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Lusanova promove campanha “Mês dos Circuitos” até final de março

A Lusanova está a promover, com validade até 31 de março, uma campanha com condições especiais para os agentes de viagens em todos os Circuitos Europeus e Ibéricos.

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A campanha especial “Mês dos Circuitos apresenta comissões especiais para as reservas nos Circuitos Europeus Clássicos e Circuitos Ibéricos Regulares e Temáticos.

Entre os Circuitos Europeus abrangidos pela campanha destacam-se os para Itália, Paris e Benelux e combinados, assim como os para a Europa Central, Balcãs e Escandinávia, enquanto, nos Circuitos Ibéricos, quer os Regulares quer os Temáticos, o operador turístico evidencia os Circuitos da Semana Santa em Fátima, Braga e Santiago de Compostela e o circuito por Fátima e os Caminhos de Santiago, bem como os Grandes Santuários Ibéricos com Lourdes, em França.

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O operador turístico informa ainda o mercado que tanto os Circuitos Europeus, como os Circuitos Ibéricos contam com partidas garantidas ao longo de toda a temporada e com reservas disponíveis online em lusanova.pt.

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Mercado das Viagens disposta a discutir com o setor a falta de rentabilidade das pequenas e médias agências de viagens

O Mercado das Viagens, que reuniu este fim de semana, em Lagos, Algarve, a sua VI Convenção, revelou aos jornalistas que as pequenas e médias agências de viagens estão a perder cada vez mais rentabilidade devido às sucessivas campanhas de preços por parte dos operadores turísticos, por isso, a necessidade de encontrar soluções, reunindo todos os payers da área de distribuição turística.

A rentabilidade de uma rede de agência de viagens como o Mercado das Viagens preocupa os seus responsáveis, dada às sucessivas campanhas no mercado por parte dos operadores turísticos ao longo do ano, num mercado pequeno como é o português. “Compreendemos o lado dos operadores, mas temos que nos sentar à mesa para encontrar soluções que dignifiquem a nossa profissão”, disse Adriano Portugal, diretor geral da rede, avançando que “não são as campanhas de vendas antecipadas que nos preocupam, são as black friday, os blue monday e outros que tais, e ainda vamos ter a BTL, uma feira vendas de viagens, com campanhas mais agressivas, o que quer dizer que, quando começamos a verificar margens de rentabilidade de 4 ou 5%, das duas uma, ou os operadores turísticos não sabem fazer contas, ou é perigosíssimo”.

Adriano Portugal reforçou ainda que, “compreendemos que os grandes grupos, principalmente, os afetos a fundos de investimentos, trabalhem para números e não para a rentabilidade, mas é preocupante no sentido de termos de saber procurar se é isso que nos interessa, ou tentar encontrar soluções que nos tragam rentabilidade”, tendo dito que “já há operadores que se manifestaram a favor dessa atitude”.

Nuno Pereira, um dos administradores da rede interrogou, porque é que trabalhamos para a venda antecipada, se o cliente vai esperar cada vez mais pelo last minute? Isto porque a campanha que vem a seguir é sempre melhor do que a anterior”.

Também Adriano Portugal lembra que “andamos anos a educar o cliente para comprar antecipadamente, em que toda a gente ganhava: o operador que conseguia escoar o seu produto; a agência de viagens ganhava o seu dinheiro com antecedência e podia gerir melhor o seu negócio; e o cliente tinha o melhor preço e melhores opções de escolha. Com isto, estamos a provocar que o cliente comece outra vez a adquirir os maus hábitos de antigamente, e ficar à espera da campanha de última hora, o que não dignifica o mercado”.

Uma dessas soluções passam muito pelo tailor made “que nos pode trazer maior rentabilidade, mas para isso, é preciso que quem esteja ao balcão esteja apetrechado com conhecimento para o fazer. Temos de encontrar as plataformas necessárias que nos permitam oferecer este serviço, e a IA pode ser um grande aliado”, apontou, avançando que “se não houver boa vontade por parte dos payers em ajudar os agentes de viagens, é complicado”.

O Mercado das Viagens acredita que, muitas das vezes a própria legislação acaba por ser um entrave a decisões que a APAVT tem tomado, mas está convicta que a Associação “tem de se sentar à mesa com as bases por forma a ouvir as necessidades das agências de viagens e não esquecer que a maior parte delas são micro e pequenas empresas”, defenderam.

Daí, sem afrontar a operação dos operadores turísticos, com quem a rede mantém e quer continuar a ter relações privilegiadas, muitos dos quais considerados até preferenciais, tem incentivado as suas agências de viagens a optar por outras alternativas, que passam, nomeadamente pelo produto à medida. Neste caso, além de te promover, ao longo do ano, ações de formação de destinos, especialmente os de longo curso, para que “não se limitem a vender o produto do operador”, realçaram os administradores do Mercado das Viagens, tendo o seu diretor geral especificado que “estamos a tentar apetrechar as nossas agências de viagens com conhecimentos para fazer o tailormade, onde vai buscar maior rentabilidade”.

Aliás, segundo Carlos Silva, um dos administradores da rede, “já conseguimos medir pelo nosso barómetro interno do volume da aviação, e porque a rede trabalha muito residualmente com o corporate, que o tailormade está a crescer nas nossas agências”, avançando que as próprias plataformas bed banks começam a ter mecanismos que nos permitem vender para além do hotel, mas circuitos, entradas em espetáculos, concertos ou para assistir a jogos de futebol, bem como a um conjunto de outras experiências”, para resumir que “são mais valias que estamos a ter”.

Neste contexto, há ainda a salientar, que o Mercado das Viagens criou, ao longo de 2024, e a partir de agora, com implementação a 100%, o seu próprio consolidador aéreo, o MVAir, dirigido por Mónica Mesquita, profissional que esteve sempre ligada à aviação, desde a TAP, Air France e Air Europa, para além de manter, desde a primeira hora, a parceria com a Amadeus, o qual conta também na hora da formação dos agentes de viagens da rede.

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Eduarda Neves é a nova presidente da Euromic

Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team, acaba de ser eleita, em Assembleia Geral, presidente da Euromic, associação global de DMC’s (Destination Management Companies), num mandato de dois anos, após ter exercido, durante cinco anos, o cargo de vice-presidente.

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Fundada em 1973, esta associação sem fins lucrativos, tem como missão promover a troca de informações, networking, cooperação e boas práticas entre seus membros.

A Euromic, que está sediada em Portugal desde 2019, abrange regiões como as Américas, Ásia, Médio Oriente, África e Europa, com critérios rigorosos para o ingresso de novos associados e um código de ética extremamente exigente. A adesão à Euromic funciona exclusivamente por convite, garantindo a qualidade e a seriedade dos membros.

“Estou na Euromic desde 2011 e, desde 2012, tenho sido consecutivamente eleita para os diferentes boards da associação. É uma honra poder agora liderar esta associação, que é um pilar fundamental na promoção de boas práticas no setor. Em 2024, tivemos a oportunidade de realizar o nosso Summer Strategy Meeting no Algarve, antes da Academia, que também decorreu em Lisboa. Já tínhamos reunido a nossa Assembleia Geral em Cascais em 2020”, afirmou Eduarda Neves.

Refira-se que a Euromic mantém uma academia de formação para funcionários mais jovens, mas este ano, pela primeira vez, estendeu a formação para os mais seniores, com o objetivo de promover a evolução contínua dos profissionais da área. A formação ocorre anualmente no mês de julho e cobre diversos temas relevantes para o setor.

Entre os principais desafios que a associação enfrenta está a questão fiscal, que continua a ser um tema central, tanto em Portugal como na Europa. “As diferenças fiscais entre Espanha e o resto da Europa continuam a favorecer as empresas espanholas, criando um ambiente de concorrência desleal para os nossos associados”, acrescentou a nova presidente.

 

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GEA Global compromete-se a promover o que Marrocos tem de melhor

A GEA Global, que inclui Portugal, Argentina, Peru e Brasil, compromete-se a promover o que Marrocos tem de melhor para oferecer no setor turístico, ao abrigo de um acordo assinado recentemente com a Oficina Nacional de Turismo daquele país (ONMT).

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Com esta parceria entre a GEA Global e a Oficina Nacional de Turismo de Marrocos, as entidades pretendem reforçar a visibilidade daquele país como um destino de referência internacional, focando em atrair viajantes exigentes e interessados em experiências de alta qualidade. A iniciativa surge como uma resposta às tendências do mercado, que procura cada vez mais destinos diferenciados e com propostas únicas, capazes de aliar tradição, cultura e modernidade. O acordo visa destacar as inúmeras riquezas do destino, com especial foco em segmentos como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), golfe, cultura e novos produtos turísticos.

Para Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA, esta parceria é uma oportunidade única para fortalecer a promoção de Marrocos como um destino de excelência, reforçando que o foco em segmentos como MICE, golfe, cultura e novos produtos turísticos “permite-nos explorar o potencial deste mercado e oferecer experiências exclusivas e diferenciadas aos nossos associados.”

Nesta estratégia, indica a GEA, os agentes de viagens desempenham um papel crucial, atuando como verdadeiros promotores das experiências que Marrocos tem a oferecer. A sua capacidade de compreender as necessidades dos clientes e apresentar soluções personalizadas torna-os peças-chave na criação de ligações entre o destino e os viajantes.

Assim, com este acordo, a GEA reforça o seu compromisso em oferecer aos seus associados as ferramentas de promoção adequadas, tornando-os mais preparados para destacar os atributos diferenciadores de Marrocos, impulsionando o turismo de forma eficaz e sustentável. Enquanto isso, a ONMT aposta em ampliar a visibilidade de Marrocos nos mercados internacionais, consolidando o país como um destino de referência global.

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75 anos: APAVT reuniu em Lisboa várias dezenas de membros de antigos e atuais corpos sociais

A APAVT reuniu, em Lisboa, em jantar comemorativo dos seus 75 anos, cerca de 80 membros que, ao longo destes anos integraram os corpos sociais da Associação. O atual presidente, Pedro Costa Ferreira, destacou o contributo de cada um na construção do legado da APAVT e na evolução do turismo nacional.

Foi um momento de partilha de todos os que fizeram e fazem parte da história da APAVT. Por isso, esta direção pretendeu, para assinalar os 75 da Associação, homenagear este percurso e refletir sobre os novos desafios e oportunidades. “É esta a história que hoje celebramos, é a história do setor, das agências de viagens e dos agentes de viagens que construíram a história da nossa Associação, e como dizia o jornalista Belmiro Santos, é uma história que se confunde com a história do próprio turismo”, afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. As comemorações decorrerão durante todo o ano, com uma série de momentos com os agentes de viagens, culminando em Macau, com a realização do seu 50º Congresso Nacional, que decorrerá de 2 a 5 de dezembro de 2025.

De destacar a presença no jantar dos antigos presidentes da APAVT, Carlos Gonçalves Luís, Atílio Forte, João Pombo, Vítor Filipe e João Passos, bem como do presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Para além de ter realçado que o setor da distribuição turística vive o seu melhor momento de sempre, “e se nada de inesperado acontecer, teremos um 2025 como o melhor ano de sempre”, tendo em conta o ritmo das reservas, o que espelha um mercado em crescimento, Pedro Costa Ferreira afirmou, no seu discurso, durante o jantar, que “este é também o melhor momento da APAVT, porque em termos financeiros a Associação está absolutamente consolidada, o que tem só um significado: a nossa independência está garantida”.

Por outro lado, “temos boas relações institucionais com todos os stakeholders, temos uma capacidade de influência como nunca tivemos, uma presença importante na Confederação Europeia como da Confederação do Turismo de Portugal, representamos mais de mil balcões e havendo registos de sede, desde 2002, hoje temos o maior número desde que há registos, e nesta quinta-feira serão anunciados a entrada de mais 10 associados”, realçou Pedro Costa Ferreira.

Já Francisco Calheiros destacou o quão tem sido determinante a APAVT, Associação que acompanha há muitos anos e tendo inclusive pertencido aos corpos sociais, em defesa do setor das agências de viagens, e agora, na CTP, em defesa do turismo nacional, sendo “uma das associações mais atuantes e sempre disponível”, disse.

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Bestravel chega a Setúbal com nova agência de viagens

No âmbito da sua estratégia de expansão, e conforme anunciado na sua XX Convenção, que decorreu a semana passada na cidade da Horta, a rede Bestravel tem uma nova agência de viagens, desta vez em Setúbal.

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Dirigida por Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, a nova Bestravel de Setúbal localiza-se na Rua Dr. António Rodrigues Manito, nº76, com o telefone: 265 107 016, e email – setubal@bestravel.pt.

Para Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, “trata-se de um importante reforço da nossa presença na região de Setúbal, uma localização estratégica para o crescimento da marca”.

Por sua vez, Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, afirmam estar totalmente empenhadas em oferecer um serviço personalizado e de elevada qualidade na área das viagens.

Refira-se que, com esta nova abertura, a Bestravel contará com mais uma loja estrategicamente instalada na região de Setúbal, atingindo as 47 agências de viagens.

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Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem

Até esta quinta-feira, o operador turístico Lusanova está a mostrar Marrocos, um dos destinos que integra na sua programação, a um grupo de oito agentes de viagens, numa parceria com o Turismo de Marrocos e com o apoio da TAP e da Atlas Voyage.

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Representantes da ByTravel Venda do Pinheiro, Dot World Tour, Omnitur, Roldão Viagens, Top Atlântico (Colombo e Almada), Turiset e You Travel têm oportunidade de vivenciar, na primeira pessoa, algumas das mais emblemáticas atrações marroquinas.

O itinerário inclui visitas a Marraquexe, ao deserto de Agafay e a Essaouira, permitindo aos participantes explorar locais icónicos como a Praça Jemaa El Fna, a Mesquita da Koutoubia e o Palácio Bahia. A experiência inclui ainda uma imersão na cultura berbere com uma visita à aldeia de Imlil, culminando na cidade portuária de Essaouira, conhecida pelo seu ambiente costeiro único.

Para Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção de Marrocos como destino estratégico. “Estamos a concentrar esforços para que os portugueses voltem a (re)descobrir Marrocos, um destino cheio de cultura, história e experiências autênticas”, apontou.

O responsável destaca ainda que “as viagens de familiarização são essenciais para capacitar os agentes de viagens, permitindo-lhes conhecer in loco não só os destinos, mas também as diferenças qualitativas dos produtos que disponibilizamos no mercado”.

 

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CATAI promove férias de luxo nas Maurícias

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, está a promover no mercado férias de luxo nas Maurícias, em colaboração com o hotel Royal Palm Beachcomber Luxury. O pacote de oito dias custa desde 2.785 euros por pessoas, em regime de alojamento e pequeno-almoço com taxas incluídas.

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O Royal Palm Beachcomber Luxury, o primeiro membro dos Leading Hotels of the World na Maurícia, celebra o seu 40º aniversário. Situado na pitoresca costa noroeste, ao longo de uma praia de areia branca, o operador turístico destaca os seus mais elevados padrões de serviço, de uma elegância intemporal, onde todos os desejos dos clientes são satisfeitos com um serviço e atenção impecáveis.

Ainda segundo a CATAI, o Royal Palm Beachcomber Luxury é também conhecido pela sua cozinha premiada. Quatro restaurantes, dirigidos pelo chefe francês William Girard, convidam a uma experiência gastronómica tentadora, quer se opte pela elegância informal do restaurante La Plage, pelo amplo terraço do La Goélette, pelo ambiente íntimo do restaurante Asiya ou por um agradável serão na praia no The Royal Grill.

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ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens estará presente na edição de 2025 da Feira do Emprego do Turismo, em Lisboa, que decorre no Meo Arena (Sala Tejo), no dia 14 de março.

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A participação da ANAV neste evento faz-se sob o propósito de proporcionar a todas as agências de viagens suas associadas um espaço de encontro, de contactos e de recrutamento de talento para as áreas em que possam necessitar de reforço de capital humano de excelência.

Luís Henriques, vice-presidente da ANAV, salienta que o stand da Associação na Feira de Emprego do Turismo pretende ser o espaço de todas as agências de viagens, disponível para que os negócios se façam e o sucesso aconteça para todos”.

Promovida pela Bolsa de Empregabilidade, a Feira de Emprego do Turismo pretende ser um espaço que interliga empresas e candidatos do setor do turismo, promovendo o networking entre profissionais.

Para esta edição, está já garantida a participação de mais de 100 empresas de diferentes áreas do setor do turismo, desde hotelaria, restauração, agências de viagens, ou cruzeiros, todas dedicadas à identificação e contratação de talento.

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Solférias volta a formar agentes de viagens sobre os seus destinos charter de verão

Os destinos programados em charter para o verão de 2025 estarão em destaque na iniciativa “Oficina de ideias” do operador turístico Solférias, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, que percorrerá sete cidades portuguesas.

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Nesta iniciativa da Solférias, os destinos a abordar são Porto Santo, Ilhas do Sal e Boavista (Cabo Verde), Senegal, Saidia (Marrocos), Hurghada e El Alamein – Costa Norte (Egito), Djerba, Enfidha e Tunes (Tunísia).

As sessões decorrerão nos dias 17 de fevereiro no Vila Galé Ópera (manhã e tarde), em Lisboa; no dia seguinte no Tryp Leiria (manhã); ainda no dia 18 será no Vila Galé Coimbra (tarde); já no dia 19 será a vez de Braga, mais precisamente no Vila Galé daquela cidade (manhã); à tarde será no Eurostars Santa Luzia (Guimarães).

A “Oficina de ideias” estará no Porto no dia 20 de fevereiro, com sessões de manhã e à tarde no HF Ipanema Porto, terminando no dia 21 no Meliá Ria, em Aveiro (manhã).

Refira-se que os trabalhos decorrerão, de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, enquanto as da tarde têm lugar das 15h00 às 18h00.

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Ávoris apresenta o seu assistente virtual CAT-AI

O CAT-AI, assistente virtual que acaba de ser lançado pela Ávoris, numa colaboração estratégica com a Microsoft, oferece uma experiência imersiva e personalizada graças à tecnologia de inteligência artificial da Azure a todos os clientes do operador turístico CATAI.

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A Ávoris Corporación Empresarial e a Microsoft acabam de lançar o CAT-AI, um assistente virtual de última geração concebido para transformar a experiência do viajante. O desenvolvimento do CAT-AI foi possível graças à colaboração estratégica com a Amadeus e a Briguest by Bravent, parceiro tecnológico da Microsoft.

O assistente virtual da Ávoris integra tecnologia de inteligência artificial generativa do Azure, a nuvem da Microsoft, para fornecer informações detalhadas e personalizadas sobre destinos turísticos. Esta ferramenta permitirá aos utilizadores interagir intuitivamente com recomendações sobre locais de interesse, atividades, alojamento, voos e requisitos de documentação.

O CAT-AI está disponível em plataformas como o WhatsApp, facilitando o acesso à informação em qualquer altura e lugar durante o percurso do cliente.

A integração com as soluções Amadeus, como o Amadeus Hey, para actualizações de viagens e o Amadeus Discover para recomendações de destinos, fornecerá informações atualizadas sobre voos, restaurantes e atividades, melhorando o planeamento e o prazer da viagem. O CAT-AI foi concebido para evoluir e incorporar novos destinos e funcionalidades, com o objetivo de enriquecer a experiência dos clientes do CATAI, operador turístico do grupo Ávoris.

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