes da região. Além disso, destaque para o projeto SUSTOUR, a nova Plataforma Nacional de Turismo, o destino Nice, e um especial sobre o mercado rent-a-car.

Publituris
Destinos

Nova Edição: dossier Alentejo, SUSTOUR, PNT, Nice e especial rent-a-car

Nesta edição, o Publituris publica um dossier dedicado ao Alentejo, com entrevistas ao atual presidente da ERT, Vítor Silva, o candidato do projeto “Nova Ambição”, José Manuel Santos, presidente da CVRA, Francisco Mateus, além de um artigo com alguns agentes da região. Além disso, destaque para o projeto SUSTOUR, a nova Plataforma Nacional de Turismo, o destino Nice, e um especial sobre o mercado rent-a-car.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
República Dominicana com aumento de 23% nos turistas recebidos até outubro
Destinos
Abreu online marca presença na WTM
Agências
Turismo do Algarve mostra-se um pouco por todo o mundo durante este mês
Destinos
WTTC tem novo chairman
Turismo
Governo aloca 30M€ para modernizar Escolas de Hotelaria e Turismo
Emprego e Formação
Voos da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston passam a ser anuais
Aviação
WTTC atualiza receitas globais do turismo para 15,5 biliões de dólares em 2033
Turismo
Aeroporto de Munique ganha nova rota para o Uzbequistão
Aviação
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Alojamento
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Agências

A próxima edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com um dossier dedicado à região do Alentejo. Abrimos com uma entrevista ao atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva, que admitiu ao Publituris que o que caracteriza a oferta turística do Alentejo é a “qualidade”.

Ouvidos para este dossier foram, igualmente, sete agentes que operam no Alentejo – Toore de Palma Wine Hotel, Discovey Hotel Management, Sines Sea View Business & Leisure Hotel, Unlock Boutique Hotels, Convento do Espinheiro, Casa das Letras Bed&Books e Vila Galé – que revelaram que a calma e fuga do burburinho das grandes cidades são o cartão de vista tanto para residentes como não residentes.

Em vésperas de eleições para a ERT do Alentejo, o Publituris falou, também, com José Manuel Santos, líder do projeto “Nova Ambição” e que revelou o que irá fazer para transformar [ainda mais] o turismo na região.

Com o segmento do enoturismo a ganhar força e peso na oferta turística, quisemos saber junto do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, o que é que está a ser feito para dinamizar o enoturismo na região. Certo é que para o presidente da CVRA, o enoturismo é “uma das âncoras do turismo no Alentejo”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Paula Antunes, diretora da APAVT com o pelouro da Sustentabilidade, a propósito do projeto SUSTOUR e ficámos a saber que já há mais de 40 agências de viagens com coordenadores de sustentabilidade formados e 15 que já atingiram o estatuto de “Travelife Partner”.

Em “Destinos”, damos conta da criação da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) que junta academia e organizações empresariais para potenciar o setor.

Também em “Destinos”, fomos conhecer a proposta de Nice para atrair os portugueses. Nas palavras de Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice e Cote d’Azur, “o mercado português ainda não conhece o destino Nice”, pelo que o património cultural e histórico, mas também a gastronomia são apontados como os grandes chamarizes.

Nos “Transportes”, damos a conhecer as expectativas do mercado rent-a-car. Depois da pandemia, a procura voltou em força, o que dá boas expectativas às empresas de rent-a-car que atuam em Portugal. As expectativas apontam para um ano melhor que 2022 e que pode até ultrapassar o período pré-pandemia.

Além do Pulse Report, uma parceria com a GuestCentric, esta edição do Publituris publica as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), António Jorge Costa (IPDT), Luiz S. Marques (consultor), e António Paquete (economista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
República Dominicana com aumento de 23% nos turistas recebidos até outubro
Destinos
Abreu online marca presença na WTM
Agências
Turismo do Algarve mostra-se um pouco por todo o mundo durante este mês
Destinos
WTTC tem novo chairman
Turismo
Governo aloca 30M€ para modernizar Escolas de Hotelaria e Turismo
Emprego e Formação
Voos da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston passam a ser anuais
Aviação
WTTC atualiza receitas globais do turismo para 15,5 biliões de dólares em 2033
Turismo
Aeroporto de Munique ganha nova rota para o Uzbequistão
Aviação
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Alojamento
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Agências
PUB
Destinos

República Dominicana com aumento de 23% nos turistas recebidos até outubro

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

A República Dominicana está no bom caminho para atingir a meta de 10 milhões de turistas estabelecida para 2023, uma vez que, até outubro, o país já recebeu 8,2 milhões de turistas, aumentos de 23% face a igual período de 2022 e de 33% em comparação com os mesmos meses de 2019.

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

“Com os números deste mês de 531.017 chegadas de turistas não residentes, por via aérea, e um ano que até à data teve 8.245.189 visitantes, o nosso objetivo de atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”, afirmou o governante, numa publicação na rede social X, antigo Twitter.

Em outubro, o país das Caraíbas recebeu 531.017 turistas não residentes por via aérea, 8% acima de 2022, aos quais se juntam ainda 88.187 cruzeiristas, o que totaliza 619.204 turistas contabilizados em outubro.

Para impulsionar o turismo nos meses que ainda restam de 2023, a República Dominicana lançou uma nova campanha de promoção turística, denominada “Change the Season” e que é dirigida aos EUA, o principal mercado emissor de turistas para o país.

Recorde-se que, no ano passado, a República Dominicana tinha recebido 8,5 milhões de turistas, 7,1 milhões dos quais chegaram ao país por via aérea, num resultado que foi um novo recorde para este destino das Caraíbas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo do Algarve mostra-se um pouco por todo o mundo durante este mês

Durante este mês de novembro, o Algarve vai acolher três importantes eventos de caráter profissional, cuja captação para a região contou com o apoio e o empenho do Turismo do Algarve: Global Incentive Summit, Portugal in Love, e (Annual Hays Retail Managers Conference).

Entretanto, as ações que visam promover o turismo algarvio nos vários segmentos, não se ficam por aqui. Também este mês, e ao nível do turismo de negócios, a região vai estar presente em eventos estratégicos como o m&i VIP Connect Europe e a IBTM.

A ATA apoia ainda a famtrip Algarve Nature, que decorre até ao próximo dia 11 de novembro, para um conjunto de operadores turísticos do Canadá exclusivamente dedicados a este segmento.

Durante a sua estadia, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos locais na região que se assumem como referência para os amantes da natureza, entre os quais o Parque Natural da Ria Formosa, a serra de Monchique, a Via Algarviana, Sagres, o Parque Natural da Costa Vicentina e o sítio de paisagem protegida da Fonte da Benémola. O programa é diversificado e inclui a realização de caminhadas, passeios de barco e de bicicleta, para que a beleza das paisagens naturais da região possa ser contemplada de diferentes perspetivas. Os operadores serão ainda convidados a experienciar a autenticidade da oferta do destino, através da interação com a gastronomia, o artesanato e alguns produtores locais. Esta iniciativa conta com o apoio da companhia aérea Canadiana Air Transat na oferta dos voos dos participantes.

Por sua vez, 6 a 8 de novembro, o Turismo do Algarve estará presente em mais uma edição do World Travel Market, este ano com a maior representação nacional com 29 empresas associadas da ATA, neste que é um dos mais importantes eventos na agenda anual da indústria do turismo. A decorrer em Londres, esta feira reúne profissionais do setor de viagens de todo o mundo, contando com mais de 51 mil participantes.

Pretende-se, através desta presença, promover a oferta da região, apresentar novidades do destino e dar a conhecer novas formas de vivenciar o Algarve.

Na edição deste ano, entre os novos argumentos em destaque vão estar exemplos como o projeto Art Reef – a primeira exposição subaquática da costa portuguesa, organizada ao largo de Albufeira com base em peças do conceituado artista nacional Vhils; a edição do primeiro Guia Michelin para Portugal, cuja apresentação será feita numa gala comemorativa que irá acontecer no Algarve e onde estarão representados vários restaurantes que colocam a região entre os destinos gastronómicos de referência da Europa; ou ainda o mais recente prémio internacional que o Algarve conquistou, eleito pela décima vez (e quinto ano consecutivo) como ‘Melhor Destino de Praia da Europa’.

Além disso, de 8 a 11 de novembro o Algarve vai ser o destino anfitrião da Global Incentive Summit, uma iniciativa de referência para os profissionais ligados à organização de programas de incentivo nos mais diversos setores de atividade.

Realizando-se pela primeira vez em Portugal, a cimeira terá lugar no Carvoeiro e vai reunir um grupo exclusivo de especialistas em viagens de incentivos, juntamente com hosted buyers internacionais deste segmento.

O investimento na captação do Global Incentive Summit dará ao Turismo do Algarve a oportunidade de fazer um show case da oferta do destino, tendo como plateia um grupo de valiosos potenciais clientes e de reconhecidos líderes de opinião.

A Festuris – Festival de Turismo de Gramado (Porto Alegre), o maior evento da região sul do Brasil dedicado aos profissionais deste setor, vai igualmente contar com a participação do Algarve. Esta feira reúne um público composto por profissionais influentes das organizações mais relevantes do mercado brasileiro, como CEOs, diretores e colaboradores qualificados.

Juntamente com o Turismo de Portugal, a presença do Turismo do Algarve estará integrada no Espaço Luxury, uma área exclusivamente dedicada ao turismo de luxo, estando já confirmadas mais de 30 reuniões com buyers focados neste segmento.

O Turismo do Algarve apoiou a captação do Portugal in Love, fórum internacional exclusivamente dedicado ao segmento dos casamentos, que, pela primeira vez, vai realizar-se na região, de 13 a 15 de novembro.  Com este investimento a ATA espera aumentar o número de celebrações de casamentos internacionais no destino, assim como as luas-de-mel e outras comemorações familiares na região.

Na edição mais participada até ao momento, o Portugal in Love conta, este ano, conta 35 expositores e wedding planners de 13 mercados distintos (Emirados Árabes Unidos, Brasil, EUA, Reino Unido, Espanha, Líbano, França, Itália, Suíça, Suécia, Alemanha, Áustria e Portugal).

Marcando igualmente presença no evento, que irá decorrer em Albufeira, a equipa da ATA terá a oportunidade de reunir com cerca de 30 influentes wedding planners, nacionais e internacionais.

O maior agente de viagens independente do Reino Unido – Hays Travel – escolheu novamente o Algarve como palco para a realização da sua conferência anual, momento de reunião de todos os colaboradores do grupo.

Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, sendo esperada a vinda de cerca de 650 participantes (entre colaboradores do grupo, parceiros, operadores de viagens e imprensa especializada), que terão a oportunidade de ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos na indústria de viagens e de conhecer in loco tudo o que o destino tem para oferecer a quem o visita.

Já, de 17 a 20 deste mês, o Algarve fará uma ação de charme no Golfbreaks,. Foi o destino escolhido por um dos maiores operadores de golfe internacionais – a Golfbreaks – para o encerramento das festividades associadas ao 25º aniversário da empresa.

A celebração desta efeméride vai contar com o apoio do Turismo do Algarve na organização de um programa especificamente desenhado para receber cerca de 30 colaboradores de topo da empresa, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer alguma da oferta mais exclusiva da região e de comprovar os motivos que fazem com que o Algarve seja reconhecido como um dos melhores destinos de golfe do mundo.

Refira-se que, de 19 a 23 de novembro, o Turismo do Algarve vai participar no evento m&i VIP Connect Europe, em Amã , que proporciona quatro dias de networking exclusivo com cerca de 100 buyers selecionados de empresas com elevado poder de investimento. A decisão de marcar presença nesta ação tem como objetivo reforçar a promoção do Algarve, junto de um público qualificado, como um destino atrativo e diferenciador para acolher eventos profissionais e viagens em contexto de trabalho.

Finalmente, o mês de novembro termina (28 a 30) com a presença algarvia na IBTM, em Barcelona, uma das mais importantes feiras da Meetings Industry. Estão previstos três dias de agenda cheia, preenchidos com várias reuniões com potenciais clientes finais e influenciadores de decisão.

Pretende-se com esta participação aumentar a visibilidade do destino neste segmento e a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve. Neste evento, marcam igualmente presença 11 associados da ATA.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023

O “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade”, vai ter lugar no próximo dia 21 de novembro, em Terras de Bouro, contando com a presença de especialistas, académicos e representantes de entidades públicas e privadas de reconhecida relevância.

Publituris

Este será um fórum para apresentação e discussão de temáticas diretamente relacionadas com o desenvolvimento turístico, como sendo a sustentabilidade e a certificação dos destinos, a educação, formação e qualificação de recursos humanos, o marketing, comercialização e venda de produtos turísticos, o turismo na Natureza.

O programa é vasto, e a organização assegura que a participação será importante para todos os que tenham interesse no setor do Turismo, quer sejam estudantes, profissionais, empresários, académicos ou decisores políticos.

A participação é gratuita, conferindo direito à emissão de certificado de presença. As inscrições são obrigatórias, limitadas até à capacidade da sala.

O “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade” é organizado pela associação Gerês Viver Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo

A Madeira vai receber, entre 14 e 17 de fevereiro, no Savoy Palace Hotel, no Funchal, o ALTS – Access Luxury Travel Show, iniciativa que vai contar com 40 compradores do Reino Unido, Itália, Espanha e até mesmo Portugal, bem como 30 expositores de produtos de luxo.

Publituris

A Madeira vai ser palco, pela primeira vez, do ALTS – Access Luxury Travel Show, um workshop dedicado ao turismo de luxo, que vai levar até à Madeira mais de 40 compradores de turismo especializados no segmento de luxo.

A iniciativa, que decorre entre 14 e 17 de fevereiro, no Savoy Palace Hotel, no Funchal, vai contar com a participação de compradores de mercados como o Reino Unido, Itália, Espanha e até mesmo Portugal, que vão poder ficar a conhecer os produtos de cerca de 30 expositores, incluindo madeirenses, “que oferecem experiências turísticas excecionais dirigidas ao segmento de luxo”, indica a organização do evento em comunicado.

Este workshop, que se realiza há mais de uma década, pretende estreitar “relações entre a oferta e a procura no domínio do turismo de luxo”, contando para esse efeito com eventos ao vivo e workshops digitais inovadores, além de uma equipa que trabalha de perto com cada expositor para agendar “reuniões prévias de acordo com as preferências dos parceiros em cada workshop”.

“Dado que esses mercados podem ser novos para muitos expositores, o ALTS oferece informações precisas sobre o perfil de todos os parceiros comerciais de viagens, garantindo que cada um encontra os parceiros certos para obter o melhor retorno sobre o investimento”, lê-se na informação divulgada.

Esta será a primeira vez que a Madeira acolhe este workshop dedicado ao turismo de luxo, que já teve, no entanto, edições em Lisboa e no Porto, naquela que, segundo Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, é uma oportunidade para o destino mostrar a sua oferta para este segmento.

“A realização de um workshop desta natureza, exclusivamente dedicado ao turismo de luxo, está em linha com a nossa estratégia. Sem excluir novos segmentos de mercado em que temos vindo a apostar, não podemos descurar o que nos celebrizou, e que é o turista high end, de grande poder aquisitivo. Para ele, a Madeira tem uma oferta muito válida, renovada, motivo pelo qual não hesitamos no apoio a esta iniciativa da ALTS. São muito bem-vindos à Madeira”, realça o responsável.

Já Daria Mironova, Head of Business Development da ALTS, mostra-se entusiasmada pela realização da primeira iniciativa na Madeira, destino que, segundo a responsável, “oferece uma abundância de experiências emocionantes para os viajantes de luxo” e que o workshop pretende “ajudar a posicionar neste segmento”.

“O nosso entusiasmo é enorme, temos a certeza de que a ilha, bem como os expositores, madeirenses e internacionais, vão seduzir os buyers que estamos a convidar”, acrescenta Daria Mironova.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal

A Interface Tourism fica, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, responsável por gerir as relações do destino com a indústria do turismo, bem como as relações com os meios de comunicação social e os influenciadores, nos mercados português e espanhol.

Publituris

O Turismo da Arábia Saudita passou a ter representação em território nacional através da Interface Tourism, agência de marketing e comunicação especializada em turismo, transportes e hotelaria, que vai gerir a promoção turística da Arábia Saudita para os mercados português e espanhol.

A Interface Tourism fica, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, responsável por gerir as “relações com a indústria do turismo, bem como as relações com os meios de comunicação social e os influenciadores” nos mercados português e espanhol.

“Na Interface, adoramos oportunidades interessantes e esta é certamente uma delas. Raramente temos a oportunidade de mostrar e promover um destino que se abriu ao turismo tão recentemente e que, por isso, é tão desconhecido. A Arábia Saudita tem uma oferta turística variada e um enorme potencial, e está nas nossas mãos dar-lhe toda a visibilidade que merece para a posicionar nos mercados espanhol e português”, afirma Maria Sanchez-Grela, diretora-geral da Interface Tourism Spain.

A equipa da Interface Turismo diz já estar a trabalhar em ações a desenvolver nos próximos meses, com destaque para “a formação dos agentes de viagens sobre o destino, a criação e expansão do produto junto dos principais players do trade, o reforço dos laços com o setor local e a facilitação das operações com os DMCs sauditas locais”.

Paralelamente, vão também ser realizadas “campanhas de marketing e comunicação para aumentar a consciencialização e posicionar a Arábia Saudita em ambos os mercados”.

Recorde-se que a Arábia Saudita se abriu ao turismo em 2019, afirmando-se como um destino que conta com um rico património cultural, com destaque para a antiga cidade nabateia de Hegra, mas também para o deserto de AlUla, sem esquecer cidades modernas e vibrantes como Riade e Jeddah ou o litoral banhado pelas águas cristalinas do Mar Vermelho e destinos de montanha como Taif.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turquia vai começar a cobrar entrada na Hagia Sophia para turistas

A visita à Hagia Sophia de Istambul, antiga basílica bizantina e agora mesquita, deixará de ser gratuita para os visitantes no próximo ano, a menos que lá vão para rezar, anunciou o ministro turco da Cultura e Turismo Mehmet Nuri Ersoy, sem avançar o preço da entrada.

Publituris

“A partir do próximo dia 15 de janeiro, os estrangeiros que visitarem a Hagia Sophia para fins turísticos pagarão a entrada. Os cidadãos turcos que a visitarem com o objetivo de rezar entrarão gratuitamente”, disse Ersoy em conferência de imprensa em Ancara, citado pela agência espanhola de notícias EFE.

A antiga basílica de Constantinopla, construída por ordem do imperador romano Justiniano I nos anos 532-537, foi convertida em mesquita em 1453, quando o Império Otomano conquistou a cidade.

Após a sua conversão em museu em 1935, deixou de ser utilizado para fins religiosos e podia ser visitado mediante pagamento de entrada.

Em 2020, o governo turco converteu o edifício em mesquita, embora permitindo visitas turísticas gratuitas, exceto nos horários de oração, impondo assim o mesmo regime nas restantes mesquitas da Turquia.

A decisão gerou críticas generalizadas, entre outras razões por se estimar que representava uma perda de receitas de pelo menos 50 milhões de dólares anuais.

Ersoy, segundo notícia da EFE, indicou que com o novo plano serão estabelecidos dois circuitos distintos: enquanto os fiéis continuarão a entrar pela porta inferior para rezar no espaço central, os turistas acederão ao monumento pela lateral do vizinho Palácio de Topkapi através de um corredor que vai diretamente para a galeria superior da basílica.

Esta galeria, onde se encontram numerosos mosaicos bizantinos e que permite uma vista panorâmica do interior do edifício, estava fechada a visitas desde a sua recente conversão em mesquita.

Agora, os turistas vão desfilar pela galeria para finalmente descerem ao espaço central antes de saírem das instalações, evitando assim misturar-se com os fiéis, explicou o ministro.

Ersoy não revelou qual será o preço da entrada, mas no último ano antes da conversão, o bilhete para visitar a Hagia Sophia custava cerca de 15 euros, enquanto hoje uma visita ao adjacente Palácio de Topkapi custa 25 euros para estrangeiros e 5 euros para cidadãos turcos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Centro de Portugal teve o melhor verão de sempre

De acordo com uma análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), a região teve o melhor verão de sempre no que diz respeito à atividade turística.

Publituris

Os dados revelam que as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022, o que representa uma subida de 6,3%, ou seja, superior à média nacional: a procura turística no país cresceu 3,2% este verão.

Em valores absolutos, de acordo com nota de imprensa da região, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal (mais 4,4% do que no mesmo mês de 2022), 1,2 milhões em agosto (mais 3,9%) e 846 mil em setembro (mais 12,3%), subida, em grande parte, impulsionada pelos visitantes de fora do país.

Os dados enunciados pela região dizem ainda que, de julho a setembro, a procura por parte de estrangeiros aumentou 13,4%, de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas, enquanto a procura por parte de residentes em Portugal progrediu 1,4%, de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Os números revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o destino “reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023”, comentou Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, para realçar que, este ano, mais 23% de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”.

Destacou que, “se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Coimbra vai alterar regulamento da taxa municipal turística

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. O projeto vai estar em consulta pública durante 30 dias úteis.

Publituris

O executivo municipal de Coimbra acaba de aprovar uma proposta de alteração ao regulamento da taxa turística, na sequência da necessidade de se aperfeiçoarem aspetos técnicos e reduzirem algumas isenções do pagamento da taxa, indica uma nota da autarquia.

O regulamento da taxa turística de Coimbra entrou em vigor a 5 de abril de 2023. No entanto, na sequência do trabalho de monitorização e de aplicação, “verificou-se a necessidade de rever o período anual de aplicação da taxa municipal turística, aperfeiçoar aspetos técnicos e reduzir algumas isenções do seu pagamento, por não serem de aplicação linear e implicarem uma carga burocrática muito pesada para os estabelecimentos que liquidam e cobram a referida taxa”, explica a informação municipal.

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. Outra das alterações está relacionada com a entrada em funcionamento da plataforma eletrónica para pagamento da taxa, que desburocratiza o processo, mas obriga a ajustes no articulado do regulamento, que deixa cair as isenções para estudantes, bolseiros e ocupação relacionada com eventos.

Segundo a proposta dos serviços, após a aprovação, o projeto de alteração deverá ser submetido a consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar da data de publicação do aviso em “Diário da República”.

No entanto, segundo as comunicações com as comunicações efetuadas pelas entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, a autarquia anuncia que a taxa municipal turística gerou, até setembro, uma receita total de cerca de 231 mil euros, desde a sua entrada em vigor no mês de abril de 2023. Uma percentagem próxima dos 50% das 619 entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local que exercem a sua ação no concelho de Coimbra não estão a participar a cobrança da taxa turística ao município, situação que está a ser acompanhada de perto pelos serviços da CM de Coimbra.

Em Coimbra, o valor da taxa é de 1 euro por pessoa/dormida, o mínimo cobrado em Portugal, sendo aplicada a todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do município, até um máximo de três noites seguidas (3 euros), por pessoa e por estadia, incidindo sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, entre os meses de março e outubro.

O objetivo da cobrança da taxa turística é permitir ao município fazer face aos custos relacionados com o incremento da presença de turistas na cidade, nomeadamente em termos ambientais, pelo que o valor recebido será inteiramente reinvestido na melhoria da atratividade do turismo no concelho, indica ainda a mesma nota publicada na página oficial da Câmara Municipal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo abre portas a nova adega

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo abriu as portas do seu mais recente projeto: uma adega de futuro inspirada na região onde se insere e nos desafios climáticos que o Douro enfrenta.

Publituris

Conta a história da Região do Douro que na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo encontramos uma das adegas mais antigas e tradicionais com vistas para o rio, fruto da localização privilegiada da propriedade. Datada de 1764, esta adega integra um conjunto de edifícios tradicionais em distintos patamares. Construída com paredes de xisto pintadas de branco com uma barra da cor da manta do lagar (cor do sumo da uva tinta), conserva da sua traça original as portas de madeira largas por onde passavam as pipas de 550 litros de vinho do Porto que eram transportadas em carros de bois para os barcos rabelos nas margens do rio Douro.

Entretanto, hoje, aproveitando a topografia desnivelada em três cotas diferentes preservou-se o passado das paredes de xisto para projetar aquela que é uma adega de futuro.

A porta grande e larga, sob o brasão que assinala a sua nascença, marca a entrada de um edifício de traça preservada, mas de interior totalmente renovado. Esta instalação de 34 cubas em cimento em duas cotas (num total de 246.000 l) foi pensada para promover a micro-oxigenação em diferentes dimensões dos grandes vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e, pouco a pouco, aportar maior frescura neste contexto de aquecimento global.

Existe, igualmente uma sala com dois balseiros, de onde se destaca a reserva da família, dedicada aos Vinhos do Porto. Esta será a porta de entrada para o Winery Lounge da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo que estará finalizado no final deste ano.

Mas a renovação, exatamente 20 anos depois da primeira intervenção orquestrada pelo arquiteto Arnaldo Barbosa que volta a assinar este novo projeto, vai mais além. O acesso ao edifício na parte superior permite vivenciar uma vindima nos dois lagares em granito, recuperando a tradição de outros tempos.  Aqui pode-se também encontrar o laboratório e a sala de provas por entre ripas de madeiras bem colocadas e que nos levam às portas da adega com 51 cubas de inox de 10.000 a 12.500 l (cerca de 560.00 l), para vinificar uvas tintas e brancas depois de selecionadas em três linhas de receção (uma para brancos, uma para tintos e outra para rosés) equipadas com mesas de seleção manual e um equipamento de última geração- Pellenc- que otimiza a seleção da uva, desde a grainha até à separação de bagos secos, fazendo um esmagamento suave.

Mas a visita a esta adega, considerada pioneira no Douro não termina sem antes se passar na sala dos foudres envolvida por um teto de madeira, onde uma luz ténue e subtil traça o caminho em direção a um sofisticado espaço, o Patamar Wine Shop & Bar, cuja esplanada permite observar os terraços de vinha e a paisagem do Douro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Receitas turísticas terão crescido 15,4% em setembro, indica BdP

As subidas registadas em setembro somam-se às que já tinham ocorrido em agosto, quando as exportações das Viagens e Turismo aumentaram 10,7%, enquanto as importações cresceram 9,8%.

Publituris

Em setembro, as receitas turísticas terão apresentado um crescimento de 15,4% face a setembro de 2022, avança o Banco de Portugal (BdP), que divulgou esta segunda-feira, 30 de novembro, o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos.

Além do crescimento das receitas turísticas, que se encontram pelas exportações da rubrica Viagens e Turismo e que resultam dos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, também as importações do turismo, que representam os gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, terão apresentado uma subida de 11,2% face ao mesmo mês do ano passado.

O BdP destaca as subidas registadas, que se somam às que já tinham ocorrido em agosto, quando as exportações das Viagens e Turismo aumentaram 10,7%, enquanto as importações cresceram 9,8%.

“Em setembro de 2023, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 15,4% face a setembro de 2022 (após uma variação de 10,7% em agosto) e um crescimento das importações de 11,2% (após uma variação de 9,8% em agosto)”, lê-se na nota publicada no website do BdP.

O BdP realça, no entanto, que os crescimentos homólogos mais acentuados no início de 2023 são justificados “pelas restrições à circulação impostas como medida de resposta à pandemia da covid-19 que vigoravam no primeiro trimestre de 2022, e que foram sendo progressivamente levantadas”.

As séries apresentadas correspondem a valores preliminares e baseiam-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e “não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.