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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

Victor Jorge
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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

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Muito se tem falado e escrito que é na diversidade da oferta que está o segredo em atrair os turistas nacionais e estrangeiros. Os nove municípios possuem alguma oferta em comum, mas também se distinguem com autenticidade e diversidade num território continental que possui pouco mais de 700 quilómetros de Norte a Sul, excluindo as ilhas.

Vila Nova de Gaia
Ao longo dos tempos, Vila Nova de Gaia tem vindo a afirmar-se, no contexto territorial, pelo Centro Histórico, local emblemático onde as suas ruas se entrelaçam, de uma forma quase rústica, com os seus armazéns que acolhem o famoso Vinho do Porto. Visitar Gaia é descobrir uma diversidade de pontos de interesse que se estende ao longo de todo o concelho, desde as galardoadas praias com extensos passadiços, até aos parques verdejantes.

Quem visita Vila Nova de Gaia procura produtos locais genuínos (Broa de Avintes, Velhotes, chás e tisanas, peixe fresco, entre outros); um património vínico (caves do Vinho do Porto, barcos Rabelo); praias com uma extensa orla fluvial; espaços naturais protegidos (Parque Biológico, Parque da Lavandeira, Parque Botânico do Castelo, Reserva Natural Local do Estuário do Douro, Parque de São Paio); um Património Mundial da UNESCO (Mosteiro da Serra do Pilar, ponte Luís I); e um património arquitetónico e histórico único (Centro Histórico, ribeira de Gaia, Mosteiro de Grijó, Mosteiro de Pedroso, Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, Convento Corpus Christi).

Coimbra
Para além do património histórico – com destaque para o Bem Classificado Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, que integra desde 2013 a Lista do Património Mundial da UNESCO -, Coimbra oferece uma diversidade cultural, onde se inclui, para além da programação anual de visitas guiadas, a atividade do Museu Municipal, e respetivos núcleos, onde o turista poderá usufruir de exposições, de carácter permanente e temporário, e outros eventos de natureza cultural, que permitem ao visitante aprofundar o conhecimento sobre o património histórico e artístico da cidade de Coimbra.

O trabalho desenvolvido em rede, em articulação com outros agentes culturais da cidade, permitirá, em breve, com um bilhete único, ter acesso a propostas de circuitos turísticos adaptados em função da duração da visita e dos objetivos e interesses individuais do turista. O bilhete único permitirá o acesso a vários espaços culturais e museológicos da cidade que integram a Rede.

Destaque ainda para a atuação dos agentes turísticos locais, complementando a experiência de quem visita Coimbra através de programas turísticos que incluem atividades diversas, tais como passeios no rio Mondego ou, ainda, circuitos urbanos com viagens turísticas no Comboio do Património.

Alenquer
A oferta turística de Alenquer assenta na identidade própria de todo o concelho. De assinalar a Rede Municipal de Museus de Alenquer (Museu do Vinho, Museu do Presépio, Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário e Museu Municipal de Alenquer (abrirá brevemente); o Património Material (Convento de São Francisco, Igreja do Espírito Santo, Capela Tumular de Damião de Góis, Castelo de Alenquer, Palácio Municipal de Alenquer, Basílica de Santa Quitéria de Meca, Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana, entre muitos outros); o Património Imaterial (Tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” em várias aldeias do concelho de Alenquer, culto ao Espírito Santo, Bênção do Gado de Meca, Círios religiosos); a visita a Quintas Vitivinícolas seculares (mais de 40 quintas produtoras de vinho com uma longa história e tradição – enoturismo); a Paisagem Natural (Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota); além dos Ciclos Temáticos/Eventos trimestrais (“Alenquer, Terra de Damião de Góis”, “Alenquer, Terra do Espírito Santo”, “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, “Alma do Vinho”, “Alenquer, Presépio de Portugal” e Parque Temático de Natal).

Sintra
A oferta turística do concelho de Sintra é muito abrangente, destacando a ATS os turismos Ecológico, Cultural, de Aventura; de Negócios; Enoturismo; Rural, e de Praia. Entre alguns das iniciativas que vão ao encontro de quem vive, trabalha e visita Sintra estão: Festival de Sintra, Ópera de Rua, Bailado em Seteais, Música no Centro, Reino do Natal, Corrida Fim da Europa, Sintra Trail Monte da Lua, Rallye das Camélias ou Pequenas Rotas de Sintra-Pedestrianismo.

Cascais
Cascais é um refúgio entre o mar e a serra, com o ambiente relaxante e descontraído de uma vila à beira-mar. 30 km de costa marítima com ótimas praias e paisagens naturais oferecem inúmeras possibilidades de desfrutar da natureza e do ar livre – surf, vela, golf, bicicleta, caminhadas, considerando o presidente da Associação de Turismo de Cascais (ATC), Bernardo Corrêa de Barros, que “é também o melhor local para transformar trabalho em motivação diária”.

Com uma agenda cultural dinâmica e apelativa, o espaço urbano é bem equipado e com ruas carregadas de personalidade, história e memórias de outros tempos, possuindo Cascais excelentes infraestruturas e equipamentos a todos os níveis -transporte, saúde, educação.

A localização é também uma mais-valia, a cerca de 25 minutos de Lisboa e do Aeroporto Internacional, destacando o presidente da ATC que, “quem vive e visita Cascais pode estar a três horas de voo das capitais da maioria dos países europeus, em menos de 1,5 horas do norte de África, a cerca de 7 horas dos EUA, e no máximo de 10 horas na América do Sul”.

Alcochete
No município de Alcochete a oferta turística centra-se, essencialmente, nos seguintes produtos turísticos: Turismo Histórico-Cultural; Gastronómico; de Natureza (observação de aves, salicultura, pela ação das Salinas do Samouco); contemplação paisagística da Reserva Natural do Estuário do Tejo; Náutico (prática desportiva – kitesurf, windsurf, standup paddleboarding, canoagem, entre outras); Turismo de Shopping (potenciado pelo Freeport Lisbon Fashion Outlet).

Palmela
Através da marca “Palmela Conquista” – identidade e selo de qualidade na estratégia municipal para o setor do Turismo e do Desenvolvimento Económico –, os principais produtos turísticos de Palmela são o Turismo de Natureza e Desportivo, a Gastronomia e Vinhos, o Turismo Cultural e o Golf. Além disso, a Arrábida é um território de imenso valor paisagístico, ambiental e de experiências desportivas e culturais diversas. O Kartódromo Internacional de Palmela, o Museu de Música Mecânica e o Golf do Montado, são alguns exemplos que conquistam os nossos turistas e visitantes.

Setúbal
Setúbal apresenta-se como um destino turístico com um leque bastante alargado de produtos turísticos, direcionados para duas das suas maiores riquezas naturais – a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado, com uma oferta de atividades de turismo natureza, aventura e de componente náutica.

Já na componente urbana encontra-se alguns dos monumentos mais emblemáticos e identitários da região – Convento de Jesus; Mercado do Livramento e Museu do Trabalho, juntando-se as aldeias de Azeitão, que com as suas ruas e casas típicas, e visitas às adegas de conceituados vinhos da península de Setúbal complementam a oferta de Setúbal. A gastronomia assente na qualidade do peixe e as distintas ostras, produzidas em Setúbal são outras âncoras na estruturação do produto turístico.

Mora
O Município de Mora é composto por quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia, e uma localidade – Malarranha. Todos estes locais primam pela diferença a nível cultural, com a oferta a nível turístico a incidir em quatro grandes áreas: turismo religioso, com uma grande variedade de igrejas por todo o território, destacando-se o Santuário de Nossa Senhora de Brotas, datado de 1424; turismo megalítico, com um número de monumentos megalíticos em processo de classificação pela Direção-Geral do Património Cultural, dando suporte ao Museu Interativo do Megalitismo, inaugurado em 2016; turismo gastronómico, em que se destacam claramente as migas, tendo sido registada a marca “Migas à Alentejana” como marca nacional; turismo vitivinícola com realce para o vinho da talha cuja notoriedade tem vindo a crescer a nível nacional.

Além destes vetores, as linhas de água que atravessam o concelho são também um dos grandes suportes turísticos, com destaque para o Parque Ecológico do Gameiro, onde se criaram os Passadiços do Gameiro.

As diferentes ribeiras que correm pelo Município permitem também o desenvolvimento do turismo desportivo através das diversas provas de pesca desportiva. É, por isso, na água e da pesca que o concelho de Mora aposta há já vários anos, tendo, por isso, em 2007 inaugurado o Fluviário de Mora que se afigura, cada vez mais, como o ex-libris turístico do concelho.

Para além disso, a rota da fé, que conta com um conjunto de 15 monumentos religiosos, entre igrejas, Santuários, Ermidas e Antas-Capelas, possibilita uma viagem imersiva pelo passado das religiões.

Aljustrel
O concelho de Aljustrel está dotado de um Parque Mineiro, que começará a funcionar em pleno brevemente e com visitadas guiadas, onde será possível percorrer, entre outras valências, uma antiga galeria mineira. Tem ainda uma rede de museus, que abordam diferentes temáticas, deste a cultura mineira à agrícola, e tem diversos monumentos, associados ao património religioso e não só. Oferece ainda a todos os interessados diversos percursos pedestres e ciclovias. Dispõe de uma albufeira, a Barragem do Roxo, com capacidade para o desenvolvimento de atividades náuticas e tem um dos produtos mais ancestrais, o Vinho da Talha, com certames direcionados para este produto, como é a Vin&Cultura, e com uma rota de adegas que pode ser percorrida por todos os forasteiros.

Lagos
Sendo inegável a componente de sol e praia como uma das mais fortes e mais procuradas por visitantes, Lagos alia também um legado histórico muito rico, ligado ao período dos Descobrimentos, bem patente nos monumentos e equipamentos museológicos, mas também um património natural e paisagístico e uma doçaria e gastronomia com sabores da terra e do mar. O turismo ligado à prática do golfe é também um dos pontos fortes. Finalmente, merece menção a crescente oferta de espaços e estruturas dedicadas aos nómadas digitais, que por também permanecem algum tempo por Lagos. Além disso e para proporcionar “momentos inesquecíveis”, Lagos tem apostado cada vez mais na criação de experiências, com atividades ao ar livre, desportos náuticos, eventos culturais e arte espalhada por todo o concelho, sob o mote “Descobrir Lagos”.

 

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Filme promocional do Turismo do Porto e Norte é bronze em Belgrado

“Vê-se mesmo que são do Norte”, a mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte, posicionou-se em terceiro lugar na categoria “Destino Turístico” no SilKest International Tour & Eco Film, que se realiza anualmente em Belgrado, na Sérvia.

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A película, que vai somando pontos na corrida aos World Tourism Film Awards, depois de ter sido premiada em Nova Iorque, integra uma campanha apresentada no primeiro trimestre do ano, simultaneamente com a nova marca do Turismo do Porto e Norte, centrada nas origens e na originalidade do Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, diferentes entre si e, por isso, proporcionando um conjunto de experiências diversificadas.

“Com este filme promocional, pretendemos transmitir o quanto há para ver no Porto e Norte de Portugal, das paisagens inigualáveis, à gastronomia única, passando pela enorme riqueza cultural, tudo assente na autenticidade e generosidade das nossas gentes, essenciais para distinguir o Norte como um destino memorável”, afirma Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Os vencedores do SilkfestInternational Tour & Eco Film Festival revestem-se de especial importância, uma vez que, tal como a terminologia indica, é um festival com uma vertente ecológica bem acentuada, e esta é uma temática que o Turismo do Porto e Norte tem abraçado, tendo em marcha um ambicioso projeto para certificar o destino como sustentável. Este ano, o festival recebeu inscrições de mais de 30 países, que foram avaliadas por um painel internacional de especialistas do setor.

 

 

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Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi

O Dubai recebeu 10,62 milhões de turistas até julho, mais 8% que em igual período de 2023. Já o vizinho Abu Dhabi registou 2,87 milhões de hóspedes em hotéis até junho.

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O setor do turismo nos Estados Árabes Unidos (EAU) continua a registar um desempenho positivo nas chegadas de turistas internacionais e nas reservas de hotéis, na primeira metade de 2024.

De acordo com os dados disponibilizados, nos primeiros sete meses deste ano o Dubai recebeu 10,62 milhões de turistas, mais 8% que em igual período de 2023, enquanto o vizinho Abu Dhabi registou 2,87 milhões de hóspedes em hotéis até junho.

No caso do Dubai, o DET distribui os visitantes estrangeiros ao Dubai da seguinte forma: África (5%), América (7%), Australásia (2%), CEI e Europa de Leste (14%), região do Golfo (14%), Médio Oriente e Norte da África (14%), Nordeste e Sudeste da Ásia (10%), Sul da Ásia (17%) e Europa Ocidental (20%).

Até julho de 2024, o Dubai apresentava 825 unidades de alojamento, mais 12 que em igual período de 2023, dividindo-se entre 165 hotéis de 5 estrelas (52.766 quartos), 196 hotéis de 4 estrelas (43.592 quartos), 275 unidades de 1 a 3 estrelas (28.898 quartos), 80 hotéis/apartamentos deluxe ou superior (13.734 quartos), e 109 hotéis apartamentos standard (12.426 quartos).

Estes dados colocam a região em conformidade com a Estratégia de Turismo dos EAU para 2031, que visa atrair 100 mil milhões de AED (24,5 mil milhões de euros) em investimentos no turismo e aumentar a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) para 450 mil milhões de AED (110 mil milhões de euros) até 2031.

Em 2023, o setor do turismo contribuiu com 11,7% do PIB dos EAU, totalizando 220 mil milhões de AED (54 mil milhões de euros), e deverá aumentar para 12% ou 236 mil milhões de AED (58 mil milhões de euros) em 2024, de acordo com dados do World Travel & Tourism Council (WTTC).

De resto, o WTTC prevê que a contribuição do setor do turismo para o PIB dos EAU atinja cerca de 275,2 mil milhões de AED (68 mil milhões de euros) até 2034, apoiada pelas infraestruturas existentes no país, que incluem aeroportos e alojamentos, mas também atrações turísticas.

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Alcobaça e Caldas da Rainha reúnem cerca de 300 especialistas de todo o mundo na área da cerâmica

De 16 a 20 de setembro próximo, os municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha acolhem o 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC). O evento de renome internacional, que se realiza pela primeira vez em Portugal, reúne cerca de 300 especialistas de 50 países, uma oportunidade para celebrar e promover a rica herança cerâmica portuguesa.

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No âmbito do congresso, que conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), serão realizados dois tours exclusivos pelo país, focados na exploração e promoção do património cultural e cerâmico, proporcionando aos participantes uma visão profunda e diversificada das tradições cerâmicas em diferentes regiões de Portugal.

O tour pré-congresso, que acontece de 13 a 15 de setembro, levará os participantes ao sul do país, num itinerário que começa em Lisboa, para chegar a Estremoz, famosa pelas suas figuras de barro, classificadas como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e pelo seu Museu Berardo do Azulejo. Os participantes também visitarão o município de Redondo, onde poderão observar a produção tradicional de olaria, e Évora, uma cidade rica em história e conhecida pela cerâmica utilitária, onde as tradições seculares se mantêm vivas.

Estão ainda incluídas paragens em Reguengos de Monsaraz e S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro do país, onde a cerâmica de barro é a principal protagonista. Os congressistas visitarão também Viana do Alentejo e as suas cerâmicas tradicionais, onde já existiu um importante centro cerâmico nos anos 60, e Montemor-o-Novo, onde funcionam as Oficinas do Convento, membro da Academia Internacional de Cerâmica, e as suas Oficinas da Cerâmica e da Terra.

Entre os dias 21 e 23 de setembro, decorrerá o tour pós-congresso, que se concentrará no norte e centro de Portugal. Os participantes iniciarão este percurso nos municípios das Caldas da Rainha e Alcobaça, centros históricos de produção cerâmica, conhecidos pela cerâmica artística e utilitária, com destaque para a louça decorativa das Caldas. A primeira paragem será em Coimbra, onde os visitantes terão a oportunidade de explorar a cerâmica decorativa, especialmente nos azulejos que revestem muitos dos edifícios da cidade.

Seguem-se Aveiro e Ílhavo, onde se encontra a famosa fábrica da Vista Alegre, ícone da porcelana portuguesa. Em Barcelos, o foco será a cerâmica popular, com destaque para os tradicionais galos de cerâmica, símbolo da cultura popular portuguesa. No Porto serão visitados alguns monumentos onde existem coleções de azulejos, bem como os ateliers de membros portuguesas da Academia Internacional, Sofia Beça e João Carqueijeiro. O tour culminará em Tondela e Molelos, onde a cerâmica de barro preto é a estrela e a tradicional cozedura da Soenga, e terminará em Lisboa.

O programa do congresso propriamente dito, que decorrerá de 16 a 20 de setembro, será repleto de conferências, debates e exposições. Sob o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”, o congresso incluirá apresentações de especialistas internacionais, sessões de discussão centradas nas últimas tendências e desafios da cerâmica, e um conjunto de visitas culturais a museus, fábricas e ateliers em Alcobaça e Caldas da Rainha.

O evento realiza-se de dois em dois anos e reúne profissionais, académicos, galeristas, curadores, museus, centros de arte e entusiastas da cerâmica de todo o mundo, contribuindo de forma decisiva para a promoção dos destinos anfitriões e de novos relacionamentos entre instituições e ainda para o desenvolvimento de sinergias necessárias à divulgação da arte cerâmica.

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Portugal tem vários nomeados para os Remarkable Venue Awards da Tiqets

Vários museus, atrações turísticas e experiências portugueses constam da lista de nomeados para os Remarkable Venue Awards 2024 na Tiqets, nas mais diversas categorias. O público pode agora votar nos seus favoritos.

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A plataforma de venda de bilhetes online para museus e atrações, anunciou os nomeados para os (RVA) Remarkable Venue Awards 2024, prémios que celebram a excelência na indústria do turismo, reconhecendo museus, atrações e experiências excecionais em seis países, incluindo o Reino Unido, França, Itália, Países Baixos, Espanha e Portugal.

Os vencedores portugueses de cada categoria serão anunciados a 15 de outubro na Associação Fado do Casto, em Lisboa. Um destes vencedores acabará por ser nomeado Local Notável do Ano dos Remarkable Venue of the Year.

Na categoria Best Museum, que reconhece os museus e galerias de arte com melhor classificação, os nomeados portugueses são o WOW Porto, Lisboa Story Centre, Fundação de Serralves e Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto, a categoria que reconhece os jardins zoológicos, aquários, parques de diversões, parques temáticos e parques aquáticos mais classificados e adequados para famílias (Best Family Experience) tem como nomeados nacionais o Oceanário de Lisboa, Zoo Santo Inácio, Dino Parque da Lourinhã e AquaShow Water Park. As catedrais, igrejas, castelos, palácios, monumentos históricos ou icónicos, categoria para a qual estão indicados a Torre dos Clérigos, Catedral do Porto, Castelo dos Mouros e Mosteiro dos Jerónimos, são distinguidos como prémio Best Landmark.

A Best Activity reconhece os locais que oferecem as melhores excursões e visitas turísticas, cruzeiros nos canais, entretenimento, experiências culinárias, atrações e atividades. Para esta categoria estão designados o Circuito de grutas até Benagil, Passeio pelo Douro Histórico e Vitivinícola – Aldeias antigas, prova de Vinhos, Almoço e Cruzeiro, Sintra, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira: Tour Guiado, Fado Na Baixa.

Fado Maior do Porto, Porto Legends: The Underground Experience, Mina de Sal-gema de Loulé: Tour Guiado e Museu do Tesouro Real, são os nomeados para receberem o galardão na categoria Best ‘Hidden Gem’, que reconhece as atrações únicas ou de nicho que podem estar fora dos circuitos habituais, mas que surpreendem sempre os seus visitantes.

Refira-se que os RVA foram criados pela Tiqets em 2017 para premiar os locais que oferecem experiências e um serviço excecional aos visitantes.

Os eventos locais deste ano têm como objetivo destacar a excelência regional e promover um sentido de comunidade entre os líderes da indústria do turismo. Os nomeados foram selecionados com base nas opiniões de mais de dois milhões de comentários de clientes, fazendo com que os prémios reflitam as experiências reais dos visitantes. Os vencedores de cada categoria serão determinados através de um processo de votação pública, que culminará numa grande cerimónia a 10 de outubro na sede da Tiqets em Amesterdão. Os vencedores de cada categoria irão então competir pelo título de local mais notável (Remarke Venue) no seu país, uma honra atribuída por um painel interno da Tiqets.

 

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Algarve Walking Season tem novo site

O Algarve Walking Season, projeto de promoção conjunta dos festivais de caminhadas realizados no interior do Algarve, ganhou novo fôlego para a temporada de 2024/25. Coordenado pela Cooperativa QRER com o apoio do Turismo do Algarve, o Algarve Walking Season desenvolveu um novo website (www.algarvewalkingseason.com) e vai incluir um novo festival de caminhadas em Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro.

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O novo sítio do Algarve Walking Season na Internet reúne as principais oportunidades para caminhar ao longo de todo o ano no Algarve. O visitante pode consultar facilmente o calendário, assim como a sua localização e principais características. Cada festival está apresentado numa página própria, com ligação às entidades promotoras e/ou páginas oficiais, para reforçar quer a promoção dos eventos, quer do território onde se inserem. No novo website pode-se encontrar também novidades regulares sobre estes festivais e sobre o tema das caminhadas no Algarve.

Com este novo website bilingue (português e inglês), pretende-se reforçar a capacidade promocional destes eventos, tanto a nível nacional como internacional, atraindo mais visitantes à região fora da chamada época alta.

A grande novidade deste portal é o novo Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe, que terá a sua primeira edição em 2025. A acontecer no interior do concelho de Faro nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, este evento será dedicado ao tema da cultura popular. A música, a poesia e as memórias dos trabalhos na pedra são alguns dos elementos em destaque nesta iniciativa, que pretende enaltecer a riqueza deste território rural, através de numerosas caminhadas, momentos de animação, workshops e outras atividades.

Ainda este ano, os amantes de caminhadas na natureza têm oportunidade de participar em dois festivais: o Barão de São João Walk & Art Fest, que se realizará de 1 a 3 de novembro, unindo as caminhadas com a arte nesta aldeia do concelho de Lagos; e o Festival de Caminhadas de Monchique, a decorrer entre 29 de novembro e 1 de dezembro, no concelho de Monchique, para celebrar o tema da água.

Completam a agenda o festival de caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana Caminheiros – Experiências na Fronteira, que celebra a natureza, cultura e hospitalidade transfronteiriça no fim de semana de 7 a 9 de março de 2025; e, no concelho de Loulé, o Walking Festival Ameixial, a decorrer de 25 a 28 de abril de 2025, e que é o mais antigo festival de caminhadas do Algarve, dando a conhecer a serra algarvia e o seu património natural, cultural e humano.

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Parque Olímpico do Rio vai ganhar o maior complexo de entretenimento da América Latina

Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque de diversão, polo gastronómico, resort e museu. Previsto para abrir entre três e quatro anos, o Projeto Imagine já é considerado o “maior complexo de entretenimento da América Latina”.

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A novidade foi avançada na semana passa, e estima-se que, no primeiro ano de operação, gere um impacto económico de 9,2 bilões na economia da cidade do Rio de Janeiro e 140 mil postos de trabalho. Quem está por trás do projeto é a Rock World, a mesma do Rock in Rio, do empresário Roberto Medina, em conjunto da Genial Investimentos.

Serão cerca de 10 áreas diferentes que utilizarão as dependências do Parque Olímpico, sede dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e, desde 2017, casa oficial do Rock in Rio.

O objetivo é transformar a área num espaço de entretenimento permanente, garantindo mais 40 anos de Rock in Rio e outras grandes atrações na cidade brasileira. Com previsão de conclusão até 2028, o “Imagine” foi apresentado como um novo marco na ocupação do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio.

O parque temático com mais de 56 mil m2 com direito a montanha-russa batizada de Iron Mountain, com efeitos especiais de luzes, fogo e água. A tematização do parque será feita de acordo com personagens de uma “galáxia distante”, que levarão mensagens de amor e sustentabilidade de forma lúdica, segundo comunicado.

Imagine Resort, com 30 mil m2, terá 750 apartamentos integrados no complexo e um hotel com 50 quartos, oferecendo vista tanto para a Cidade do Rock, que é montada a cada dois anos para o Rock in Rio, com capacidade para cerca de 730 mil pessoas por edição, em 385 mil m2, quanto para a Lagoa, com projeções holográficas de artistas internacionais à noite. Para além de infraestrutura para festivais e eventos internacionais, também haverá o Rock in Rio Factory, local para visitantes conhecerem e aprenderem sobre as etapas de criação de um grande festival.

Imagine Anfiteatro será o maior anfiteatro da América Latina, com capacidade para 40 mil pessoas num espaço de 38 mil m2. Vizinho do anfiteatro, o Global Village Park terá 57 mil m2 dotados de cenários arquitetónicos dos seis continentes do mundo.

Inspirado em Wynwood, em Miami, e em Kaka’ako, em Honolulu, o antigo centro de transmissões internacionais olímpico, o Imagine Hub Criativo, será transformado num polo de inovação e entretenimento com 85 mil m2, englobando um polo gastronómico, uma arena gamer com competições de e-sports, e a Aldeia do Gelo, uma pista de patinagem no gelo com lojas de chocolate e atrações.

O Parque Rita Lee, que será renovado conta com pista de skate, muro de escalada, ringues polidesportivos, academia da terceira idade e parque infantil.

Além disso, o Imagine Brasil 360 Experience será uma experiência imersiva com enorme tela de LED 360º que vai contar a história das cidades do Brasil de uma forma tecnológica.

No entanto, este megaprojeto não se fica por aqui. O Imagine Office Tower será um espaço corporativo com vista para a lagoa, mar e montanha, com escritórios de empresas criativas, startups e coworking.

A grande atração do espaço será o Museu Olímpico, projeto tem a chancela do Comité Olímpico Internacional (COI) e foca nos Jogos Rio 2016. A reforma do Velódromo da Barra e a museografia estão orçadas em 60 milhões de reais.

O Museu Olímpico será um espaço interativo, dividido em áreas temáticas que cobrem diferentes modalidades esportivas, com destaque para a história de atletas.

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Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras

A Informa D&B destaca o setor dos Transportes como “o principal responsável pela descida geral” na constituição de novas empresas, que caiu 2,5% até agosto de forma geral e 25% neste setor.

Inês de Matos

Até 31 de agosto, a constituição de novas empresas em território nacional registou uma descida de 2,5%, com menos 905 constituições de empresas, com o total a ficar pelas 34 811 novas empresas, descida que, segundo o relatório Informa Business by Data, da consultora Informa D&B, foi essencialmente motivada pelo setor dos Transportes, que liderou as descidas.

De acordo com os dados publicados esta sexta-feira, 6 de setembro, pela consultora, o setor dos Transportes foi o que mais se destacou na descida na constituição de novas empresas, com uma quebra de 25%, o que representa menos 1070 constituições de empresas que em igual período do ano passado.

A Informa D&B destaca o setor dos Transportes como “o principal responsável pela descida geral deste indicador e que confirma uma tendência que se verifica desde o início do ano”.

Além dos Transportes, também o setor da Hotelaria e Restauração apresentou uma descida na constituição de novas empresas, caindo 5,0%, o que traduz menos 179 empresas constituídas, com a consultora a destacar que esta foi “uma descida transversal a quase todos os seus subsetores e que é especialmente acentuada no subsetor do Alojamento de curta duração”, onde a quebra foi de 21%, representando menos 139 constituições de empresas.

A descer esteve ainda o setor Grossista, que caiu 10% na criação de empresas até final de agosto, representando menos 160 constituições de empresas, devido “sobretudo ao subsetor Alimentar (-24%; -115 constituições de empresas)”.

Apesar das descidas, também houve bons exemplos, uma vez que, como assinala a Informa D&B, “em metade dos setores, a criação de empresas é superior ao registado em 2023, com destaque para a Construção, Tecnologias da Informação e Comunicação e Retalho”.

No caso da Construção, a subida foi de de 7,9% face ao período homólogo, traduzindo 317 novas constituições de empresas, uma subida que foi “transversal a quase todas as suas atividades”.

Já as novas empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação registam um crescimento de 5,1%, com mais 108 constituições de empresas, enquanto no Retalho, o crescimento foi de 2,7% (+85 constituições de empresas), devido “em especial a um aumento de quase 30% das novas empresas de Comércio a retalho por correspondência ou via Internet”.

Encerramentos descem mas insolvências crescem

Os dados da Informa D&B mostram que, nos oito primeiros meses do ano, encerraram 7 719 empresas, o que corresponde a menos 8,9% do que no mesmo período do ano passado, “sendo que à data de hoje ainda existem publicações a serem efetuadas pelo Registo Comercial”.

No conjunto dos últimos 12 meses, os encerramentos chegam às 14 610 empresas, traduzindo uma descida mais ligeira de 3,2% ou menos 476 encerramentos de empresas face a igual período do ano passado.

“A descida no acumulado dos últimos 12 meses é transversal à esmagadora maioria dos setores de atividade, destacando-se o Retalho (-6,5%; -145 encerramentos de empresas), o setor que mais desceu neste indicador em termos absolutos, e as Indústrias (-10%; -126 encerramentos de empresas)”, refere a Informa D&B, sublinhando que apenas os “setores dos Transportes (+20%; +139 encerramentos de empresas) e da Energia e Recursos (+23%; +17 encerramentos de empresas) registam crescimento neste indicador”.

A consultora diz ainda que a “descida dos encerramentos é igualmente transversal a todas as regiões, com destaque para o Norte (-6,7%; – 329 encerramentos)”, sendo que “apenas as regiões da Grande Lisboa e Madeira registam subidas, ainda que ligeiras”.

No caso das insolvências, desde o início do ano houve um crescimento de 11%, com 1 410 empresas a iniciaram um processo de insolvência (+135 empresas), com a Informa D&B a explicar que “ainda que as insolvências tenham crescido em mais de metade dos setores de atividade, a subida deste indicador está bastante concentrada nas Indústrias, que registam um crescimento de 50% (+136 empresas com processos de insolvência)”.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país

Para identificar os desafios do setor do turismo em cada região, promover discussões e analisar as oportunidades para inovação no mercado, auxiliando os participantes a planear estrategicamente para o futuro, o projeto Comité Setorial de Turismo, vai realizar quatro encontros em diferentes regiões do país.

A primeira edição será já a 26 de setembro em Viseu (Instituto Politécnico de Viseu), seguida de Faro (3 de outubro, no Faro Avenida Business Center), Porto (10 de outubro, no Porto Innovation Hub) e Estoril, a17 de outubro, no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica.

Uma vez que cada região tem as suas próprias características e necessidades específicas no setor de turismo, estes encontros permitirão um debate aprofundado sobre as dificuldades enfrentadas pelas startups e empresas em cada uma delas, em busca de soluções personalizadas que incentivem a inovação e o crescimento sustentável no setor do turismo.

O Comité Setorial de Turismo, promovido pela 351 Portuguese Startup Association e com o apoio do Turismo de Portugal e do NEST Portugal, é uma iniciativa que visa criar uma plataforma de discussão entre startups, empresas e entidades do setor privado e público, promovendo soluções específicas e inovadoras para os desafios do turismo em Portugal.

Por sua vez, os comités são grupos de trabalho e discussão divididos por região, com o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento do ecossistema do turismo em Portugal, maximizando o seu impacto e representatividade.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Metropolitano de Lisboa é o sétimo melhor da Europa

O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

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O Metropolitano de Lisboa foi considerado o sétimo melhor da Europa numa análise da Bounce, que diz que este tipo de sistema de transporte público é essencial para que os turistas possam conhecer os centros históricos das capitais europeias.

A análise da Bounce, que analisou vários parâmetros, incluindo o número de estações existentes, as avaliações da Google ou o número de passageiros para avaliar os sistemas de metro em várias capitais europeias.

“Os sistemas de metro nas capitais europeias são essenciais para navegar nestas cidades históricas, mas a qualidade e a acessibilidade das instalações variam”, lê-se num comunicado divulgado pela Bounce, que dá o exemplo do metro de Paris, em França, que é criticado por não dispor de instalações adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Na avaliação da Bounce, o Metropolitano de Lisboa ficou classificado na sétima posição, com uma avaliação global de 5.97 pontos, a mesma classificação alcançada pelos sistemas de metro de Copenhaga, na Dinamarca, e Bucareste, na Roménia.

O Metropolitano de Lisboa, que conta com um total de 56 estações, registou 15% de avaliações positivas mas 22% de avaliações negativas, sendo mesmo o que apresenta o valor mais alto neste parâmetro dentro do Top10, enquanto a avaliação da Google está nos 4.09 pontos.

O ranking apresentado pela  Bounce é liderado pelo metro de Oslo, na Noruega, que obteve uma classificação global de 8.06 pontos, seguindo-se o metro de Sofia, na Bulgária, com uma avaliação de 7.64 pontos. O Top3 é completo pelo metro de Atenas, com uma avaliação de 7.29 pontos.

No Top10 deste ranking encontram-se ainda os metros de Madrid (6.74 pontos), Varsóvia (6.60 pontos) e Londres (6.04), com o metro de Praga a encerrar a lista, com uma avaliação de 5.83 pontos.

 

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Turismo da ONU e FIA reforçam parceria para promover turismo desportivo sustentável

A Turismo da ONU e a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) acabam de subscrever uma parceria com vista a promover o turismo desportivo à escala global.

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O novo memorando de entendimento entre o Turismo da ONU e a FIA marca um passo à frente na parceria entre as duas organizações, destacando a sua dedicação mútua para promover práticas sustentáveis ​​e aumentar a conscientização sobre o impacto positivo do turismo desportivo nos destinos. Ao combinar experiência e influência, o acordo visa alavancar o poder de eventos desportivos de classe mundial para impulsionar o turismo, o crescimento económico e a sustentabilidade.

O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sualyem, e pelo secretário-geral de Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, durante o Grande Prémio de Fórmula 1 em Monza, Itália.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, reconheceu que “a ligação entre desportos e turismo oferece imenso potencial para o desenvolvimento sustentável, crescimento económico e promoção de intercâmbio cultural.

Juntando-se ao Secretário-Geral na assinatura do acordo, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou que, esta parceria é uma prova do compromisso inabalável federação com o turismo sustentável e a responsabilidade social. “Ao alinhar nossas iniciativas globais com a missão da Turismo da ONU, não estamos apenas a promover viagens responsáveis, mas também a definir novos padrões de sustentabilidade em todos os eventos da FIA”, garantindo que “estamos a implementar ativamente práticas sustentáveis, a educar gerações futuras e a impulsionar mudanças significativas no mundo dos desportos e do turismo”.

A FIA, refira-se, é afiliada do Turismo da ONU há mais de 40 anos. Sob a liderança de Ben Sulayem, a Federação supervisiona alguns dos eventos de automobilismo mais prestigiados do mundo, incluindo a Fórmula 1, que atrai milhões de fãs internacionais e impulsiona significativamente o turismo local nas cidades-sede.

Em reconhecimento das suas contribuições, o presidente da FIA, foi nomeado Embaixador do Turismo da ONU para o Turismo Sustentável, na categoria Desporto, reconhecimento que destaca a sua dedicação à integração da sustentabilidade em eventos e atividades de automobilismo, promovendo iniciativas que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aprimorando o cenário turístico global.

Com um valor aproximado de 609 biliões de dólares e uma taxa de crescimento anual de 17,5%, o turismo desportivo é um dos setores de crescimento mais rápido.

Este acordo vem reforçar as discussões do próximo Congresso Mundial de Turismo Desportivo que terá lugar em Madrid nos dias 28 e 29 de novembro de 2024.

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