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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

Victor Jorge
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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

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Muito se tem falado e escrito que é na diversidade da oferta que está o segredo em atrair os turistas nacionais e estrangeiros. Os nove municípios possuem alguma oferta em comum, mas também se distinguem com autenticidade e diversidade num território continental que possui pouco mais de 700 quilómetros de Norte a Sul, excluindo as ilhas.

Vila Nova de Gaia
Ao longo dos tempos, Vila Nova de Gaia tem vindo a afirmar-se, no contexto territorial, pelo Centro Histórico, local emblemático onde as suas ruas se entrelaçam, de uma forma quase rústica, com os seus armazéns que acolhem o famoso Vinho do Porto. Visitar Gaia é descobrir uma diversidade de pontos de interesse que se estende ao longo de todo o concelho, desde as galardoadas praias com extensos passadiços, até aos parques verdejantes.

Quem visita Vila Nova de Gaia procura produtos locais genuínos (Broa de Avintes, Velhotes, chás e tisanas, peixe fresco, entre outros); um património vínico (caves do Vinho do Porto, barcos Rabelo); praias com uma extensa orla fluvial; espaços naturais protegidos (Parque Biológico, Parque da Lavandeira, Parque Botânico do Castelo, Reserva Natural Local do Estuário do Douro, Parque de São Paio); um Património Mundial da UNESCO (Mosteiro da Serra do Pilar, ponte Luís I); e um património arquitetónico e histórico único (Centro Histórico, ribeira de Gaia, Mosteiro de Grijó, Mosteiro de Pedroso, Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, Convento Corpus Christi).

Coimbra
Para além do património histórico – com destaque para o Bem Classificado Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, que integra desde 2013 a Lista do Património Mundial da UNESCO -, Coimbra oferece uma diversidade cultural, onde se inclui, para além da programação anual de visitas guiadas, a atividade do Museu Municipal, e respetivos núcleos, onde o turista poderá usufruir de exposições, de carácter permanente e temporário, e outros eventos de natureza cultural, que permitem ao visitante aprofundar o conhecimento sobre o património histórico e artístico da cidade de Coimbra.

O trabalho desenvolvido em rede, em articulação com outros agentes culturais da cidade, permitirá, em breve, com um bilhete único, ter acesso a propostas de circuitos turísticos adaptados em função da duração da visita e dos objetivos e interesses individuais do turista. O bilhete único permitirá o acesso a vários espaços culturais e museológicos da cidade que integram a Rede.

Destaque ainda para a atuação dos agentes turísticos locais, complementando a experiência de quem visita Coimbra através de programas turísticos que incluem atividades diversas, tais como passeios no rio Mondego ou, ainda, circuitos urbanos com viagens turísticas no Comboio do Património.

Alenquer
A oferta turística de Alenquer assenta na identidade própria de todo o concelho. De assinalar a Rede Municipal de Museus de Alenquer (Museu do Vinho, Museu do Presépio, Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário e Museu Municipal de Alenquer (abrirá brevemente); o Património Material (Convento de São Francisco, Igreja do Espírito Santo, Capela Tumular de Damião de Góis, Castelo de Alenquer, Palácio Municipal de Alenquer, Basílica de Santa Quitéria de Meca, Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana, entre muitos outros); o Património Imaterial (Tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” em várias aldeias do concelho de Alenquer, culto ao Espírito Santo, Bênção do Gado de Meca, Círios religiosos); a visita a Quintas Vitivinícolas seculares (mais de 40 quintas produtoras de vinho com uma longa história e tradição – enoturismo); a Paisagem Natural (Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota); além dos Ciclos Temáticos/Eventos trimestrais (“Alenquer, Terra de Damião de Góis”, “Alenquer, Terra do Espírito Santo”, “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, “Alma do Vinho”, “Alenquer, Presépio de Portugal” e Parque Temático de Natal).

Sintra
A oferta turística do concelho de Sintra é muito abrangente, destacando a ATS os turismos Ecológico, Cultural, de Aventura; de Negócios; Enoturismo; Rural, e de Praia. Entre alguns das iniciativas que vão ao encontro de quem vive, trabalha e visita Sintra estão: Festival de Sintra, Ópera de Rua, Bailado em Seteais, Música no Centro, Reino do Natal, Corrida Fim da Europa, Sintra Trail Monte da Lua, Rallye das Camélias ou Pequenas Rotas de Sintra-Pedestrianismo.

Cascais
Cascais é um refúgio entre o mar e a serra, com o ambiente relaxante e descontraído de uma vila à beira-mar. 30 km de costa marítima com ótimas praias e paisagens naturais oferecem inúmeras possibilidades de desfrutar da natureza e do ar livre – surf, vela, golf, bicicleta, caminhadas, considerando o presidente da Associação de Turismo de Cascais (ATC), Bernardo Corrêa de Barros, que “é também o melhor local para transformar trabalho em motivação diária”.

Com uma agenda cultural dinâmica e apelativa, o espaço urbano é bem equipado e com ruas carregadas de personalidade, história e memórias de outros tempos, possuindo Cascais excelentes infraestruturas e equipamentos a todos os níveis -transporte, saúde, educação.

A localização é também uma mais-valia, a cerca de 25 minutos de Lisboa e do Aeroporto Internacional, destacando o presidente da ATC que, “quem vive e visita Cascais pode estar a três horas de voo das capitais da maioria dos países europeus, em menos de 1,5 horas do norte de África, a cerca de 7 horas dos EUA, e no máximo de 10 horas na América do Sul”.

Alcochete
No município de Alcochete a oferta turística centra-se, essencialmente, nos seguintes produtos turísticos: Turismo Histórico-Cultural; Gastronómico; de Natureza (observação de aves, salicultura, pela ação das Salinas do Samouco); contemplação paisagística da Reserva Natural do Estuário do Tejo; Náutico (prática desportiva – kitesurf, windsurf, standup paddleboarding, canoagem, entre outras); Turismo de Shopping (potenciado pelo Freeport Lisbon Fashion Outlet).

Palmela
Através da marca “Palmela Conquista” – identidade e selo de qualidade na estratégia municipal para o setor do Turismo e do Desenvolvimento Económico –, os principais produtos turísticos de Palmela são o Turismo de Natureza e Desportivo, a Gastronomia e Vinhos, o Turismo Cultural e o Golf. Além disso, a Arrábida é um território de imenso valor paisagístico, ambiental e de experiências desportivas e culturais diversas. O Kartódromo Internacional de Palmela, o Museu de Música Mecânica e o Golf do Montado, são alguns exemplos que conquistam os nossos turistas e visitantes.

Setúbal
Setúbal apresenta-se como um destino turístico com um leque bastante alargado de produtos turísticos, direcionados para duas das suas maiores riquezas naturais – a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado, com uma oferta de atividades de turismo natureza, aventura e de componente náutica.

Já na componente urbana encontra-se alguns dos monumentos mais emblemáticos e identitários da região – Convento de Jesus; Mercado do Livramento e Museu do Trabalho, juntando-se as aldeias de Azeitão, que com as suas ruas e casas típicas, e visitas às adegas de conceituados vinhos da península de Setúbal complementam a oferta de Setúbal. A gastronomia assente na qualidade do peixe e as distintas ostras, produzidas em Setúbal são outras âncoras na estruturação do produto turístico.

Mora
O Município de Mora é composto por quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia, e uma localidade – Malarranha. Todos estes locais primam pela diferença a nível cultural, com a oferta a nível turístico a incidir em quatro grandes áreas: turismo religioso, com uma grande variedade de igrejas por todo o território, destacando-se o Santuário de Nossa Senhora de Brotas, datado de 1424; turismo megalítico, com um número de monumentos megalíticos em processo de classificação pela Direção-Geral do Património Cultural, dando suporte ao Museu Interativo do Megalitismo, inaugurado em 2016; turismo gastronómico, em que se destacam claramente as migas, tendo sido registada a marca “Migas à Alentejana” como marca nacional; turismo vitivinícola com realce para o vinho da talha cuja notoriedade tem vindo a crescer a nível nacional.

Além destes vetores, as linhas de água que atravessam o concelho são também um dos grandes suportes turísticos, com destaque para o Parque Ecológico do Gameiro, onde se criaram os Passadiços do Gameiro.

As diferentes ribeiras que correm pelo Município permitem também o desenvolvimento do turismo desportivo através das diversas provas de pesca desportiva. É, por isso, na água e da pesca que o concelho de Mora aposta há já vários anos, tendo, por isso, em 2007 inaugurado o Fluviário de Mora que se afigura, cada vez mais, como o ex-libris turístico do concelho.

Para além disso, a rota da fé, que conta com um conjunto de 15 monumentos religiosos, entre igrejas, Santuários, Ermidas e Antas-Capelas, possibilita uma viagem imersiva pelo passado das religiões.

Aljustrel
O concelho de Aljustrel está dotado de um Parque Mineiro, que começará a funcionar em pleno brevemente e com visitadas guiadas, onde será possível percorrer, entre outras valências, uma antiga galeria mineira. Tem ainda uma rede de museus, que abordam diferentes temáticas, deste a cultura mineira à agrícola, e tem diversos monumentos, associados ao património religioso e não só. Oferece ainda a todos os interessados diversos percursos pedestres e ciclovias. Dispõe de uma albufeira, a Barragem do Roxo, com capacidade para o desenvolvimento de atividades náuticas e tem um dos produtos mais ancestrais, o Vinho da Talha, com certames direcionados para este produto, como é a Vin&Cultura, e com uma rota de adegas que pode ser percorrida por todos os forasteiros.

Lagos
Sendo inegável a componente de sol e praia como uma das mais fortes e mais procuradas por visitantes, Lagos alia também um legado histórico muito rico, ligado ao período dos Descobrimentos, bem patente nos monumentos e equipamentos museológicos, mas também um património natural e paisagístico e uma doçaria e gastronomia com sabores da terra e do mar. O turismo ligado à prática do golfe é também um dos pontos fortes. Finalmente, merece menção a crescente oferta de espaços e estruturas dedicadas aos nómadas digitais, que por também permanecem algum tempo por Lagos. Além disso e para proporcionar “momentos inesquecíveis”, Lagos tem apostado cada vez mais na criação de experiências, com atividades ao ar livre, desportos náuticos, eventos culturais e arte espalhada por todo o concelho, sob o mote “Descobrir Lagos”.

 

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Qatar cresce 157% em visitantes após o Campeonato do Mundo de Futebol

Até finais de agosto, o Qatar recebeu 2,56 milhões de visitantes, subida de 157% face ao mesmo período de 2022 e que, segundo o Turismo do Qatar, se deve ao sucesso da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, que decorreu no país.

O Qatar recebeu, entre janeiro e finais de agosto, 2,56 milhões de visitantes, número que representa uma subida de 157% face ao mesmo período de 2022 e que, segundo o Turismo do Qatar, se deve ao sucesso da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, que decorreu no país.

“O crescimento do número de visitantes internacionais no Qatar é fruto da estratégia do Qatar Tourism para aproveitar o impulso do maior evento desportivo do mundo no final do ano passado”, considera Akbar Al-Baker, presidente do Qatar Tourism e CEO do Qatar Airways Group.

Segundo o Middle East Monitor, desde a realização da competição de futebol, que decorreu em novembro e dezembro de 2022, o Qatar já superou os números de chegadas anuais de 2022, com destaque para mercados como Arábia Saudita, Índia, Alemanha, EUA, Kuwait, Omã, Bahrein, Grã-Bretanha, Emirados Árabes Unidos e Paquistão, que compõem o Top 10 dos principais mercados emissores de turistas para o Qatar.

“Ao concentrar-nos nos mercados prioritários e através de uma abordagem multifacetada que prevê fortes esforços e iniciativas em todos os nossos pilares estratégicos, conseguimos receber visitantes de todos os cantos do mundo e mostrar a mistura perfeita de modernidade e autenticidade cultural que o Qatar oferece”, acrescenta Akbar Al-Baker.

Só em julho, avança o Arab News, o Qatar registou um aumento de 91,4% na entrada de visitantes, que chegaram aos 288.000, segundo o boletim de Estatísticas Mensais do Qatar, que foi publicado pela Autoridade de Planeamento e Estatística.

Recorde-se que, em abril, as autoridades do Qatar estimavam que, este ano, o número de visitantes no país registasse um aumento de 347% face ao ano passado, fruto do impacto do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, assim como de vários outros eventos que o país tem recebido em 2023.

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Thapanee Kiatphaiboon é a nova governadora da TAT

Thapanee Kiatphaiboon é a nova governadora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) e iniciou funções a 1 de setembro.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) tem uma nova governadora, cargo que passou a ser desempenhado por Thapanee Kiatphaiboon, que iniciou funções a 1 de setembro.

De acordo com uma nota informativa da TAT, Thapanee Kiatphaiboon já ocupou vários cargos na TAT, onde se encontra desde 1999, incluindo o de vice-governadora para os Produtos e Negócios Turísticos e, mais recentemente, o de vice-governadora para o Marketing Interno.

“Na sua função mais recente como vice-governadora da TAT para o Marketing Doméstico, a responsável fomentou várias iniciativas no âmbito do turismo interno, das quais se destacam o workation, as rotas de turismo religioso e de fé e as viagens a solo – que resultaram num total de 151,45 milhões de viagens domésticas em 2022 e geraram mais de 16 mil milhões de Euros”, destaca a TAT, na informação divulgada.

Já quando desempenhou as funções de vice-governadora para os Produtos e Negócios Turísticos, Thapanee Kiatphaiboon “liderou o programa de certificação Amazing Thailand Safety and Health Administration (SHA), para que os hotéis e serviços cumprissem com normas específicas de saúde e segurança durante o período de rigorosas medidas de controlo da COVID-19”.

Thapanee Kiatphaiboon foi ainda responsável pelo lançamento do regime de vistos turísticos especiais (STV) para promover a reabertura da Tailândia, o que, acrescenta a TAT, “conduziu a regimes de entrada subsequentes, nomeadamente o Phuket Sandbox, que foi reconhecido internacionalmente como o modelo de reabertura do país”.

A nova governadora da TAT recorreu ainda às tecnologias e redes sociais para a promoção e desenvolvimento do turismo na Tailândia, nomeadamente no âmbito do projeto Google Street View, e das redes sociais “Amazing Thailand”.

“Ao longo dos anos, Thapanee Kiatphaiboon dinamizou projetos para vários produtos turísticos, como o turismo de saúde e bem-estar ou o projeto “Sabedoria do Rei para o Turismo Sustentável”, que ganhou o PATA Grand Awards 2018 na categoria de Educação e Formação”, refere ainda a TAT.

A nível académico, Thapanee Kiatphaiboon conta ainda com um mestrado em Ciências pela Universidade de Surrey, no Reino Unido.

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SETCS pede “reflexão conjunta” sobre descida do mercado interno no Algarve

Nuno Fazenda, que falava aos jornalistas à margem do FT Weekend Londres, admitiu que existem sinais de quebra no que diz respeito às dormidas dos turistas nacionais na principal região turística do país.

Considerando que “o turismo doméstico é muito importante”, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apelou no sábado, 2 de setembro, a uma “reflexão conjunta” sobre a quebra do turismo nacional no Algarve este verão.

Nuno Fazenda, que falava aos jornalistas à margem do FT Weekend Londres, admitiu que existem sinais de quebra no que diz respeito às dormidas dos turistas nacionais na principal região turística do país, o que não quer, no entanto, dizer que os portugueses estejam a viajar menos.

“No que diz respeito ao turismo nacional, de facto temos alguns sinais de quebra das dormidas de residentes no Algarve, o que não significa que os portugueses estejam a viajar menos. Podem estar a viajar para outras regiões do país e até para o estrangeiro”, afirmou o governante, citado pela Lusa.

Apesar da descida do número de portugueses no Algarve, Nuno Fazenda também reconheceu que a região registou um aumento de 40% da receita média por quarto, o que indica que os preços do alojamento turístico estão a subir.

“Ora, isso convida a uma reflexão conjunta de instituições, de empresários, de todos, porque o turismo doméstico é muito importante“, vincou, defendendo que “Portugal tem que continuar a cuidar e a valorizar o seu turismo interno”.

Nuno Fazenda falou aos jornalistas num evento que decorreu na capital britânica e que deu a conhecer a oferta de gastronomia e vinhos, assim como de turismo literário nacional, motivo pelo qual o responsável abordou também a importância deste mercado emissor de turistas para Portugal.

No caso dos turistas britânicos, o Algarve continua a ser um dos destinos preferidos, já que cerca de 50% dos turistas deste mercado que visitam Portugal têm como destino a região mais a sul do país, ainda que o fluxo de turistas britânicos também esteja a crescer noutras regiões portuguesas.

“Aquilo que nós queremos do ponto de vista estratégico é continuar a crescer, mas crescer bem, com sustentabilidade e autenticidade e ao longo do território, puxar pelas regiões menos desenvolvidas, mas sem deixar de consolidar os destinos principais Algarve, Lisboa, Porto e Madeira”, explicou, revelando que este mercado “está a crescer de forma muito expressiva noutras regiões, nomeadamente no Alentejo e no Norte, e está também a crescer em outras alturas do ano”.

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Cabo Verde: Santo Antão acolhe 1.ª Conferência Internacional sobre o Turismo de Natureza

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo deste ano de 2023, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes, promove a realização da 1.ª Conferência Internacional do Turismo de Natureza, na Ilha de Santo Antão, no dia 29 de setembro próximo, sob o tema, “Investimentos Verdes como via para a Sustentabilidade do Turismo”.

A realização da 1ª Conferência Internacional do Turismo de Natureza insere-se no âmbito do Programa Operacional do Turismo 2022-2026 (POT), plano setorial, que reflete a visão do Governo para o desenvolvimento e promoção do Turismo em Cabo Verde, sob os princípios norteadores da sustentabilidade, inclusão e diversidade, com vista a posicionar o país como um destino global de Turismo sustentável, inclusivo e diversificado, apostado em potenciar os recursos paisagísticos, humanos e culturais do país em produtos turísticos sustentáveis e de alto valor acrescentado.

Dois dos subprogramas do POT, o da Sustentabilidade e o da Requalificação de Oferta, contemplam projetos de turismo rural e de natureza, identificados como um grupo de segmentos de aposta para a diversificação do produto turístico nacional, e integram um conjunto amplo de iniciativas com o objetivo de estruturar, qualificar e consolidar o produto turístico no espaço rural e na natureza, nas ilhas com maior potencial para o efeito, designadamente, as de Santo Antão, São Nicolau, Santiago, Fogo e Brava.

Em colaboração com parceiros nacionais e internacionais, a conferência será um espaço de reflexão, debate e apresentação de modelos de turismo de natureza, em diferentes contextos e partes do mundo, através da partilha de ideias, experiências e de boas práticas.

Contando com a participação do setor público, empresários, ONGs e a academia, pretende-se aprofundar e consolidar conhecimentos e maior sensibilização dos diferentes stackeholders sobre a importância do Turismo de Natureza. No final da Conferência, será adotado a Declaração de Santo Antão – Eixo do Turismo de Natureza, como um novo portefólio de produtos turísticos de excelência no Turismo em Cabo Verde.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Raul Almeida já tomou posse como novo presidente da TCP e quer criar Conselho Estratégico

As eleições para a TCP decorreram a 26 de julho e elegeram a única lista candidata e que era liderada por Raul Almeida, antigo presidente da Câmara Municipal de Mira. Os novos órgãos sociais da TCP tomaram posse esta sexta-feira, 1 de setembro.

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Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tomaram posse esta sexta-feira, 1 de setembro, numa cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, e na qual Raul Almeida se tornou oficialmente no novo presidente da entidade regional de turismo.

Segundo um comunicado da Turismo Centro de Portugal, a cerimónia de tomada de posse contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, assim como do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.

Na cerimónia e além de saudar o “trabalho notável” realizado por Pedro Machado, Raul Almeida considerou que o novos órgãos sociais da TCP “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística”, uma vez que se tratam de elementos que “vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.

Mas o novo presidente da TCP falou também sobre as medidas que pretende colocar em prática, com destaque para a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que deverá ter “uma função consultiva sobre as estratégias de fundo” que se pretendem implementar na entidade regional de turismo.

Este novo órgão, explicou Raul Almeida, “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, a exemplo das oito Comunidades Intermunicipais regionais, mas também das Universidades e Politécnicos da região, que são representantes do setor privado e das associações.

As prioridades para este mandato passam, segundo o novo presidente, por “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”.

A finalizar o discurso, Raul Almeida lançou ainda um desafio ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e que passa pela atualização do orçamento anual das ERT, algo que, segundo o novo presidente da TCP, “é da mais inteira justiça”.

“É da mais inteira justiça que o trabalho notável que as ERT realizam seja distinguido com uma atualização orçamental, que lhes permita fazer mais e melhor pelo território. Esta é uma necessidade evidente”, disse Raul Almeida, no discurso de tomada de posse.

Já Pedro Machado, que também interveio na cerimónia enquanto presidente cessante, agradeceu a todos os que, durante os seus mandatos, deram “o melhor de si próprios pela causa da Turismo Centro de Portugal” e recordou os valores da ERT, que passam pelo empenho, criatividade, energia, lealdade, solidariedade e confiança.

A cerimónia encerrou depois de um discurso do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que fez um balanço positivo do trabalho desenvolvido pelos órgãos sociais cessantes e deixou votos de que o sucesso continue, respondendo ainda ao pedido de Raul Almeida com a garantia de que o reforço orçamental para as ERT está já previsto para o próximo ano.

Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da TCP marcaram ainda presença representantes do setor privado e empresários do setor da região, a exemplo da APAVT, AHRESP, APECATE, ARAC, AHP, ADHP.

Recorde-se que as eleições para a TCP decorreram a 26 de julho e foram vencidas pela lista única liderada por Raul Almeida, que era, até às eleições, presidente da Câmara Municipal de Mira.

Órgãos sociais da TCP para o mandato 2023-2028:

Comissão Executiva:
Raul Almeida (Presidente)
Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Pedro Machado (Presidente da Mesa)
Vítor Pereira (Secretário da Mesa)

Conselho de Marketing:
Jorge Almeida “Loureiro” (Presidente)
José Francisco Rolo
Carlos Ascensão
Laura Rodrigues
Rodolfo Baldaia de Queirós
Jorge Costa
António Marques Vidal

 

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Turismo de Portugal vai aumentar em 20% apoio às ERT

O Turismo de Portugal (TdP) vai aumentar em 20% o apoio que é atribuído às Entidades Regionais de Turismo (ERT), afirmou, em Coimbra, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.

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“Foi uma decisão que já tomei e que dei nota ao presidente do Turismo de Portugal (TdP) para que haja um reforço de 20% naquilo que é o apoio do Turismo de Portugal às Entidades Regionais de Turismo (ERT)”, disse o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que discursava em Coimbra, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Turismo do Centro de Portugal, que passa a ser presidida por Raul Almeida.

Segundo Nuno Fazenda, “é importante dar mais voz, mais força e mais recursos às regiões”, reconhecendo que se pode ir “mais além” no financiamento das entidades regionais.

O SETCS respondia a Raul Almeida, que no discurso de tomada de posse, defendeu uma atualização orçamental das entidades regionais.

Nuno Fazenda considerou que “as regiões têm um papel fundamental no turismo”, assumindo um “papel importante na afirmação dos seus territórios”.

Durante o seu discurso, o governante notou que o turismo continua a alcançar “resultados históricos” no país, dando nota de que o primeiro semestre de 2023 foi “o melhor semestre de sempre da história do turismo”, crescendo quer em dormidas quer nas receitas turísticas.

No entanto, notou que há alguns problemas, nomeadamente a falta de mão-de-obra no setor.

“Temos de atuar em diferentes dimensões para atrair talento para o setor do turismo e no que diz respeito às qualificações”, notou, considerando que é necessário aumentar o salário médio no setor, que continua abaixo da média da economia nacional.

Para o secretário de Estado, “tem de haver mais esforço para progredir nesse sentido”, apontando também para a captação de mão-de-obra estrangeira para resolver esse problema.

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Turismo de Portugal promove país junto do mercado britânico no FT Weekend Londres

No FT Weekend Londres, o Turismo de Portugal vai dar a conhecer a oferta de  gastronomia e vinhos, bem como de enoturismo e de turismo literário nacionais, com a participação dos chefs Henrique Sá Pessoa e José Avilez, bem como do escritor José Luís Peixoto.

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O Turismo de Portugal participa este sábado, 2 de setembro, no FT Weekend Londres, iniciativa promovida pelo Financial Times e que vai contar com a “presença destacada da marca VisitPortugal com o objetivo de inspirar os britânicos a explorar novas experiências turísticas em Portugal”.

De  acordo com um comunicado enviado à imprensa, este é o segundo ano em que o  Turismo de Portugal se associa a esta iniciativa, que vai decorrer sob o tema “Where Curious Minds Meet”, nos jardins da Kenwood House e com transmissão online.

“Este festival é uma oportunidade para promover o destino Portugal junto de líderes de opinião, artistas, agentes culturais, empresários e executivos de topo de várias áreas, e estimular a curiosidade quanto a novas propostas de viagens e experiências que respondam às aspirações e interesses do turista britânico”, lê-se no comunicado divulgado pelo Turismo de Portugal.

No FT Weekend Londres, o Turismo de Portugal vai dar a conhecer a oferta de  gastronomia e vinhos, bem como de enoturismo e de turismo literário nacionais, de forma a incentivar a visita dos turistas britânicos, bem como a atividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano.

“Esta abordagem está alinhada com a estratégia de promoção do Destino que visa um melhor crescimento do turismo, ao contribuir para a preservação cultural e para a sustentabilidade dos recursos numa ótica responsável, multicultural e transformadora”, explica o Turismo de Portugal.

No FT Weekend Londres, Portugal vai ser apresentado como um “destino que dispõe de uma oferta turística diversificada, talentosa e autêntica”, através de iniciativas que contam com a participação dos chefs Henrique Sá Pessoa e José Avilez, assim como do escritor José Luís Peixoto, e ainda de Danilo Cerqueira, CEO da DMC Tempo-Vip, e Rachel O’Reilly, da KUONI.

“A estes juntam-se Julia Harding, crítica de vinhos, e Alice Lascelles, colunista do FT, para uma prova especial de vinhos portugueses, realçando os diferentes terroirs de norte a sul e ilhas do país, bem como, as unidades que dispõem de enoturismo”, acrescenta o Turismo de Portugal.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “o Reino Unido tem sido historicamente o principal mercado turístico de Portugal”, como mostram os resultados do primeiro semestre de 2023, que indicam crescimentos de 10% em hóspedes e 15% em receitas face a 2019, o que justifica a participação portuguesa neste evento.

“Portugal é o único destino a marcar presença no FT Weekend Festival. É um palco para reforçar a notoriedade do País e das suas regiões junto de um público exigente. Através de experiências turísticas diferenciadas, estamos a cumprir o objetivo de crescer melhor ao longo de todo o ano e em todo o território”, realça o governante.

No FT Weekend Londres, estão previstas quatro sessões dedicadas a Portugal, concretamente a partir das 13h00, no palco Literature and Life, com José Luís Peixoto e sobre o tema “Literary pilgrimages: going to the source”; pelas 14h00, no palco FT Kitchen, o chef Henrique Sá Pessoa ensina a fazer bacalhau; pelas 15h15, no palco Food & Drink, há uma prova de vinho com Julia Harding e Alice Lascelles; bem como às 16h00, no palco Travel, debate-se o tema “Portugal’s culinary journey – from field to table”, com Chef José Avillez, Danilo Cerqueira​ e Rachel O’Reilly.

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André Gomes, Presidente da Região Turismo do Algarve. Loulé, 22 Agosto 2023. FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

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Novo presidente do Turismo do Algarve inicia setembro com reuniões com SETCS e Turismo de Portugal

André Gomes vai reunir com Nuno Fazenda a 4 de setembro, enquanto no dia 7 do mesmo mês será a vez de se reunir com o presidente do Turismo de Portugal para debater “”questões relacionadas com a atividade do mais popular destino de férias nacional”.

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O novo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), André Gomes, vai dar continuidade à ronda de reuniões bilaterais com representantes das principais entidades do setor turístico e, no início de setembro, será a vez do responsável se encontrar com o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, assim como com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

De acordo com uma nota informativa da entidade regional de turismo, André Gomes vai reunir com Nuno Fazenda a 4 de setembro, enquanto no dia 7 do mesmo mês será a vez de se reunir com o presidente do Turismo de Portugal.

Ambas as reuniões vão ter lugar em Lisboa e servem para, segundo adianta a RTA, debater “questões relacionadas com a atividade do mais popular destino de férias nacional” e “para colocar o Algarve na agenda política e alertar para matérias fundamentais ao desenvolvimento da atividade turística na região”.

Recorde-se que André Gomes, que foi eleito presidente da RTA a 13 de junho, tomou posse a 1 de agosto e, desde então, já se reuniu com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros.

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Tall Ships Race 2023 arranca esta quinta-feira em Lisboa

A etapa de Lisboa da Tall Ships Race 2023, evento que conta com a presença de veleiros históricos e atividades turísticas e culturais gratuitas, arranca esta quinta-feira, 31 de agosto, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos.

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A etapa de Lisboa da Tall Ships Race 2023, evento que conta com a presença de veleiros históricos e atividades turísticas e culturais gratuitas, arranca esta quinta-feira, 31 de agosto, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos.

A prova, que se prolonga por quatro dias, conta com a participação de veleiros de 12 nacionalidades diferentes, nomeadamente Dinamarca, Espanha, Itália, México, Polónia, Reino Unido e Uruguai, que vão atracar no Porto de Lisboa e aos quais se vão juntar os portugueses Navio-Escola Sagres e Caravela Vera Cruz.

“Esta edição da Tall Ships Race celebra a primeira circunavegação do mundo por Fernão Magalhães e Sebastián Elcano há mais de 500 anos. Uma expedição sem precedentes que foi uma das mais importantes viagens realizadas na história da navegação marítima”, indica o Porto de Lisboa, em comunicado.

Para Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, “é uma honra e um privilégio receber estes magníficos veleiros e uma competição tão reputada com a Tall Ships Race”.

“Trata-se de um evento de dimensão mundial muito ligado a Lisboa, que já recebeu várias edições desta competição, nomeadamente a primeira em 1956. É também uma oportunidade a não perder para podermos conhecer e visitar estas embarcações históricas, durantes quatro dias, realça o responsável”.

A cerimónia de abertura do evento decorre esta quinta-feira, 31 de agosto, a partir das 17h00, e, ao longo dos quatro dias da prova, é possível visitar os navios e participar nas atividades programadas, que decorrem entre as 10h00 e as 22h00, com exceção do primeiro e último dias, em que a entrada será feita a partir das 14h00, nesta quinta-feira, e até às 13h00, no último dia do evento.

“Entre as várias atividades preparadas para os participantes nas Tall Ships Race, o evento conta com o Desfile de Tripulações, a atuação do Quinteto de Metais da Marinha e a Cerimónia de Entrega de Prémios do Desfile, no dia 1 de setembro”, revela ainda o Porto de Lisboa.

Já o sábado, 2 de setembro, fica marcado pelo Briefing de Comandantes e a atuação do Quarteto de Saxofones da Marinha no Cais da Rocha Conde de Óbidos, enquanto o último dia fica concluído com a Largada dos Navios às 13h30 do Terreiro do Paço, onde iniciam o Desfile Náutico no rio Tejo.

A regata teve início em Falmouth, Reino Unido, nos dias 15 a 18 de agosto, rumou a La Coruña, Espanha, de 24 a 27 de agosto, seguindo para Lisboa. Daqui parte para o destino final, Cádiz, em Espanha, de 7 a 10 de setembro.

Todas as informações sobre a Tall Ships Race 2023 podem ser consultadas aqui.

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Inovação marca tendências para o futuro das viagens de negócios

O mais recente estudo da Mastercard sobre “O Futuro das Viagens de Negócios” apurou que a inovação vai “desempenhar um papel fundamental” para estas viagens, marcando as cinco tendências de futuro para as viagens de negócios.

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O mais recente estudo da Mastercard sobre “O Futuro das Viagens de Negócios” apurou que a inovação vai “desempenhar um papel fundamental” para estas viagens, marcando as cinco tendências de futuro para as viagens de negócios.

“A recuperação das viagens de negócios aconteceu, sobretudo, a partir do segundo semestre de 2022 e até ao início de 2023 e, neste momento, as viagens globais de lazer e negócios já estão a crescer ao mesmo ritmo, com um aumento de 42% face ao ano anterior. Na Mastercard queremos que este processo rumo ao futuro das viagens de negócios seja fácil e seguro para todos, desde fornecedores a viajantes, garantindo às pessoas e organizações o acesso a todas as ferramentas que lhes permitam desenvolver a sua independência financeira com total segurança”, explica Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal.

De acordo com o estudo da Mastercard, há cinco tendências-chave que vão marcar o futuro das viagens de negócios e que passam, nomeadamente, pelo facto destas viagens virem a impulsionar o futuro dos próprios negócios, assim como pela renovação da experiência do viajantes, com simplificação de pagamentos, mas também pela inovação nos processos de viagens e despesas, pela prioridade na gestão de gastos e pelo facto dos critérios de Inteligência Artificial e ESG se tornarem mais importantes.

No que diz respeito à primeira tendência, o estudo da Mastercard apurou que, para 88% dos entrevistados, as viagens de negócios são cruciais para o futuro dos seus negócios, uma vez que se prevê “um aumento do nível de gastos com viagens de negócios para manter formas híbridas de trabalho, pois, caso contrário, a redução dos gastos com estas viagens teria um impacto económico negativo para a empresa e para os seus colaboradores”.

Outra das conclusões deste estudo é que 90% dos entrevistados “concordam que melhorar e automatizar os sistemas de pagamento das viagens simplifica o processo para todas as partes envolvidas”, tendo-se também apurado que a “prioridade dos gestores de viagens de negócios dentro das empresas é obter cartões virtuais móveis para gerir as despesas de viagens de funcionários e não funcionários”.

“Estes cartões são a solução para tornar as viagens de negócios e as suas despesas agregadas uma experiência mais fácil, ágil e flexível. No entanto, 1 em cada 3 gestores de viagens corporativas relatam que os funcionários da sua organização utilizam cartões pessoais para reservar viagens, resultando em problemas de visibilidade de gastos e perda de recompensas de viagens para as empresas”, acrescenta o comunicado sobre o estudo da Mastercard.

Prioridade é também a gestão dos gastos, ou seja, os gestores querem poder visualizar os gastos em tempo real das empresas, com 91% dos entrevistados a afirmar que nos próximos cinco anos “será comum (47%) ou um elemento diferenciador (44%) o envio de alertas de despesas em tempo real aos viajantes de negócios para contribuir para uma melhor gestão orçamental ou evitar despesas desnecessárias”.

Além destas conclusões, o estudo estima também que os critérios de Inteligência Artificial e ESG vão tornar-se mais importantes, pelo que os “sistemas inteligentes que automatizam processos na organização de viagens e despesas de negócios, bem como práticas empresariais sustentáveis para compreender o impacto das emissões de carbono das mesmas, são os principais elementos diferenciadores para o futuro”.

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