Madrid cria Conselho Local de Turismo
O novo Conselho Local de Turismo de Madrid visa favorecer o diálogo entre a autarquia e os diferentes players do turismo, assim como aumentar a participação do setor nas questões estratégicas relacionadas com o turismo na capital espanhola.

Publituris
“Seguramente que Portugal será um dos destinos prioritários para os espanhóis neste verão”
Portugal leva 52 empresas e sete regiões turísticas à FITUR
Turismo de Portugal leva 92 empresas e sete ARPT à FITUR
Madrid destrona Barcelona como cidade mais competitiva no turismo em Espanha
A capital espanhola vai criar um novo órgão consultivo, o Conselho Local de Turismo, que visa favorecer o diálogo entre a autarquia e os diferentes players do turismo de Madrid, assim como aumentar a participação do setor nas questões estratégicas relacionadas com o turismo e cuja constituição foi aprovada esta quinta-feira, 16 de março, pela Câmara Municipal de Madrid.
De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, que cita Almudena Maíllo, vereadora de Turismo da Câmara Municipal de Madrid, o Conselho Local de Turismo “nasce da necessária cooperação entre a administração e a indústria do turismo, a quem é dada voz para definir uma política estratégica comum”.
Além das entidades publicas madrilenas, como a autarquia, mas também da empresa municipal Madrid Destino, este novo organismo vai contar também com a participação do setor privado do turismo, entre associações, empresas, entidades e outras instituições, numa “representação alargada” de todo o setor.
O Conselho Local de Turismo de Madrid vai ser presidido pelo autarca da capital espanhola, estando também previsto que o organismo conte um vice-presidente, cargo que deverá ser ocupado pelo vereador do Turismo de Madrid, além de vários vogais, em representação das várias entidades publicas, empresas e associações que vão constituir este novo órgão consultivo.
Já a comissão permanente do Conselho Local de Turismo de Madrid deverá reunir trimestralmente e poderá criar grupos de trabalho para estudar e analisar propostas que visem o setor turístico.
O Hosteltur lembra que, até 2017, Madrid contava com um organismo semelhante, o Conselho Consultivo de Turismo da Cidade de Madrid, que tinha sido criado em 2012 e estava vinculado ao gabinete do vice-presidente da autarquia, mas que foi extinto em julho daquele ano devido a uma questão de organização e racionalização administrativa.