Açores recebem 11 galardões do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”
Os Açores acabam de arrecadar 11 galardões na 6.ª edição do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”. A secretária Regional do Turismo, Mobilidade, Berta Cabral, já manifestou publicamente a sua satisfação por estas distinções.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Na categoria “Artesanato”, os Açores distinguiram-se com os trabalhos de cestaria e na categoria “Cozinha tradicional” com o tradicional Cozido das Furnas, enquanto a Praia do Fogo, na Ribeira Quente, venceu na categoria “Praias”, e a Lagoa das Sete Cidades foi premiada na categoria “Reservas/paisagens/barragens”.
Já a Montanha do Pico alcançou o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Serras/Montanhas”, e na categoria “Turismo de Natureza”, o Furnas Lake Forest Living levou a distinção. O Supléxio Handmade Burger e a Taberna Açor venceram, respetivamente, nas categorias “Hamburguerias artesanais” e “Restaurantes – Cozinha tradicional”.
“Somos um destino muito atrativo e com cada vez maior notoriedade este tipo de distinção vem reconhecer a qualidade e diferenciação que temos na nossa oferta turística”, sublinhou Berta Cabral, citada no site oficial do Governo Regional.
A governante acrescentou que “temos tido imenso reconhecimento nacional e internacional e em 2022 tivemos um conjunto incrível de prémios, galardões e distinções, quer reconhecendo não só o acerto do trabalho de gestão turística e desenvolvimento da oferta, mas também a excelência dos recursos que temos à nossa disposição”.
A secretária Regional destacou ainda, segundo a mesma fonte que “é inegável a evolução qualitativa do nosso turismo e da experiência que proporcionamos, e agora ficam patentes e reforçados mais argumentos para visitar as nossas nove ilhas, desde o artesanato, ao alojamento, às zonas balneares e à restauração”.
No entanto, os galardões não se ficaram por estes setores. Na categoria “Lojas de Produtos Naturais”, a Bioforma alcançou o prémio, o mesmo acontecendo com o CEMPA – Centro Empresarial dos Açores, na categoria “Centro empresarial”, sendo que na área “Imobiliárias”, a empresa ComprarCasa Ponta Delgada foi a premiada nos Açores.
Refira-se que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, premiando praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, avaliando as marcas regionais que se distinguem pela qualidade.
Neste prémio, que pretende avaliar e reconhecer o melhor que se faz de norte a sul de Portugal, os Açores competiram com mais de 900 marcas e estão, atualmente, entre as 116 marcas que conseguiram “provar a sua excelência e conquistar o prémio”, na sequência de avaliações feitas por 436 mil consumidores num inquérito realizado a nível nacional.