Levadas da Madeira são formalmente candidatas a Património Mundial
Para o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que reagiu à candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO, afirmou não haver “nenhuma dúvida de que se trata de património único e secular” e que “esta candidatura é uma homenagem ao esforço humano”.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
São das maiores maravilhas da Pérola do Atlântico e por isso motivo o Governo Regional apresentou a candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO.
A ilha da Madeira dispõe de uma rede de transporte de águas que datam desde o início do seu povoamento, que ainda hoje servem para transportar água do norte para o sul da ilha, numa extensa rede de canais, que possibilita aos turistas, caminhadas absolutamente magníficas pois entram pela sua floresta adentro, uma floresta única e milenar, também ela reserva patrimonial, a Laurissilva.
Ao longo dos tempos as Levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, quer pelo trabalho engenhoso edificado pelo povo madeirense e integrado na natureza, quer pela sua preciosa multifuncionalidade, ou seja, à sua importância no transporte de água para consumo humano, fins agrícolas, produção de energia elétrica e ao facto de serem vias de descoberta da paisagem madeirense.
Desde 2017, as Levadas da Madeira integram a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial, preenchendo assim um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património da Humanidade, ou seja, a Património Mundial sob a égide da UNESCO. A candidatura Levadas da Madeira a Património da Humanidade foi preparada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), tendo por base as regras estabelecidas pela UNESCO e seguindo o formulário de candidatura dos Bens a Património da Humanidade. Em fevereiro de 2022 foi entregue pela SRAAC à Comissão Nacional da UNESCO, a primeira versão da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural Mundial.
Miguel Albuquerque apontou, recentemente, que não ficou surpreendido com a escolha das Levadas da Madeira como candidata portuguesa a património mundial da UNESCO. E diz que quem conhece a Região e os canais que a percorrem também não ficou, para considerar que a opção “representa uma situação de homenagem aos nossos antepassados”.
Para o líder madeirense, a escolha da Madeira só pode ter surpreendido quem “não conhece as Levadas da Madeira e sabe como foram construídas, na beira do abismo, com os homens pendurados com cordas para poderem construí-las”, destacou, recordando que “foi uma saga, uma aventura. É a superação do esforço e da vontade do ser humano face à robustez da Natureza”.