Mais oito localidades no país classificadas como “Aldeias de Portugal”
Podence, Algoso, Argas, Folhense, Moimenta da Raia, Sambade, Vale de Ílhavo e Alte são as oito localidades que passam a exibir o selo “Aldeias de Portugal”, certificado pela Associação do Turismo de Aldeia.

Publituris
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A marca que atesta a identidade dos territórios mais genuínos do país chega agora a oito novas aldeias. Uma delas é Podence, onde o Entrudo Chocalheiro integra desde 2019 o Património Cultural Imaterial da Humanidade, mas outras caraterísticas de ruralidade portuguesa ainda aguardavam certificação pela Associação do Turismo de Aldeia. Algoso, Argas, Folhense, Moimenta da Raia, Sambade e Vale de Ílhavo são as outras localidades que passam a exibir o selo “Aldeias de Portugal”, que também fica reforçado na região do Algarve, com a adesão de Alte.
Após alguns meses de análise aos diferentes aspetos exigidos para candidatura, o júri de especialistas que integra a Comissão de Avaliação das Aldeias de Portugal aprovou a adesão de oito novas localidades à rede das mais genuínas do país. Dos novos destinos classificados como “Aldeias de Portugal” pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA), dois situam-se no distrito de Aveiro – são eles Folhense, no concelho de Vale de Cambra, e Vale de Ílhavo, no município de Ílhavo – e quatro localizam-se no distrito de Bragança – como é o caso de Algoso, no concelho de Vimioso; Moimenta da Raia, no de Vinhais; Podence, em Macedo de Cavaleiros; e Sambade, na Alfândega da Fé. A essas novas aldeias certificadas junta-se ainda Argas, no município de Caminha, em Viana do Castelo, e Alte, no concelho de Loulé, em Faro.
“Estamos particularmente orgulhosos destas adesões ao universo das Aldeias de Portugal, porque, além de evidenciarem a especial força da região Norte na preservação dos seus territórios mais tradicionais, também refletem o reforço geográfico da marca no Sul do país, cuja menor representatividade na rede era uma lacuna que lamentávamos”, afirma Teresa Pouzada, diretora da ATA.