Edição Digital: Turismo da África do Sul, Flappin, Macau, Tailândia, Fortaleza e dossier Cruzeiros
A nova edição do Publituris destaca a entrevista realizada a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. Além disso, a edição dá a conhecer a nova plataforma Flappin, os sabores da Tailândia, a promoção de Macau em Portugal, a estratégia de Fortaleza, o Check-in e o dossier sobre o mercado dos cruzeiros.
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A última edição do mês de abril faz capa com uma entrevista a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. De visita a Portugal, Tasneem Motara admitiu querer que o número de portugueses a visitar o país regresse ao período pré-pandémico. Para tal, a oferta de experiências várias é um dos pontos que destaca, embora reconheça que uma ligação direta feita pela TAP seria uma mais-valia.
Na “Distribuição”, damos a conhecer a nova plataforma Flappin. Pol Clavell, CEO da plataforma que chegou a Portugal a 19 de abril, salienta que o conceito do projeto passa por propor aos clientes que “vivam mais e planeiem menos” as viagens. Certo é que o fator diferencial é a surpresa.
Nos “Destinos”, além da entrevista a Tasneem Motara, o Publituris falou com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau, a propósito da ação de promoção realizada em Lisboa, a primeira internacional desde o início da pandemia. Para Maria Helena de Senna Fernandes, “os laços com Portugal ajudam-nos a retomar atividades de promoção internacional”.
Além disso, a diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau referiu o convite efetuado à APAVT para ir a Macau nos finais de junho, deixando no ar um possível convite para que a associação organize, novamente, o seu congresso a Oriente.
Também nos “Destinos”, o operador turístico Icárion deu a conhecer o destino Tailândia sob o mote “conhecer, sentir e saborear”. Os agentes de viagens tomaram contacto com o destino e aprenderam, com a ajuda de um chef tailandês, a confecionar alguns pratos tradicionais.
Para terminar os “Destinos”, damos a conhecer as novidades e a estratégia de Fortaleza. Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, disse ao Publituris que a cidade anseia pelo turismo internacional e procura o regresso de turistas portugueses, uma vez que recebe voos diários da TAP a partir de Lisboa.
No “Dossier”, com o fim das restrições da pandemia, os cruzeiros voltaram a entrar nos planos de férias dos portugueses e as vendas para 2023 dispararam. Os próximos anos prometem trazer de volta os resultados positivos, assim como várias novidades, tanto nos itinerários como nos novos navios.
Além disse, entrevistámos António Pinto da Silva, diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal, que fez um balanço positivo do percurso da empresa que representa várias companhias de cruzeiros em território nacional, revelando ao Publituris que, em 2022, a Mundomar Cruzeiros já cresceu a três dígitos e tem planos para continuar a crescer.
O diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal admitiu ainda que “há conversas” no sentido de abrir um escritório no nosso país.
O “Dossier” termina com as conclusões de um estudo da Seatrade Europe que apurou que os cruzeiros fluviais estão em plena recuperação e que, apesar do impacto da guerra na Ucrânia, as expectativas para os próximos anos também são positivas. O Douro é mesmo apontado como um dos rios europeus com maior potencial de crescimento para os próximos cinco anos.
Além do “Check-in”, onde ouvimos as opiniões dos membros do Conselho Editorial do Publituris, as opiniões são de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), José Miguel Pizarro (docente do ISAG), Diogo Correia (Junior SEO off-site at Selectra), e António Paquete (economista).
Leia a edição aqui.