Cruzeiros: Movimento de passageiros no porto do Funchal acima do primeiro quadrimestre de 2019
O porto do Funchal somou no primeiro quadrimestre deste ano 130 escalas e um movimento de 294 mil passageiros, o que significa um acréscimo de 110%, em relação ao mesmo período de 2022. Este resultado está também acima dos números apurados nos primeiros quatro meses de 2019.

Publituris
Air Serbia abre voos sazonais para o Porto a 10 de novembro
Governo aprova venda direta da TAP e quer alienar pelo menos 51% da companhia aérea
Bestravel obtém certificação Checked by Deco
Universidade Europeia debate “A Hospitalidade de Amanhã” a 3 de outubro
Ano letivo nas Escolas de Hotelaria e Turismo arranca com quase 3 mil alunos
Rio de Janeiro oferece quase 6M€ para Abav Expo não sair da cidade
Portugal voltou a ser o segundo mercado para a Transavia no pico do verão
Publituris Hotelaria e Construir organizam Hotels & Architects Suppliers a 3 de outubro
Coimbra tem novo plano estratégico para o desenvolvimento do turismo para os próximos 3 anos
Ryanair reduz calendário de inverno devido a atrasos na entrega de aviões, incluindo no Porto
No porto do Funchal “apesar de haver menos 9,7% de escalas de navios de cruzeiros, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, há que salientar o crescimento no número de passageiros, qualquer coisa como mais 154 mil passageiros que em 2022, quando o número foi de 140. 009 passageiros.” Esta afirmação foi feita pelo secretário Regional da Economia da Madeira, a bordo do “World Traveller”, na habitual cerimónia de boas-vindas de navios estreantes, de acordo com notícia publicada no site oficial do Governo Regional.
“O movimento de passageiros deste quadrimestre fica também acima, dos números apurados antes da pandemia, pois nos primeiros quatro meses de 2019 registou-se um movimento de 288 090 passageiros,” referiu ainda Rui Barreto.
O governante que tutela os Portos da Madeira, citado pela mesma fonte realçou que “estamos muito satisfeitos com a evolução deste setor e também pelo facto, de estarmos a receber novos navios, o que significa uma clara aposta das companhias no nosso destino”, para adiantas que “só neste mês de abril recebemos quatro navios em primeira escala e em maio perspetiva-se a chegada de outros dois.”
Rui Barreto reafirmou que o turismo de cruzeiros “continua a ser uma aposta do Governo Regional da Madeira não só pelo que os navios de cruzeiro significam tradicionalmente para os funchalenses, mas sobretudo, pelo que representam para a economia da região”, para recordar que “o impacto anual do turismo de cruzeiros na nossa economia está avaliado em mais de 50 milhões de euros”.