Recuperação do mercado de viagens impulsiona crescimento da Allianz Partners
A Allianz Partners acaba de anunciar os seus resultados do ano 2022, e indica que os fortes resultados se devem, principalmente, à significativa recuperação do negócio de viagens após o levantamento das restrições relacionadas com a COVID-19.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
Em 2022, a Allianz Partners registou 8,2 mil milhões de euros em receitas totais e um resultado operacional de 260 milhões de euros. A empresa revela que o crescimento das receitas permitiu novos investimentos significativos nas plataformas digitais e no negócio de saúde durante o ano anterior e indica que, em comparação com 2021, todas as áreas de negócio registaram subida.
Em nota de imprensa, a Allianz Partners destaca que a área de Seguros de Viagens cresceu substancialmente em 80%, quando comparado com 2021, com 3,053 mil milhões de euros de receitas em 2022.
O aumento, refere, foi impulsionado pela excecional recuperação das viagens e pela crescente procura de proteção e seguros relativas às mesmas, à medida de que a maioria dos países abriu fronteiras e levantou restrições de viagens. A subida foi liderada pela América do Norte e particularmente pelos EUA, em todos os canais, devido aos segmentos das companhias aéreas e venda de bilhetes para eventos.
O aumento da procura global exponenciou fortes resultados em todos os mercados e regiões, tanto entre os atuais como os novos clientes, incluindo e-commerce, banca e companhias aéreas.
A área de Assistência e Mobilidade registou 2,61 mil milhões de euros em receitas (+5,0% face a 2021).
O negócio de assistência em viagem automóvel registou um ligeiro declínio nas receitas devido à perda de um cliente relevante, que foi principalmente compensado por crescimento orgânico e por novos negócios.
Desafiantes condições do mercado e os acontecimentos climáticos adversos afetaram especificamente a linha de negócio Home em Espanha e França face a 2021. No entanto, este efeito negativo foi compensado pelo crescimento na Alemanha, Áustria, República Checa e Austrália. O negócio Easy Living registou taxas positivas de crescimento na Alemanha, Suíça e Áustria.
O negócio da mobilidade registou um desempenho extraordinário, realça a seguradora, apesar dos fortes desafios neste mercado, com forte crescimento no Reino Unido, França, China e Hong Kong, bem como no negócio para empresas (frota / nova mobilidade).
Os canais diretos da Allianz Partners alcançaram 334 milhões de euros em receitas, com +78% de crescimento anual.
As campanhas de marketing orientadas para a recuperação das viagens pós-Covid foram um fator chave para este desempenho, com o maior crescimento nos EUA, Austrália, Alemanha e Brasil.
Todas as regiões apresentaram crescimento em 2022 em comparação com 2021 em todos os segmentos de negócio. As Américas do Norte tiveram o maior aumento, impulsionado pela forte procura de viagens nos EUA. O crescimento na APAC foi motivado pelas aberturas das fronteiras na Austrália e Nova Zelândia. A performance na Europa Ocidental e na América Latina foi promovido pelo Reino Unido e pela recuperação pós-COVID, e o desempenho no Norte da Europa Central e Oriental se deveu à Alemanha, incluindo também a recuperação global pós-COVID.