Portugal entre os países com maior contribuição do turismo no VAB na UE
De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo setor do turismo ultrapassou os 572 mil milhões de euros no ano de 2019. A participação do turismo no VAB, em Portugal, é um dos mais altos da UE.

Publituris
Conselho de Ministros aprova resolução para “mitigar constrangimentos operacionais no AHD”
Lisboa sobe ao 6.º lugar no movimento de passageiros na Europa em 2022
Turismo de Portugal com novas vertentes de atuação
Conflito Israel/Gaza afeta percepção de segurança em todos os países árabes e muçulmanos, apura estudo
Nova promoção da Binter tem preços desde 60,55 euros para voar entre a Madeira e as Canárias
Governo Regional dos Açores suspende privatização da Azores Airlines devido a instabilidade política
AHETA: Taxa de ocupação por quarto no Algarve volta a subir em novembro deste ano
Turkish Airlines cresce 4,1% e transporta seis milhões de passageiros em novembro
MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2026
Nova Edição: Aeroporto em Alcochete, bTd Travel, Cuba, Costa Cruzeiros, FITUR e MICE em Praga
Em 2019, último ano antes da pandemia de COVID-19, ter atingido fortemente o setor do turismo, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) gerado diretamente pelo setor ascendeu a cerca de 572 mil milhões de euros, ou 5% do Valor Acrescentado Bruto total na economia da União Europeia (UE).
Entre os países para os quais existem dados disponibilizados pelo Eurostat, as maiores participações do turismo no VAB total foram observadas na Croácia (11%), Portugal (8%), Espanha (7%), Itália (6%) e Áustria (5%).
Em termos absolutos, o maior VAB direto do turismo foi gerado na Alemanha (124 mil milhões de euros), seguido pela Itália (100 mil milhões) e França (87 mil milhões), tendo Portugal atingido um valor ligeiramente acima dos 15 mil milhões de euros.
Com base nos dados de 2020, para cerca de metade dos países da UE, o VAB direto total caiu 184 mil milhões de euros (32% em relação a 2019) durante o primeiro ano afetado pela pandemia, causando uma diminuição da participação do setor de turismo na economia (-1 ponto percentual). Esta queda a nível anual correspondeu a 500 milhões de euros de menos VAB direto diário em 2020 face a 2019.
O declínio do setor do turismo está alinhado com as estimativas anteriores das contas nacionais. Em 2020, entre os 64 setores da economia, três dos quatro que tiveram queda superior a 25% no VAB estavam relacionados ao turismo: serviços de viagens (-67% em relação a 2019), transporte aéreo (-66%) e hotelaria (-41%).