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Turismo nos Municípios: Na promoção é que está o ganho

Ter ou anunciar uma vasta oferta turística, de experiências ou locais não é, hoje em dia, suficiente. A promoção, nos mais diversos canais, é fundamental para chegar ao público-alvo e, por isso, os 11 municípios ouvidos pelo Publituris estão no terreno com várias ações.

Victor Jorge
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Turismo nos Municípios: Na promoção é que está o ganho

Ter ou anunciar uma vasta oferta turística, de experiências ou locais não é, hoje em dia, suficiente. A promoção, nos mais diversos canais, é fundamental para chegar ao público-alvo e, por isso, os 11 municípios ouvidos pelo Publituris estão no terreno com várias ações.

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A promoção eficiente e eficaz é, atualmente, tão ou mais importante que ter (simplesmente) uma oferta turística diversa. Sem campanhas de promoção ou divulgação nos mais diversos mais disponíveis faz com que se crie awarness das propostas apresentadas, onde o digital tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, com recursos à tecnologia.

Em Vila Nova de Gaia a estratégia passa por um modelo de dinamização do território composto por quatro polos de desenvolvimento e dez circuitos temáticos transversais (praias, património religioso, artistas, história e cultura, fauna e flora, turismo ativo, expressões populares, mercados e feiras, desporto de competição, meeting industry e turismo industrial).

Deste modo, o polo 1 centra-se na dinamização da história do Vinho do Porto e nos recursos culturais e patrimoniais. O polo 2 promove o produto sol e mar, potenciando toda a qualidade das praias, enquanto o polo 3 tem o rio Douro como âncora, pela sua dinâmica, notoriedade e beleza natural. Por fim, o polo 4 procura potenciar a vertente cultural, sobretudo através do património religioso.

De resto, o município de Gaia preparou, recentemente, um documento estratégico que visa “orientar o desenvolvimento turístico até 2025”, refere o presidente da Câmara Eduardo Vítor Rodrigues. “O plano estratégico apresentado pelo Município de Gaia apresenta a visão para o turismo, desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria, e pretende promover a diversificação da oferta, a preservação dos recursos e das tradições, a sustentabilidade e a geração de valor para todos. Só assim será possível atingir o objetivo: o posicionamento, no mercado nacional e internacional, de ‘Gaia, the Home of Port Wine’”. Pretende-se que o Vinho do Porto seja “o ponto de partida para uma experiência mais alargada” e, portanto, a aposta é clara: “Vila Nova de Gaia deve ser reconhecida como o melhor destino vínico de Portugal, casa do Vinho do Porto, de pessoas genuínas e praias de excelência, palco de paisagens desenhadas pelo Rio Douro, e pela mão de artistas intemporais, território de património único, e de histórias e natureza inexploradas, onde se vive em segurança, se preserva o ambiente e se valoriza a cultura e a sua diversidade”.

Em Coimbra, a estratégia passa pela “valorização dos ativos que nos definem e nos diferenciam enquanto destino turístico, tirando o máximo partido da centralidade geográfica, da qualidade dos acessos, do património histórico, natural e edificado, e da herança cultural e gastronómica que nos torna únicos”. Assim, todo este património é promovido através da oferta e divulgação de material promocional, sendo de assinalar, também, a presença e participação do Município de Coimbra em Feiras de Turismo, seja a nível nacional ou a nível internacional, integrando ações conjuntas de valorização e promoção do território, promovidas pela CIM – Região de Coimbra.

Também na “Cidade dos Estudantes” está a ser delineado um plano estratégico que assenta na promoção e valorização do património cultural, material e imaterial, promovendo uma oferta turística diversificada e integrada, que visa otimizar a relação existente entre o património classificado pela UNESCO e os demais ativos e fatores de atratividade turística. A estratégia está alicerçada em três eixos fundamentais – Património, Eventos e Corporate -, representando a identidade e os recursos turísticos existentes no território e que permitem afirmar e projetar Coimbra a nível nacional e internacional. O plano em questão define as áreas de atuação prioritárias para os próximos três anos, que passam desde logo pelo reforço de sinergias entre os agentes turísticos, comerciais e culturais, e pela melhoria da estratégia de marketing e comunicação, de modo a elevar Coimbra a um polo de atração turística sustentável e inovador.

Aposta digital e muitas feiras
Rui Costa, vereador da Câmara de Alenquer, promove a oferta turística por via de uma estratégia de comunicação global, através do site autárquico e das newsletters institucionais, impulsionada pelas redes sociais do município (Facebook, Instagram e Linkedin), pelos jornais e rádios regionais, através de outdoors, pontualmente em revistas de turismo e/ou de lifestyle, e também através de alguns produtos de comunicação dedicados (como brochuras, flyers, etc.).

“Apostamos ainda na presença em feiras de turismo e enoturismo em Portugal e no estrangeiro, promovendo também a assessoria mediática de informação e ativações de marca em meios de comunicação social nacionais”, diz o vereador. Entre as ações a promover a curto e médio prazo estão a tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” – tradição elevada a Património Cultural Imaterial Nacional em 2021 e que o município pretende candidatar ainda este ano [2023] a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A data do aniversário de Damião de Góis, as Festas do Espírito Santo, “Alma do Vinho” ou as visitas guiadas ao Presépio Monumental são algumas das ações destacadas, além da participação em Feiras de Turismo – como foi o caso da FITUR, em Madrid, e recentemente na BTL, em Lisboa, estando previsto, até ao final do ano de 2023, a participação em pelo menos mais duas feiras.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, indica o desenvolvimento de várias ações de promoção em parceria com outras entidades, designadamente, no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, sobretudo, “através da participação em feiras de turismo internacionais e dos contactos regulares com imprensa nacional e estrangeira”. Assim, o Festival de Sintra, Ópera de Rua, Bailado em Seteais, Música no Centro, Reino do Natal, Corrida Fim da Europa, Sintra Trail Monte da Lua, Rally das Camélias ou Pequenas Rotas de Sintra-Pedestrianismo são promovidas de forma a “ir ao encontro das expectativas de quem vive, trabalha e visita Sintra”.

Tal como Alenquer, também Cascais tem uma forte componente digital nas ações de promoção, evidenciando Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação de Turismo de Cascais, que o pilar do marketing digital, salientando “a aposta na integração dos vários sites/plataformas numa nova plataforma de venda direta para os associados (Cascais Virtual & Marketplace)”, bem como “a produção de conteúdos em parceria com a revista TimeOut nacional e internacional e da divulgação continua do vídeo dos nómadas digitais que nos tem feito ganhar diversos prémios internacionais”. Além disso, destaque ainda para o apoio a produções cinematográficas na região, bem como de produções de moda; presença em certames e fóruns, “cautelosamente selecionados, que permitam reforçar o posicionamento de Cascais como oferta premium”; desenvolvimento do “Awe&some Cascais – Extraordinary Event Hubs”, promovido pela Turismo de Cascais, numa inovadora abordagem ao mercado M&I, no formato de HUBs; e eventos de cariz internacional, concluindo Corrêa de Barros que, “têm um papel central na dinamização do tecido empresarial local, pelo impacto direto que encerram, e pela capacidade de projeção do destino que a eles está associado”.

As feiras, nacionais e internacionais são tidas no município de Alcochete como “estratégicas para a promoção do território enquanto destino turístico”, diz Fernando Pinto, presidente da Câmara, sendo que a prioridade passa por “consolidar as matérias que compõem os eixos orientadores da gestão estratégica, criando assim uma base que sustente outras ações”.

Em Palmela, a promoção da oferta turística é alavancada na marca territorial “Município Palmela Conquista” que este ano comemora o seu 10.º aniversário, capitalizando a notoriedade conseguida com o título “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” ao mesmo tempo que “projeta a imagem do território associada à sua riqueza histórica, ao património natural e cultural, à qualidade dos produtos locais e aos saberes e tradições genuínos”, refere o vereador responsável pelo turismo, Luís Miguel Calha. .

Toda esta dinâmica ganha expressão em canais de comunicação institucionais criados exclusivamente para comunicar este eixo estratégico, tendo sido lançado, recentemente, o novo site VisitPalmela.pt que apresenta ao visitante, numa lógica de navegabilidade intuitiva, um acervo de informação turística, capacitando e convidando o utilizador a conhecer, explorar, saborear e a planear uma visita ao território.

“Apostamos muito no marketing territorial através de diversas campanhas, nos mercados internos e externos, e na relação com universidades e centros de investigação aumentando a nossa atratividade e competitividade”, termina Luís Miguel Calha.

O município de Setúbal, por sua vez, tem cimentado a sua marca e oferta turística ao longo dos últimos anos em diversos canais, e simultaneamente com a presença em feiras de Turismo estratégicas nos mercados de interesse. De igual modo, tem garantido presença em diversas publicações, em suporte papel e digital, bem como na continuada aposta na realização de Press e FAM trips para apresentar os produtos turísticos do destino Setúbal.

“Identidade, sustentabilidade e inclusão são os três principais eixos da estratégia do turismo em Setúbal e o forte relacionamento e interação permanente com os operadores turísticos tem permitido a concertação da estratégia e posicionamento de Setúbal em mercados nacionais e estrangeiros”, disse o departamento de Turismo de Setúbal.

No que diz respeito aos objetivos definidos na estratégia do município de Setúbal para a estão a afirmação do turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental na região de Setúbal, integrado no Plano estratégico nacional para o Turismo 2027, do Turismo de Portugal; posicionar Setúbal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis da região de Lisboa (AML); reforçar a identidade e autenticidade da região como fator diferencial na oferta nacional e internacional; além de apostar em nichos de mercado para diversificar a oferta e combater a sazonalidade (golfe, vinhos, gastronomia, birdwatching, percursos pedestres).

Dar maior ênfase ao digital também está entre a aposta ao nível da comunicação exterior de Mora, tendo sido com esse propósito que o município lançou, recentemente, o novo site do Turismo do Município (www.visitmora.pt), que pretende dar aos turistas toda a informação necessária ao visitarem o nosso concelho.

A médio prazo, existe o objetivo de ponderar a criação de vários quiosques automáticos, possibilitando que quem visite Mora pela EN2 tenha, posteriormente, um circuito alternativo e que acabe por dar descontos e vantagens no comércio local.

Paralelamente a todas estas atividades, Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora, adianta que “existe a procura de iniciar o turismo de massa através da assinatura de vários protocolos com operadores turísticos que garanta estes bilhetes a preços muito vantajosos e que se traduza num acréscimo grande das excursões e visitantes ao Município de mora”.

Ainda no Alentejo, Marcos Aguiar frisa que, além do recurso a diversos meios e canais de comunicação, Aljustrel promove-se “merchandising criado propositadamente para o efeito e à produção de conteúdos didáticos e audiovisuais, como é o caso de vídeos promocionais”. Por isso mesmo, a Câmara Municipal da vila mineira está a preparar “novos conteúdos escritos e audiovisuais para dar a conhecer todo o produto turístico ao nível do turismo industrial e mineiro”.

Finalmente, em Lagos, o presidente da Câmara, Hugo Pereira, salienta as feiras como “um excelente instrumento de promoção do município”, destacando o apoio da Região de Turismo do Algarve como “imprescindível” na promoção “equilibrada de toda a região com várias ações e iniciativas”.

 

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Piauí acredita que os seus atrativos turísticos podem cativar portugueses

Não tem voos diretos de Portugal, mas o Piauí, estado do Nordeste do Brasil, oferece atrativos turísticos, naturais, culturais, históricos, arqueológicos e gastronómicos que cheguem para atrair turísticas portugueses, afiançou Isabela Carneiro, diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae, na ação de promoção do Piauí, em Lisboa.

Nos últimos anos, Portugal tem-se posicionado entre os cinco principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo a Embratur. Os dados contabilizados pelo Piauí dão contam que 35 mil portugueses visitam todos os anos aquele estado nordestino do Brasil, mas quer muito mais, e o objetivo do Sebrae /PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.

Foi por isso que o Piauí veio mostrar-se em Lisboa porque, com todas as suas mais diversas atrações, quer mais turistas portugueses, entendendo que, mesmo não havendo ligações diretas de Portugal, é fácil aceder ao estado via Fortaleza (Ceará) ou Maranhão, com uma comitiva de 15 empresários e serviços do estado brasileiro para “conquistar visitantes portugueses para um destino singular na cultura e gastronomia”, disse a diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae.

Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis, segundo Isabela Carneiro, em declarações aos jornalistas.

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.

Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.

Esta iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, e com participação de 15 empresários piauienses, teve como objetivo dar a conhecer as mais-valias do destino turístico ao trade português, posicionando-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A promoção do destino esteve a cargo da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

Este Showcase pretendeu impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português para além do intercâmbio e sinergias ao nível das boas práticas implementadas em Portugal.

A ação em Lisboa foi complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense e ainda reuniões institucionais.

Para o presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Glauco Fuzinatto “o nosso foco é em cima de Piauí como destino turístico, cultural e de negócios em Portugal. Nós selecionamos todos os anos um destino turístico brasileiro específico para ser um destino específico em Portugal. O ano passado foi dedicado a Minas Gerais e em 2023/2024 selecionamos o estado do Piauí, um estado bastante interessante e com diversidade enorme de aventura, cultura, praias, sol. E estamos a apostar que o Piauí vai ser um dos destinos de destaque em vários mercados” para realçar que “este é um destino verdadeiramente especial, repleto de oportunidades de exploração e descobertas. Queremos que os portugueses se apaixonem pelo Piauí tanto quanto nós”.

Glauco Fuzinatto referiu aos jornalistas que a VBRATA pretende continuar a trazer sempre mais e novidades ao mercado português, novos produtos e estar em contacto com os agentes de viagens”, destacando que “um dos nossos objetivos é trazer ao trade turístico novos produtos, novos destinos, novos segmentos, apostando agora em experiências. E não há nenhum lugar melhor hoje em dia para ter uma maravilhosa experiência do que o estado do Piauí”.

“Bora ali, no Piauí” é mote de campanha

O Governo do Estado está a desenvolver a campanha “Bora ali, no Piauí?”, que visa dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do estado junto à União Europeia, especialmente em Portugal.  A ação envolve a parceria do Governo do Estado com o Sebrae no Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

A campanha é voltada para o público europeu e pode ser também acompanhada através do Instagram @vbrataeu, aonde é possível conhecer o Piauí como um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente devido aos seus atrativos turísticos e culturais.

A ação da campanha integra um conjunto de atividades que estão a ser implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí. Em Lisboa, o que teve lugar, nos dias 22 e 23 deste mês, teve como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de divulgação das potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa.

“Um dos aspetos mais acentuados deste projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples”, por isso, o Piauí precisa de se destacar, numa multidão em constante expansão, para ter sucesso. Assim, “uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento”.

“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver potenciais clientes, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, concluiu Júlio Cesar Filho.

O Publituris falará mais sobre o destino turístico Piauí numa das suas próximas edições

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem

Com as companhias aéreas e empresas de alojamento a promoverem ofertas e descontos a “Black Friday”, cada vez mais viajantes subscrevem seguros de viagem para esta altura do ano.

O turismo continua a sua tendência ascendente e prepara-se para a campanha de Natal. Os dois últimos meses do ano são fundamentais no mercado das viagens, em que as pessoas aproveitam os feriados, as férias e a oferta de destinos para a época de inverno. Para além disso, as companhias aéreas e as empresas de alojamento promovem ofertas e descontos da “Black Friday”, o que constitui um incentivo para as reservas e para as políticas de viagem.

Analisando os dados disponibilizados pela Allianz Partners, na “Black Friday” 2022, 66% dos viajantes subscreveram seguros de férias em todas as suas formas, mas estes são especialmente elegíveis quando o destino é fora da União Europeia, uma opção mais do que habitual nesta altura do ano, optando os clientes, nestes casos, por apólices premium.

Em 2022, 44% dos viajantes escolheram os Estados Unidos, contra 31% que optaram pelas principais capitais europeias (Londres, Paris, Roma, Viena, Praga, entre outras), indicando a empresa de seguros de assistência e viagens que as viagens de negócios também são comuns nesta altura, representando, durante a “Black Friday”, uma percentagem significativa do número total de apólices de seguro subscritas.

“A tecnologia e a necessidade de nos sentirmos protegidos alteraram a forma como viajamos nos últimos anos. O perfil do viajante de hoje procura quatro requisitos essenciais: segurança, proteção, acessibilidade e rapidez. Por esta razão, o seguro de viagem vem juntar-se às estatísticas do setor”, salienta a Allianz Partners.

Além disso, também o comportamento dos clientes se alterou, mostrando-se cada vez mais exigentes, preferindo gerir as suas próprias viagens. Para isso, o telemóvel é o aliado, através do qual os viajantes fazem reservas, organizam atividades, organizam os seus documentos e fazem seguros de viagem, indicando os dados de setembro da seguradora que “70% das apólices foram geridas através deste dispositivo”.

“A campanha ‘Black Friday’ deste ano será, sem dúvida, marcada pela inflação, com o mercado das viagens a ser arrastado pelo aumento dos custos dos últimos meses, nomeadamente dos transportes e da eletricidade, e os clientes pela perda de poder de compra”, refere a Allianz Partners. Mesmo assim, as previsões são positivas: “a tendência do setor do turismo deverá continuar a aumentar”, conclui a seguradora.

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Cascais recebe prémio internacional com vídeo promocional “Remote Workers”

O Turismo de Cascais voltou a ser premiado a nível internacional com o vídeo promocional “Remote Workers”, que foi reconhecido como o segundo melhor na categoria Cidades de Destino Turístico, numa cerimónia que decorreu quarta-feira, 22 de novembro, em Valência.

O Turismo de Cascais voltou a ser premiado a nível internacional, uma vez que o vídeo promocional “Remote Workers” foi reconhecido como o segundo melhor vídeo na categoria Cidades de Destino Turístico, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, 22 de novembro, em Valência.

“Lançado no âmbito de uma campanha de 2022 promovida para atrair nómadas digitais, esta produção ficou em 2º lugar no Ranking dos Melhores Vídeos em Cidades de Destino Turístico, tendo o 1º lugar sido atribuído ao filme polaco Bielsko-Biała – A city always for people”, indica o Turismo de Cascais, em comunicado.

O vídeo premiado apresenta Cascais como uma vila que “alia o estilo de vida citadino à descontração da natureza” e que, por isso, é “um destino de excelência para aqueles que sempre quiseram ter um escritório com vista para o mar ou para a serra”.

“A vila cascalense está recheada de espaços onde é possível trabalhar e, ao mesmo tempo, usufruir dos 30 quilómetros de costa e os mais de 300 dias de sol por ano. Além dos cafés da vila e das esplanadas de praia à beira-mar, deixamos a sugestão de espaços de cowork”, acrescenta o Turismo de Cascais.

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Terras de Bouro triplica dormidas em 20 anos

Graças à conjugação entre turismo e natureza, o número de dormidas no concelho de Terras de Bouro, que inclui a vila do Gerês, aumentou mais de 215% em duas décadas, passando de 47 mil em 2001 para quase 150 mil em 2022, anunciou o município.

Os dados foram apresentados pelo vereador com o pelouro do turismo de natureza, António Cunha, durante o Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade, que decorreu em Terras de Bouro.

Em 2001, o concelho registou 47.271 dormidas, número que teve sempre uma evolução crescente (exceto em 2020/21 devido à Covid-19) e que atingiu o valor mais alto em 2022 com 149.707 dormidas, um aumento de 216,7% face a 2001.

Terras de Bouro registou 132.718 dormidas em 2021, o que representa quase metade das dormidas (49,4%) verificadas nos concelhos que fazem parte do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG): Arcos de Valdevez (63.010 dormidas – 23,4%), Melgaço (34.950 – 13%), Ponte da Barca (25.017 – 9,3%) e Montalegre (13.079 – 4,9%).

Na apresentação, denominada de “A Importância do Turismo em Terras de Bouro”, verifica-se que, em 2021, existiam no concelho 451 estabelecimentos de alojamentos turísticos, a esmagadora maioria (394) de alojamento local, 30 casas de campo, 13 hotéis, seis parques de campismo, quatro agroturismos, dois apartamentos turísticos, um hotel rural e uma casa de turismo habitação.

“Estes números globais demonstram a importância que o turismo tem em Terras de Bouro – com 6.300 habitantes -, que é a atividade económica mais importante do concelho, e à qual o município tem dada a importância devida. Nesse sentido, temos previsto e em execução um conjunto de investimentos e de melhorias”, disse à agência Lusa, o vereador António Cunha, que tem o pelouro do turismo de natureza.

Questionado sobre se é possível conciliar a aposta no turismo com a preservação da natureza, o vereador explica que essa é que tem sido a “fórmula mágica”.

“Só é possível apostar no turismo exatamente porque conseguimos preservar a natureza, as paisagens e o Parque Nacional [da Peneda Gerês]. Se isto deixar de ser sustentável, perdemos as galinhas dos ovos de ouro. A natureza e a sua preservação são o tesouro desta região. Por isso, estamos também a diversificar a oferta, a dar a conhecer novos locais, no sentido de mantermos um turismo de qualidade e não um turismo de massas. Essa é uma preocupação presente”, frisou António Cunha.

A Câmara de Terras de Bouro tem também em curso um plano estratégico que tem como principais objetivos aumentar o número de visitantes, aumentar o tempo de permanência dos turistas, combater a sazonalidade, melhorar as condições de visitação e proporcionar melhores experiências, aumentar/melhorar a oferta de locais de visitação e cuidar e preservar os ecossistemas e a biodiversidade.

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Cuba recebe 1,9M de turistas internacionais até outubro mas fica 44,6% abaixo de 2019

Cuba recebeu, até outubro, 1,9 milhões de turistas internacionais, número que fica 164,6% acima de igual período de 2022 mas que, em comparação com o acumulado de 2019, traduz uma quebra de 44,6%.

Entre janeiro e outubro, Cuba recebeu 1,9 milhões de turistas internacionais, número que fica 164,6% acima de igual período de 2022 mas que, em comparação com o acumulado de 2019, traduz uma quebra de 44,6%, de acordo com a Oficina Nacional de Estatística e Informação (ONEI) do país caribenho.

Canadá (748.976), EUA (130.331), Rússia (146.306), Espanha (76.284), Alemanha (55.519) e França (45.586) foram, até outubro, os principais mercados emissores de turistas para Cuba, apresentando aumentos entre os 111% e os 343%.

Recorde-se que, no ano passado, Cuba tinha recebido apenas 1,6 milhões de turistas internacionais, número que ficou aquém dos 1,7 milhões de turistas internacionais que as autoridades de turismo cubanas tinham estabelecido como meta para 2022.

O setor do turismo é o segundo mais importante em termos de contribuição para o PIB cubano e a terceira fonte de receitas para o país, que chegou a receber, antes da pandemia, cinco milhões de turistas internacionais por ano.

Para 2023, as autoridades de turismo cubanas tinham estabelecido como meta chegar aos 3,5 milhões de turistas internacionais, objetivo que parece estar longe de ser concretizado este ano.

Cuba é um dos destinos das Caraíbas que está mais atrasado na recuperação do turismo perdido com a pandemia da COVID-19, uma vez que foi um dos últimos destinos turísticos da região a reabrir ao turismo internacional.

 

 

 

 

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Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal integra a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) passou a integrar a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas.

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O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP), iniciativa da Turismo Centro de Portugal com o objetivo de monitorizar e avaliar de maneira precisa a atividade turística na região, passou a integrar a INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas, cerimónia que decorreu em Madrid, e que deu também as boas-vindas a observatórios congéneres da Irlanda, Japão, Colômbia, México e Filipinas.

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e conta também com o apoio do Turismo de Portugal. O Conselho Técnico-Científico do Observatório inclui 30 investigadores de instituições de Ensino Superior do Centro de Portugal, enquanto o Conselho Consultivo Empresarial é composto por alguns dos principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, explica a importância deste momento, referindo que a admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO “é mais um passo importante na promoção do turismo sustentável na região”.

“O turismo contribui de forma decisiva para o desenvolvimento integrado e coeso de toda esta região mas, para tal, é essencial que se possam tomar decisões com base em dados e indicadores rigorosos”, destaca Raul Almeida, assinalando ainda que “é cada vez maior a necessidade de monitorizar a atividade turística, com base em indicadores fiáveis e abrangentes. Nesta perspetiva, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal desempenha um papel imprescindível no apoio ao processo de tomada de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal”.

Francisco Dias, coordenador do OTSCP, apresentou a estrutura do Observatório e detalhou as principais atividades já desenvolvidas e em curso. Sublinhando a importância de “medir para gerir” e de “aumentar a consciencialização e o envolvimento das partes interessadas”, Francisco Dias explicou que o OTSCP visa dar resposta a dificuldades sentidas pelos empresários e pelos decisores regionais.

“Falta informação desagregada sobre receitas, custos e rendimentos líquidos por tipo de alojamento e por sub-região” e “as oito sub-regiões têm um portefólio muito diferente entre si e muito diversificado de produtos turísticos de nicho”, exemplificou. “Os dados estatísticos genéricos centram-se em indicadores de alojamento, os quais, além de insuficientes, podem até ser falaciosos”, salientou também, concluindo que “falta uma monitorização contínua dos impactos económicos, ambientais e socioculturais do turismo”.

Ser membro da INSTO implica o compromisso por parte dos membros em monitorizarem e medirem a atividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas. A saber: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Francisco Dias adiantou que o OTSCP tem já em curso, ou em projeto, a análise de indicadores concretos da atividade turística na região, em todas essas áreas.

Criada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), a INSTO apoia a monitorização e avaliação do turismo sustentável em destinos ao redor do mundo.

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Caraíbas: Cuba mais atrasada na recuperação do turismo na época alta 2023-2024

Um estudo sobre assentos regulares em companhias aéreas para as Caraíbas mostra a liderança da Costa Rica, Cancun e República Dominicana, enquanto avança que Cuba está mais atrasada na recuperação do turismo nesta época alta, devendo crescer apenas 1% entre novembro e março.

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Costa Rica, Cancun, República Dominicana e Jamaica lideram o crescimento do turismo nas Caraíbas, enquanto Cuba continua atrasada na recuperação, revela um estudo realizado em Espanha, baseado no volume de assentos programados em voos diretos da Europa e da América do Norte.

“O Canadá e os Estados Unidos estão a puxar pelo turismo nas Caraíbas, com crescimentos muito significativos que permitem aumentar a conectividade na Costa Rica, Cancun e Jamaica. A única exceção será Cuba, com uma tendência completamente oposta”, disse Carlos Cendra, diretor de Marketing e Comunicações da consultora Mabrian Technologies.

O estudo analisa dados de viagens planeadas entre novembro de 2023 e março de 2024. Costa Rica cresce 24%, Cancun e República Dominicana (18% cada), Jamaica (10%) e Cuba (1%). Este pequeno aumento de Cuba deve-se ao turismo russo.

Cendra relatou uma queda de mais de 22% na conetividade de Cuba com o mercado norte-americano, enquanto o mercado russo “está a aumentar 230% em relação ao ano passado”.

Entre janeiro e outubro, o número de turistas russos que viajaram para Cuba atingiu 146.300, um aumento de 3,5 em relação ao mesmo período de 2022.

A consultora prevê que viajar para as Caraíbas será “mais barato do que em 2022”. Em termos gerais, os preços dos voos registaram “uma diminuição média de 10%, face a 2022, situando-se numa média de 363 euros em cada sentido”.

Por outro lado, Cuba e Costa Rica apresentam permanências muito superiores à média, com 10,5 dias e 9,5 dias, respetivamente.

A nível global, explicou Cendra, “há claramente uma evolução do turismo no sentido de motivações mais experienciais em oposição às mais convencionais”.

Na região das Caraíbas é crescente a atração por atividades aquáticas, mergulho e desportos radicais. Neste sentido, a consultora alerta que “o turismo ativo e natural ultrapassa hoje em interesse o tradicional turismo de sol e praia”.

O último WTM Global Travel Report , apresentado durante o World Travel Market, em Londres, revela que o setor turismo em Cuba, que está a afundar-se, terá de esperar pelo menos uma década para voltar a assistir ao crescimento ao ritmo que nos habituou.

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Cruzeiros têm impacto mínimo na qualidade do ar em Lisboa, apura estudo

O estudo promovido pela CLIA, em parceria com a Universidade Rovira i Virgili, apurou que a contribuição dos cruzeiros para a poluição atmosférica em Lisboa “é muito limitada” e que, em termos de monóxido de carbono e de ozono, “o impacto da atividade de cruzeiros revela-se mesmo insignificante”.

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As emissões poluentes dos navios de cruzeiro não alteram significativamente a qualidade do ar em Lisboa, concluiu o estudo “Modelação e Análise do Impacto do Tráfego de Navios de Cruzeiro na Qualidade do Ar na Área Metropolitana da Cidade de Lisboa, Portugal”, promovido pela CLIA – Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, em parceria com a Universidade Rovira i Virgili.

“A análise revela que os níveis de concentração de poluição na capital portuguesa, não são influenciados de forma significativa pela atividade de cruzeiros, mas sim por outros fatores, como outros modos de transporte ou fontes residenciais. O estudo analisou os níveis de dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO) e material particulado (PM10)”, refere o Porto de Lisboa, em comunicado.

O estudo apurou que, mesmo que Lisboa tivesse um tráfego de navios muito superior ao registado atualmente, “os resultados para os níveis de NO2 teriam uma classificação “razoável” ou “moderada”, de acordo com o Índice de Qualidade do Ar (IQA) da Agência Europeia do Ambiente (AEA)”.

O Porto de Lisboa indica que este estudo foi desenvolvido segundo uma nova metodologia desenvolvida pela equipa de investigação da Cadfluid Solutions/Universidade Rovira i Virgili e que consiste em técnicas de Machine Learning (ML), permitindo isolar o impacto dos navios de cruzeiro na qualidade do ar em Lisboa.

“Posteriormente, a Oxford Economics realizou para a CLIA o relatório “Impacto ambiental do tráfego de cruzeiros em Lisboa” com a análise de todos os resultados”, acrescenta o Porto de Lisboa.

Os dados mostraram que “qualquer contribuição dos navios de cruzeiro para o aumento dos níveis locais de vários poluentes atmosféricos como o SO2 e o PM10, é muito limitada” e que, em termos de quantidade de monóxido de carbono e de ozono na qualidade do ar local, “o impacto da atividade de cruzeiros revela-se mesmo insignificante”.

“Embora estes resultados sejam bastante positivos, continuamos a trabalhar para melhorar a sustentabilidade da atividade”, afirma Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.

De acordo com o responsável, “as questões de sustentabilidade ambiental são estratégicas para a tomada de decisão e, por esse motivo, o Porto de Lisboa tem um conjunto de ações em curso como: o fornecimento de energia em terra, monitorização da qualidade do ar e da água nas zonas envolventes do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, e a implementação de um sistema de avaliação e monitorização das taxas de emissões dos navios de cruzeiro durante a escala”.

“Estamos fortemente convencidos que Lisboa, enquanto porto e destino, garante uma resposta sustentável aos desafios que todos enfrentamos hoje e amanhã”, acrescenta Carlos Correia.

Já Sascha Gill, vice-presidente de Sustentabilidade da CLIA, realça que este estudo veio mostrar, pela primeira vez, “o reduzido impacto da atividade de cruzeiros na qualidade do ar na cidade de Lisboa, em comparação com outros modos de transporte”.

“Podemos ter a certeza que as medidas tomadas pela indústria para melhorar o seu desempenho ambiental estão a fazer a diferença e continuarão a fazê-lo em benefício das gerações futuras”, afirma o responsável da CLIA.

Sascha Gill refere ainda que “a indústria de cruzeiros continua a investir no desenvolvimento de novas tecnologias ambientais, como a transição para combustíveis mais limpos para ajudar a reduzir as emissões e aumentar a eficiência energética”.

 

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Nova erupção vulcânica na Islândia tem potencial para causar impacto nas viagens aéreas

A Islândia está à beira de uma nova erupção vulcânica, localizada perto de Grindavík, o que poderá ter impacto nas viagens aéreas nas próximas semanas, avançam os meteorologistas do AccuWeather.

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A Islândia está à beira de uma nova erupção vulcânica, localizada perto de Grindavík, o que poderá ter impacto nas viagens aéreas nas próximas semanas, avançam os meteorologistas do AccuWeather, em comunicado.

Segundo os meteorologistas, os efeitos desta erupção devem variar consoante o momento em que ela ocorrer, estimando-se, contudo, que venha a causar impacto na Escandinávia, assim como em toda a Europa, especialmente no norte e centro europeus.

“O momento de qualquer potencial erupção vulcânica será muito importante para determinar os impactos nas viagens aéreas”, alerta Jonathan Porter, meteorologista-chefe do AccuWeather.

O especialista prevê que, caso a erupção aconteça até esta quarta-feira, os ventos poderão “direcionar quaisquer cinzas para o leste, em direção à Escandinávia ou mesmo para o norte da Escandinávia”.

Já se acontecer até sexta-feira, está previsto que aconteça uma queda substancial na corrente de jato na Europa, o que poderá “direcionar quaisquer cinzas elevadas para partes do norte e centro da Europa”.

Se a erupção se verificar no fim-de-semana, a previsão é que “qualquer cinza presente bem acima do solo poderá ser direcionada oeste ainda mais em toda a Europa”.

Além do impacto na aviação, a erupção vulcânica na Islândia deverá levar ainda ao risco de má qualidade do ar perto do local da erupção, devido ao aumento do teor de enxofre.

“Se uma erupção ocorrer no início da semana, a redução da qualidade do ar pode até ser um problema perto da capital, Reykjavik, já que o solo próximo os ventos serão do sul, o que pode direcionar o ar poluído para partes da área de Reykjavik”, refere ainda o comunicado do AccuWeather.

Já se a erupção ocorrer perto do final da semana, com as mudança de direção prevista nos ventos próximos ao solo, há um risco reduzido de redução da qualidade do ar na capital islandesa, “embora as preocupações com a qualidade do ar persistam perto do local da erupção”.

Recorde-se que, em 2010, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, também na Islândia, causou um forte impacto na Europa e parou a aviação durante várias semanas, provocando fortes prejuízos.

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Assembleia Geral da RTA reúne-se para apreciar e aprovar plano de atividades e orçamento 2024

A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve, marcada para esta terça-feira, 21 de novembro, às 14h00, em Faro, vai apreciar e aprovar o plano de atividades e o orçamento da entidade para 2024, bem como a quarta proposta de alteração aos estatutos da RTA.

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A revisão do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve, para responder ao desafio de manter o turismo a crescer num contexto macroeconómico internacional marcado pela incerteza; a implementação de um sistema de informação de suporte às atividades do Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve; ou a estruturação de um portfolio diversificado de produtos turísticos que valorizem a oferta regional estão entre as muitas ações planeadas para o próximo ano.

A participação em feiras de turismo, o marketing digital e a sustentabilidade da oferta turística são outros tópicos que constam do plano de atividades que vai ser apreciado pelos membros da Assembleia Geral da RTA, órgão composto pelos 16 municípios da região, principais associações representativas do setor na região, sindicatos e representante do Governo.

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