Dubai recebe 4,67 milhões de visitantes internacionais no primeiro trimestre de 2023
O valor representa um crescimento de 17% em relação a 2022 e dista dois pontos percentuais do volume de 2019. Os Gulf Cooperation Council (GCC) e os mercados provenientes do Médio Oriente e Norte de África foram os que mais contribuíram para os valores do trimestre deste ano.

Publituris
Enquadramento do processo de privatização da TAP vai ser aprovado pelo Governo no próximo dia 28
Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão
Boas perspectivas: Inaugurada época alta de cruzeiros na Madeira
“Portugal Flavours” desfilam nos aeroportos nacionais até final de outubro
OMT: Europa, Médio Oriente e África lideram recuperação
Turismo na UE atinge o máximo de uma década no primeiro semestre de 2023
Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses
Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada
Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente
Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus
O Dubai recebeu 4,67 milhões de visitantes internacionais durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com os 3,97 milhões de turistas durante período homólogo de 2022.
Estes dados pressupõem um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, sendo por isso considerado “o melhor desempenho da cidade no primeiro trimestre desde a pandemia”, como indicado em comunicado.
Os últimos resultados do setor – anunciados na 30ª edição do Arabian Travel Market, a decorrer até 4 de maio no Dubai World Trade Centre – posicionam o Dubai como o destino em mais rápida recuperação a nível mundial, atingindo 98% dos níveis pré-pandémicos no primeiro trimestre de 2023. Ultrapassam ainda a projeção feita pela Organização Mundial de Turismo (OMT) de que as chegadas de turistas internacionais poderiam atingir entre 80% e 95% dos níveis pré-pandémicos este ano, especialmente na Europa e no Médio Oriente.
O número de visitantes no primeiro trimestre de 2023 ficou a apenas dois pontos percentuais do volume pré-pandémico de 4,75 milhões de turistas que chegaram ao Dubai nos primeiros três meses de 2019.
Mercados emissores superam valores de 2019
Os principais mercados emissores para o Dubai foram os Gulf Cooperation Council (GCC) e os mercados provenientes do Médio Oriente e Norte de África (MENA), que contribuíram conjuntamente para 29% do volume total.
Por sua vez, a Europa Ocidental foi responsável por 22% das chegadas de turistas, enquanto o Sul da Ásia representou 16% do total de visitas internacionais, seguido pelas regiões da Central European Initiative (CEI) e da Europa Oriental, que contribuíram em conjunto com 15%.
Os mercados com a menor quota foram as Américas (7%), o Norte da Ásia e do Sudeste Asiático (6%), África (4%) e a Australásia (1%).
A maioria das regiões demonstrou um aumento significativo neste primeiro trimestre de 2023, em comparação com o de 2022.
Aliás, e como apontado em nota de imprensa, quatro regiões recuperaram totalmente e ultrapassaram os níveis do primeiro trimestre de 2019, nomeadamente: CEI e Europa Oriental (48% em relação ao primeiro trimestre de 2019); MENA (32% em relação ao primeiro trimestre de 2019); Américas (9% em relação ao primeiro trimestre de 2019) e Australásia (2% em relação a 2019). Tanto o Sul da Ásia como a Europa Ocidental “estão perto de atingir os níveis pré-pandémicos em termos de volumes de turismo”.
Issam Kazim, CEO do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), salienta que o destino vai, conjuntamente com os ‘stakeholders’, continuar a “desenvolver produtos e experiências turísticas inovadoras e únicas, que irão aumentar ainda mais a atração da cidade como destino de eleição, tanto para quem viaja pela primeira vez como para quem viaja novamente em negócios e lazer”.
O DET é a principal autoridade para o planeamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores empresarial e turístico do Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de empresas, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portefólio do DET inclui a Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, Dubai Festivals and Retail Establishment, Dubai Industries and Exports, Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI) e Dubai SME, bem como o Dubai College of Tourism, Dubai Calendar e Dubai Business Events.