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Transportes

Aeroportos nacionais crescem acima da pré-pandemia em passageiros e aeronaves em fevereiro

Segundo o INE, em fevereiro, registou-se o desembarque médio diário de 73,6 mil passageiros nos aeroportos nacionais, valor que foi “significativamente superior ao registado em fevereiro de 2022”, quando este indicador correspondia a 47,8 mil passageiros.

Inês de Matos
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Aeroportos nacionais crescem acima da pré-pandemia em passageiros e aeronaves em fevereiro

Segundo o INE, em fevereiro, registou-se o desembarque médio diário de 73,6 mil passageiros nos aeroportos nacionais, valor que foi “significativamente superior ao registado em fevereiro de 2022”, quando este indicador correspondia a 47,8 mil passageiros.

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No segundo mês do ano, os aeroportos nacionais receberam 15,2 mil aeronaves em voos comerciais e quatro milhões de passageiros, valores que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), ficaram 2,7% e 8,0%, respetivamente, acima de mês homólogo de 2020, ainda antes da chegada da pandemia da COVID-19 a Portugal.

Em comparação com 2022, os crescimentos foram ainda mais significativos, até porque em fevereiro do ano passado, a variante Ómicron da COVID-19 ainda era uma ameaça, o que permite que no segundo mês de 2023 se registem crescimento de 31,1% no número de aeronaves aterradas nos aeroportos nacionais e de 55,6% nos passageiros movimentados.

Os dados do INE mostram também que o tráfego internacional está de regresso a Portugal, uma vez que, em fevereiro, 81,4% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais correspondiam a tráfego internacional, que somou 1,7 milhões de passageiros, sendo 68,6% do total de passageiros de origem europeia, o que corresponde a um aumento de 47,6% face a fevereiro de 2022.

Já o continente americano foi o destino de origem de 8,1% do total de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais no segundo mês de 2023, correspondendo à segunda principal origem dos passageiros contabilizados.

Segundo o INE, em fevereiro, registou-se o desembarque médio diário de 73,6 mil passageiros nos aeroportos nacionais, valor que foi “significativamente superior ao registado em fevereiro de 2022”, quando este valor correspondia a 47,8 mil passageiros, traduzindo um aumento de 54,1%, assim como uma subida de 13,1% face ao verificado em fevereiro de 2020, quando o total estava nos 65,1 mil passageiros.

No que diz respeito aos passageiros embarcados nos aeroportos nacionais, 80,4% correspondeu a tráfego internacional, num total de 1,6 milhões de passageiros, sendo que também neste indicador o principal destino eram aeroportos europeus, representando 68,0% do total, num crescimento 50,8% face a fevereiro de 2022

Tal como nos passageiros desembarcados, também nos embarcados no aeroportos nacionais o continente americano foi o segundo principal destino, correspondendo a 8,1% do total.

Por países e considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos realizados nos aeroportos nacionais em janeiro e fevereiro de 2023, registando crescimentos de 51,3% e 52,5%, respetivamente.

Já Espanha e Reino Unido alternaram entre a segunda e a terceira posição “consoante país de origem ou de destino dos voos”, diz o INE, que coloca a Alemanha na quarta posição, seguida do Brasil como principal país de origem e da Itália, enquanto país de destino dos voos.

Por aeroportos, nos primeiros dois meses de 2023, o destaque foi para o aeroporto de Lisboa, que movimentou 56,3% do total de passageiros, percentagem que corresponde a 4,5 milhões de passageiros e traduz um aumento de 71,1% face a igual período do ano passado e de 4,5% face aos dois primeiros meses de 2020.

Já o aeroporto de Faro movimentou 599 mil passageiros, tendo aumentado 59,1% face a igual período do ano passado e 9,2% face ao acumulado de janeiro e fevereiro de 2020.

No aeroporto do Porto, que concentrou 22,8% do total de passageiros movimentados, houve ainda um aumento de 66,4% em comparação com os dois primeiros meses do ano passado, assim como de 3,0% face a igual período de 2020.

O aeroporto da Madeira, foi, contudo, o terceiro aeroporto nacional com “maior movimento de passageiros considerando os dois primeiros meses de 2023”, indica o INE, que revela que esta infraestrutura aeroportuária contabilizou 636,0 mil passageiros, o que corresponde a uma subida de 82,9%, valores que o colocam à frente do aeroporto de Faro.

 

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Green Breeze alia luxo e sustentabilidade nas águas da Costa de Setúbal, Tróia e Arrábida

A Green Breeze, especializada em aluguer de iates e barcos de luxo na região do Estuário do Sado, Tróia e Serra da Arrábida, oferece uma navegação mais sustentável e de luxo. Com um compromisso com o meio ambiente, a empresa destaca-se por possuir o único iate híbrido da região, proporcionando uma experiência única e ecológica aos seus clientes.

Em modo 100% elétrico o Greenline 48 consegue fazer entre uma e duas horas de navegação permitindo assim uma perfeita interação com o meio ambiente e motivando muitas vezes a visita dos golfinhos que habitam nas águas do estuário do Sado.

A Green Breeze integra a inovação ecológica no coração das suas operações: o iate híbrido Greenline 48 Fly Hybrid, representa o futuro da navegação sustentável, combinando tecnologia de ponta com práticas amigas do ambiente.

No futuro e como explica Joana Poças, Managing Director da empresa, “queremos alargar a nossa frota e ter um barco 100% elétrico”.

Para complementar a oferta de luxo, a Green Breeze reforçou as suas parcerias com os melhores restaurantes e hotéis da região. “Os nossos clientes têm a oportunidade única de desfrutar de produtos da região a bordo, desde um exclusivo vinho Ermelinda de Freitas ao saboroso queijo de Azeitão”, explica o responsável, reafirmando que, estas parcerias “não só enriquecem a experiência a bordo, como também apoiam a economia local e promovem a excelência gastronómica da região”.

A maioria dos clientes da empresa são turistas vindos dos EUA, mas também conta com muitos franceses. Contudo, “gostaríamos que cada vez mais portugueses pudessem desfrutar deste tipo de experiências exclusivas e de luxo que o nosso país tem para oferecer.” acrescenta Joana Poças.

A Green Breeze oferece uma frota diversificada de iates e barcos de luxo, cada um equipado com comodidades de primeira classe. A bordo, os clientes podem desfrutar de serviços exclusivos, incluindo catering gourmet, degustações de vinhos locais, fotografias profissionais e muito mais.

A marca oferece passeios personalizados ao longo da costa de Setúbal, com vistas para a Serra da Arrábida, as praias de Tróia e as águas da Arrábida. Cada experiência é adaptada aos desejos dos clientes, seja para uma celebração especial, um evento corporativo ou uma escapadela romântica. No que diz respeito a serviços, contam-se desde uma viagem de 3 horas para assistir ao pôr do sol a bordo, um passeio de meio-dia ou de dia inteiro e até um fim de semana ou uma semana completa, com valores de experiências que começam nos 850 euros.

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Lucros da Ryanair caem 46% no 1.º trimestre

A Ryanair apresentou, no primeiro trimestre de 2025 (terminado a 30 de junho de 2024), lucros de 360 milhões de euros, uma quebra de 46% face aos 663 milhões de igual período do exercício anterior. No que diz respeito ao número de passageiros transportados, registou, no entanto, um aumento de 10%, alcançando os 55,5 milhões.

No primeiro trimestre do exercício 2025 (terminado a 30 de junho de 2024), a Ryanair registou uma quebra nos lucros, passando de 663 milhões de euros para 360 milhões de euros, representando uma descida de 46%.

As receitas também registaram uma descida, embora mais ligeira, de 1%, totalizando 3,63 mil milhões de euros contras os 3,65 mil milhões de euros de período homólogo do exercício transato, sendo que as receitas regulares diminuíram 6% para 2,33 mil milhões de euros, e as vendas acessórias (Ancillary) aumentaram 10% para 1,3 mil milhões de euros (cerca de 23,40 euros por passageiro).

Já os custos operacionais, aumentaram em 11%, passando os 2,94 mil milhões de euros, no final de junho de 2023, para 3,26 mil milhões de euros no sexto mês de 2024.

A companhia lowcost liderada por Michael O’Leary informa ainda que o número de passageiros transportados passou de 50,4 milhões, no final do primeiro trimestre do exercício de 2024, para 55,5 milhões no final do primeiro trimestre do exercício de 2025, representando um acréscimo de 10%, embora o load factor tenha descido um ponto percentual (p.p.), de 95% para 94%.

Em comunicado, Michael O’Leary destaca o aumento do número de passageiros transportados, “apesar dos múltiplos atrasos na entrega de aviões por parte da Boeing”.

“O grupo Ryanair tinha 156 B737 Gamechangers a 30 de junho e esperamos aumentar este número para mais de 160 até ao final de julho (menos 20 do que as entregas contratadas)”, avança a companhia, referindo que “registámos uma melhoria na qualidade e frequência das entregas durante o 1.º trimestre”. Embora reconheça o “risco de as entregas da Boeing atrasarem ainda mais”, a Ryanair espera garantir a entrega “atempada” dos restantes 50 aviões da Boeing antes do verão de 2025.

“Este verão, estamos a operar o nosso maior programa de sempre com mais de 200 novas rotas (e cinco novas bases)”, assinalando o prolongamento do contrato de aluguer operacional, até 2028, de três A320 com a Lauda, ao mesmo tempo que “continuaremos também a receber B737 até agosto e setembro, apesar de não podermos programar estes aviões para os voos de pico do verão”, diz a Ryanair no comunicado.

“Prevemos que a capacidade europeia de voos de curta distância permaneça limitada durante alguns anos, uma vez que os operadores de A320 estão a efetuar importantes reparações de motores P&W, os fabricantes se debatem com atrasos nas entregas e a consolidação das companhias aéreas prossegue, incluindo a aquisição da ITA (Itália) pela Lufthansa, recentemente aprovada, a aquisição adiada da Air Europa (Espanha) pela IAG e a venda iminente da TAP (Portugal)”.

Mantendo o objetivo de transportar 300 milhões de passageiros no ano fiscal de 2034, a Ryanair indica que os volumes de combustível para o ano fiscal 2025 estão cobertos em 75%, admitindo poupanças superiores a 450 milhões de euros. Além disso, revela que, “aproveitando a recente fraqueza do preço do petróleo”, a companhia aumentou a cobertura de combustível para o ano fiscal 2026 para quase 45%, assinalando que “esta forte posição de cobertura ajuda a isolar o grupo da volatilidade significativa dos preços dos combustíveis”.

Para o restante exercício de 2025, a Ryanair prevê que o tráfego de passageiros cresça 8%, podendo atingir os 200 milhões, “desde que não se registem atrasos na entrega dos Boeing”.

“Embora a procura no 2.º trimestre seja forte, os preços continuam a ser mais baixos do que esperávamos, e esperamos agora que as tarifas do destes próximos três meses sejam materialmente mais baixas do que no verão passado. O resultado final do primeiro semestre está, no entanto, totalmente dependente das reservas e das receitas finais em agosto e setembro. Como é normal nesta altura do ano, temos uma visibilidade quase nula do terceiro e quarto trimestres, embora o quarto trimestre não beneficie da Páscoa antecipada do ano passado”.

Assim, conclui, “é demasiado cedo para fornecer uma orientação significativa para os lucros do exercício de 2025, embora esperemos poder fazê-lo nos nossos resultados do primeiro semestre, em novembro. O resultado final de 2025 continua sujeito a evitar desenvolvimentos adversos durante o exercício, especialmente devido aos conflitos contínuos na Ucrânia e no Médio Oriente, à repetida falta de pessoal e restrições de capacidade do ATC ou a novos atrasos na entrega da Boeing”.

 

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TACV espera receber mais um avião na próxima semana

A TACV espera receber, no início da próxima semana, um aparelho ATR 72-600, que pode transportar até 70 passageiros e que, segundo a companhia aérea, vai ser usado para dar resposta ao aumento da procura que se regista este verão, incluindo nos voos interilhas.

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A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), companhia aérea de bandeira de Cabo Verde, espera receber um novo avião no início da próxima semana, aparelho que vai aumentar para três o número de aviões operados pela companhia aérea cabo-verdiana.

De acordo com informação avançada pela Lusa, este novo avião é um aparelhos ATR 72-600, que pode transportar até 70 passageiros e que, segundo a companhia aérea, vai ser usado para dar resposta ao aumento da procura que se regista este verão.

“Na próxima semana, a companhia contará com mais uma aeronave – um ATR 72-600 com capacidade para 70 passageiros”, lê-se num comunicado da TACV que é citado pela Lusa.

Para a companhia aérea, a receção deste novo avião representa um passo importante para melhorar a conectividade e aumentar de viagens no arquipélago, que sente maior procura durante a época alta, entre julho e setembro.

Atualmente, a TACV está a operar dois aparelhos nos voos domésticos, concretamente um ATR 72- 500 e um Dash 8-300, sendo ambos os aparelhos alugados pela companhia aérea cabo-verdiana.

A Lusa recorda que a TACV tinha anunciado a chegada do novo avião a 4 de julho, sendo a vinda deste aparelho justificada com a necessidade de aumentar o número de voos entre as ilhas do arquipélago, que sofrem atrasos e cancelamentos frequentes e cujos voos são agora operados pela TACV, depois da saída da Bestfly dos voos domésticos em Cabo Verde.

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SATA concentra serviços de atendimento ao cliente nos balcões de aeroporto e Contact Center

O Grupo SATA explica que esta medida “insere-se num plano mais abrangente e compreensivo que tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo”.

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Nos Açores, a SATA Air Açores e Azores Airlines vão passar a concentrar, a partir de 1 de agosto, os seus serviços de atendimento ao cliente nos balcões de aeroportos e através do Contact Center, medida que, segundo o Grupo SATA, se insere “num plano mais abrangente e compreensivo que tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo”.

“A iniciativa insere-se num plano mais abrangente e compreensivo que tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo, composto por acções que visam incrementar a sua eficiência, aumentar a receita e incrementar a produtividade e a rentabilidade dos recursos humanos e materiais, mantendo o foco no serviço prestado ao cliente”, lê-se num  comunicado divulgado pelo grupo de aviação açoriano.

O Grupo SATA acrescenta que esta medida visa também “melhorar o serviço de atendimento aos clientes, reforçando os canais que se encontram mais próximos dos passageiros, bem como aumentar a capacidade no atendimento através do Contact Center”.

“Estes dois canais enfrentam relevantes desafios de resposta aos clientes que necessitam urgentemente de ser colmatados”, refere ainda o grupo de aviação açoriano, na informação divulgada esta sexta-feira, 19 de julho.

A reorganização do modelo de atendimento vai implicar “a transferência dos serviços e dos recursos humanos das atuais lojas em centro urbano, para concentrar, sempre que possível, os meios físicos e humanos nos balcões de atendimento nas estruturas aeroportuárias da companhia nos Açores”, o que deverá permitir “canalizar esforços para oferecer um serviço de atendimento presencial ou remoto, cada vez mais eficiente aos clientes das transportadoras”.

O Grupo SATA diz ainda que vai também continuar a apostar nos “canais de contacto digitais”, a exemplo do site comercial das transportadoras, disponível aqui, e através do qual é ainda possível realizar “um conjunto de operações comerciais, como efetuar reservas e compra de bilhete, aquisição de serviços adicionais, ou consultar informação sobre os serviços disponibilizados”.

O grupo de aviação açoriano lembra também que as suas companhias aéreas contam com “uma rede de balcões de atendimento nas nove estruturas aeroportuárias do Arquipélago dos Açores, bem como nos aeroportos de Lisboa e Porto”.

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Cruzeiros ameaçam com “boicote” a Barcelona

Depois de ter aumentado as taxas turísticas em abril deste ano e revelar novo aumento a partir de outubro, a cidade de Barcelona vê-se em risco de sair da rota dos cruzeiros.

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Em abril deste ano, Barcelona aumentou a taxa turística de 2,75 euros para 3,25 euros, representando um aumento de 18%. Recentemente, os responsáveis pela cidade vieram anunciar um novo reajuste para outubro de 2024, quando os turistas deverão pagar 4 euros.

Em resposta, a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA) referem que a “turismofobia” e as atitudes violentas contra os turistas podem provocar muitas companhias a deixar de considerar a rota, apostando em destinos alternativos.

A ‘turismofobia’ não é só um problema em Espanha como também em França e outros países do Mediterrâneo e os visitantes estão a ficar cada vez mais sensíveis às atitudes violentas como aconteceram em Barcelona que têm um impacto na reputação do destino, afirmou a presidente da CLIA, Marie Caroline Laurent, numa visita recente a Madrid.

Em consequência desta realidade, a associação está a considerar transferir a operação para outros destinos, indicando que “se existe a noção de que os passageiros dos cruzeiros não são bem recebidos, teremos de pensar em adaptar os itinerários”, admite Laurent.

Já Alfredo Serrano, diretor da CLIA em Espanha, salientou à imprensa espanhola que “o diálogo complicado com o Ayuntamiento de Barcelona traduzir-se-á em cancelamentos e descontentamento dos turistas”, pelo que adverte que “muitas companhias de cruzeiros poderão apostar noutros páises ou cidades espanholas”.

Sabendo-se que a Arábia Saudita é um dos países que mais está a investir para captar estas companhias, a imprensa espanhola avança que portos como Corunha, Ferrol, Almería, Alicante, Cartagena o Cádiz, estão a tornar “cada vez mais atrativos para muitas companhias”.

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Emirates volta a recrutar em Portugal

Entre 24 e 28 de julho, a Emirates volta a realizar mais uma edição dos seus Open Days em Portugal, numa nova sessão de recrutamento que vai passar por Lisboa, Porto e Braga.

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A Emirates vai voltar a realizar mais uma edição dos seus Open Days em Portugal, numa nova ação de recrutamento que, segundo a companhia aérea do Dubai, vai passar por Lisboa, Porto e Braga, entre 24 e 28 de julho.

No total, esta edição dos Open Days da Emirates vai passar por três cidades nacionais, arrancando em Lisboa, a 24 de  julho, no hotel Ramada by Wyndham Lisbon, enquanto no dia 26 de julho a sessão de recrutamento tem lugar no Porto, no Porto Palácio Hotel, terminando em Braga, no dia 28 de julho, no Hotel Vila Galé Collection Braga. Todas as sessões começam pelas 09h00.

Segundo um comunicado da companhia aérea, “os três Open Days são eventos de entrada livre e não é necessário registo prévio”, ainda que seja recomendável que os candidatos consultem os requisitos necessários, que estão disponíveis aqui.

“Todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, indica a Emirates, destacando que a sua tripulação beneficia de um “pacote salarial distinto” e com uma ampla “variedade de benefícios”.

Entre os benefícios oferecidos pela Emirates, o destaque vai para “um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 12 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa, sendo também conhecida por ser o maior operador mundial de aviões Boeing 777 e Airbus A380.

Mais informações aqui.

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FlixBus abre linhas para Barcelos e Famalicão desde Lisboa e Porto

A FlixBus passou a ligar Barcelos e Famalicão desde Lisboa e Porto, numa nova linha que conta com quatro ligações diárias. Além do Norte do país, a empresa de autocarros de passageiros tem ainda novidades em Évora e mais oferta entre Lisboa e Madrid.

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A FlixBus voltou a aumentar a sua rede doméstica em Portugal e passou a ligar Barcelos e Famalicão desde Lisboa e Porto, informou a empresa de autocarros de passageiros, em comunicado.

A nova linha arrancou esta semana e conta quatro ligações diárias, pretendendo dar resposta ao aumento da procura por viagens de autocarro que, de acordo com Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha, “disparou nos últimos meses”.

“A procura por viagens de autocarro disparou nos últimos meses, estando em linha com o crescimento do setor das viagens e turismo em Portugal e na Europa. Os expressos são cada vez mais a primeira opção na hora de viajar”, refere o responsável da FlixBus, realçando que “estas novas linhas vêm dar resposta a este aumento da procura, e inserem-se no plano de estratégico de crescimento da marca em Portugal”.

Além das novidades no Norte do país, a FlixBus passou também a ligar Évora ao Aeroporto de Lisboa duas a quatro vezes por dia, passando a capital alentejana a contar com ligações a dois aeroportos, o de Lisboa e o de Madrid-Barajas.

“Continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, acrescenta Pablo Pastega, explicando que o “objetivo é facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Para dar resposta ao aumento da procura sentido, a FlixBus aumentou também o número de ligações entre Lisboa e Madrid, acrescentando uma ligação noturna a esta linha, que passa a contar com 10 ligações por dia.

“Para além de reforçar as ligações à capital espanhola, a FlixBus reforçou também as ligações a Cáceres, Badajoz e Toledo”, refere ainda a empresa de autocarros de passageiros, na informação divulgada.

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Expedia Group já pode vender voos da Ryanair

A parceria entre a Ryanair e o Expedia Group vai permitir que, nos próximos meses, os viajantes possam reservar voos da Ryanair diretamente através do Expedia Group.

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A Ryanair chegou a acordo com o Expedia Group para que este possa vender os voos e pacotes com ligações aéreas da companhia aérea, numa parceria que entra em vigor nos próximos meses, informou a companhia aérea low cost, em comunicado.

“Esta colaboração permite ao Expedia Group oferecer as tarifas baixas da Ryanair aos seus viajantes, melhorando as escolhas e experiências dos passageiros”, destaca a Ryanair, realçando que o Expedia Group se tornou na mais recente OTA – Online Travel Agency aprovada pela companhia aérea.

Com esta parceria, os clientes da Expedia Group passam a ter acesso às tarifas baixas da companhia aérea e os voos que a Ryanair disponibiliza para mais de 240 destinos, num processo de reserva que também passa a ser simplificado.

Segundo a Ryanair, esta parceria “garante que os viajantes do Expedia Group tenham acesso à sua conta myRyanair e às atualizações essenciais de voos diretamente, sem a necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair”

 

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Azul estabelece parceria para aumentar segurança dos pagamentos digitais

A parceria entre a Azul, a Visa e a Cybersource prevê a adoção de “medidas robustas de segurança, protegendo as transações dos clientes contra fraudes e possibilitando um processo de compra mais seguro e confiável”.

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A Azul estabeleceu uma parceria com a Visa e com a Cybersource para aumentar a segurança dos pagamentos digitais, numa colaboração que prevê a adoção de “medidas robustas de segurança, protegendo as transações dos clientes contra fraudes e possibilitando um processo de compra mais seguro e confiável”.

“O nosso principal desafio é proporcionar a melhor experiência de voo para os nossos clientes e garantir altos níveis de segurança tanto na autenticação de contas quanto nas transações. A implementação de tecnologias avançadas de prevenção a fraudes, como o Decision Manager da Cybersource, tem sido fundamental para atingirmos esse objetivo”, afirma Gisele Cristina Marquesim, Gerente de Prevenção de Fraudes da Azul.

Segundo Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções para Comércios da Visa no Brasil, as “ferramentas inovadoras” que a Visa disponibiliza “utilizam inteligência artificial e machine learning para facilitar o processo de compra de passagens aéreas da Azul”.

“Por trás dos bastidores, estamos analisando milhares de variáveis de dados, permitindo que a Azul se foque no bem-estar dos seus passageiros”, acrescenta o responsável, citado num comunicado divulgado esta quarta-feira, 17 de julho.

A companhia aérea explica que a “Visa e a Cybersource continuam a ser parceiros estratégicos na missão da Azul para oferecer uma experiência de compra segura e sem complicações, reforçando o compromisso da companhia aérea com a inovação e a segurança no comércio eletrónico”.

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Turkish Airlines aumenta frequências para as Seicheles

A partir de 28 de outubro, a Turkish Airlines passa de três para quatro voos por semana entre Istambul e as Seicheles, numa operação que passa a contar com ligações às segundas, quartas, sextas e sábados.

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A Turkish Airlines anunciou um aumento de frequências para as Seicheles a partir de 28 de outubro, passando a companhia aérea turca a disponibilizar quatro voos por semana para o destino, em vez das atuais três frequências semanais.

Numa nota enviada à imprensa, a Turkish Airlines indica que, com o aumento anunciado, passa a contar com voos para as Seicheles às segundas, quartas, sextas e sábados, partindo de Istambul pelas 02h15 para chegar ao destino às 11h10.

Em sentido contrário, os voos da Turkish Airlines partem das Seicheles às 23hoo, chegando à maior cidade da Turquia pelas 06h15, também às segundas, quartas, sextas e sábados, sendo os horários referidos locais.

 

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