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MSC Virtuosa – Photo credit Bernard Biger/Chantiers de l’Atlantique

Transportes

MSC Cruzeiros lança pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 de Abu Dhabi

A MSC Cruzeiros vai colocar o MSC Virtuosa em Abu Dhabi durante o Grande Prémio de Fórmula 1, disponibilizando pacotes de alojamento e alojamento e bilhete para a corrida, além de pacotes exclusivos com acesso a áreas reservadas.

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MSC Cruzeiros lança pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 de Abu Dhabi

A MSC Cruzeiros vai colocar o MSC Virtuosa em Abu Dhabi durante o Grande Prémio de Fórmula 1, disponibilizando pacotes de alojamento e alojamento e bilhete para a corrida, além de pacotes exclusivos com acesso a áreas reservadas.

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A MSC Cruzeiros estabeleceu uma parceria com a Fórmula 1 e vai disponibilizar pacotes especiais para o Grande Prémio de Abu Dhabi, que vai ter lugar entre 24 a 26 de novembro, a bordo do navio MSC Virtuosa.

“A nova colaboração elevará o alojamento durante o fim-de semana da corrida a um próximo nível, proporcionando uma experiência Grand Prix totalmente integrada que trará as emoções da última corrida da temporada para bordo do MSC Virtuosa, um dos navios de cruzeiro mais modernos e elegantes da companhia”, refere a companhia de cruzeiros em comunicado.

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Ao abrigo desta parceria, a companhia vai colocar o MSC Virtuosa em Abu Dhabi para servir de hotel de cruzeiro durante todo o fim-de-semana da corrida, disponibilizando pacotes que incluem apenas alojamento ou alojamento e bilhete para a corrida de Fórmula 1, sendo ainda possível optar por um pacote que contempla alojamento e experiência de Fórmula 1, com acesso a áreas próximas da pista.

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“Estão disponíveis uma grande variedade de diferentes pacotes, combinando alojamento, bilhetes para a corrida e acesso privilegiado exclusivo com Experiências F1 para tornar o fim de semana de corrida verdadeiramente inesquecível”, resume a MSC Cruzeiros.

As vendas para estes pacotes abriram esta quarta-feira, 15 de março, e estão disponíveis aqui, assim como através das agências de viagens.

Num comunicado enviado à imprensa, a MSC Cruzeiros lembra que, em 2022, “assinou um contrato plurianual para se tornar Parceiro Global da Fórmula 1 e esta nova colaboração é um enriquecimento adicional da parceria, que foi estabelecida para reunir dois líderes globais nas suas respectivas áreas de modo a impulsionar a mudança através da sua paixão partilhada pela excelência, sustentabilidade e entretenimento global”.

“Através desta oferta exclusiva de hospitalidade, estamos a reunir o melhor de dois mundos – Fórmula 1 e MSC Cruzeiros. Ao colaborarmos juntos, estamos a integrar a incrível atmosfera da pista com a incrível experiência a bordo dos nossos navios para criar uma experiência de corrida inigualável e verdadeiramente memorável para os  fãs de todas as idades”, considera Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises.

O MSC Virtuosa é um navio que “oferece alojamento confortável e elegante combinado com uma incrível variedade de comodidades, incluindo restaurantes e bares, dois teatros, um centro comercial e uma promenade ao estilo Mediterrânico, spa luxuoso e ginásio totalmente equipado, cinco piscinas, um parque aquático interativo e extensas áreas para crianças”, refere ainda a companhia de cruzeiros.

 

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Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas

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TAP prevê ultrapassar 2 milhões de passageiros nas rotas do Brasil em dezembro

Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a companhia aérea deverá atingir a marca dos dois milhões de passageiros transportados nas rotas do Brasil por volta da “semana 50 do ano, ou seja, lá para 20 de dezembro”, o que corresponde a um feito inédito.

Pela primeira vez, a TAP deverá ultrapassar os dois milhões de passageiros transportados nas rotas do Brasil num ano, o que deverá acontecer por volta do dia 20 de dezembro, estima Carlos Antunes, diretor da companhia aérea para as Américas.

“Em número de passageiros, vamos, este ano, ultrapassar, se tudo correr bem, os dois milhões de passageiros transportados entre o Brasil e a Europa”, indicou o responsável, à margem do Festuris 2024, que decorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre 7 e 10 de novembro.

Segundo Carlos Antunes, a TAP deverá atingir esta marca por volta da “semana 50 do ano, ou seja, lá para 20 de dezembro”, o que corresponde a um feito inédito, uma vez que a companhia aérea nunca ultrapassou os dois milhões de passageiros transportados nas rotas do Brasil.

“Nunca ultrapassámos os dois milhões, também é uma marca e um objetivo que nos colocámos. No ano passado, transportámos 1,920 milhões de passageiros, então o ano vai ser melhor que o ano passado”, acrescentou Carlos Antunes.

Apesar de os voos para Porto Alegre terem sido suspensos devido à inoperacionalidade do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi destruído com as inundações de maio, a TAP passou a contar com duas novas rotas no Brasil este ano, concretamente Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e Manaus, cujos voos foram retomados já este mês de novembro, via Belém.

Estas operações, acrescentou o responsável, têm contribuído para compensar os passageiros perdidos em Porto Alegre, sendo que também a operação para São Paulo foi reforçada, o que dá boas perspectivas à companhia aérea.

“Vai ser um ano muito positivo, pelo volume de passageiros transportado, pela forma como consolidámos a maioria das nossas rotas”, acrescentou o responsável, indicando que, em média, entre 60 a 65% dos passageiros são gerados no Brasil.

*A jornalista viajou a convite da TAP e do Festuris.

 

Sobre o autorInês de Matos

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TAP já soma mais de 12 mil passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus

Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, revelou que a companhia aérea está a estudar o aumento de frequências para Florianópolis e a passagem dos voos de Manaus a diretos, o que poderia acontecer a partir de 2025.

A TAP já vendeu cerca de 12 mil lugares nos voos para Florianópolis, que arrancaram a 3 de setembro, e outros 7.300 para Manaus, rota que regressou à rede da companhia aérea a 4 de novembro, números que, segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, surpreenderam a companhia aérea pela positiva.

“Em Florianópolis, temos dois meses de rota, surpreendeu-nos pela positiva e continua a surpreender-nos. Os voos estão com um fator de ocupação extremamente positivo. 85% dos passageiros são brasileiros”, indicou o responsável aos jornalistas, durante o Festuris 2024, que decorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 7 e 10 de novembro.

Carlos Antunes revelou que, na capital do estado brasileiro de Santa Catarina, a ligação da TAP corresponde ao “único voo internacional para a Europa à saída de Florianópolis, o que faz uma diferença brutal” e tem ditado os elevados números que os voos apresentam, levando mesmo a companhia aérea a equacionar um futuro aumento de ligações.

“As nossas expetativas são aumentar para quatro voos, vamos ver como corre, está a correr bem mas vamos relançar Porto Alegre e ainda temos passageiros de Porto Alegre que estão a ir por Florianópolis. Por isso, quando tivermos os dois a funcionar ao mesmo tempo é que vamos ver”, explicou.

O diretor da TAP para as Américas indicou que os voos para Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, devem regressar em finais de março ou início de abril, até porque a parte internacional do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi destruído pelas inundações de maio, só deverá reabrir a 16 de dezembro.

“A TAP volta logo, mas não volta imediatamente porque há uma série de coisas que temos de fazer antes de voltar com a rota”, explicou Carlos Antunes, destacando que, além de precisar de ter a garantia de que a pista vai estar operacional, a companhia aérea precisa também “de tempo para vender o voo”.

“Acreditamos que estamos a falar de alguma coisa como o voo estar de volta entre fim de março e início de abril, é o que vemos tendo em atenção este timeline. A pista estará pronta em dezembro, precisamos de dois meses e pouco para vender”, resumiu.

O responsável considera também que o regresso dos voos de Porto Alegre não vai “canibalizar” as ligações de Florianópolis, até porque “vão operar em dias alternados”.

“Essa é a nossa perspetiva, voltar a ter muito rapidamente os 13 destinos, as 13 cidades no Brasil. E vamos manter Florianópolis, as duas convivem muito bem”, acrescentou Carlos Antunes.

Manaus pode vir a ganhar voo direto

O diretor da TAP para a Américas mostrou-se ainda satisfeito com os números gerados pelos voos para Manaus, no estado do Amazonas, que foram retomados a 4 de novembro, via Belém, numa operação em que a TAP já vendeu cerca de 7.300 passageiros, apesar de não contar com voos diretos, o que poderá vir a acontecer no futuro.

“Não é o ideal, o ideal seria o voo direto, mas Manaus não tinha voo nenhum para a Europa e um voo via Belém está muito bem. Talvez com o aumento da procura vejamos se há outras alternativas e passar o voo a direto”, explicou Carlos Antunes, explicando que a decisão de colocar o voo via Belém se deveu à restrição de aeronaves.

Apesar de não serem diretos, os voos para Manaus tem vindo a registar uma procura positiva e oferecem à TAP “a possibilidade de explorar mais uma rota, ligar duas cidades e a capital do Estado do Amazonas, no coração da Amazónia, com Lisboa e, atender Manaus e as comunidades que estão próximas e gerar mais passageiros”.

Carlos Antunes explicou ainda que a decisão de passar o voo de Manaus a direto só deverá ser tomada “a partir de 2025”, uma vez que a partir do próximo ano a companhia aérea deixa de “estar ao abrigo das restrições do plano de reestruturação”, que impõem limites de frota.

*A jornalista viajou a convite da TAP e do Festuris.

 

Sobre o autorInês de Matos

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Comboio Vintage do Tejo está de regresso à Linha da Beira Baixa

Será possível apreciar as paisagens da lezíria Ribatejana e do percurso ribeirinho ao longo do Rio Tejo, bem como apreciar monumentos a partir de carruagens com janelas panorâmicas.

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O Comboio Vintage do Tejo está de regresso aos carris e vai realizar duas circulações especiais, nos sábados de 23 e 30 de novembro. Quem embarcar nesta experiência, terá a oportunidade de assistir a uma recriação histórica da viagem do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia na Linha da Beira Baixa, visitar o Museu Nacional Ferroviário e os Bairros Ferroviários ou observar diversos locais de interesse como o emblemático Castelo de Almourol, o Castelo de Belver ou o Monumento Natural das Portas de Ródão.

A viagem será feita a bordo de carruagens Schindler, com janelas panorâmicas que permitem tirar proveito das paisagens da lezíria Ribatejana e do percurso ribeirinho ao longo do Rio Tejo, em especial no troço entre o Entroncamento e Vila Velha de Ródão, dando a conhecer o potencial turístico da Linha da Beira Baixa.

Entre as novidades estão a oferta de um doce típico, as “Feijadinhas”, no acolhimento aos passageiros; a realização de uma recriação histórica a bordo por um grupo de teatro e as visitas aos Bairros Ferroviários, sendo que os viajantes poderão optar por dois programas distintos.

O primeiro inclui a viagem entre Lisboa e o Entroncamento (ida e volta), sendo que, após a receção por um guia na referira estação, seguir-se-á a visita aos Bairros Ferroviários do Boneco, Vila Verde e Camões, onde será dada a conhecer a história deste importante património ferroviário. Depois de um almoço livre, onde há a opção de, por marcação e com custo extra, almoçar a bordo das carruagens restaurante que fazem parte do espólio do Museu, os participantes terão também a oportunidade de visitar o Museu Nacional Ferroviário, de ter contacto com mais de 160 anos de história do caminho-de-ferro em Portugal e de viajar num minicomboio. Antes do regresso à estação, o Município do Entroncamento dará a provar a todos chá e um doce tradicional – “o Ferroviário”.

Já o segundo programa, contempla todo o percurso, entre Lisboa e Castelo Branco, permitindo disfrutar de belas paisagens e monumentos, como o Castelo de Almourol, o Castelo de Belver ou o Monumento Natural Portas de Ródão. Os passageiros serão recebidos por um guia e por um grupo musical na Estação, tendo, até às 17h15, tempo livre para almoçar e visitar a cidade de Castelo Branco. Terão acesso a 50% de desconto na visita a vários pontos de interesse, mediante a apresentação do bilhete do Comboio Vintage, desde o Museu Cargaleiro até ao Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, Centro de Cultura Contemporânea, Museu dos Têxteis na freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, Casa da Memória Judaica, Centro de interpretação do Jardim do Paço, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu da Seda e Museu do Canteiro em Alcains.

Para assinalar a nomeação de Castelo Branco enquanto “Cidade Criativa da UNESCO”, na categoria de “Artesanato e Artes Populares”, será oferecida pela Câmara uma placa alusiva à data, que será mais uma memória de um dia bem passado. A partida da estação de Castelo Branco, com destino a Lisboa, acontece pelas 17h28, com chegada a Santa Apolónia previstas pelas 20h32.

O comboio tem lotação para 304 lugares e disponibiliza serviço de bar em carruagem própria; quem deixar o carro no Parque de Estacionamento de Lisboa-Oriente vai poder usufruir de tarifas preferenciais, bastando para o efeito apresentar o bilhete do comboio; em Castelo Branco, os passageiros terão descontos de 50% no acesso a vários museus, através da exibição do bilhete do Comboio Vintage do Tejo.

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Brasil amplia rede aérea com 50 novos voos

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, anunciou que as companhias aéreas brasileiras vão ampliar a rede com 50 novos voos para transportar turistas durante o verão no hemisfério sul, ou seja, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. O número de assentos disponíveis sobre em 3,2 milhões (12%).

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A pasta de Celso Sabino acaba de celebrar a renovação do programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria entre os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e as companhias aéreas.

Segundo o governante, citado pela imprensa brasileira, em relação à alta temporada do ano passado (entre o final de 2023 e início de 2024), a quantidade de assentos disponíveis será ampliada em 12%, um aumento que equivale a 3,2 milhões de assentos. Ao todo, são 29,8 milhões de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas na estação de verão.

“No ano passado, no ‘Conheça o Brasil: Voando’, lançámos 90 novos voos. Esse ano, muitos dos voos lançados no período da alta temporada foram mantidos. Eram para a temporada, mas acabaram por se manter e atendendo a população até hoje”, disse.

O governo ainda não divulgou todos as novas rotas, mas as companhias aéreas já anunciaram alguns dos voos, como é o caso da Gol, com quatro novos destinos internacionais, conectando o Brasil a Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México) e Aruba, enquanto a Azul avança com as ligações entre Belo Horizonte e Miami (Estados Unidos); Assunção (Paraguai) para Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE). Por sua vez, a LATAM terá voos extras domésticos e internacionais, com foco em partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

A nova etapa do programa inclui o aumento da oferta de “stopover”, ou seja, vai aumentar o número de passagens que permitem visitar uma cidade intermediária antes do destino.

Além disso, as empresas aéreas vão colocar o selo do programa em até 30% dos seus aviões e 10% das aeronaves ostentarão imagens do Brasil. De igual modo, as transportadoras vão divulgar mensagens sonoras nas cabines para promover destinos nacionais.

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MSC Cruzeiros atualiza programa de fidelização e cria nível Blue Diamond

A MSC Cruzeiros está a atualizar o seu programa de fidelização, o MSC Voyagers Club, para tornar os cruzeiros com a companhia ainda mais gratificantes, ao mesmo tempo que cria um nível mais alto, o Blue Diamond.

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O esquema renovado inclui um novo nível superior, acesso mais fácil a descontos e validade prolongada. Igualmente, o novo nível Blue Diamond vem juntar-se aos níveis existentes (Class, Silver, Gold e Diamond) e desbloqueia uma série de benefícios esclusivos extras, incluindo horário de check-in flexível com embarque prioritário e serviço dedicado de entrega de bagagem, através do balcão de check-in do MSC Yacht Club, Jantares My Choice,  permitindo que os passageiros jantem a qualquer hora dentro do horário de funcionamento do restaurante principal, bem como um pacote de internet de navegação gratuita para um dispositivo por membro, e ainda bilhetes gratuitos de shuttle em portos selecionados.

O nível Blue Diamond só pode ser alcançado ao navegar com a MSC Cruzeiros, e não através de esquemas como o Status Match Programme, o que significa que, realmente, recompensa os passageiros mais fiéis da companhia.

Outro novo benefício para todos os níveis do MSC Voyagers Club é a validade da sua associação, que foi prolongada de três para cinco anos, o que significa que os passageiros têm mais tempo para passar pelos níveis de associação para aceder a mais benefícios, precisando apenas de fazer um cruzeiro a cada cinco anos.

Por outro lado, tornou-se mais fácil tornar-se membro do MSC Voyagers Club. Qualquer pessoa pode-se inscrever mesmo sem uma reserva de cruzeiro, dando acesso imediato às partidas do MSC Voyagers Selection e descontos de até 20%.

 

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Singapore Airlines define novo padrão de luxo para voos de longo curso

A Singapore Airlines está a preparar-se para redefinir as viagens aéreas de luxo lançando uma nova primeira classe em seus voos de longo curso. Como parte de um grande investimento de 835 milhões de dólares, a companhia aérea está a realizar uma reforma completa de suas cabines, principalmente com uma reinvenção total de seus assentos.

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Os sete Airbus A350 da companhia aérea, que operam rotas de 18 ou 15 horas entre Singapura e Nova Iorque ou Los Angeles, serão os primeiros a acolher as novas cabines de primeira classe. Cada aeronave terá quatro luxuosos assentos de primeira classe, oferecendo privacidade e conforto incomparáveis.

Goh Choon Phong, CEO da Singapore Airlines, destacou o compromisso da companhia aérea em proporcionar uma experiência de viagem excecional. O investimento em novos produtos de cabine sublinha este compromisso e posiciona a companhia aérea como líder em viagens aéreas de luxo, referiu.

O programa de modernização abrangerá toda a frota A350 de longo curso, num total de 41 aviões. Além disso, os novos assentos premium também serão instalados nos futuros Boeing 777-9. A Singapore Airlines também apresentará uma nova geração de sistemas de entretenimento a bordo.

Os passageiros poderão experimentar estas novidades a partir do segundo trimestre de 2026, com modernização completa prevista para o final de 2030.

Os novos assentos de primeira classe serão instalados nos A350, que também verão o número de assentos na classe executiva aumentar ligeiramente, de 67 para 70. Por outro lado, a capacidade da classe económica premium diminuirá, de 94 para 58 assentos.

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Azul regista recorde histórico em passageiros transportados em outubro

Em outubro, a Azul transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos, número que traduz um aumento de 13,2% face à media mensal que a companhia aérea regista em 2024 e uma subida de 18,5% comparativamente a outubro do ano passado.

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A Azul registou um recorde histórico no número de passageiros transportados em outubro, mês em que a companhia aérea brasileira transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos realizados.

“O número de clientes de outubro foi 13,2% maior que a média mensal deste ano, quando a Azul já transportou, de janeiro a outubro, 24,3 milhões de Clientes”, refere a companhia aérea, em comunicado, revelando que o total de passageiros ficou também 18,5% acima do registado em outubro do ano passado, quando a Azul transportou 2,3 milhões de pessoas.

Positiva foi ainda a ocupação média dos voos da Azul, que chegou aos 85%, superando a média mensal dos voos da transportadora aérea brasileira, que foi de cerca de 80% nos restantes meses do ano.

“O recorde histórico alcançado em outubro consolida a força da Azul e representa a confiança e o reconhecimento dos clientes na qualidade do nosso serviço. Os números são resultado do caminho de expansão sustentável que estamos construindo, e vão ao encontro da confiança dos parceiros e do mercado” afirma John Rodgerson, CEO da Azul, citado no mesmo comunicado.
As expectativas da Azul para os últimos dois meses de 2024 está também em alta, uma vez que a companhia aérea espera receber, até ao final do ano, mais oito aeronaves, pelo que a transportadora espera “aumentar ainda mais os números referentes a clientes transportados”.
“Com isso, a oferta de assentos deve crescer 15% no último trimestre de 2024”, acrescenta a Azul, revelando que, durante a temporada alta no Brasil, vai oferecer 3.048 voos extra entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, totalizando 43,3 mil voos na temporada de verão, incluindo novos voos internacionais.

 

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TAP retomou voos para Manaus com escala em Belém

A TAP retomou esta segunda-feira os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, com escala em Belém, numa operação em que a companhia aérea utilizará o aparelho A321 neo, com capacidade para 154 passageiros, sendo 138 em classe Económica e 16 em Executiva. O voo tem a duração de aproximadamente 11h45 horas.

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Os voos da TAP entre Lisboa e Manaus com a duração de aproximadamente 11h45, realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida de Lisboa às 10h35 e chegada em Manaus às 18h20. Já da capital do Amazonas, os voos saem às 19h35 e chegam a Lisboa às 11h10 no dia seguinte.

Para Luís Rodrigues, presidente da TAP, esta retoma dos voos para Manaus, que é uma porta de entrada para a rica biodiversidade da Amazónia, “reafirma o nosso compromisso com o Brasil e com o turismo na região, oferecendo novas oportunidades para que viajantes europeus conheçam a região e que os brasileiros tenham mais um canal direto de acesso à Europa”.

Por sua vez, Wilson Lima, governador do Amazonas, realça que “nós temos uma ligação muito forte com Portugal. Temos uma comunidade significativa, a cultura, as relações de amizade e de cooperação estão muito presentes na nossa sociedade”, daí “estarmos muito felizes com os investimentos que foram feitos e a disposição da empresa em estar presente aqui no Amazonas com voos três vezes por semana”.

A TAP Air Portugal é a companhia aérea que mais voa entre a Europa e o Brasil, com quase 100 voos por semana, chegando a 13 cidades capitais brasileiras, com ligações de Lisboa a São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além do Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 15 rotas, de Lisboa e Porto.

 

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easyJet lança 19 milhões de lugares para o outono 2025

A oferta de outono da easyJet inclui perto de dois milhões de lugares em Portugal, em mais de 10.400 voos, com partida e chegada a cinco aeroportos nacionais.

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A easyJet anunciou esta terça-feira, 5 de novembro, o lançamento de 19 milhões de lugares para o outono de 2025, oferta que abrange quase 105.000 voos entre 1 de outubro e 14 de dezembro, incluindo perto de dois milhões de lugares em Portugal.

“Isto significa que quase 2 milhões de lugares em mais de 10.400 voos de e para Portugal estão agora disponíveis, pelo que os clientes podem obter tarifas atrativas reservando com antecedência”, destaca a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.

No total, para este outono, há “quase 100 rotas à escolha na Europa e Norte de África”, com partida de cinco aeroportos portugueses – Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

“Estamos entusiasmados por disponibilizar hoje os nossos voos para o outono de 2025, com uma ampla gama de rotas para que todos possam preparar as suas escapadelas de outono com antecedência. Ao aproveitarem as excelentes tarifas que apresentamos, não vão faltar soluções para que os nossos clientes tenham muitas opções de escolha ao planear as viagens do próximo outono”, afirma José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

As reservas para este voos de outono já se encontram a decorrer e podem ser realizadas na app da companhia aérea, assim como através do website da easyJet, disponível aqui.

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Aviação encerra temporada alta com procura “no nível mais alto de todos os tempos”

Segundo a IATA, a procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano.

Inês de Matos

A procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atribui o forte aumento ao crescimento da procura internacional.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, em setembro, também a capacidade total oferecida cresceu 5,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, num aumento de 1,0 pontos percentuais comparativamente a setembro de 2023.

“A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os bons resultados devem-se, essencialmente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado.

A nível doméstico, a procura registou ainda um aumento de 3,7% face a mês homólogo do ano passado, enquanto a capacidade aumentou 0,7% e o load factor ficou nos 83,3%, traduzindo um crescimento de 2,4 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Mercado internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 18.5% em setembro.

De acordo com a IATA, na região da Ásia-Pacífico, também a capacidade apresentou, em setembro, um crescimento de 17.7%, enquanto o load factor foi de 82.6%, o que traduz um aumento de 0,5 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 12,4%, com a capacidade a aumentar 13.9% e o load factor a fixar-se nos 84.3%, traduzindo uma descida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano passado.

Em África, a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 11.9%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor cresceu 3.6 pontos percentuais, fixando-se nos 76.0%.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 7,6%, enquanto a capacidade subiu 7.4% e o load factor chegou aos 85.9%, depois de um aumento de 0,2 pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente, com a IATA a indicar que, no Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma descida de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

 

 

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