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Verdelago Resort abre portas com nova fase de comercialização

O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

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O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

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O empreendimento, que resulta de um investimento total de 270 milhões de euros, tem agora disponíveis 83 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3, com áreas privativas entre os 80 e os 150 metros quadrados e terraços de 16 e 70 metros quadrados, maioritariamente cobertos por pérgolas.

A estes juntam-se 26 townhouses, com tipologias V2 e V3, e outras dez com açoteia e vista 360º graus – “as unidades de maior sucesso desde o início do projeto”, como indicado em comunicado. Os preços começam nos 600 mil euros para os apartamentos e vão até aos 1.650 milhões de euros. Já para as townhouses, os valores começam nos 920 mil euros e vão até aos 1.300 milhões de euros.

Os primeiros imóveis serão entregues no próximo ano e a possibilidade de aquisição é atribuída com prioridade aos interessados que, não tendo conseguido adquirir uma das unidades na fase anterior, se mantiveram em lista de espera.

Desde o seu lançamento, em 2021, o Verdelago Resort vendeu “mais de uma centena de casas”. Os portugueses são os principais compradores deste projeto, representando 80% das vendas até à data, que incluem também norte-americanos, britânicos e espanhóis, entre outras nacionalidades. São também principalmente os portugueses que estão em lista de espera para esta nova fase, como apontado em nota de imprensa.

A entidade exploradora, Blue & Green, oferece aos proprietários um retorno de investimento “significativo”, entregando 75% da receita de exploração.

Projeto inclui hotel de cinco estrelas

O Verdelago Resort contará ainda com hotel de cinco estrelas com 197 quartos, cuja construção está prevista “ainda para o início deste ano”, como indicado em comunicado. No ano cruzeiro, o Verdelago prevê a criação de 600 postos de trabalho diretos e permanentes, cujo recrutamento já está a decorrer.

Os cerca de 86 hectares de terreno deste projeto contemplam ainda a construção de um Clube do Aldeamento – com restaurante, bares, open market, esplanada, piscina infinita e zonas de estar –; dez campos de padel; dois campos de ténis; um campo de futebol de sete e polivalente em relva sintética; um campo de areia para vólei e futebol de praia; um campo polidesportivo; uma pista para bicicletas tipo BTT; um espaço para eventos diversificados; serviços de apoio familiar (babysitting e kids club); passadiços de madeira com acesso à praia; torres de observação em madeira e percursos pedonáveis e cicláveis de cerca de sete quilómetros.

O Verdelago Resort é um projeto da Verdelago – Sociedade Imobiliária, S.A. uma empresa de desenvolvimento de projetos imobiliários e turísticos, cuja participação maioritária é detida pelo Fundo Aquarius, FCR, gerido pela OXYCAPITAL.

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INE: Alojamento turístico em janeiro registou 230,8M€ em proveitos totais

No seu mais recente relatório, o Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta que o crescimento dos proveitos totais registou um abrandamento em janeiro pelo terceiro mês consecutivo.

Após ter dado conta, no final de fevereiro, que o setor do alojamento turístico registou 1,5 milhões de hóspedes e 3,5 milhões de dormidas em janeiro, o INE indica agora que no primeiro mês do ano foram gerados 230,8 milhões de euros de proveitos totais, mais 9,4% face ao período homólogo e mais 13,4% em relação a dezembro de 2023.

Quanto aos proveitos de aposento em janeiro deste ano, foram registados 166 milhões de euros, mais 8,5% em relação ao período homólogo e mais 14,8% face a dezembro de 2023.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (35,8% dos proveitos totais e 37,5% dos proveitos de aposento), seguida pela Região Autónoma da Madeira (17% e 16,3%, respetivamente) e do Norte (16,7% e 16,9%, pela mesma ordem).

Os maiores crescimentos ocorreram no Oeste e Vale do Tejo (mais 33,3% nos proveitos totais e mais 22,4% nos de aposento, face ao período homólogo), no Centro (mais 14,4% e mais 13,7%, respetivamente) e no Algarve (mais 12,9% e mais 16,3%, pela mesma ordem).

Destaque também para a Península de Setúbal, a única região que registou decréscimos em ambos os proveitos (menos 2,6%), e para a Região Autónoma dos Açores, que embora tenha verificado uma diminuição de 1,9% nos proveitos de aposento, registou um crescimento de 2,3% nos proveitos totais.

Em janeiro, o INE dá conta do crescimento dos proveitos nos três segmentos de alojamento.

Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 88% e 86,1% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,5% e 8,9% em relação ao período homólogo, pela mesma ordem.

Já nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 9% e 10,9%, respetivamente), registaram-se aumentos de 6,2% nos proveitos totais e 4,9% nos proveitos de aposento face ao período homólogo.

Por fim, no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,1% nos proveitos totais e de 3% nos de aposento), os aumentos foram de 16,5% e 11,2%, respetivamente.

ADR cresceu em todas as regiões

O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) situou-se nos 30,2 euros, mais 3,9% face ao período homólogo e mais 9% face a dezembro. Já o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 83,7 euros, mais 7,6% em relação ao período homólogo e mais 6,2% quando comparado com os dados de dezembro.

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados na Região Autónoma da Madeira (51,2 euros) e na Grande Lisboa (49,5 euros), tendo os maiores crescimentos ocorrido no Oeste e Vale do Tejo (mais 15,5% face ao período homólogo) e no Algarve (mais 12,2% em relação ao período homólogo). A Região Autónoma dos Açores foi a que registou o maior decréscimo, com menos 6,3% em relação ao período homólogo.

Em janeiro, este indicador cresceu 5,4% na hotelaria (mais 10,4% face a dezembro de 2023) e 3,8% no turismo no espaço rural e de habitação (mais 9,7% do que dezembro de 2023). No alojamento local decresceu 3,6% (+3,2% em dezembro).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu os 83,7 euros, mais 7,6% em relação ao mesmo mês de 2023, e mais 6,2% quando comparado com dezembro de 2023.

O INE aponta ainda que o ADR atingiu os valores mais elevados na Grande Lisboa, a 105,9 euros, e na Região Autónoma da Madeira, com 87,5 euros. Os acréscimos mais expressivos verificaram-se no Algarve (mais 12,1%), na Região Autónoma da Madeira (mais 11,9%) e na região Centro (mais 11,2%), sempre em relação ao período homólogo.

Em janeiro, o ADR cresceu 8% na hotelaria (mais 6,3% do que em dezembro de 2023), 7,2% no turismo no espaço rural e de habitação (mais 5,5% em dezembro) e 4,2% no alojamento local (mais 4,9% em dezembro), atingindo os 86,2 euros na hotelaria, os 100,5 euros no turismo no espaço rural e de habitação e os 65,5 euros no alojamento local, respetivamente.

Sobre o autorCarla Nunes

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Verdelago Resort reabre para nova temporada

O Verdelago Resort, localizado entre a Praia Verde e Altura, no Algarve, reabre a sua operação turística a 20 de março.

O resort de cinco estrelas com 50 alojamentos de luxo volta a abrir as suas portas com um clube exclusivo que inclui o acesso ao restaurante “Salicórnia”; a dois bares, um interior e outro exterior, com cocktails de assinatura; a uma infinity pool e a um open market.

A estas valências junta-se o Wellness Dome, um complexo com diversos campos multidesportivos – dois de ténis, quatro de padel, um de futebol e um de areia para vólei, futevólei e futebol de praia –, uma pista para BMX/BTT, percursos pedonais e cicláveis com cerca de sete quilómetros, charcas temporárias e uma lagoa. A unidade hoteleira disponibiliza ainda serviços de apoio familiar, através de um Kids Club e babysitting, além de uma piscina na zona central do resort. No futuro, o resort espera contar com um pomar e horta de produtos locais, bem como com um picadeiro com cavalos para passeios dentro do empreendimento.

O espaço rodeado por zonas verdes inclui ainda dois quilómetros de passadiços de madeira, que direcionam os hóspedes para torres de observação.

No ano cruzeiro, com um total de 2020 camas, a expetativa do Verdelago Resort passa pela criação de cerca de 600 postos de trabalho, “diretos e permanentes”, como refere em comunicado, “com primazia para quem é da região”.

A reserva de um dos cerca de 50 alojamentos de luxo disponíveis este ano pode ser feita no website do Verdelago Resort ou através do número de telefone 281101601.

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Nova edição março: Entrevista com Nuno Galvão, da Hyatt Hotels Corporation

Conheça os destaques da mais recente publicação da revista Publituris Hotelaria, que este mês faz capa com os próximos projetos da Hyatt Hotels Corporation para Portugal. A formação no setor, o próximo XX Congresso da ADHP e o mais recente projeto do StayUpon Hospitality Group no Seixal são outros dos temas que marcam esta edição.

Em março, a Publituris Hotelaria faz capa com Nuno Galvão, Regional Vice-President Acquisitions and Development na Hyatt Hotels Corporation.

Depois de inaugurado, em finais de 2022, o Hyatt Regency Lisbon, o grupo hoteleiro continua com as baterias apontadas a Portugal. Nuno Galvão afirma que o grupo tem “um forte compromisso com Portugal e com o seu potencial turístico”, admitindo que o mercado hoteleiro português está a registar “uma expansão notável, sobretudo no segmento de luxo”.

Os indicadores deste mês ficaram a cargo da Hospitality Clever Analytics, que se debruçou sobre as tendências de dados para o setor da hospitalidade. Já no capítulo “Fala-se”, as atenções vão para o novo projeto hoteleiro do StayUpon Hospitality Group no Seixal, fruto de um investimento de 24 milhões de euros. A futura unidade hoteleira ficará situada junto à baía do Seixal, sendo que as obras deverão estar concluídas no final de 2024, pelas contas de Cécile Gonçalves, administradora do grupo.

No dossier desta edição o destaque vai para a formação no setor hoteleiro, com as associações da indústria a apontarem para a necessidade de reforçar soft skills na hotelaria. Esta é também uma oportunidade para conhecer a nova oferta formativa das instituições de ensino hoteleiras a nível nacional e internacional, desde as licenciaturas aos doutoramentos, passado pelas pós-graduações e cursos de curta duração.

Esta edição conta também com um especial dedicado ao XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que este ano tem lugar em Aveiro sob o tema “Pilares da Hotelaria e Turismo”. Em cima da mesa vão estar assuntos como a presença de fundos de investimento internacional no país dentro do setor hoteleiro, o impacto dos eventos-marca, mas também a importância da aviação no destino. Numa antevisão do congresso, Fernando Garrido, presidente da ADHP, deu conta da posição da associação sobre estes temas e frisou a importância cada vez mais crescente da formação “numa realidade constantemente em mudança”.

Na rubrica “Palavra de Chef” estivemos à conversa com Pedro Mendes, chef no restaurante Áurea, inserido no hotel Art Legacy. Aqui, o chef trabalha um dos seus produtos-bandeira, as algas, com vários tipos de preparações. O intuito passa por convidar os lisboetas a redescobrir a sua cidade que, recorda, não pertence só aos turistas. A cozinha que trabalha neste espaço, mas também a importância de demarcar o país pela dieta atlântica, por oposição à mediterrânica, foram alguns dos pontos que guiaram a conversa com este chef que já editou dois livros de receitas dedicados à bolota e às algas.

Por fim, brindamos com as sugestões de Gonçalo Pires, escanção no Tombalobos, em Portalegre.

As opiniões desta edição pertencem a Alexandra Ventura (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Andreia Santos, Filipe Trindade e Gilda Mendes (ISAG); Karina Simões (JLL) e Mónica Neto, Zélia Freitas, Manuel Banza, Sara Evans e José Pedro Lopes (XLR8).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Créditos: The Lince Santa Clara

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Hotel The Lince Santa Clara prepara soft opening para 22 de março

O novo hotel ocupa aquele que foi um antigo mosteiro da ordem das Clarissas, situado em Vila do Conde junto à margem do Rio Ave. Com 87 quartos, a unidade hoteleira assegura já ter criado 125 postos de trabalho.

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Após vários avanços e recuos quanto a uma data de abertura, o The Lince Santa Clara, um hotel de cinco estrelas localizado no Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, anunciou esta quarta-feira que vai abrir em soft opening a 22 de março.

Após a concessão deste mosteiro no âmbito do programa Revive em 2018 ao grupo The Lince Hotels, o edificado surge agora reabilitado, fruto de um investimento de 18 milhões de euros. Com um total de 87 quartos, dos quais 11 são suites, a nova unidade hoteleira conta com dois restaurantes, dois bares, uma adega, um spa, duas piscinas, um fitness center e uma sala de eventos. Até ao momento, a unidade afirma ter criado 125 postos de trabalho.

Créditos: The Lince Santa Clara

No restaurante Oculto, os pratos servidos vão contar com a assinatura do chef Vitor Matos, que foi recentemente distinguido com duas novas estrelas Michelin. Já no restaurante Mosteiro, o foco vai para “uma cozinha criativa, inspirada na gastronomia portuguesa”,  sob as mãos da D. Júlia, como referido em comunicado. Além da Wine Cellar, uma adega com mais de 100 referências de vinho, a oferta de F&B da unidade fica completa com o bar Abadessa e o bar exterior Arcos.

Restaurante Oculto | Créditos: The Lince Santa Clara

O hotel conta ainda com um espaço dedicado ao bem-estar, o Aqueduto Wellness & Spa by Sisley Paris, cujo o acesso a um jardim exterior permite a prática de atividades como meditação ou yoga.

A unidade hoteleira vai abrir numa altura em que espera captar  “os hóspedes que ainda procuram um destino para passar as férias da Páscoa”, num edifício “que junta mais de 700 anos de história a uma sofisticação contemporânea”.

Créditos: The Lince Santa Clara
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Publituris é media partner da 8.ª edição dos Prémios AHRESP

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria juntam-se à AHRESP na divulgação da 8.ª edição dos prémios da associação.

Publituris

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria são os novos media partners da 8.ª edição dos Prémios AHRESP.

As publicações dedicadas ao Turismo juntam-se este ano à promoção e divulgação do evento que está em fase de candidaturas até ao dia 1 de abril.

As inscrições às 10 categorias a concurso são gratuitas e podem ser feitas no site oficial dos Prémios AHRESP.

As candidaturas às 10 categorias dos Prémios AHRESP estão a decorrer até 1 de abril.

EMBAIXADOR GASTRONÓMICO – Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adoção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, diretamente ou por incorporação nas suas confeções.
MELHOR RESTAURANTE – Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.
MELHOR ALOJAMENTO TURÍSTICO – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).
ESTABELECIMENTO SOLIDÁRIO – Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.
TURISMO NOS MEDIA – Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.
JOVEM EMPREENDEDOR – Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.
DESTINO REVELAÇÃO – Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região.
MARCAS À MESA E MARCAS NA CAMA – Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.
PROFISSIONAL DO ANO – Distingue um profissional do canal HORECA, podendo abranger qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros. Nesta categoria o Comité de Seleção realizará uma entrevista, em formato shark tank a cada um dos candidatos para escolher os finalistas. Esta candidatura deve ser proposta pela entidade empregadora, que pode sugerir mais do que um colaborador da sua organização, de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar as suas pessoas.

Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística. Serão escolhidos cinco finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.

Além destas 10 categorias a concurso, este ano também serão atribuídos mais 3 prémios a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP:

PORTUGUESES LÁ FORA – Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.
PERSONALIDADE DO ANO – Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.
PRÉMIO MÁRIO PEREIRA GONÇALVES – Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

As inscrições gratuitas no site www.premiosahresp.com.pt

A gala final está agendada para 21 de junho e terá lugar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

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Dormidas na UE em alta em 2023

As dormidas em espaço da União Europeia registaram números positivos, aumentando face a 2022 e 2019.

Victor Jorge

Em 2023, o número de noites passadas em alojamentos turísticos na UE atingiu 2,9 mil milhões. Isto representa um aumento de 6,1% em comparação com 2022 e uma evolução de 1,4% face ao ano pré-pandemia de 2019, revelam os dados publicados pelo Eurostat.

Em 2023, 24 dos 25 países da UE com dados disponíveis ultrapassaram os níveis de 2022 em termos de dormidas. Os aumentos mais significativos foram registados em Malta e Chipre, com ambos os países a registarem um aumento de 20% nas dormidas em comparação com 2022, seguidos pela Eslováquia com um aumento de 16%. O Luxemburgo registou um pequeno declínio no número de dormidas (-1%).

Em Portugal, registaram-se 85 milhões de dormidas em 2023, uma subida de 10,4% face ao ano anterior e de 9,5% quando comparada com 2019, antes da pandemia da covid-19.

A Eslováquia e a Chéquia registaram o maior crescimento em termos de dormidas de hóspedes internacionais, com ambos os países a registarem um aumento de 29% em 2023, em comparação com 2022. Seguiram-se os Países Baixos e a Roménia, cada um com um aumento de 23%. No outro extremo do intervalo, o Luxemburgo registou um número estável de dormidas de hóspedes internacionais (0%), enquanto a Croácia registou um crescimento modesto de 2%.

Em termos de hóspedes nacionais, a Grécia registou o maior aumento do número de dormidas, com um aumento de 13% em 2023 em comparação com 2022, seguida da Eslováquia (+11%) e da Bulgária (+9%). As maiores quedas nas dormidas de hóspedes nacionais foram observadas na Eslovénia (-17%), na Hungria (-5%) e no Luxemburgo (-4%).

Ao analisar um período de tempo mais alargado, os dados revelam uma recuperação das dormidas turísticas a partir da primavera de 2022. Em maio de 2022, o número de noites passadas em alojamentos turísticos aproximou-se dos níveis pré-pandémicos. Em 2023, apenas março (-4%), junho (-2%), julho (-1%) e novembro (-1%) registaram um declínio nos números em comparação com 2019. Apesar destas flutuações, a tendência global para 2023 indicou um aumento do número total de dormidas, atingindo um número recorde de dormidas e aproximando-se dos 3 mil milhões de dormidas anuais.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor do turismo, avança WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que as mulheres representam quase 40% do emprego total no setor das Viagens e Turismo, destacando-se essencialmente na área da hotelaria, que contempla mais de metade (52%) de todo o emprego feminino neste setor.

Publituris

Na data em que se volta a celebrar mais um Dia Internacional da Mulher, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) salienta o papel das mulheres no setor do turismo, onde estas representam quase 40% do emprego total, com destaque para a hotelaria que é a área do setor do turismo que maior número de mulheres emprega.

“A hotelaria destaca-se como o principal empregador de mulheres no setor das Viagens e Turismo, com mais de metade (52%) de todo o emprego feminino em 2019 atribuído a este segmento”, realça um comunicado do WTTC.

Os dados do WTTC mostram que o número de mulheres que trabalha no setor do turismo tem vindo a aumentar ao longo dos anos e, entre 2010 e 2019, o emprego cresceu 24%, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões de empregos.

“As mulheres nas viagens e no turismo desempenham um papel vital. Estamos orgulhosos de que o nosso setor seja um dos maiores empregadores de mulheres no mundo”, congratula-se Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

Segundo a responsável, o aumento do número de mulheres que trabalha no setor torna “as Viagens e Turismo mais resilientes e inclusivas”, pelo que, defende Julia Simpson, “colocar as mulheres no centro das Viagens e Turismo será fundamental para garantir um futuro sustentável para o setor”.

Os dados do WTTC mostram que, no setor do turismo, o número de mulheres até é superior a outros setores económicos e que, em algumas regiões do mundo, como as Américas, as mulheres representam mesmo “uma parcela maior do emprego no setor em comparação com a força de trabalho de toda a economia”.

Sobre o autorPublituris

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Créditos: Vincci Hoteles

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Vincci Bonjardim abre no Porto após investimento de 21,5 milhões de euros

Esta é a terceira unidade do grupo Vincci Hoteles na cidade Invicta, onde já abriu as unidades Vincci Porto e Vincci Ponte de Ferro. Localizado junto à estação de metro da Trindade, o novo hotel conta com 104 quartos.

Carla Nunes

O grupo Vincci Hoteles abre o seu terceiro hotel no Porto, o Vincci Bonjardim, após um investimento de 21,5 milhões de euros.

A unidade hoteleira é composta por 104 unidades de alojamento, das quais duas são quartos comunicantes, seis quartos petit, três superiores, três triplos e 90 duplos. Conta ainda com o Onda Bar, localizado no lobby do hotel, e o Terraço no Jardim, um rooftop lounge com piscina, solário, espreguiçadeiras e zona de chill out, cujo menu inclui cocktails de autor, pratos para partilhar e propostas de brunch às sextas-feiras, sábados e domingos, como o grupo hoteleiro indicou ao Publituris.

O projeto de decoração e design de interiores, levado a cabo pelo gabinete de arquitetos Sousa Lima & Rocha Reis (SLRR), dirigido por Nicolau Sousa Lima,  inspirou-se  no mercado do Bolhão, próximo da unidade hoteleira, para criar “um fio condutor nas diferentes divisões”, como referido pelo Vincci Hotels.

Desta forma, os elementos da cidade e do mercado estão presentes nos quartos e nas zonas comuns através de arcos e estruturas metálicas ou de madeira. A utilização de materiais como mármore, mosaicos portugueses – tanto nos elementos de mobiliário como nos espaços hoteleiros, com peças pintadas à mão – e a escolha de cores fortes e vivas complementam a decoração.

Créditos: Vincci Hoteles

Dada a centralidade do hotel, o grupo espera atrair “os clientes mais exigentes”, quer estes viajem por lazer ou em trabalho.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Portugueses e britânicos penalizam ocupação da hotelaria algarvia em fevereiro

Segundo a AHETA, os mercados doméstico e britânico destacaram-se como os que apresentaram as maiores retrações, descendo 2,1pp e 1,5pp, respetivamente, sendo, por isso, os principais responsáveis pela descida da ocupação nas unidades de alojamento turístico do Algarve, no mês de fevereiro.

Inês de Matos

Em fevereiro, as unidades de alojamento turístico do Algarve registaram uma ocupação de 46,3%, numa descida de 3,4pp face ao mesmo mês do ano passado, muito por culpa dos mercados nacional e britânico que, segundo a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, apresentaram as maiores descidas na região.

Os dados divulgados esta terça-feira, 5 de março, pela AHETA mostram que, apesar da taxa de ocupação de fevereiro ter ficado abaixo da registada em igual mês do ano passado, este indicador subiu 3,0pp em comparação com o segundo mês de 2019, ou seja, antes da pandemia da COVID-19.

A AHETA destaca, entre os mercados que, em fevereiro, apresentaram maior crescimento nas unidades de alojamento turístico do Algarve, o neerlandês, o sueco e o alemão, cujas subidas foram de +1,5pp, +1,2pp e +0,8pp, respetivamente.

Já em sentido contrário, os mercados doméstico e britânico destacaram-se como os que apresentaram as maiores retrações, descendo 2,1pp e 1,5pp, respetivamente, sendo, por isso, os principais responsáveis pela descida da ocupação no mês de fevereiro.

As unidades de alojamento turístico do Algarve apresentaram ainda uma estada média de 4,6 noites, 0,3 acima da verificada no mês homólogo de 2023, com destaque para o mercado sueco e norueguês, cujas estadas média foram as mais prolongadas, chegando às 14,4 noites e às 10,6 noites, respetivamente.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Vila Galé investe 200M de reais num segundo resort em Alagoas

O Vila Galé vai investir 200 milhões de reais num segundo resort em Alagoas. Depois da abertura em 2022 do Vila Galé Alagoas, o  grupo hoteleiro prepara-se para investir numa segunda unidade hoteleira neste estado brasileiro, desta vez em Coruripe.

Publituris

O futuro Vila Galé Coruripe Alagoas – Resort Hotel, Beach & Spa, vai contar com duas componentes: uma com a submarca Collection, que inclui 144 quartos, num investimento a rondar os 80 milhões de reais; e noutra, um aparthotel com 252 apartamentos, representando mais 120 milhões de reais. Esta unidade junto à praia vai oferecer ainda cinco restaurantes, Clube Nep com parque aquático, slide, trampolins e parque infantil, centro de convenções e spa Satsanga.

Após aprovação dos projetos em janeiro de 2025, prevê-se que a primeira etapa de construção esteja concluída em maio de 2026, conforme indicado em nota de imprensa.

O termo de compromisso para avançar com este empreendimento foi assinado a 2 de março pelo presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, e as autoridades locais, entre as quais o Governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, e o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.

O evento, que decorreu no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Oeiras, contou ainda com a presença do Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino; do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; do Senador do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad, e dos Deputados Federais João Carlos Bacelar e Nelson Padovani.

“Estamos a fazer mais um hotel no Estado de Alagoas, mas é numa região completamente diferente. Estamos a 40 quilómetros a norte de Maceió [com o Vila Galé Alagoas] e agora vamos ter um projeto 50 quilómetros a sul de Maceió. A praia é diferente, a região é diferente, mas tudo é deslumbrante”, detalhou o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, acrescentando que “fazemos uma aposta muito grande na autenticidade. É importante fazer a diferenciação, porque o Brasil tem muita cultura para mostrar ao mundo”.

Créditos: DR

Atualmente, a Vila Galé tem dez unidades no Brasil, sendo que atualmente estão em construção mais dois empreendimentos: o Vila Galé Sunset Cumbuco, no Ceará, com abertura prevista para o final de 2024; e o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, que deverá ser inaugurado em maio de 2025.

No projeto de Minas Gerais o grupo está a fazer um grande resort de campo, recuperando o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil em 1775 e, posteriormente, o Colégio Salesiano Dom Bosco.

O grupo tem ainda em vista projetos para o centro histórico de São Luís do Maranhão, Inhotim (Brumadinho) e Belém do Pará.

Leia também: Vila Galé considera novos projetos após 2023 com receitas de 275M€

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