Portugal e Brasil estabelecem parceria para trocar experiências e aumentar fluxos turísticos
O Turismo de Portugal e a Embratur – Agência Brasileira para a Promoção Internacional do Turismo assinam este sábado, 22 de abril, um acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”.
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O Turismo de Portugal e a Embratur – Agência Brasileira para a Promoção Internacional do Turismo assinam este sábado, 22 de abril, um acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”.
Esta parceria, que segundo comunicado da Embratur, visa “ampliar o fluxo de turistas entre o Brasil e Portugal”, vai ser formalizada durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira, a decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e com a participação dos Presidentes do Brasil e de Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.
“O acordo prevê a colaboração técnica entre as entidades dos dois países e formaliza a partilha de dados e tecnologia de informação, bem como o intercâmbio de experiências positivas de ações de promoção do turismo, de inovação e de sustentabilidade”, indica a Embratur.
O acordo visa ainda o “planeamento e execução de estratégias de promoção que aumentem o fluxo de turismo entre os dois países”, uma vez que, em 2022, Portugal recebeu cerca de um milhão de turistas brasileiros, enquanto o Brasil foi visitado por perto de 150 mil portugueses.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, este é um acordo positivo para o Brasil e para Portugal, uma vez que a “estratégia de atuação conjunta” visa “promover uma conexão entre os dois países”, com base nos culturais, língua, culinária e várias outras características que Brasil e Portugal partilham.
“Temos muito que trocar, aprender e ensinar, para fortalecer o turismo internacional nos dois países”, acrescenta Marcelo Freixo, sublinhando que, além de aumentar o número de portugueses no Brasil, este acordo vai também permitir “incorporar a tecnologia de dados e trocar experiências sobre a promoção internacional” com Portugal.
“Portugal passou de 10 milhões para 27 milhões de turistas por ano numa década, existem referências muito positivas no trabalho lá desenvolvido que podemos adaptar para a realidade brasileira”, lembra ainda o presidente da Embratur.
Esta parceria prevê ainda que, num prazo de 30 dias, seja apresentado um plano de atividades com as ações que devem ser realizadas nos próximos quatro anos, que correspondem ao período de vigência deste acordo.