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easyJet lança relatório que prevê viagens com assentos sensoriais biomiméticos, entretenimento optoelectrónico e concierges digitais em 50 anos

O “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” prevê diversas inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem, que podem ser uma realidade nas próximas cinco décadas.

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easyJet lança relatório que prevê viagens com assentos sensoriais biomiméticos, entretenimento optoelectrónico e concierges digitais em 50 anos

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A easyJet divulgou um relatório que antevê o futuro das viagens e que estima que, dentro de 50 anos, os assentos de avião vão ser sensoriais biomiméticos, enquanto o entretenimento a bordo será optoelectrónico, entre outras inovações que prometem revolucionar o setor.

Divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” é assinado pela Professora Birgitte Andersen (Big Innovation Centre), pelo Professor Graham Braithwaite (Cranfield University), pelo Dr. Patrick Dixon (Global Change), pela futurista Shivvy Jervis (Forecasting Lab) e pela design scientist Dra. Melissa Sterry (Bionic City), considerados alguns dos principais especialistas do mundo aeroespacial, engenharia e inovação.

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“O relatório, promovido pela companhia aérea easyJet, prevê inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem”, indica a easyJet, num comunicado que anuncia a publicação deste relatório.

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As inovações tecnológicas vão mudar, desde logo, o percurso até ao aeroporto, assim como a experiência aérea, com o relatório a indicar que, dentro de cinco décadas, “os passaportes de batimentos cardíacos e biométricos podem substituir o passaporte tradicional”, o que deverá contribuir para aumentar a segurança nos aeroportos, uma vez que, destaca a easyJet, “a assinatura cardíaca de cada pessoa é única”.

O relatório aponta também para a evolução dos assentos de avião, que devem passar a ser “sensoriais ergonómicos e biomiméticos”, utilizando materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, contribuindo para uma melhor experiência de voo.

Já o entretenimento a bordo poderá passar a ser “transmitido diretamente aos olhos do passageiro, através de dispositivos optoelectrónicos, deixando de ser necessário ecrãs a bordo ou descarregar filmes antes do voo”.

Por sua vez, o transporte até ao aeroporto poderá passar a ser realizado por táxis aéreos e-VTOL, com o relatório da easyJet a prever que 85% dos passageiros passem “a utilizar os e-VTOLs para irem das suas casas até ao terminal, numa viagem mais rápida e conveniente do que nunca”.

As inovações tecnológicas devem mudar também a experiência de alojamento, com o relatório da easyJet a apontar para mudanças como a “impressão 3D de comida de buffet de hotel”, que ajudará a reduzir o desperdício alimentar, mas também a construção de hotéis subterrâneos, que poderiam ser “supereficientes em termos energéticos”.

Quartos de hotel inteligentes, com camas pré-fabricadas com a firmeza desejada, temperatura ambiente e reprodução da música favorita do hóspede, assim como roupas de férias recicláveis​​em e com impressão 3D na chegada ao hotel, são outras das inovações apontadas neste relatório ao nível do alojamento.

O relatório da easyJet aponta ainda mudanças nas experiências e atividades no destino, prevendo-se que, em 50 anos, os turistas venham a poder ter “experiências de viagens no tempo” e “experimentar locais antes de reservarem as suas férias”, o que será possível “através de pré-visualizações de férias biônicas e Meta”.

“Sea-faris” subaquáticos, introdução de aparelhos auditivos no idioma local e E-foilling, sky por cabo e flyboarding são outras das inovações que também devem ser realidade dentro de 50 anos.

A easyJet indica que convidou os consumidores britânicos a escolherem as previsões dos especialistas que mais gostariam de ver a tornar-se realidade e concluiu que “os passaportes biométricos de batimentos cardíacos e as experiências de férias com viagens no tempo são os avanços de viagem que as pessoas mais gostariam de ver acontecer até 2070”.

“A inovação sempre esteve no ADN da easyJet. Há mais de 25 anos, mudámos a maneira como as pessoas viajavam e, com nosso espírito pioneiro, liderámos o caminho desde então. Seja por meio das inovações digitais, de engenharia ou operacionais, continuamos todos os dias a trabalhar para tornar as viagens mais fáceis e acessíveis aos nossos clientes. Os resultados deste relatório são incrivelmente empolgantes e sei que continuaremos a ver a easyJet a liderar o caminho para tornar muitas dessas previsões uma realidade para os turistas do futuro”, congratula-se Johan Lundgren, CEO da easyJet.

O relatório completo pode ser lido aqui.

 

 

 

 

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Anac autoriza EuroAtlantic Airways a operar voos regulares no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para a empresa aérea EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A. operar voos regulares no Brasil. A portaria publicada esta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU) habilita a companhia a realizar serviços de transporte aéreo internacional de passageiros e cargas com origem e/ou destino em território brasileiro.

A autorização da EuroAtlantic Airways, reforça o compromisso da Anac em ampliar a oferta de transporte aéreo no Brasil, promovendo a concorrência e proporcionando mais opções para os passageiros e o setor logístico, refere uma nota divulgada na página oficial do governo brasileiro.

A EuroAtlantic Airways já possuía histórico de operações no Brasil através de voos fretados, agora expande a sua atuação com a possibilidade de oferecer ligações frequentes entre Brasil e Europa. A autorização foi concedida após a empresa atender a todas as exigências regulatórias da Anac, incluindo a comprovação de capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança. A companhia poderá definir diretamente com os operadores aeroportuários as rotas e frequências dos voos, aponta ainda a mesma nota.

Fundada em 1993, a empresa tem especialização em voos fretados e operações ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance), com serviços de aluguer de aviões para outras companhias aéreas. Seu portefólio inclui parcerias com diversas companhias globais e operações em mercados emergentes, consolidando sua presença em regiões da Europa, África, América do Sul e Ásia. Destaque ainda para a operação regular entre Lisboa e São Tomé e Príncipe, bem como a Bissau.

A imprensa brasileira lembra ainda que, no final de 2024, a Azul Linhas Aéreas utilizou aparelhos da EuroAtlantic Airways para voos entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

 

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Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho

Além da operação sazonal para Ponta Delgada, que regressa a 7 de junho, com três frequências por semana, a Iberia vai também retomar os voos de verão para Faro e Funchal, assim como manter os voos de Lisboa e Porto que operam todo o ano e que, nesta temporada, vão contar com 36 e 28 frequências por semana, respetivamente.

A Iberia vai retomar a sua operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho, disponibilizando três frequências por semana entre a capital espanhola e a capital açoriana, avança a companhia aérea em comunicado.

“Este é o terceiro ano consecutivo em que a Iberia oferece esta rota”, lê-se no comunicado enviado pela companhia aérea, que adianta as novidades da Iberia para a próxima temporada de verão.

Além de Ponta Delgada, a Iberia vai também retomar as operações para Faro e Funchal, ambas com cinco voos por semana, numa oferta que é ainda complementada com os voos para Lisboa, com a companhia aérea a prever realizar até 36 frequências semanais, e para o Porto, que vai contar com até 28 frequências semanais.

As operações da Iberia para Ponta Delgada, Faro e Funchal fazem parte das novidades da Iberia para o verão de 2025 na Europa, que foram anunciadas esta quinta-feira, 6 de fevereiro, em conjunto com a programação da companhia aérea a nível global.

Na Europa, a Iberia vai concentrar “o crescimento nos seus principais mercados”, concretamente França e Itália, com a companhia aérea a anunciar que “Paris terá quatro frequências semanais adicionais neste verão”, pelo que a Iberia vai disponibilizar “até onze voos diretos por dia”.

No caso de Itália, a Iberia vai aumentar a oferta para Roma com cinco frequências adicionais por semana, “oferecendo entre seis e sete voos diários, dependendo do dia da semana, para coincidir com o Ano Jubilar em Roma em 2025”.

Também em Itália, a Iberia volta a operar para a Catânia, Olbia, Cagliari e Palermo, com a companhia aérea a indicar que está a planear disponibilizar “a mesma oferta de 2024” para estes destinos.

Bruxelas e Viena, na Bélgica e Áustria, também vão ganhar voos este verão, passando a contar com “mais duas frequências semanais, totalizando quatro voos diretos por dia cada”.

Ainda na Europa, a Iberia vai também retomar as operações sazonais para Tirana, na Albânia, a partir de 7 de junho, disponibilizando até três voos semanais, enquanto os voos para Liubliana, na Eslovênia, regressam a 27 de julho, com duas ligações semanais.

De regresso estão ainda os voos para as Ilhas Gregas, com a Iberia a planear cinco a seis voos semanais para Santorini e Mykonos, a partir de junho, enquanto Corfu vai chegar às sete frequências por semana em agosto.

Além das ilhas, a Iberia prevê também reforçar os voos para Atenas, capital grega, disponibilizando até 30 frequências semanais durante agosto, mais três do que aconteceu no mesmo período de 2024.

Na Europa, a Iberia vai ainda regressar, durante o verão, a Dubrovnik, Zagreb e Split, na Croácia, programando até 17 voos semanais, mais dois do que em 2024 no caso de Dubrovnik; até nove frequências  por semana para Zagreb, igualando o ano passado; e até nove voos semanais para Split, o que também constitui a mesma oferta do ano passado.

“No total, a Iberia oferecerá 16 milhões de assentos em voos de curto e médio curso, o mesmo número de 2024”, resume a companhia aérea, na informação divulgada esta quinta-feira.

EUA com 140 voos por semana e aumento para São Paulo

A oferta da Iberia para o próximo verão conta ainda com 3,2 milhões de assentos entre Europa e a América Latina, o que corresponde a uma subida de 4% face ao verão de 2024.

“No dia 30 de março começa a temporada de verão para o setor turístico, no qual a Iberia planejou um aumento de capacidade em praticamente todos os mercados”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Na América Latina, a transportadora aérea conta aumentar as frequências para Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, passando a disponibilizar mais três voos por semana em cada destino, o que leva a que Buenos Aires passe a contar com 21 frequências semanais ou três voos diários, enquanto São Paulo vai ter 14 frequências semanais, “consolidando os dois voos diários”.

Lima, no Peru, vai ainda ter uma frequência adicional a partir de maio, passando a dois voos diários, enquanto o México e Bogotá “manterão o serviço triplo diário neste verão” e Montevidéu e Quito ficam com voo um diário.

Já Santiago do Chile terá 10 frequências semanais durante a primeira parte da temporada, passando a 11 voos por semana a partir de junho, com a Iberia a prever ainda manter as cinco frequências semanais para o Rio de Janeiro, entre três e cinco voos semanais para Caracas, dependendo do mês, e ainda três frequências semanais para Guayaquil.

Na América Central e no Caribe, a oferta também permanece semelhante à de 2024, com Porto Rico, Santo Domingo, Costa Rica, Guatemala e San Salvador a manterem os voos diários, enquanto o Panamá terá até quatro frequências semanais e Havana continuará com três frequências por semana.

“Em 2025, a conectividade estará no seu nível mais alto de todos os tempos, superando até mesmo os números do ano passado, com 3,2 milhões de assentos entre as duas regiões, 4% a mais que em 2024. Isso significa mais de 300 voos por semana, refere a Iberia.

Estratégico continua também a ser o mercado dos EUA, com a companhia aérea a estimar a realização de 140 voos semanais entre os EUA e Espanha, assim como a introdução dos novos aviões A321XLRs nos próximos meses, o que “reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”.

O aumento de oferta previsto para os EUA no próximo verão representa, segundo a Iberia, um crescimento de 1,1 milhões de assentos, 14% a mais que no mesmo período do ano passado.

Nova Iorque (dois voos diários), Chicago (um voo por dia), Miami (dois voos diários), Dallas Fort Worth (um voo por dia), Los Angeles (um voo diário), São Francisco (três frequências semanais), Boston (dois voos diários) e Washington (um voo por dia), são os destinos para onde a Iberia continua a voar sem escalas este verão.

A Iberia explica que Boston e Washington são os destinos nos EUA que “terão o maior crescimento neste verão”, uma vez que a oferta para Boston duplica a partir de junho face ao verão do ano passado, enquanto para Washington passam a existir sete voos por semana, quando no verão de 2024 existiam apenas quatro ligações semanais.

“Ambos os destinos serão operados pela nova aeronave A321XLR, um modelo de fuselagem estreita com capacidade para cruzar o Atlântico, do qual a Iberia tem sido a companhia aérea de lançamento no mundo”, acrescenta a companhia aérea.

Japão e Qatar mantêm número de voos

A oferta da Iberia fica ainda completa com os voos para o Japão e Qatar, destinos que não devem contar, este verão, com qualquer reforço de oferta, com a Iberia a planear manter as três frequências semanais para Tóquio, cuja rota abriu em outubro de 2024  e regista uma ocupação superior a 90%.

“Nesta temporada de verão, o número de frequências será mantido, com cerca de 63.000 assentos oferecidos de abril a outubro”, indica a Iberia, na informação divulgada relativamente ao Japão.

Já para o Qatar, a Iberia vai disponibilizar um voo diário direto entre Madri e Doha, igualando a oferta que já tinha sido disponibilizada no verão de 2024 e que volta a ser complementada com os dois voos adicionais em codeshare com a Qatar Airways.

“Isso significa que será possível voar entre Madri e Doha três vezes por dia. Esta rota permite não apenas viagens ponto a ponto, mas também conecta Doha a 49 destinos na Ásia, 17 em África, 18 no Oriente Médio e seis na Oceania”, refere ainda a companhia aérea.

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LOT – Polish Airlines

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Números positivos deixam LOT “otimista” quanto ao futuro da nova rota para Lisboa

A LOT – Polish Airlines começou segunda-feira, 3 de fevereiro, a voar entre Lisboa e Varsóvia, na Polónia, numa operação anual que conta com cinco voos por semana e que, a partir de 24 de fevereiro, passa a voos diários.

A LOT – Polish Airlines, companhia aérea de bandeira da Polónia que abriu esta segunda-feira, 3 de fevereiro, uma nova rota entre Varsóvia e a capital portuguesa, mostra-se “otimista” quanto ao futuro da operação, uma vez que os dados iniciais são positivos, disse ao Publituris Santiago Pajares, manager da companhia aérea em Portugal e Espanha.

“Penso que a rota vai funcionar, os primeiros dados que temos sobre as vendas são muito positivos e isso deixa-nos otimistas para o futuro destes voos”, afirmou o responsável, à margem de um evento que reuniu jornalistas portugueses e polacos na residência oficial da embaixadora da Polónia em Portugal.

De acordo com o responsável, a operação para Lisboa conta atualmente com cinco ligações por semana e passa a voos diários a partir de 24 de fevereiro, mantendo-se ao longo de todo o ano.

O voo inaugural, revelou também Santiago Pajares, chegou a Lisboa “praticamente cheio” e a “maioria dos passageiros eram turistas”, o que ajuda ao otimismo da companhia aérea, que estima um load factor de cerca de 80% nos voos para Lisboa.

“É uma grande aposta para a LOT e é um momento marcante porque é a primeira vez que estamos a voar para Lisboa com os nossos próprios aviões porque já tínhamos um acordo de code-share com a TAP”, acrescentou Santiago Pajares, explicando que, além do tráfego turístico, a companhia aérea pretende captar também os passageiros corporate.

O manager da LOT para Portugal e Espanha lembrou que a Jerónimo Martins, por exemplo, detém uma grande cadeia de supermercados na Polónia, existindo várias outras empresas portuguesas presentes na Polónia, o que motiva muitas viagens entre os dois países.

“Por isso, olhamos para o mercado português também pelo lado dos negócios, o objetivo não é apenas transportar turistas porque o mercado corporate é muito importante entre os dois países”, defendeu, adiantando que, apesar de, nesta primeira fase, a maioria dos passageiros dos voos ser de origem polaca, a companhia aérea espera  captar também os passageiros portugueses.

Santiago Pajares reconhece, no entanto, que a LOT tem “muito trabalho para fazer em Portugal”, uma vez que é ainda uma transportadora pouco conhecida do mercado nacional, apesar de contar com “uma oferta de qualidade e que vai muito além da Polónia”.

“A partir de Portugal, os passageiros podem voar para várias partes do mundo, a exemplo das três capitais do Cáucaso, para onde voamos, mas também das repúblicas do Báltico, Escandinávia ou Ásia, nomeadamente a Ásia Central, pois voamos para o Uzbequistão”, exemplificou.

Para dar a conhecer a oferta da companhia aérea no mercado nacional, a LOT tem já uma estratégia definida de promoção, o que passa por, numa primeira fase, manter um “contacto mais próximo com as agências de viagens”, assim como pela participação em eventos do setor.

“Já estivemos na convenção da DIT Gestión de Portugal e vamos estar, a 19 de fevereiro, no Workshop na Camara de Comércio e Indústria da Polónia, que é organizado pela Embaixada da Polónia, e, em março, vamos participar na BTL”, resumiu o responsável.

Faro e Porto também podem ser destinos “interessantes”

Apesar da rota de Lisboa estar ainda no início, Santiago Pajares admite que Portugal tem outros destinos que poderiam ser “interessantes” para a LOT, a exemplo de Faro, para onde a companhia aérea já realizou até algumas operações sazonais de verão, e do Porto, ainda que não haja quaisquer planos concretos nesse sentido.

“É uma boa perguntas mas não tenho resposta”, começou por afirmar o manager da LOT para Portugal e Espanha, admitindo o interesse em Faro por ser um “destino muito turístico”, assim como no Porto.

“No entanto, não há nada em concreto pensado nesse sentido, mas se a ligação de Lisboa correr bem, é muito provavelmente que venhamos a pensar em expandir a nossa presença em Portugal”, concluiu.

Os voos da LOT para Lisboa arrancaram na segunda-feira, 3 de fevereiro, e até 24 de fevereiro contam com cinco ligações por semana, sendo que apenas as  quintas-feiras e sábados não contam com voos. A partir de final de fevereiro, a operação passa a voos diários, operados num avião B737-800 MAX, com capacidade para cerca de 180 passageiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

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United Airlines retoma voos para Israel a 15 de março

A United Airlines vai retomar, a 15 de março, os voos diários entre Nova Iorque/Newark e Telavive, em Israel, passando a operar um segundo voo diário para esta cidade israelita a partir de 29 de março.

A United Airlines vai retomar, a 15 de março, os voos diários entre Nova Iorque/Newark e Telavive, em Israel, passando a operar um segundo voo diário para esta cidade israelita a partir de 29 de março, informou a companhia aérea norte-americana, em comunicado.

Na informação divulgada, a United Airlines explica que a decisão de retomar a operação para Israel foi tomada depois de “uma avaliação detalhada das considerações operacionais para a região”, que envolveu também “um trabalho próximo com os sindicatos” que representam os pilotos e tripulantes da companhia aérea.

Com este regresso dos voos para Telavive, que vão ser operados em aparelhos Boeing 787-10s, a United Airlines torna-se na primeira companhia aérea dos EUA a retomar as ligações para Israel.

“A United vai continuar a avaliar as oportunidades para retomar voos adicionais com base na procura”, acrescenta a companhia aérea na informação divulgada.

Recorde-se que os voos para Israel da United Airlines, assim como de várias companhias aéreas internacionais, foram suspensas na sequência do escalar do conflito armado na região, e estão agora perto de serem retomados depois de ter sido alcança um acordo de cessar-fogo.

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TUI Cruises batiza Mein Schiff Relax a 9 de abril em Málaga

O Mein Schiff Relax, primeiro navio de cruzeiro da classe InTUItion, chega à frota da TUI Cruises a 9 de abril de 2025, depois de uma cerimónia de batismo que vai ter lugar em Málaga.

A TUI Cruises vai batizar o Mein Schiff Relax, primeiro navio de cruzeiro da classe InTUItion, a 9 de abril de 2025, numa cerimónia que vai ter lugar em Málaga, Espanha, informou a companhia de cruzeiros do Grupo TUI.

“Com a costa andaluza como cenário, a frota da TUI Cruises irá experienciar um evento inesquecível, marcado por uma atuação especial de Robbie Williams”, lê-se na informação divulgada.

Os bilhetes para a cerimónia de batismo do Mein Schiff Relax já se encontram à venda e podem ser adquiridos aqui, dando acesso ao concerto exclusivo que Robbie Williams, que é também o embaixador do navio, vai protagonizar mas sem incluir alojamento ou viagem.

A cerimónia de batismo vai contar ainda com a presença do Mein Schiff 5 e do Mein Schiff 7, dois navios irmãos que fazem parte da frota da TUI Cruises e que vão testemunhar o momento em que “a tradicional garrafa de champanhe será partida na proa do navio, marcando oficialmente o batismo do Mein Schiff Relax”.

 

 

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Ryanair ignora Lisboa e abre quatro novas rotas no Porto e Madeira no verão 2025

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, adiantou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, em conferência de imprensa, que a companhia aérea não vai crescer em Lisboa, este verão, devido às “restrições artificiais de capacidade” existentes na Portela, assim como às elevadas taxas cobradas pela ANA – Aeroportos de Portugal.

Inês de Matos

A Ryanair vai abrir, no verão de 2025, quatro novas rotas em Portugal, passando a ligar o Porto a Roma, assim como o Funchal a Milão, Shannon e Bournemouth, enquanto Lisboa não terá qualquer crescimento, o que, segundo *

“Gostaríamos de crescer mais rápido em Portugal, estamos encantados com os resultados em Faro e na Madeira, mas desapontados por não termos crescimento em Lisboa, estamos a ser limitados e não temos slots adicionais em Lisboa”, afirmou o responsável, que apresentou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, as novidades da Ryanair para o próximo verão numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Michael O’Leary revelou que a Ryanair vai basear mais dois aviões em Portugal este verão, um no Porto e outro em Faro, e espera atingir “um novo recorde de 13 milhões de passageiros em Portugal” e explicou, depois, que a companhia aérea podia “fazer mais e queria fazer mais”, o que acabou por não acontecer devido às “restrições artificiais de capacidade na Portela”.

“Estamos a receber 340 novos aviões na próxima década, e acreditamos que podíamos fazer mais com uma nova política de turismo em Portugal, que aumente a restrição artificial de capacidade na Portela, e permita a abertura rápida do Montijo, porque se tivermos de esperar por Alcochete em 2040 ou 2050, é muito tarde”, afirmou.

Para Michael O’Leary, a solução seria abrir já o Montijo, que “está ali pronto e disponível para funcionar em dois, três ou, provavelmente, em quatro anos”, ao mesmo tempo que se aumenta a capacidade da Portela, o que poderia acontecer através da ampliação do Terminal 2, assim como pela redução da área de check-in, uma vez que, atualmente, os passageiros cada vez mais completam este procedimento online.

Mas o CEO do Grupo Ryanair defende também que os slots que não estão a ser utilizados pela TAP sejam atribuídos a outras companhia aéreas, e critica o “absurdo plano de aumento de custo para 2025 e 2026” que, afirmou, se destina a pagar um aeroporto que só vai ser construído daqui a vários anos.

Apesar de não crescer em Lisboa, o verão da Ryanair em Portugal vai contar com mais dois aviões baseados em Portugal, e um total de 169 rotas, incluindo quatro novas, com a companhia aérea a estimar ainda um crescimento de 4% no número de passageiros transportados nas rotas nacionais, para 13 milhões de passageiros.

 

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Ryanair compromete-se a reabrir base de Ponta Delgada em oito anos se governo aceitar plano com condições

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, esteve esta quarta-feira, 5 de fevereiro, em Lisboa para dar a conhecer as novidades da Ryanair para o verão de 2025.

Inês de Matos

A Ryanair compromete-se a reabrir a base de Ponta Delgada, nos Açores, num prazo de oito anos, se o Governo português aceitar um plano que prevê a duplicação do tráfego da companhia aérea em Portugal, mas que conta também com condições específicas, revelou esta quarta-feira 5 de fevereiro, Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Assim que o Governo português adote o nosso plano de duplicação de tráfego, nos próximos oito anos reabriremos a base de Ponta Delgada”, disse o responsável em resposta a uma questão do Publituris.

Michael O’Leary começou por afirmar que a base açoriana não era “uma das mais rentáveis” para a Ryanair, sendo até difícil para a companhia aérea manter aviões ali baseados, mas mas mostrou-se disposto a reabrir Ponta Delgada, caso o Governo português aceite um plano com condições específicas.

“Uma das propostas que fizemos ao Governo português foi que, se aumentasse a capacidade na Portela, e persuadisse a ANA a reduzir o seu monopólio de taxas elevadas e sempre em crescimento, retribuiríamos com um crescimento de 100%, duplicaríamos o nosso tráfego em Portugal nos próximos oito anos e isso envolvia a reabertura da base de Ponta Delgada”, revelou o responsável.

O CEO do Grupo Ryanair aproveitou para criticar a opção do Governo português por Alcochete em detrimento do Montijo para o novo aeroporto, considerando que a escolha empurra a chegada da infraestrutura para 2040 ou 2050 e essa, disse, “não é a solução”.

“Entretanto, não há crescimento”, acrescentou, pedindo a abertura imediata do aeroporto do Montijo e a ampliação da capacidade da Portela, que diz estar a ser limitada por “restrições artificiais” para proteger a TAP, assim como o fim do “monopólio de taxas elevadas da ANA – Aeroportos de Portugal”.

O plano da Ryanair que prevê a reabertura da base de Ponta Delgada, estima um crescimento do número de passageiros transportados em Portugal de 13 para 27 milhões até 2030, assim como a duplicação de rotas para mais de 320, incluindo a abertura de 16 novas ligações, e ainda a aposta em aeroportos regionais para gerar crescimento na época baixa.

 

 

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Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo

Este reconhecimento foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e distingue as “práticas exemplares” da Guerin na “promoção da igualdade remuneratória”.

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A Guerin foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o “Selo da Igualdade Salarial”, reconhecimento que foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e que distingue as suas “práticas exemplares na promoção da igualdade remuneratória”.

“Esta distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da Guerin em garantir que mulheres e homens colaboradores da Guerin sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais”, destaca a rent-a-car, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin, “a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”.

Por isso, a responsável considera que “esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”.

No ano passado, o “Selo da Igualdade Salarial” foi atribuído a apenas 14.797 empresas portuguesas, o que, segundo a Guerin, “demonstra ainda mais o valor que tem esta atribuição”, uma vez que, em todo o país, existem 1 453 728 empresas ativas.

O “Selo da Igualdade Salarial”, promovido pela CITE, distingue entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, política que, na Guerin reflete, com base nas suas políticas e indicadores internos, “uma taxa de igualdade salarial alinhada com os critérios mais rigorosos, consolidando o seu papel como uma referência no setor”.

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Rota da Air Canada entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho

Segundo Raquel Serra Pinto, Sales Manager da Air Canada em Portugal, a nova rota entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho, com quatro voos por semana, até final de setembro.

Inês de Matos

A nova rota que a Air Canada vai abrir entre o Porto e Montreal vai ter início a 4 de junho, contando com quatro voos por semana, avançou ao Publituris Raquel Serra Pinto, Sales Manager da Air Canada em Portugal.

“A rota Porto-Montreal iniciar-se-á a 4 de Junho, com quatro voos semanais que se prolongarão até final de setembro”, adiantou a responsável, que se mostra otimista em relação à operação da companhia aérea em Portugal, ao longo do verão de 2025.

Raquel Serra Pinto diz que a Air Canadá está “optimista em relação às operações do verão 2025 em Portugal e noutros mercados da UE”, uma vez que a companhia aérea lançou “novas rotas” e aumentou a capacidade nas ligações já existentes.

Além da nova rota para o Porto, a Air Canada vai abrir também novas rotas para Itália e República Checa, passando a voar entre Toronto e Nápoles, assim como de Toronto para Praga, a partir de maio, com três voos por semana.

A Air Canada conta ainda com voos entre Lisboa e Toronto, assim como entre a capital portuguesa e Montreal, operações que, segundo a responsável, viram a capacidade aumentada em 2024 e que dão “resposta à significativa procura por Portugal por parte do mercado canadiano”.

Recorde-se que a nova rota da Air Canada entre o Porto e Montreal tinha sido anunciada em agosto do ano passado, com o Turismo de Portugal a destacar que esta será a “primeira ligação aérea da companhia para o Porto, e a terceira ligação para Portugal”.

Segundo o Turismo de Portugal, o Canadá é “um mercado promissor para o turismo de valor em Portugal” e, em 2023, foi o 10.º mercado externo em dormidas para o país, com uma quota de 2,7%, sendo ainda o 9.º mercado externo em número de hóspedes, com uma quota de 3,3%.

Em 2023, as dormidas dos turistas provenientes do Canadá em Portugal registaram um acréscimo de 56,9% e os hóspedes um aumento de 54,5% face ao ano anterior, totalizando 593,8 mil hóspedes, que geraram 1.472,0 mil dormidas.

 

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Recife é o destino mais procurado na Azul para o Carnaval brasileiro

A Azul divulgou uma lista com os 10 aeroportos mais procurados para este Carnaval, na qual estão incluídos Recife, Campinas (São Paulo), Belo Horizonte, Salvador, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Porto Alegre, Guarulhos (São Paulo), Maceió e Porto Seguro.

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Recife é, segundo a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, o destino mais procurado na companhia aérea para o Carnaval brasileiro, sendo seguido por Campinas (São Paulo) e Belo Horizonte.

A companhia aérea brasileira divulgou uma lista com os 10 aeroportos mais procurados para este Carnaval, na qual estão incluídos Recife, Campinas (São Paulo), Belo Horizonte, Salvador, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Porto Alegre, Guarulhos (São Paulo), Maceió e Porto Seguro.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea brasileira indica que existem mudanças entre os destinos brasileiros mais procurados para o Carnaval face ao ano passado, uma vez que, entre os 10 destinos com maior procura, encontram-se agora cidades como Maceió e Porto Seguro.

“Em relação aos destinos mais procurados do ano passado, Maceió e Porto Seguro, na Bahia, foram as grandes novidades da lista, ocupando o nono e o décimo lugar, respectivamente”, refere a transportadora brasileira, que conta, este ano, com um roteiro integrado para o Carnaval de Porto Seguro, através do seu operador turístico, a Azul Viagens.

Este Carnaval, a Azul vai disponibilizar 46 mil assentos extra em mais de 290 operações adicionais, o que corresponde a um aumento de 16% em relação à capacidade disponibilizada no mesmo período do ano passado.

“A maior parte das operações será direcionada ao Nordeste, tradicionalmente um dos destinos mais procurados do feriado”, refere a transportadora, considerando que a lista de destinos mais procurados mostra que “o Carnaval de Recife e Olinda já está no coração dos brasileiros”.

“É um momento de alegria e exaltação única da cultura pernambucana, que está ganhando cada vez mais força pelo Brasil. Por outro lado, estamos vendo outras cidades despontarem, como Porto Seguro. Para atender os clientes que desejam conhecer a região, montámos um pacote inédito que mistura a animação das festas com o turismo local. Esse produto faz parte de uma estratégia maior, que é oferecer mais experiências e comodidade nas viagens”, afirma Ciro Novello, gerente sénior de CRM da Azul.

Os bilhetes para os voos do Carnaval já estão disponíveis para aquisição aqui.

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