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Agentes de viagens (re)descobrem a Tailândia pelo paladar

Numa iniciativa do operador turístico Icárion, com o mote “conhecer, sentir e saborear”, vários agentes de viagens tiveram, este sábado, em Lisboa, a possibilidade de (re)descobrir a Tailândia pelo paladar. O evento contou com a colaboração da Emirates, do Turismo da Tailândia e da Embaixada daquele país em Portugal.

Carolina Morgado
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Agentes de viagens (re)descobrem a Tailândia pelo paladar

Numa iniciativa do operador turístico Icárion, com o mote “conhecer, sentir e saborear”, vários agentes de viagens tiveram, este sábado, em Lisboa, a possibilidade de (re)descobrir a Tailândia pelo paladar. O evento contou com a colaboração da Emirates, do Turismo da Tailândia e da Embaixada daquele país em Portugal.

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Este foi o pontapé de saída para um conjunto de iniciativas que o operador turístico Icárion quer levar a cabo ao longo do ano denominada “Viaje com o Paladar”. Neste caso, além de tomarem contacto com o destino Tailândia, com a suas potencialidades turísticas e culturais, com a vasta programação do operador turístico para o destino (mais de 200 programas para a Tailândia e da oferta de voos da Emirates, os agentes de viagens puseram ainda literalmente “as mãos na massa” aprendendo e confecionando alguns pratos tradicionais tailandeses com a ajuda de um chefe do Restaurante SiamSquare, em Lisboa, e saboreá-los mais tarde à mesa.

Como dizia Pedro Barbosa, Sales Manager Portugal, “iniciámos uma nova perspetiva de promoção dos nossos destinos através da sua gastronomia, de forma a ter um maior conhecimento da sua identidade”.

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Já Duarte Correia, Managing Director do grupo World2Meet em Portugal, destacou que este projeto vai decorrer ao longo do ano noutros restaurantes e com outros destinos, sobretudo os de maior referência na programação da Icárion.

A iniciativa insere-se, igualmente, na Semana da Tailândia que a Icárion está a promover até ao próximo dia 23 de abril, com condições especiais de venda. Neste âmbito está também incluída a oferta de uma refeição típica em Banguecoque, com um menu de degustação de comida tailandesa num local central da capital tailandesa, bem como uma brochura online especial só com a oferta de voos da Emirates para aquele destino do Sudeste Asiático.

Contamos publicar toda a reportagem deste evento na próxima edição do Publituris. 

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Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares

Se for eleita, a mexicana Gloria Guevara, uma das candidatas a secretária-geral da UN Tourism, compromete-se a organizar uma Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares.

Gloria Guevara, Londres, candidata a secretária-geral da UN Tourism (Turismo da ONU), comprometeu-se a organizar uma Cimeira Global de Investimento que desbloqueará milhares de milhões de dólares em novas iniciativas para impulsionar África, Ásia, Europa, Oceânia e as Américas.

Caso seja eleita pelos Ministros do Turismo na sessão do Conselho Executivo da UN Tourism, que terá lugar no final de maio, Gloria Guevara revelar pretender organizar a “nos seis meses seguintes à tomada de posse, em janeiro de 2026”.

Com mais de 35 anos de experiência ao serviço do setor do turismo, Gloria Guevara refere que “o setor privado tem milhares de milhões de dólares prontos para investir em novos projetos inovadores no turismo mundial, seja em hotéis, experiências, atrações ou outras iniciativas sustentáveis. Ao contrário de outros candidatos, não acredito que se ganhe algo ao apresentar números sem fundamento apenas para gerar manchetes”.

Assim, diz que “reunirá Ministros com líderes do setor privado para desbloquear oportunidades reais – projetos realistas, entusiasmantes e transformadores”, salientando que a UN Tourism tem “um papel único como plataforma unificadora para a cooperação”.

Refira-se que existem seis candidatos estão oficialmente a concorrer ao cargo de secretário-geral da UN Tourism, de acordo com comunicação dirigida aos estados-membros da organização: Muhammad Adam do Gana, Shaikha Al Nowais dos Emirados Árabes Unidos, Habib Ammar da Tunísia, Gloria Guevara do México, Harry Theoharis da Grécia e o atual secretário-geral, Zurab Pololikashvili da Geórgia.

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Maioria dos franceses está a pensar viajar este verão e apenas 23% diz que vai ficar em casa

Um estudo da Ipsos.Digital conduzido para a Alliance France Tourisme e publicado esta quarta-feira revela que maioria dos franceses diz que está a apensar viajar este verão para uma estadia de pelo menos uma semana.

A pesquisa realça que, apesar do contexto internacional conturbado e do clima económico incerto, o desejo de tirar férias continua profundamente enraizado na maioria dos franceses:  50% tem certeza de que vai viajar, 27% ainda não tem planos, enquanto 23% diz que não vai sair, principalmente entre moradores de áreas rurais (31%), idosos (27%) e pessoas de baixo rendimento (32%).

Além disso, os franceses que estão a pensar sair de férias este verão o farão com um orçamento controlado, para um valor médio estimado em 1.820 euros. Dentro desta média, algumas disparidades foram detetadas pelo estudo: 31% dos turistas planeiam gastar menos de 1.000 euros, 33% visam entre 1.000 euros e 2.000 euros, e apenas 16% ultrapassarão os 3.000 euros.

A inflação continua a ser um fator importante nos planos: 39% dos franceses que planeiam viajar na próxima temporada alta dizem que querem reduzir o seu orçamento para férias, principalmente restringindo os chamados gastos não essenciais, 70% dizem que pretendem limitar restaurantes, compras ou atividades, ou encurtando a duração das suas estadias (30%).

A França continua a ser destino preferido de 68% dos turistas, principalmente idosos (74% dos que têm entre 55 e 75 anos). A Europa atrai 26% dos futuros turistas, especialmente jovens (34% dos jovens de 18 a 34 anos), e 13% planeiam viajar para fora da Europa.

Em termos de alojamento, os franceses preferem alugueres sazonais individuais (39%), seguidos de hotéis (26%) e alojamento gratuito em casa de familiares (20%). O camping mantém os seus clientes fiéis, citados por 17% dos entrevistados para estadias longas, principalmente entre aqueles que viajam pela França (21%).

“Workation” (trabalhar num local de férias) atrai 24% dos turistas, um número que sobe para 45% entre jovens de 18 a 34 anos. As mini-férias, estadias de menos de uma semana, também estão em alta, já que 13% pretendem fazê-las com mais frequência, especialmente entre aqueles as categorias socioprofissionais mais altas e com altos rendimentos.

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Marrocos contabiliza 5,7 milhões de visitantes até final de abril

Marrocos recebeu 5,7 milhões de turistas durante os primeiros quatro meses de 2025, um aumento de 23% face ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária.

Em comunicado oficial, citado pela imprensa marroquina, o Ministério realçou que o país “registou um desempenho excecional, com um milhão de visitantes adicionais em apenas quatro meses, resultados que o posicionam entre os destinos turísticos mais dinâmicos do mundo”, para avançar que, só em abril, foram verificadas 1,7 milhão de chegadas, um crescimento de 27% em relação a abril de 2024, “o que demonstra uma atratividade turística agora menos dependente das temporadas tradicionais.”

A ministra do Turismo, Fatim-Zahra Ammor, comenta estes resultados e afirma que “um milhão de visitantes a mais no início do ano, um período normalmente mais tranquilo, é um sinal forte para as perspectivas do turismo para 2025.”

A imprensa local cita ainda a governante que indica que este crescimento notável é fruto do roteiro turístico implementado sob a liderança do rei Mohammed VI, “uma estratégia que promove os pontos fortes do Marrocos e, ao mesmo tempo, estabelece as bases para o desenvolvimento sustentável do setor”, disse.

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Foto: The Walt Disney Company
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Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi

A The Walt Disney Company e a Miral anunciaram ter chegado a acordo para a construção do sétimo parque temático Disney em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), mais concretamente, na ilha de Yas.

Victor Jorge

Depois de Orlando, Califórnia, Paris, Tóquio, Hong Kong e Xangai, a The Walt Disney Company anunciou o sétimo parque temático a ser construído em Abu Dhabi, tornando-se no primeiro complexo de parques temáticos da empresa no Oriente Médio.

Sem divulgar quando ficará pronto e nem qual o seu nome oficial, sabe-se que o futuro parque Disney ficará localizado na ilha de Yas onde já figuram o Ferrari World, o Waterworld, o Warner Bros. World e o Sea World.

Certo é que a construção do parque ficará sob responsabilidade da Miral, o principal criador de destinos e experiências imersivas em Abu Dhabi, destacando Robert A. Iger, Chief Executive Officer da The Walt Disney Company, e Mohamed Khalifa Al Mubarak, Chairman da Miral, que “os Emirados Árabes Unidos estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, o que os torna um importante ponto de entrada para o turismo”.

Já Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, refere no site da Disney que “o nosso resort em Abu Dhabi será o destino mais avançado e interativo do nosso portefólio. A localização do nosso parque é verdadeiramente única – situado junto a uma deslumbrante zona ribeirinha – o que nos permitirá contar as nossas histórias de formas totalmente novas. Este projeto irá chegar a um público completamente novo, acolhendo mais famílias do que nunca para viverem a magia da Disney. No fundo, será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.”

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Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show

A Marina de Vilamoura volta a ser o palco privilegiado para a apresentação das principais novidades do setor náutico. A 28ª edição do International Boat Show terá lugar entre os dias 7 e 15 de junho de 2025, das 11h00 às 21h00, com entrada livre.

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Esta edição, organizada conjuntamente pela Marina de Vilamoura e FIL – Feira Internacional de Lisboa aposta nos novos lançamentos das principais marcas, inovações tecnológicas e experiências exclusivas, reunindo os principais protagonistas da indústria náutica nacional e internacional.

Desde 1997, este evento tem contribuído para afirmar Vilamoura como um destino de excelência na náutica de recreio, e este ano, a organização promete que não será exceção, já que a maior marina do país proporciona condições únicas para a exposição de embarcações na água, num formato que respeita os mais altos padrões internacionais

O Marina de Vilamoura International Boat Show atrai empresas líderes do setor, que aproveitam o evento para apresentar embarcações novas e seminovas (brokerage), assim como as últimas novidades em acessórios, equipamentos e serviços integrados. As reservas de espaço já começaram e a expectativa aponta para uma edição com participação recorde.

Todos os anos, o evento recebe compradores, investidores, media, reguladores, entusiastas da náutica e público em geral, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro entre profissionais e apaixonados pelo mar.

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Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território

O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Real de Santo António (VRSA), é um documento orientador que estabelece a visão, os objetivos e as ações prioritárias para posicionar o concelho como um destino turístico mais competitivo, atrativo e sustentável. São 38 iniciativas para concretizar até 2030.

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A sessão de apresentação do documento, que aconteceu em Monte Gordo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, do vice-presidente, Ricardo Cipriano, e do restante executivo, e reuniu dezenas de empresários e profissionais ligados ao setor do turismo e da restauração. A apresentação técnica esteve a cargo do IPDT – Turismo e Consultoria, parceiro na elaboração do plano.

O plano, de acordo com a autarquia, resulta de um processo participado, que envolveu a auscultação da comunidade local e dos agentes económicos do setor. O objetivo foi garantir que o documento final refletisse as necessidades reais do território e propõe respostas ajustadas à identidade de Vila Real de Santo António.

Segundo a estratégia traçada, o concelho deve afirmar-se como um destino turístico de excelência, capaz de gerar valor durante todo o ano, com base na valorização dos seus recursos naturais e culturais, na qualificação da oferta e na diversificação das experiências propostas aos visitantes.

A ação prevista está estruturada em quatro eixos estratégicos:  Governança e sustentabilidade; Qualificação e valorização territorial; Promoção e comunicação; e Inovação e empreendedorismo.

Estes eixos definem a linha de rumo para os próximos anos e enquadram um conjunto ambicioso de sete grandes objetivos estratégicos, entre os quais se destacam o reforço da notoriedade de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico, a captação de investimento privado, a redução da sazonalidade da procura, a qualificação dos profissionais do setor, a promoção da transformação digital, a valorização do património identitário, e o equilíbrio entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental.

Para dar corpo a esta estratégia, o plano define três grandes programas de ação, que se desdobram em 38 iniciativas estratégicas e que incluem, nomeadamente o reforço da promoção do destino em mercados prioritários, a criação de novas experiências turísticas, com enfoque em produtos náuticos, culturais e de natureza, a dinamização da marca turística do concelho, a valorização da Baía de Monte Gordo e do património do Guadiana e a estruturação de redes e parcerias estratégicas com operadores e entidades regionais.

O apoio ao empreendedorismo e à inovação nos setores relacionados com o turismo e o compromisso político com uma estratégia de longo prazo são outras matérias consideradas fundamentais pelo novo plano, cuja implementação será feita de forma faseada, com avaliações periódicas e espaço para adaptação à evolução do setor. O município compromete-se com uma ação coordenada, sustentável e em proximidade com a comunidade, apostando numa nova etapa para o turismo local.

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Faturação do setor da restauração cresceu 5,2% em 2024, apura Informa D&B

A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, segundo uma análise setorial da Informa D&B.

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A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, avança uma análise setorial da Informa D&B, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira, 6 de maio.

De acordo com a análise da consultora, entre os fatores que impulsionaram esta evolução estão “o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços”.

Os dados da Informa D&B mostram que os restaurantes com serviço de mesa têm a maior parte do volume de negócios, com 3 750 milhões de euros, enquanto o segmento de fast food continua a ganhar quota de mercado, representado 29% do total em 2024, com 1 640 milhões de euros.

Já as vendas dos autosserviços tradicionais ascenderam a 205 milhões de euros, um acréscimo de 5% face ao ano anterior.

Nesta análise, a Informa D&B nota que o “setor de restauração mostra um elevado grau de atomização empresarial, sendo a oferta constituída maioritariamente por operadores independentes e de pequena dimensão, nos quais a propriedade do capital coincide habitualmente com a gestão da empresa”, ainda que, nos últimos anos, exista uma “tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias, tanto de fast food como de outro tipo de restauração”.

Em 2023, acrescenta a Informa D&B, havia em Portugal 34 538 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

Já as cinco principais empresas, por volume de negócios, detinham em 2024 uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto a das 10 principais era de 20%.

 

 

 

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4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial realiza-se no Algarve

Portimão e São Brás de Alportel foram os locais escolhidos para o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial a realizar nos dias 13 e 14 de maio.

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O Algarve vai acolher, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), que terá lugar em Portimão e São Brás de Alportel.

O evento reúne representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao Turismo Industrial, com o objetivo de promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo.

O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor. Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.

O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.

De referir que o Algarve conta, atualmente, com 22 parceiros na rede nacional, que integra mais de 200 recursos em todo o país.

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Portugal patrocina 10.º aniversário do Espaço Luxury do Festuris 2025

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado decorre entre 6 e 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, sob o tema “Reimaginando o Amanhã” e espera a participação de mais de 15 mil profissionais de turismo.

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Portugal vai patrocinar a “celebração do décimo aniversário” do Espaço Luxury da 37ª edição Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorre entre 6 a 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela organização do certame, o Espaço Luxury tem já cerca de 70% da sua área comercializada, o que reafirma “o Festuris como um dos principais encontros do turismo segmentado na América Latina”.

“Nesta edição, além de celebrar seu crescimento e consolidação, o Espaço Luxury comemora 10 anos de bons negócios. São 10 anos apostando em conexões estratégicas e encontros de alto nível que proporcionam aos expositores acesso exclusivo a buyers nacionais e internacionais especializados no segmento premium, todos selecionados”, lê-se no comunicado divulgado.

A organização diz também que países como Espanha e Argentina “estão investindo forte” no Espaço Luxury, que vai contar também com uma “parceria revigorada com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association)”.

“A nossa ideia é causar impacto. Estamos num momento marcante para o Luxury, planeando um layout instigante e com experiências para quem estiver connosco. Vamos agregar novas marcas, trazer ações culturais e seguir olhando com atenção para o tema da sustentabilidade e hospitalidade”, antecipa Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além de patrocinar o aniversário do Espaço Luxury, Portugal vai também ser o convidado de honra da próxima edição do Festuris, depois de um convite formalizado durante a BTL pelos responsáveis pela feira de turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que foi prontamente aceite por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a 37.ª edição do Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, sob o tema “Reimaginando o Amanhã”, sendo esperada a participação de mais de 15 mil profissionais do turismo.

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Turismo da ONU quer incorporar moda no turismo cultural

O Turismo da ONU e a Università della Svizzera Italiana fazem parceria para incorporar produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios no turismo cultural.

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O Turismo da ONU indica que os destinos estão a concentrar-se cada vez mais na moda para melhorar as experiências turísticas e empoderar as comunidades locais, especialmente entre as populações indígenas, bem como criadores e empresas de pequena escala.

No entanto, como deixa claro um novo relatório da ONU Turismo e da Università della Svizzera Italiana (USI) – universidade pública suíça com 4.500 alunos e 1.400 professores e pesquisadores de mais de 110 países, os próprios turistas ainda precisam ter maior conscientização sobre o comportamento responsável e apreciação mais profunda por contextos culturais específicos, através de educação e engajamento.

As duas entidades confirmam que apesar do crescimento da globalização e do comércio eletrónico, produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios, ainda têm maior valor quando adquiridos nos seus destinos de origem, para reforçar que esses itens são mais do que souvenirs — são poderosos contadores de histórias que conectam os viajantes à cultura, à história e à identidade dos lugares que visitam.

Com base em estudos de casos de 11 países (Indonésia, Itália, Líbano, México, Nigéria, Peru, República da Coreia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça e Tanzânia), o relatório mostra como a moda e o turismo estão interligados para valorizar criadores locais e atrair públicos diversos.

Neste sentido, a análise sugere recomendações sobre como criar sinergias benéficas para todos entre os principais participantes do setor da moda e do turismo, promove ferramentas que criam um ambiente propício para que essas partes interessadas cocriem novos produtos, ao mesmo tempo que aborda estratégias de marketing, branding e princípios de sustentabilidade.

Por outro lado, o documento deixa clara a necessidade de conscientizar os turistas, incentivando comportamentos responsáveis ​​e uma apreciação mais profunda de contextos culturais específicos.

Ao misturar expressões de moda tradicionais com inovação, esses exemplos mostram diferentes maneiras pelas quais as indústrias criativas podem servir como uma ferramenta para oportunidades comerciais, crescimento inclusivo e intercâmbio cultural em todo o mundo.

 

 

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