Porto de Lisboa marca presença na Seatrade Cruise Global
Segundo o Porto de Lisboa, esta é a 17ª participação da infraestrutura portuária nesta feira, na qual o Porto de Lisboa pretende “projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades na rota do turismo de cruzeiros”.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
O Porto de Lisboa está a participar na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que decorre até esta quinta-feira, 30 de março, em Fort Lauderdale, Florida, nos EUA.
Segundo o Porto de Lisboa, esta é a 17ª participação da infraestrutura portuária nesta feira, na qual o Porto de Lisboa pretende “projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades na rota do turismo de cruzeiros”.
“Os representantes portugueses dão a conhecer a sua oferta portuária e turística e os projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade”, indica o Porto de Lisboa.
Segundo Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), a presença “num evento desta dimensão é fundamental para a atividade de cruzeiros” a nível nacional, particularmente em Lisboa, onde esta atividade tem vindo a crescer, pelo que a APL pretende “continuar este percurso e, logicamente, aumentar a atividade”.
O stand de Portugal na Seatrade Cruise Global conta ainda com a representação de diversos agentes económicos do setor, nomeadamente a Buzzpath – Agência de Viagens, a Ibercruises – Agência de Viagens e Navegação, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Medtug Sines, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, West Sea Estaleiros Navias, entre outros parceiros.
O Porto de Lisboa lembra ainda que, de acordo com o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa”, elaborado pela Nova School of Business and Economics para a APL, em 2019, a indústria dos cruzeiros em Lisboa foi responsável por 0,16% do PIB nacional, contribuindo com 336 milhões de euros.
Nesse ano, o setor dos cruzeiros gerou ainda 840 milhões de euros para a economia nacional, 133 milhões de euros em impostos e foi responsável por 8.863 empregos.
No ano passado, a atividade recuperou o fulgor de antes da pandemia e o Porto de Lisboa contabilizou 327 escalas de cruzeiros, o que superou o valor de 2019, quando foram registadas 310 escalas, ainda que o total de passageiros tenha sido “ligeiramente inferior em 2022, com um total de 462 mil cruzeiristas”.
A nível nacional, 2022 foi igualmente um ano muito positivo para portos portugueses, que registaram um total de 1016 escalas de cruzeiro, o maior número de sempre, pela primeira vez acima da marca das 1 000 escalas, o que correspondeu a um crescimento de 11% face a 2019.
Para este ano, as perspectivas apontam para novos recordes, com mais de 1,5 milhão de passageiros e 1.050 escalas, o que, acrescenta o Porto de Lisboa, “ao verificar-se significa um crescimento de 36% e de 3%, respetivamente, face a 2022”.
Recorde-se que a Seatrade Cruise Global reúne os vários intervenientes do setor, entre companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros, empresas e fornecedores, num total de 500 expositores, numa feira onde se esperam milhares de visitantes de mais 100 países.